Ok pode ser as 21:00 tenho sim outra maquina, aqui é um cyber, te espero hoje a noite.....valeu
Versão Imprimível
Ok pode ser as 21:00 tenho sim outra maquina, aqui é um cyber, te espero hoje a noite.....valeu
Grande Sergio .
Me fala Uma coisa, tem um cara q me falou hoje pela manhã que não daria para atualzar o radio da Gts pois o tal de chip não seria compativel com o do Ap router
Olá Charlton, avisa o cara ai que dá sim, tanto é que acabamos de alterar o fimware de um dos seus, fala para ele que se quiser umas aulinhas de como se faz isso e outras coisas, é só ele mim avisar que estarei a disposição. Mas dele eu vou cobrar! heheheh, só porque ele não é capaz, nem ao menos se dá ao trabalho de pesquisar no google...e isso não quer dizer que os outros serão como ele.
Abraços para vc e boa sorte com o seu GTS, ou melhor, desculpe...porque agora ele é:
AP Router WR254 com 7.3 e aparencia de GTS
Boa noite pessoal, pelo menos no que diz respeito ao WAPPRO 5 o AP acaba não sendo 100% confiável, se você adicionar clientes nele após instalado a algum tempo ele nem sempre aceita, tendo que reiniciar o AP tirando o da tomada ou até mesmo refazendo todas as configurações, dá um trabalhão danado colocar o firmware, as vezes é necessário instalar várias vezes até dar certo. Sobre o firmware, a última versão senão me falha a memória é de setembro 2008 com problema no controle de banda para a versão tupiniquim, já a versão original em inglês é o que todo mundo recomenda solicitar a Netsys.
Alguem tem algum tutorial de como fazer a alteração do GTS para o Firmware APRouter ?
Baixei o TFTP mais não estou sabendo enviar o arquivo
Outra duvida, caso queira depois volta para o firmware da gts é possivel ?
Concordo plenamente, mas pena é que, o próprio fabricante ou mero repassador da placa não sabe ou não quer saber disso. Deixando as vezes até de vender mais por conta de um capricho com um projeto de FIMWARE belo de aparência, mas péssimo nas funcionalidades e assim vai mantendo os clientes que pouco entendem e que tbm não procuram saber, querendo cada vez mais distancia desse radio... que tbm não é 100%, mas que se comparando aos de igual valor, está ao menos na minha opinião, entre os 3 melhores.
Abraços
Grande Sergio.... da pra vc entrar hoje a noite no msn, quero tirar umas duvidas pendentes ..... o mesmo Horario,....
Grande sergio... podemos nos falar hoje a noite ???? espero vc
Grande sergio... podemos nos falar hoje a noite ???? espero vc, o negocio ficou feio aqui ok?
Olá Charlton,
Estive analisando aqui a sua rede como descreveu e me recordei de uma vez que passando por problemas parecidos com os que está passando em sua rede. E resolvi o caso fazendo uma configuração para este cliente, assim...
Exemplo...
Primeiro AP: Configura ele como AP+WDS e deixa ele com o IP 192.168.2.1 seguindo uma classe de IPs no Intervalo Servidor DHCP: com exemplo: 192.168.2.2 à 192.168.254 para que os seus clientes mais próximos e o segundo AP possa se conectar por esse AP, no qual deve configurar todo o controle de acesso e de banda para todos os clientes que se conectam na sua rede.
Na parte configuração WDS desse primeiro AP, vc coloca o MAC do seu segundo AP e tbm do terceiro para que o (1) , (2) e (3) se comuniquem e sucessivamente o segundo e o terceiro AP tbm possa retransmitir o sinal recebido pela mesma antena que recebe.
No segundo AP: configura ele tbm como AP+WDS e deixa ele com o IP 192.168.2.100 seguindo neste, uma classe de IPs no Intervalo Servidor DHCP: desativado para que os seus clientes mais próximos desse segundo AP possa se conectar por esse AP, que estará repassando o DHCP do primeiro no qual todos os clientes devem está configurados por grupo de QOS para prover tbm o controle de acesso e de banda para somente os clientes que se conectam por esse segundo AP.
Lembrando que esse segundo AP, deve ser configurado na parte de Configurações da Interface LAN como cliente.
E na parte: Configuração da Interface WAN como cliente DHCP
Na parte configuração WDS desse segundo AP, vc coloca o MAC do seu primeiro AP e tbm o MAC do terceiro para que ambos se comuniquem.
No terceiro AP: configura ele tbm como AP+WDS e deixa ele com o IP 192.168.2.200 seguindo para este os mesmos procedimentos de configuração, como as do segundo.
Abraços e boa sorte
Olá
Caso as configurações que já foram tentadas não funcionarem, configura dessa forma para ver se rola legal ai na sua rede...
No primeiro AP, vc deixa como já está configurado, apenas no modo (AP) na parte de configuração básica.
Retira dele essa classe de IPs que vc usa na parte de Configurações da Interface LAN e coloca nele o IP defaust que é: 192.168.2.1...
No Intervalo Servidor DHCP: deixa ele com a range de IPs assim: 192.168.2.2 à 192.168.2.99
O resto fica tudo como já está mesmo.
No segundo AP, vc configura ele como Bridge no Modo de Operação e troca o IP dele para: 192.168.2.2 na parte lan.
Em Configuração Básica Wireless: vc o configura no modo cliente, seguindo o mesmo SSID do primeiro AP...
Nessa mesma tela ainda, na parte de SSID do Modo Repetidor Universal: coloca um SSID diferente como o da primeira configuração que te passei.
E dessa vez deixa na parte de Configurações da Interface LAN com o DHCP como servidor...
Segue para o Intervalo Servidor DHCP: com a range de IPs com intervalos assim: 192.168.2.100 à 192.168.2.200
Se tudo correr bem dessa forma, basta vc configurar o terceiro AP do mesmo modo desse segundo. Alterando apenas o IP do Router para: 192.168.2.3 e o Intervalo Servidor DHCP: para, 192.168.2.201 Á 192.168.2.254
Fiz essa configuração aqui agora entre dois APS, só para testa e saber o que está errado na sua rede e tudo aqui funcionou muito bem!!!
Se for necessário, recomendo que vc resset os aps antes de refazer cada configuração para que não tenha erros.
Boa sorte
Meu amigo daria pra vc entrar no msn hoje a noite? tenho q trocar uma ideia com vc.... valeu
olá, gostaria de saber se o controle de banda por MAC está funcionado corretamente?, quando instalei a versão 6.1 no GTS o controle de UPLOAD não funcionava.
hoje estou com o WAPPRO mas acho ele pesado em comparação com o APROUTER.
Olá Charlton, desculpe ai por não ter entrado nestes dias, mas estou trabalhando um pouco mais longe de casa e por isso tenho chegado um pouco mais tarde, fora do horário que costumamos falar, assim fico te devendo.
Mas se possível, post ai ou conte comigo na próxima sexta que já estarei aqui online no mesmo horário de sempre.
Té mais
o meu medo é justamente esta questão do MAC ser alterado. tenho uma licença WAPPRO legitima.
o procedimento para voltar o MAC original é facil?
Será que voce não se precipitou e tirou logo conclusão que não funcionou. Para mim funciona perfeito.
Eu instalei o Aprouter 6 sem precisar alterar o MAC. E a diferença entre o 6 e o 7 é muito pequena. O Sérgio falou mas agora eu não me lembro.
Mas o 6 já roda fino.
A diferença é que o 7 mostra o nivel de sinal dos clientes e o 6 não. Se eu lembrar de outra aqui eu posto.
To usando o firmware Wireless Router e to achando bom tb, do nivel do APROUTER. Achei até melhor em uma coisa: o AP reinicia mais rapido, só não sei se é caracteristica do firm ou do AP.
Usando a versão 3.0.
[quote=1929;376447]Será que voce não se precipitou e tirou logo conclusão que não funcionou. Para mim funciona perfeito.
Quando coloquei o 6.1 fiz vários testes,a banda de download funcionava perfeito,mas ele não estava controlando o upload ex: eu colocava 64kb de upload mas sempre fazia upload com a taxa máxima do meu link.
será que pode ser isso então? pq usei a interface web para fazer a configuração.
tem alguma diferença para o cbu.conf?
o cbu.conf é configurado pela interface web.
Olá Masas, como os amigos lhe informaram, a diferença é pouca do 6.1 para o 7.3 Aumentando no 7.3 apenas o controle para o eMule e P2P que é feito em (Bloqueios (P2P, Layer7, Limite de conexões) e na visualização dos clientes conectados.
No mais, é tudo igual!
Acredito que assim como lhe foi dito, vc se precipitou... Claro que eu não tenho nada contra o Wappro, apenas o que vc tbm notou.
Quanto ao controle ser feito por CBU ou pela tela, não faz diferença com relação ao comando, apenas que por tela, tem-se um limite para quantos IPs ou MACs colocar para controlar e por CBU não tem.
Boa noite pessoal,
Como eu pude reparar na versão antiga 6.x a versão 7.x da ApRouter não permite a navegação quando se configura manualmente o IP na placa Wireless,
Ou seja obrigatoriamente o Servidor DHCP deve estar ativado para a navegação na Internet ou copiar os dados do DNS1 e DNS2 para configurar a placa e assim ter a bendita navegação.
Já o WapPro seja ele qual for, faz automaticamente essa configuração, apenas colocando o IP do roteador.
Alguém sabe dizer porque essa diferença entre WapPro e ApRouter?:stupido2:
Outros firmwares que testei todos funcionam também como o WapPro.
Obrigado pessoal.
olá pessoal... kd todo mundo?
Eu estava viajando, mas qualquer duvida estamos ai!
Abraços
Bom Dia, sou novo aqui e comprei um AP GTS Power, (todo cinza), e atualizei o firmware pela GTS de 1.18 p/ 1.19 - o mais novo - e esta funcionando.
Duvida: Ativando o controle de banda por IP eu notei que em um download fica variando a taxa de chegar até 0,01 KBs até 100 KBs com media de 32 KBs no download. link velox 300KB
Isso é normal ???
Tbm no controle de banda noto que em download 90% do tempo fica no limite de banda mas as vezes da um salto para 120,140KBs. - limitei o ip em 100KBs.
Aguardo qualquer ajuda e desde já agradeço.
Thiago
Turma atualizei 4 super ap gts para o firmware aprouter 7.3, mas acontece que em 1 deles inseri 1º a licença do 7.3 ao invés de colocar 1º a licença do 6.1 e depois a do 7.3 ( conforme esquema de atualização) ele travou e não entra mais na página de configuração.
Já dei vários reset´s e nada, alguem sabe como ressucitar o bichinho ?
Ps: os outros 3 ficaram bala !
Onde conseguiu esta versão????
Lá no site da GTS ainda não tem disponível.
Comprei a poucos dias um GTS igual ao teu (cinza, 78.0454ARB)
Mandei um e-mail pro suporte e eles me responderam que estão trabalhando na versão 1.19 e que em breve estará disponível.
Bom... estes picos que ultrapassam um pouco a banda setada é completamente comum, o que não pode ocorrer é ele permanecer durante todo o tempo, acima da banda setada. Erros de 5% pra mais ou pra menos também são comuns.
Há uma diferença entre Kbps e KB/s (KBps). ("K bits por segundo" e "K Byte por segundo") 8 bits são 1 Byte. Ou seja 100kbps é igual a 100/8 KB/s = 12,5KB/s
Outro exemplo: Quem tem uma internet de link de download 1Mb/s tem então um link de 1024Kbps = 128KB/s. Teoricamente deveriamos conseguir baixar a essa velocidade, mas como a internet aqui no brasil é literalmente um LIXO, um link de 1Mb/s baixa entre 105KB/s à 112KB/s na maioria dos casos, com raras particularidades.
Voltando ao assunto GTS, está aprovado, se tratando de hardware, muito bom, mas o software (firmeware) está longe de ser bom. Não mudei o firmeware do meu para o AProuter 6.1 ou 7.3 ainda, por causa da garantia. Espero que a GTS lance o mais rápido possivel um firmeware a altura do hardware que ela possui.
O meu controle automático de banda (dividir banda igualmente) não funciona, a caixinha " dividir banda igualmente" não fica marcada após aplicar mas nem a porrete! Culpa do Firmeware!!
Pessoal,
havia comprado 3 GTS Telecom (cinza) para trabalhar em modo AP+WDS e compartilhar uma ADSL de 8MB. Passei dias tentando que a conexão estabilizasse, porém sempre haviam muitas perdas de pacotes, é difícil mexer nas configurações dos APs pela lentidão, velocidade extremamente baixa na internet (demora até pra abrir globo.com). Sofri tentando falar com suporte porém só me davam respostas evasivas. Tentei efetuar a devolução dos aparelhos porém a loja não aceitou... Realmente estou muito estressado com esses APs....
Li todas as 29 páginas e me animei a efetuar a mudança do firmware. Vou efetuar os procedimentos hoje à noite e volto para postar o resultado. Pelos comentários do pessoal estou confiante que agora meu problema será resolvido. E viva o APRouter 7.1!!!!!!!!!!!!!!!!!
Descobri o problema: é preciso acessar pelo IP: 192.168.2.1 da primeira vez pois o DHCP vem desligado por padrão....
Configurei 2 Super AP GTS no modo AP+WDS e percebi que o sinal entre eles está na faixa dos 67%. Não é grande coisa mas fiz o teste aumentando a potencia, onde o sinal foi pra 98%, porém a taxa de Erros TX aumentou muito, chegando a 10%!!!
Vou trabalhar assim por enquanto e analizar a rede. Obrigado a todos pelas dicas. Realmente com o firmaware aprouter 7.1 é outro equipamento. A interface é muito mais estável, possibilita a alteração de N parâmtros avançados...
Tanto o firmware original quanto o suporte da GTS Telecom são péssimos!!!!!
Amigo, tbm passei por isso aqui e resolvi o problema fazendo o procedimento de regravação do firmware 6.1 para depois regravar o 7.3.
No caso de não dá certo, baixa o firmware do site aprouter, que serve para retornar ao original e tenta regravar por ftp.
Pessoal, estou utilizando 2 AP's com o firmware APROUTER desde quinta-feira. Notei uma estabilidade muito maior nos equipamentos. Porém ainda estou enfrentando um grande problema:
Ao configurar segurança na minha rede, WPA pra ser mais específico, a conexão entre os computadores clientes e o AP sempre cai quando mais de 1 computador tenta conexão. Exemplo:
Conecto meu PC ao AP e navego normalmente, com velocidade muito boa, tudo normal durante horas a fio...
Ao conectar um segundo computador, a conexão do primeiro com o AP simplesmente cai...
Após várias tentativas de conexão, o primeiro PC retoma a conexão, porém aí a conexão do segundo computador cai...
Retirei a segurança e filtrei o acesso pelo MAC, aí consegui que vários computadores conseguissem conectar normalmente, navegando na internet tudo beleza e com velocidades excelentes...
Porém é complicado deixar a rede aberta hoje em dia, não acham? Alguém já viu problema parecido? Será falha no firmware ou no equipamento GTS Telecom?
Lembrando que estou com 2 AP's trabalhando no modo AP+WDS. A segurança entre os 2 AP's está habilitada e somente retirei a segurança entre o 2º AP e os clientes.
Obrigado!
Estou com os dois em AP+WDS e com segurança WPA entre os APs. Entre o 2º AP e os clientes estou com a rede aberta, filtrando apenas pelo MAC.
A navegação ficou estável agora... Só estou preocupado em deixar a rede aberta, pois é fácil alguém clonar o MAC e invadir minha rede...
Aguardo dicas! Obrigado!
Vc desativou o servidor de DHCP do segundo AP, deixando apenas o primeiro com essa função habilitada? se não recomendo que faça isso.
Mas o mais correto é vc configurar um como AP+WDS e o outro somente como WDS, ai a segurança WPA, ficará a cargo do primeiro AP e vc não precisará se preocupar com a segurança do segundo AP.
Para que vc possa usar os dois APs como AP+WDS, recomendo que vc use o primeiro AP com firmware 7.3 e 0 outro com 6.1, configurando ele como cliente e deixando o servidor de DHCP desativado neste segundo, que irá receber o sinal com antena omni e repassar tanto por wi-fi como por cabo se for preciso.
Não me pergunte o porque tem que ser com o firmwares diferentes, porque só posso dizer que nas redes que montei e dou suporte, só funciona bem, assim.
Ai sim vc poderá habilita a segurança WPA nos dois sem problema!
Recomendo tbm que vc deixe o SSID desse segundo AP diferente do primeiro...Exemplo: AP 1 nome de sua rede - AP2 Repetidor de sua redeAssim saberá em qual AP deverá cadastrar os clientes que se conectará em cada um deles.E para que tenha acesso nos dois APs por HTTP seu navegador, na parte TCPIP Interface LAN, recomendo que deixe o primeiro como esta com o IP 192.168.2.1 e o segundo com o IP 192.168.2.100
Lembre-se de colocar um nome de administrador para que só vc tenha acesso aos aps e controlar os clientes por MAC, podendo tbm amarrar o MAC ao ip na parte gerenciamento Editar Arquivo Ethers.
Exemplo: #Cliente um N do Mac xx:xx:xx:xx:xx:xx N do ip xxx.xxx.xxx.xxx
Assim sua rede ficará mais segura.
outra coisa, no segundo AP, na parte de WatchDog via Software, cadastre o IP do primeiro AP para que o segundo restabeleça a conexão caso vc tenha uma queda de energia o coisa do tipo
Sérgio, vi que vc tem bastante experiência com ap, com isso queria te pedir, encarecidamente, sua ajuda, estou sofrendo há um mês para colocar minha rede para funcionar legal e nada, só para ter uma idéia ontem eu e um colega ficamos das 09:00 até às 19:00 horas (direto sem almoçar) tentando solucionar o problema da minha rede sem sucesso.
O grande problema é que no ap1 que está ligado no hub que está conectado no mikrotik me conecto, pego ip do mikrotik, entro na página do hotspot, me autentico e navego, mas no outro ap2 que está conectado no ap1 simplesmente não consigo pegar o ip do mikrotik, dá conexão inválida.
Já usei dezenas de configurações diferentes e vários firmwares ( original super ap gts, outro da gts passado pelo suporte, aprouter 6.1 e finalmente 7.3) configurados como repetidor universal, ap+wds, etc e nada, ou seja o defeito às vezes fica intermitente, umas horas pega ip e outra não.
Minha situação é seguinte minkrotik com dhcp e hotspot ligado a um hub que alimenta uma rede cabeada, neste hub liguei via cabo um super ap em bridge para distribuir o sinal via wi-fi, como isso é em um condomínio para que tivesse visada para todas as faces do prédio coloquei mais 3 super aps que recebem o sinal do 1º ap ou em cascata de outros.
É isso fico no aguardo de sua graciosa ajuda, pois depois de muita luta já joguei a toalha !
Saudações e parabéns pela sua contribuição ao fórum