pessoas que fazem a diferença.:dancing:
Versão Imprimível
amigos sera que essa fonte serve pra rb133 ? olha só tem 24v e 5A
Info Inter - FONTE ESTABILIZADA PARA CAMERA MS MS-500 MA/24VAC BIVOLT#
amigo tome cuidado com esta fonte,,,acredito que eles erraram deve ser de 500mw, o preço é muito duvidoso pq um trafo de 5A custa pelo menos R$35,00,,,e esta fonte com certeza deve ter só diodo e capacitor isso gera muito ruido...estou quase terminando o tuto da fonte que tenha realmente 5A....
t+....:itsme:
Olá Cyberpoll,
Primeiramente obrigado pelas respostas, então o que to percebendo é que depois que eu coloquei essa fonte e cartão enfraqueceu, mais não ao ponto de sumir o sinal.
Hoje termino de montar um pcap, eu vou substituir pela rb, como eu falei anteriormente em outra repetidora aconteceu o mesmo e só consegui resolver depois que troquei tudo e coloquei um pcap.
Eu estou acreditando realmente que é a fonte que não tá dando conta do recado, vou esperar você terminar esse tuto sobre a fonte, e para não perder mais cartão, paciencia e dinheiro, vou socar um pcap lá e deixar para fazer esperiencias em PoP que não tenha clientes ainda.
Muito Obrigado
obrigado tambem ia gastar dinheiro nessa fonte .
meu sinal voutou não tão forte mais almentou um nivel apos soldar um fio no cartão .
nunca + vai ser o msm, os testes com 3 metros de distançia,acredito eu com 500 metros perde tudo.
vou esperar o seu tutor
Alguns dias e chuvas depois, o sinal continua estável... até o presente momento o problema era água entrando na caixa hermética, quando entrava no pigtail enfraquecia o sinal...
Vamos ver se vai continuar assim...
Bom gente, to com o mesmo problema aqui, perda de potencia depois da chuva. Já to no terceiro cartão... inclusive coloquei um CM10, que me indicaram e ele se foi tambem... Fiz várias mudanças, troquei fonte, RB, cabo, conector, antena e nada.
O que tenho lá nesta torre:
RB133 + 2 cartões (comecei com 02 senao EMP-8602), ficou uma maravilha, o cliente mais distante tá a cerca de 1.500 m. Um cartão recebendo em 5.8 com uma zirok de 24 dbi de 45 cm e o outro em uma omni de hyperlink de 8 dbi.
Uma curiosidade: o cartão que está em 5.8 continua do mesmo jeito, com a mesma potencia quando da instalação e tenho mais 08 RB's com os mesmo cartões senao EMP-8602, ligandos em paineis de 17 dbi vertical, paineis de 14 dbi horizontal, antenas de grade, tem tembem em 5.8 com zirok de 24 dbi 45 cm... E TA TUDO NORMAL.
Na minha concepção é alguma coisa com a antena de 8 dbi... Vou mudar a antena pra 15 dbi pra ver....
Olá pessoal
O problema é unico enfraquece o cartão, mais a calsa não é unica, pelo jeito são várias, ontem troquei novamente o cartão a noite e não choveu o tempo estava normal, hoje cedo o cartão já estava enfraquecido.
To achando que tem lotes de rbs que estão com deifeito não é possivel, eu tenho uma torre a 500 mts da torre que está dando problema, e lá só tem gambiarra caixa hermética com furo amarrada com arame, e o sinal tá espetacular, tenho clientes a mais de 3km de distancia com sinal -62, mais eu uso uma rb 333 que comprei a 1 ano atraz.
Estou com duas RBs que está dando o mesmo problema de enfraquecer cartão, agora to em um mato sem cachorro, e para piorar ontem ia terminar de montar um pcap, mais o pc começou a travar quando coloco mais de 15dbm de potencia, só para ajudar, coloquei nesse mesmo pcap outra placa pci de 250mw de potencia aquelas wimacmax, mais o sinal dela não chega no chulé do cartão engenius, to achando que é esse maldito adaptador mini pci, pois o bixo tem pigtail na placa.
Se alguem teve problemas de travamento com cartão mini pci com placa adaptadora post ai, a solução.
Obrigado
amigo sobre lotes de RBS com defeito pode ser, quando o pessoal do mercado livre conpra por exem:memorias
vem lotes de 100 memorias com defeito e ai tem que trocar tudo.
a minha rb133, cartão r52h,fonte,antena hyperlink 12 dbi e outros foi tudo do PARAGUAY
foi la eu mesmo e conprei.:smokin:foda que passou 6 meses agora só em dezenbro.
Choveu fraco e nada de dar defeito, só foi chover forte e deu defeito de novo...
E desta vez não tinha água dentro da caixinha, porque eu tinha isolado bem, até com durepox..
A da ultima vez tinha trocado tudo, menos antena..
Vou trocar o cabo de energia pra ver, pois ele é do mais fino, talvez pode ser isso...
Estes cartões que baixam a potência, não voltam ao normal não será???
Qualquer coisa posto aqui..
Olá,
Meu caro, Netosdr o seu caso é exatamente igual ao meu, tava normal até cair um toró dai fodeu..., a sorte minha é que meus cartão estão na garantia, o pessoal da link teck já tá querendo bater em mim hehe.
Quanto a antena, nem adianta trocar, pois eu troquei 4 vez, as ultimas duas vez coloquei uma hyperteck e agora to com uma aquario de 15dbi, eu tbm troquei todo o cabeamento que eu achava que era isso tbm, coloquei até noobreak.
Quanto a voltar ao normal o cartão, esqueça já era tenho 2 que não tava na garantia e já tentei colocar em 4 rb e 2 pcap e não tem jeito mesmo, o negócio é pintar de verde e jogar no mato hehe
Será que não pode ser lote de rb com pau não ?
Eu tinha rb133 na torre, troquei por rb433 e deu problema mesma coisa... ambas comprei a pouco tempo (uns 3, 4 meses)
Não coloquei uma fonte mais potente, mas vou colocar amanhã, inclusive trocar antena e fiação...
Muito canseira, deve ser as placas que vieram bichadas mesmo porque não tem condição....
Vamos tentar descobrir mais coisas iguais pra tentar relaciona-las..
1) Uso fonte 24v 1A, ainda não coloquei de 3,5A, mas vou colocar amanhã
2) Uso antena OMNI e da marca aquario 15db, ainda não troquei (vc disse que trocou e continuou, entao talvez nao seja antena)
3) Minha placa tem somente 2 cartões instalados.
4) Deu defeito quando choveu forte
5) O cartão do PTP fica normal, somente o ligado a omni vai pro saco
6) A fiação que sobe a torre é fina (fio de 1,5mm), vou trocar amanhã e colocar de 2,5mm assim como é na outra torre
7) Uso nobreak e aterramento
8) Aterrei até a carcaça da placa e nada
9) Está instalado perto de um para-raio
10) A energia do local não é das piores, quase não se tem queda de energia e não oscila tanto
1)Usava fonte de 18v 3.5A, troquei por 12v 3.5A e não adiantou nada
2)Usava omini da marca WiMacMax de 12dbi, troquei por de 18 da mesma marca, depois da hyperteck de 12dbi e por ultimo aquario de 15dbi
3)Rb 433 com dois cartão 1 de enlace e um para omini
4)Dava defieito quando dava qualquer chuvinha, depois que troquei a fonte passou a dar defeito só com pé dágua, e utimamente o cartão durou 12horas, deu pau sem chover mesmo.
5)A mesma coisa, cartão do PtP normal
6)A fiação era fina e com emendas, troquei tudo, mais continua de 2.5mm
7)Uso somente nobreak
8)não aterrei porcaria nenhuma, e não tenho nenhuma torre aterrada hehe
9)Não tenho para ráio e não tem para ráio proximo tbm.
Um detalhe, acabei de ver outro post com um problema parecido, e lá tava falando para isolar a omini da torre, que até tem uma lógica, se for ver, quando chove molha a torre e pode ser que gere interferencia maior na carcaça da antena.
A minha antena tá com a carcaça encostada no cano com contato direto na torre, mais não to afim de pagar para ver hehe, e perder mais um cartão.
Entao fudeu mesmo, tirando conclusões do proprio topico chegamos ao seguinte:
1) O problema não é só quando chove
2) O problema não é só com antena OMNI
3) O problema não é só com cartão SENAO
4) O problema não é o modelo da placa RB
5) Só dá problema em 2,4ghz, em 5,8 ghz não deu
6) Falta de aterramento e nobreak também não é
7) Não e problema de alimentação nem falta de amperagem, nem energia
8) Não é problema de cabo nem de antena
Entao pode ser:
1) O local que tá gerando muita estática ou algum outra coisa
2) Problema em série nas RBs (minhas rb antiga não deu defeito)
3) problema de instalação
4) problema em série nos pigtails
5) Ou de algum jeito tá entrando água em algum lugar... mesmo sem a gente ver
Aí eu pergunto: para que existe aqueles conectores N que faz o aterramento da malha do coaxial? Então acho que não pode ser questão de cair a potencia por causa do aterramento.
Além do mais aterramento em qualquer instalação sempre é benéfico.
E porque no PTP não acontece isso?
Todas as outras variáveis já foram alteradas por um ou outro companheiro e o problema continua.
Estou acompanhando a novela, mas já estou chegando a conclusão que o cartão é ruim mesmo. Deve ter algum erro de projeto.
É muita gente reclamando.
Mestre, eu tive problemas com r52h e senão, agora tem outro detalhe, depois que eu coloquei pcap em um outro ponto que estava dando o mesmo problema, não deu mais problema de perca de potencia.
Se chegar hoje o adaptador pci para mini pci que eu comprei, eu vou trocar a RB pelo pcap, se resolver como resolveu a primeira que eu tive problema, dai dá para dar certeza que não é problema do cartão, e sim a RB ou a Fonte.
Ops, esqueci de falar, a primeira que eu tive problema, eu troquei por pcap, e instalei ela em outro ponto novo, por enquanto não tenho clientes lá, e para variar o cartão que eu coloquei lá um r52h novo, enfraqueceu tbm.
Afff...
Estive conversando com um engenheiro amigo meu, relatei todos os fatos, ele me disse o seguinte:
1) O mais provável é que seja alimentação, pois quando chove é exigido mais potência da placa pra poder conseguir enviar o sinal pro cliente, é onde não há o suficiente e acontece o enfraquecimento do cartão.
2) Pode ser problema no slot da RB, no meu caso não é porque eu troquei até a RB por outra
3) Disse tb que pode ser energia estática, como a omni é 360 graus absorve estática de todos os lados....
Eu to votando na estática... e se for, tem como evitar?
Bem, descartando as possibilidades, 1º não pode ser, pois o local aonde está instalado não tem problema alguma com eletricidade, e outra tá com um nobreak de 1200va.
2º Slot tbm acho que não pode ser pois eu já inverti de lugar com o cartão de enlace e tbm não resolveu.
3º se for estática mesmo, acho que vou dar umas marretadas na minha rb e comprar aqueles radinho vagabundo de 100 conto que não dá esse problema rsrsrs
To acompanhando o sofrimento de voces, e quando chegar a hora das marretadas me avise, estou na mesma opnião. rs
As coincidencias são enormes, ja troquei cartão (ubiquit, engenios, r52h), antena e routerboard. Estou com uma 532A e fonte de 48V (não lembro amperagem).
Legal que só em 2,4ghz tem este problema. Tenho na torre 2 ptp em 5.8ghz e nada acontece a eles. Tenho na parte baixa da torre um radio Zinwell (daqueles bem safado) como ap em 2,4 para alguns clientes proximo a torre e nunca tive problema com ele.
Acho pouco provavel que seja energia. Estou optando pela statica. Mas como eliminar sendo que a torre ja esta aterrada?
Ontem a noite, eu fiz outra tentativa, seguindo recomendações de outro post, primeramente troquei a rb, e o cartão que tava com pau, coloquei aterramento na caixa hermética, e isolei a carcaça da antena omini com fita de auta fusão, de modo que não tenha contato direto com a torre.
O tempo tá fechado por aqui, está parecendo que vai cair um pé dágua, então logo logo vou postar se deu certo, ou mais uma tentativa foi em vão e mais um cartão foi pro saco!
flw
Já enfrentei problemas igual o de vocês. "Antenas omni no modo AP com esses cartões 8602, r52h, SR2......"
porém, foi trocar por ubiquiti XR2, e os problemas acabaram........... to querendo por setoriais, agora o complicado é que só o 8602 que é homologado, e ja to vendo a dor de cabeça quando essas pinoias começarem a perder sinal.
Agora pense num cartão o XR2, faça chuva faça sol, ele ta lá, a todo vapor!!!!
Simples solução para muito tempo: Esquece omni, use setoriais, nunca fique sem aterramento.
As setoriais trabalham em curto, e tem os elementos menos "expostos" vamos dizer assim, dessa maneira o elemento vivo da antena vai ficar aterrado, pois a antena está em curto, então o aterramento protege tudo. Sei que tem omni que trabalha em curto, mais aqui eu cheguei a queimar 3 cards em 3 dias de chuvas seguidos, traquei por setorial + aterramento e acabou o problema.
Bem, hoje choveu aqui, e mesmo eu trocando novamente tudo, o cartão enfraqueceu novamente.
Mais, ontem eu coloquei um pcap na mesma torre para testar, e mesmo após a chuva o cartão não enfraqueceu.
Cheguei a conclusão que RBs é dar tiro no pé, pois economiza por um lado e leva ferro por outro, agora eu vou seguir os conselhos do pessoal e fazer aterramento, mais por enquanto não vou migrar para xr2, agora é questão de honra para achar quem é realmente o calsador de toda minha dor de cabeça.
flw
Em uma época eu fui PX, tinha uma antena plano terra com os elementos irradiantes grandes 2 metros e alguma coisa, em dias de chuva tinha que jogar o plugue do cabo para fora, pois as centelhas eram pirigosas, é o que acontece com as omni´s, a função da antena é acoplar o transmissor ao ar, então tem que ter aterramento para anular as descargas atmosféricas. Mais condeno Router Board não, agora mesmo neste momento que estou digitando está tendo muitos raios, e nehum de nossos EMP-8602 sofreu perda de potência.
2,63m para ser mais exato, para 11metros.
E em 80 metros e 40 metros então, chegava a dar choque na gente. Raio a 5km ou mais já era suficiente para induzir uma antena.
Eu tinha instalada uma chave chamada facão de 3 posições. Para cima ia no rádio, para baixo desviava tudo para o aterramento.
O radioamadorismo perdeu para o computador.
Na época até telegrafia tive que aprender e hoje acabei esquecendo.
Depois os filhos cresceram e acabaram queimando dois rádios Yaesu, porque ligaram sem antenas. Aí parei de vêz.
Meu indicativo era PY3OV e PX3 7686
Coloquei um gilink baratinho na torre, já choveu o dia todo ontem e ele está firme lá, sinal até melhor que RB... ou seja, RB que tá causando mesmo... troquei o cabo de energia que vinha de baixo, vou colocar novo cartão, protetor de surto e nova antena no lugar no fim da semana pra ver se finaliza o problema...
Depois posto aqui...
Netosdr, não sei se estou certo, como com pcap resolveu meu problema, e a unica diferença de pcap para a routerbord fora o tamanho potencia e slots etc, é a fonte, acho que ela é a chave, creio que se nos trocarmos essas fonte chulé, por fonte atx de micros acho que vai resolver o problema, pois essas fontes já tem aterramento próprio na carcaça dela e é muito mais potentes que essas supostas "fontinha" de 3.5a, eu só não testei ainda, porque não achei aquelas mini fonte atx, que vinham naqueles gabinetes horizontal, porque essas fonte atx comum não entra na caixa hermética.
um abraço
Bem, eu troquei meu primeiro pcap que estava com brazilfw, para colocar rbs, me falaram que rb era especifico para isso e tal, na época boa do pcap fiquei quase um ano sem problemas e o mesmo estava dentro de um bau de moto em cima da laje, e ele nuca negou fogo.
Eu acho que essas rbs tem erro de projeto, não era para acontecer isso de maneira alguma, e só acontece isso com rb, até agora não vi relatos de perca de potencia de "rádinhos".
flw
Pessoal pelo visto estao tendo o mesmo problema que eu... seguinte... tenho 9 torres e somente em 1 delas tive o problema descrito no inicio... os EMP-8602 queima quando chove. fiz de tudo... queimei 8 cartão até que desidi tirar a omni.. e coloquei Painel setorial Horizontal da Hyperlink de 14,5 dbi... aparentemente parou de queimar... ja deu 2 chuvas e nada de queimar o Cartão (baixa o sinal que fica com SNR baixo).... percebi pq tenho o ptp feito com uma direcional em 5,8 ghz e este não queima.. vou testar agora essa semana qualquer coisa posto de volta o resultado
podem testar os cartoes que estao com baixa potencia.... em 5.8 funciona legal, mesmo com o 2.4 fraco...
usei alguns queimados para ptp em 5.8 ...
É tem esse problema tbm, a fonte vai aquecer pois não nem entrada e saida de ar na caixa hermética, mais isso é facil resolver é só trocar a caixa hermética por um painel de comando, nos pcap eu estou usando 40 x 50, eu acho que dá para colocar 30 x 30, dai não vai dar aquecimento.
netosdr, tem passoas que chamam de painel elétrico outras de painel de comando, eu compro em lojas de equipamentos elétricos, aquelas empresas que fazem instalações elétrica industrial tbm vendem, a caixa de comando 40cm x 50cm eu paguei aqui em sorocaba R$ 108,00, mais tem lugares que estavam vendendo a R$ 150,00.
A vantagem do painel em relação a caixa hermética é que ele é de metal, para abrir ele basta uma chave de fenda e já vem com uma base para acoplar por exemplo a placa mãe.
flw
Achei um imagem na net, é identico aos que eu uso, repare na lateral da porta que tem uma vedação de borracha.
https://under-linux.org/wiki/index.php/Imagem:Mk01.JPG
De uma olhada nesse tuto abaixo explica passo a passo como montar um pc-ap nesse painel
https://under-linux.org/wiki/index.p...placa-pc-comum
amigo cyberpool caso terminou seu tuto posta pra nos,gostaria de ver como conseguiu
controlar essa cituaçao,fui no paraguay e conprei outro cartão agora o eugenium 600mw só ponho na rb com uma fonte boa at+
Pessoal problema resolvido... estava com esse problema de perder a potencia do cartão...
Depois de Varios cartões queimados... em testes... o unico que deu certo e parou de queimar
foi o seguinte:
Substitui a Omni Hyperlink de 12 dbI polarização vertical
por dois Paineis Setoriais de 90 graus polarização Horizontal
Conclusão: Fechei o sinal para 1/4 e troquei a polarização....
ta funcionando blz... qualquer coisa so entrar em contato... terei prazer em responder...
Valeu galera... até o proximo problema....rsrsrs