Quando minhas antenas '''externas'' chegarem ai sim, postarei aqui os detalhes, por enquanto são só suposições.
Versão Imprimível
Quando minhas antenas '''externas'' chegarem ai sim, postarei aqui os detalhes, por enquanto são só suposições.
De fato concordo plenamente contigo, acho que o cabo com eu andei acompanhando aqui no forum um post seu achei uma maravilha, mas parei na compania eletrica, foram muito burocraticos quanto a viabilidade disso ou seja so estão favorecendo as grandes pois no meu caso achei a barreira muito grande, pois o custo beneficio no cabo no caso achei excelente, e com um grande detalhe esqueça interferencia algo parecido isso sim deve ser um sucessego! Mas agora com esse padrão N a esperença volta a ficar grande!
POis é ... nada que uma boa panfletagem resolva !
concordo plenamente Josue .... Tambem não vejo problemas em ter 12 painéis numa torre , a não ser o custo :proud: , agora com 8 painéis na torre encontrei uma possivel solução ..
Hyperlink 2.4 GHz 11 dBi Dual Diversity Antenna - 3ft RP-SMA Plug Connector U$ 15,00 sem frete , sem imposto.
Hyperlink 2.4 GHz 14 dBi 90° Dual Polarized / Dual Feed Sector Antenna U$ 179,00 sem frete , sem imposto.
To tentando achar lá fora algum site com preço mais em conta .
Novamente venho discordar de você!:proud:
Isso mostra uma posição ''conservadora'' tipo não querer testar o novo ou ter muita resistência ao novo, compreendo que você deve ter investido em seu cabeamento e aparecer uma coisa que possa superar isso com uma enorme facilidade nos faz não olhar isso com bons olhos, até por que joga por água abaixo nosso investimento e trabalho em um passado ''recente''
vamos um pouco mais pra frente e ver se a sua opinião continuará a mesma...:deal:
Pessoal não sei os preços dos radio que vc estão achando por ai, mas aqui em Goiás achei um radio barato.
Qual a media de preços que vocês estão achando?
Agora falta ver a especificações técnicas e se suporta ao APRouter.
Neto, este não é N.
Cara, não estou concordando com o fato de ser 2 polarização, isso vai contra a teoria de funcionamento do padrão N, mais no próprio datasheet sugere o uso para Mimo. Pelo que sei tudo funciona no mesmo canal , etc, então não justifica isolar um sinal do outro mudando a polarização. O que vocês dizem sobre isso? Lembrando que estamos considerando o uso em outdoor, dependendo 100% do arranjo de antenas.
Não é preciso ter 3 entradas nelas e sim apenas 2. Dá uma olhada nesses modelos:
Hyperlink 2.4 GHz 11 dBi Dual Diversity Antenna - 3ft RP-SMA Plug Connector.
Hyperlink 2.4 GHz 14 dBi 90° Dual Polarized / Dual Feed Sector Antenna.
Tem os anexos das imagens delas aqui no post, dá uma conferida.
[QUOTE=Josue Guedes;410205]Cara, não estou concordando com o fato de ser 2 polarização, isso vai contra a teoria de funcionamento do padrão N, mais no próprio datasheet sugere o uso para Mimo. Pelo que sei tudo funciona no mesmo canal , etc, então não justifica isolar um sinal do outro mudando a polarização. O que vocês dizem sobre isso? Lembrando que estamos considerando o uso em outdoor, dependendo 100% do arranjo de antenas.[/QU
Também acho Josué.
O protocolo N faz toda a comunicação, ora usando uma antena ora usando outra. Enquanto uma recebe a outra transmite e uma terceira fica na expectativa, na mesma conexão com o cliente. Assim, as três antenas são utilizadas na conexão com o cliente.
E é isso que faz com que haja aumento de velocidade. Para nós é tudo transparente. Eu nunca vi a configuração nestes APs com firmware embarcados, mas basicamente deve ser o mesmo tipo. E no MK também deve ser muito semelhante. O AP ou o cartão mini-pci é que vai fazer tudo, no mesmo canal
No caso de PtP, pode até ser dupla polarização, já que vai ser constante a conexão. Mais sei lá, porque fizeram as setoriais de dupla polarização, não sou eu que vou teimar né, deve ter que ser assim mesmo. No caso então teremos que ter clientes com dupla polarização também.
quem quiser algo la de (fora) mando com 25% qualquer coisa so me avisaem valeu, tb quemtiver interece em iptv somos representantes no brasil de set top box segue site www.linefreetv.com ou anuncio direto http://www.quebarato.com.br/classifi...__1417725.html valeu galera qualquer duvida estamos ai.
Bom pessoal, não vou mais comentar neste post pq está fugindo do assunto do mesmo !
Abraços !
Acompanhando!
Agora que olhei, parece 3 setoriais mais devem estar arranjadas como uma omni. Se for isso mesmo, fica confirmado que no caso de setoriais e mais de 1 cartão no POP, deve-se apontar os paineis para o mesmo lado, usando então um cartão para cada 90 graus por exemplo, e usando um total de 12 antenas.
pessoal pegei o bonde andando aq....
mas vamos la
um ptp de 40 km com antenas pluton bipolarizadas, sera que funcionaria???
passaria qtos mega????
abracos a todos...
agora fugiu do assunto mesmo... aguardando os testes...
Pessoal para quem quiser comprar e fazer testes outdoor essa antena da Hyperlink tá custando:
HG2414DP-090 R$ 715,00 Com impostos
R$ 620,00 Sem
www.novanetwork.com.br
vendedor JEAN CARLOS....ele tá por dentro do funcionamento delas.
Após os testes Indoor realizados, encomendei uma pra testar out......espero q essa valha a pena.....
Amigos, no protocolo N, não é a antena de dupla polarização que deve ser usada. É as tradicionais mesmo, só que são 3 antenas , já que o conector tem saida para 3 antenas. Não quer gastar muito, monta um sisteminha com 3 panelinhas da aquário de 12 dbi. É o que eu vou fazer aqui quando chegar o que encomendei. Deve chegar sábado.
Achei algumas opções !
Duas homologadas !
TL-WN851N
Certificado de Homologação - Requerimento nº 1719/08
DWA-556
Certificado de Homologação - Requerimento nº 0648/08
Essa não tenho certeza que slot utiliza !!!rssss
Algumas fotos com seus modelos no nome !
Nenhuma destas tem antena externa! somente há alguma com antena de mesa !
Mas ai vai depender dos fabricantes de antenas fazer uma adequada a estes produtos para uso externo !
Tp-Link TL-WN851N WIRELESS N Wifi Adapter Lan Pci Card U$38,00 com frete ( acima 4 unidades )
D-Link DWA-556 XTREME N PCIE U$ 78.00 com frete ( pena ser PCI-EXPRESS o modelo DWA-552 que é PCI )
As 3 viradas para o mesmo lado. E no cliente vou experimentar o AP da tp-link 941N com as 3 anteninhas dele só. E vou experimentar também com o adaptador USB N da tp-link.
Se tiver que colocar 3 antenas também no cliente aí vai ficar muito dispendioso o kit cliente, isso se aprovar.
A idéia é usar N na base. O ideal seria N em tudo, mas fica alto o custo. Mas pelo que andei lendo, se numa das pontas, a base for N já deve dar uma melhorada no tráfego nos rádios da base e assim, pode permitir um pouco mais de clientes online. O processamento vai ser o básico, pois vai ficar em bridge e o MK como servidor.
Como me deu muito trabalho pra achar to postando pro pessoal , desculpem pelo negrito mas foi a unica maneira que consegui pra nao ficar tudo embolado.
USB Wireless Linksys Wusb300n - Certificado de Homologação
USB Tp-link Tl-wn821n 300mbps N - Certificado De Homologação
USB D-link Dwa-140 Usb Wireless 802.11n 300mb - Certificado de Homologação
USB D-Link DWA-160 Xtreme N Duo USB Adapter - Certificado de Homologação
PCI D-Link DWA-547 RangeBooster N Wireless - Certificado de Homologação
PCI TP-LINK TL-WN951N 300 Mbps Wireless N MIMO _ Certificado de Homologação
PCI Edimax EW-7727In 300mbps N mimo - Certificado de Homologação
Usb Wireless N 300mbps Edimax We-7717un 802.11n - Certificado de Homologação
PCMCIA D-Link DWA-645 RangeBooster N650 - Certificado de Homologação
Access Point Edimax 300mbps Br-6424n - Certificado de Homologação
Tp-link Mod. Tl-wr941nd Wireless 300mbps - Certificado de Homologação
Tp-link Mod. Tl-wr841nd Wireless 300mbps - Certificado de Homologação
D-link Dir-655 Xtreme N Gigabit Wireless + Usb - Certificado de Homologação
Linksys Wrvs4400n 300mbps 128 Bit Wep, Wpa/wpa2 - Certificado de Homologação
A minha primeira reação em relação a essa tecnologia foi justamente o fato de ter que ter 3 antenas em ambas as pontas o que inviabilizaria financeiramente seu uso em clientes. Depois se soube que podiam ser duas, etc.
Mas a sua colocação acima me parece a mais viável e sensata. É claro que com as informações e testes que se dispõe no momento.
Mas da pra trabalhar com 3 na base e só uma no cliente? não vai perder o proposito do protocolo no cliente?
Segundo artigos escritos, quando nas duas pontas está com N, o desempenho é o máximo para aquele enlace.
Mas como é compativel com b/g, vai rodar igual. Só que o desempenho cai, mas deve ficar acima do tradicional G.
Veja bem: se na base for N, o cartão deverá dar um melhor desempenho individual. Enquanto lá no cliente A que é b/g estará processando, o cartão na base já estará lidando com outras conexões, enquanto aguarda o cliente A.
É este aumento na capacidade do cartão que eu gostaria de ver. Se o cartão na prática chegar aos 70, 80 mbps, deverá aumentar o número de online possível.
E tem também a latência que deveria melhorar.
Bom, negócio agora é esperar os testes que o pessoal vai fazer. Contudo mesmo se tratando de enlaces PtP, já é um grande salto.
acredito que um "kit" N , composto de RB + R52n deve sair mais barato que um SM da Motorola e será até melhor que o Motorola.
e com os testes de througput que vi na pag 13,é capaz de conseguirmos colocar muitos mais clientes do que no protocolo B, e outra coisa pra quem é de grandes cidades vai compensar pra caramba pra atender condominio.
Olá pessoal, estou acompanhando o tópico e desde o início tenho uma dúvida: - Como fica a questão da potência de saída "e.i.r.p" eu acho, que é limitada pela anatel em 37 dBm se não me engano. O fato de ter 3 antenas de 14 da Hyperlink emitindo o mesmo sinal não ultrapassaria isso facilmente a ponto de inviabilizar a utilização da tecnologia N devido ao baixo sinal que poderá ser utilizado nos cartões?
Desculpem-me se falei besteira...
Amigos, hoje vou fazer testes com SR71A - Da ubiuit, utilizando como ap para atender uns 70 online com velocidade de 200 a 400k, vou ver como ele irá se comportar e posto ainda hoje para vocês.
mas vai testa-lo com as tres antenas ou apenas uma??? N soh na base ou no cliente tb??? seria interessante usar as 3 na base e deixar os clientes como estao, assim a gente saberia como se comportaria a base estando em N e os cliente sem mecher, pois creio q a maioria aki iria utilizar desta forma...
Amigos, fiz os testes com tres antenas conectadas no cartão e o clientes sem ateração(todos em b/g), o cartão estava trabalhando em b/g/n e infelismente os resultados não são dos melhores.
Com 40 online pings variando entre 3 e quase 2000 ms, no máximo 3mb de trafego. Vou ainda realizar novos testes, mudando configurações.
cristianoduarte,
deixa em b/g/n e pega uma RB + cartão e poem em algum cliente ou na sua casa com 2 antenas..
Apenas um ambiente de teste..
e posta pra nós como foi!
mais testou com as 3 antenas viradas para o mesmo local? ta usando o Mikrotik 4?