-
Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
Bom dia, Filsek preciso de sua ajuda, estou precisando adquirir um roteador de 5,8GHz que será usado para controlar uma mesa de som digital através de uma ipad, já testei vários roteadores de 2.4GHz mas sempre cai a conexão em intervalos diferentes mesmo a uma distancia de no Maximo 30mts sem barreiras e com sinal em 80% o manual do aplicativo que simula a mesa digital no ipad diz pra ser usado com router de 2.4GHz (preferencialmente com 5.8GHz) gostaria de saber se o roteador de 5,8GHz com antena de 5dbi que me foi indicado pela atendente da Krazer me atenderia já que a distancia de operação não passaria dos 50mts praticamente sem barreira nenhuma,estou em duvida pq este roteador não consta no site da Krazer se puder me ajudar eu lhe seria muito grato obrigado.
-
Já experimentou baixar a potencia do roteador. Nesta distãncia deixa a potencia no mínimo.
Pode estar saturando com muita potencia.
Tech Stuff - Wireless Calculators
-
Sim já foi feito isso eu estava usando um roteador normal caseiro este de três antenas com as quedas cheguei a usar um pcba de 1000mw de 2.4GHz que um amigo me emprestou chegou a diminuir as quedas mas ai do nada começam novamente a área de atuação e muito poluída pois transmissores de instrumentos,fones de ouvido sem fio, microfones sem fio alguns equipamentos que controlam iluminação e ate radio comunicadores que os seguranças usam hoje operam nesta faixa de 2,4GHz nas áreas do evento então por isso quero tentar usar roteador de 5,8GHz, tenho acompanhado alguns fóruns pelo mundo em que outros técnicos estão tendo o mesmo problema de desconexão momentânea em varias parte do mundo em que a solução esta sendo usar 5,8GHz por isso preciso desta ajuda de vcs que entendem do assunto relacionado a wireless
-
Citação:
Postado originalmente por
laurence669
vou postar aqui agora brevemente uma anteninha experimental de 5.8 ghz que fabriquei ....
conectei ela em uma rb 433 + mini pci r52 350 ...
dei um sacan para ver ....
dá uma olhada no ambiente de uma cidade de 40.000 hab ...
Anexo 21817
e amigo coloca ai o prpjeto pra nós ver de sua antena 5.8 ok anter +
-
ei amigo mostra ai o projeto da antena 5.8
-
O Herbert, não pode fazer topic hijack, isso é a coisa mais absurda em uma comunidade tecnica, aff.... desrespeito total..... abre um topico para isso na area central wireless....
outra coisa, ja que voce é o kara de pau, hehehe.... então abre logo os seus custos todos, esse negócio de colocar a cabecinha aqui não existe, se quer matar a cobra, mostra logo o pau ae...
-
hahaha essa tive que rir...
-
5.3 pode ser usado utilizando alguma licença em específico?
-
Vou ressucitar novamente este assunto, pois creio que a coisa está indo direto para o lado que o autor do tópico, o Andrio comentou.
5.8 já está ficando uma zorra.
O pessoal não está nem aí para a proteção do espectro.
O que tem de gente fazendo enlaces de poucos quilometros e até de menos de 1km usando direto 40mhz de largura de banda.
Meu povo, tem que estudar, tem que proteger. O espectro é algo finito Daqui a pouco ninguém mais vai achar espaço para fazer seus enlaces.
Prá que o cara vai usar 40mhz de largura para passar 5 ou 10 mega? Usem sempre a largura mais baixa possível e que dê o necessário para o que vai precisar. Usa 10mhz e ainda porcima nstreme com dupla polarização. Vai passar o que precisa e com qualidade e não atrapalhar os outros.
E tem mais, tem gente que nem sabe as atribuições de cada sub-faixa dentro do 5.0 e muito menos as potencias em cada uma.
Tem que estudar, estudar.
Aqui já está ficando complicado achar uma frequencia para fazer enlace dentro da cidade. Reservem o final da sub-faixa de 5.8 para os enlaces
Depois nao reclamem que o 58 não tá dando mais.
-
Carlos e Andrio,
Vejo que a solução é dos Microsetores, como a Krazer vem divulgando ja ha 18 meses, e quem aplicou e fez ta tendo um excelente resultado.
6 Setores por Célula de 360 graus, apenas 1 polarização do rádio, 150mbps 1t1r, com rede pura N.
Veja que resolvemos problemas dos clientes em 2.4ghz fazendo isso com 8 setores de 45 graus, usando N puro e pasando mais de 20 megas no cliente. Se o carlos colocou as placas bgn krazer para trabalhar em N puro a distancia de no maximo 800 metros, ele sabe o que estou falando.
Em 5GHz mesmo coisa, 20mhz ou 40mhz, pouco importa, em 800 metros o sinal/ruido não da problema, sabendo usar a medição de potência para seu proprio setor, mesmo que um concorrente esteja usando na sua mesma frequencia, em 800 metros não da problema algum, quem usou ou usa a microcélula krazer sabe muito bem disso.
Na minha opnião, o custo hoje de 240 reais por setor, 1440 reais por torre de equipamento, mais 300 reais de uma torrinha de 2,5 metros para colocar em cima da laje do 3 ou 4 andar, e mais 400 reais em nobreak, ptp e switch e caixa hermética, da um valor de menos de 2300 reais instalado, onde suporta mais de 250 clientes simultaneamente, com qualidade, cobrindo 800 metros de raio com perfeição, por isso, não vejo justificativa para não trabalhar corretamente.
-
Erick, 6 ou 8 setores para abrir espaço para este número de usuários que voce citou.
Mas o que impede de usar setorial de 120 ou 90 graus, para diminuir o número de setores, já que dificilmente alguém vai ter a necessidade de colocar tanta gente num só pop em cidades pequenas.
Na verdade ainda não testei o N puro, pois sempre tem gente com equipamentos diversos . Preciso de tempo e disponibilidade de pcba para ir trocando nos clientes os rádios. Estava fazendo isso com pcba krazer. Por sinal, nenhuma deu problema até agora. Mas lembra que houve um desabastecimento de pcba da Krazer?
Daí parti para o roteador indoor dentro de caixa hermética.
Para ser sincero, não gostei das CPEs não pelo desempenho, mas pelos recursos. O gabinete dela é colado, o que dificulta uma eventual troca da pcba. Se a caixa fosse fechada com parafusos seria o ideal .
Sei que investimento em matrizes é alto e por isso trocar agora o projeto da caixa da CPE pode ser inviável. Por isso estou montando meus kits.
Quando voltar a ter disponibilidade das pcba G-N vou retomar a substituição nos clientes para então deixar no N puro.
-
Re:
Minha visão a respeito de ponto-multiponto em 5Ghz:
- O conceito de células de atendimento só é válido quando se utiliza pontos estratégicos na área de cobertura e limites bem definidos de alcance dentro da área de cobertura (1km, no máximo 2km a partir da célula), para manter uma tolerância de no máximo -70dbm de sinal, -90dbm de Noise;
- Células devem ser estruturas de custo reduzido quando comparadas às soluções comuns, com torres metálicas e armários. Portanto, convém aproveitar a altura de edificações ou então elevados de terreno para construir a infra-estrutura;
- As frequências utilizáveis no Brasil segundo a legislação propícia vão de 5425 à 5725 Ghz (faixa dita média) e 5725 à 5850 Ghz (faixa dita alta). Convém o aproveitamento da faixa média para atendimento de assinantes (respeitando as regras de potência, ganho e controle de frequência) e a faixa alta para enlaces de ponto-a-ponto;
- Por motivo de preservação do espectro de frequências, a proposta é utilizar no máximo 3 transmissões por estrutura. Jamais utilizar 6 ou 8 canais, mesmo que em polarizações diferentes. A justificativa é simples: desnecessário 8 canais para atender uma área de 2km de raio, inclusive em função da demanda;
- Em ptmp utilizar potências de transmissão baixas (na casa de 16 ou 32mw) e antenas de ganho médio (em torno de 14 ou 16dbi) e canalizações de 10Mhz.
Um conjunto Rocket M5 + BaseStation de 16dbi configurado para operar em 16mw proporciona um nível de sinal de aproximadamente -68dbm em até 1500 metros da torre, emitindo e recebendo um nível médio de ruídos de -90dbm (tolerável, sem influenciar significativamente no SNR da conexão e consequentemente no CCQ da conexão).
São dicas que utilizo em minha empresa que emprego como regras de bom convívio. Tenho obtido excelentes resultados, com larguras de banda suficientes para atender simultaneamente 50 assinantes por setor, com estabilidade e confiabilidade.
-
Alguém sabe me dizer se dá pra confiar no AirOs (rocket m5) quando se seta o país para "Brasil" e o "Auto Adjust to EIRP Limit" ativado? Quero dizer, configurado como AP, só posso escolher entre a faixa 5.5 e 5.825 (a faixa entre 5.470 e 5.500 não fica disponível) e as frequências entre 5.500 e 5.700 têm um "(DFS)" ao lado delas, as frequencias acima delas não. O mais zoado de tudo é que quando eu seto o ganho da antena (17dbi) o rocket só me deixa setar a potência a até 3dbm. EIRP 20dbm? É isso mesmo? Pras faixas acima disso o Rocket libera até 13dbm (EIRP 30dbm). Isso tá de acordo com a legislação brasileira ou a Ubiquiti viajou legal? Ou eu tô fazendo merda na config?
Código :
** Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
- Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
- Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
- Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik nao possuem TPC.
- É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)
Acho que no pior dos casos eu deveria poder setar a potência em até 10dbm, certo?
-
Faixa baixa, só indoor.
Faixa média, pode outdoor, mas tem que observar o limite máximo de potencia.
E tem que ativar o DFS na faixa média. Este é um recurso que faz o rádio mudar de canal caso ele receba sinais de Radar.
Por isso as sugestões do Jadir são muito apropriadas. Evita problemas com legislação e entre os seus próprios POPs.
-
Citação:
Gosulator
Alguém sabe me dizer se dá pra confiar no AirOs (rocket m5) quando se seta o país para "Brasil" e o "Auto Adjust to EIRP Limit" ativado? Quero dizer, configurado como AP, só posso escolher entre a faixa 5.5 e 5.825 (a faixa entre 5.470 e 5.500 não fica disponível) e as frequências entre 5.500 e 5.700 têm um "(DFS)" ao lado delas, as frequencias acima delas não. O mais zoado de tudo é que quando eu seto o ganho da antena (17dbi) o rocket só me deixa setar a potência a até 3dbm. EIRP 20dbm? É isso mesmo? Pras faixas acima disso o Rocket libera até 13dbm (EIRP 30dbm). Isso tá de acordo com a legislação brasileira ou a Ubiquiti viajou legal? Ou eu tô fazendo merda na config?
Código :
** Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
- Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
- Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
- Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik nao possuem TPC.
- É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)
Acho que no pior dos casos eu deveria poder setar a potência em até 10dbm, certo?
Qual a versão do AirOs?
-
-
Independentemente do AirOs estar de brincadeira comigo ou não, qual EIRP máxima que eu posso usar para ptmp na faixa entre 5.500 e 5725 hz? Qualquer coisa eu seto tudo no manual mesmo.
-
Re:
É 30dbm (ou 1W), Gosulator.
Baseando-se na informação de que a potência máxima para transmissão seja de 24dbm, a antena acoplada não poderia passar de 6dbi. Se utilizar uma antena setorial de 17dbi, por exemplo, a potência máxima do AP não pode passar de 13dbm (com tolerância de 1dbm, considerando perdas em cabos e afins).
No exemplo, 17dbi + 13dbm = 30dbm EIRP
PORÉM, a lei diz que caso o equipamento não possua um controle automático de potência (TPC), a EIRP máxima deve ser de 27dbm. Portanto, empregando-se o mesmo equipamento do exemplo anterior, temos o seguinte resultado:
17dbi da antena + 10dbm de potência = 27dbm EIRP
TODOS os equipamentos da Ubiquiti NÃO POSSUEM o controle automático de potência, portanto a potência EIRP máxima a ser utilizada nessa faixa de frequências é de 27dbm.
Entendido?
-
Perfeito, obrigado Jadir.
Aliás, alguém aqui acredita que exista algum provedor Brasil afora que use basestations de 20 dbi da vida e que sete seus rádios para 7 dbi? Acho que o Jadir deve ser o único. E alguém já viu a Anatel multar algum desses por causa de EIRP acima do permitido?
-
Citação:
Gosulator
Perfeito, obrigado Jadir.
Aliás, alguém aqui acredita que exista algum provedor Brasil afora que use basestations de 20 dbi da vida e que sete seus rádios para 7 dbi? Acho que o Jadir deve ser o único. E alguém já viu a Anatel multar algum desses por causa de EIRP acima do permitido?
Eu acredito,
Alias, eu faço isso.
Mais um detalhe...
Quando se usa a faixa 5.4 (5470 a 5725) a potencia e.i.r.p esta diretamente ligada a largura do canal (mhz).
o e.i.r.p maximo é de 1 Watt (caso o equipamento tenha DFS).
Mas voce somente vai conseguir usar 1Watt se estiver usando em 20 ou 40 mhz.
caso baixe para 10 mhz, poderá usar no máximo 0,5Watt
caso baixe para 5 mhz, poderá usar no máximo 0,25Watt
largura do canal X 50 = EIRP
-
2 Anexo(s)
Re:
Gosulator e Andrio, eu não só sigo a lei ao pé da letra como faço um esforço enorme para que outras pessoas/empresas compreendam a importância de fazer a coisa certa.
Em minha torre de repetição principal utilizo setoriais de 20dbi da Ubiquiti (homologadas, compradas na American Satelite) e Rocket M5 (também homologado, da mesma empresa), e nesse conjunto eu opero na potência de 5mw, 7dbm. Funcionando maravilhosamente bem já tem 1 ano.
Obviamente, antes mesmo de subir a torre foi feito todo um projeto de planejamento da estrutura. Foi definida qual seria a dimensão da área de cobertura, o ponto estratégico que com poucas antenas cobriria de forma harmônica toda a área de cobertura (sem deixar pontos cegos ou com nível de sinal inferior), os equipamentos a serem instalados no domicílio dos assinantes, e outros fatores.
Nos meus projetos eu procuro não construir torres altas a partir do chão, e sim células em cima da cobertura de prédios. Se for necessário construir uma torre, que se faça em um ponto de relevo alto, para evitar torres de mais de 10 metros (em função de custos, inclusive, uma vez que não utilizo torres estaiadas, apenas autosuportadas).
Como eu já havia citado anteriormente, onde existe linha de visão clara entre os pontos, não existe a necessidade de torres altas. O que se faz necessário são ajustes finos de inclinação e alinhamento das antenas, equipamentos de polarização dupla e que possuam o protocolo N embarcado, controle nas potências de emissão/recepção e sobretudo saber operar com canalizações de 10 e 5Mhz.
Obviamente, 20Mhz proporciona uma rate maior, podendo-se atender com até 40 mega o cliente final. Mas qual provedor a nível Brasil tem capacidade de vender 20 mega, por exemplo, para o cliente final? E se tem, não deveria utilizar antenas, e sim cabos. Como sempre, é uma questão de planejamento estratégico.
Concluindo, eu acredito que a canalização seja o grande segredo de se trabalhar corretamente em 5Ghz. O ganho que se tem em sinal e fuga de ruídos compensa a perda de rate se comparado com 20 ou 40Mhz. De nada adianta ter rates com capacidade de passar um caminhão de dados e com uma qualidade debilitada. CCQ e Noise Floor são medições mais importantes que MCS e sinal altos.
Em anexo capturas de tela do nível de sinal, CCQ e rate de meus assinantes. Também as configurações do Setup Wireless do meu AP.
Anexo 41512Anexo 41511
-
Perfeito. Essa torre onde estou montando esse ptmp vai ter 42m, seria uma torre de 30mt, mas como ela estava muito debilitada eu preferi trocar logo, e como estão subindo muitos prédios de 3 andares por aqui, andei perdendo alguns clientes e decidi pela altura nova para minimizar os problemas nesse sentido. Também o fato do 5ghz ser mais sensível a visada obstruída ajudou na escolha. E como não vou me desfazer do ptmp em 2.4 ghz que já existe lá, eu ia ter problemas pra montar tudo isso no alto da torre. Com a nova eu vou poder manter o 2.4ghz na mesma altura e colocar o 5ghz no topo da torre. Depois disso pretendo reformar a torre antiga e a dividir em partes, instalando elas no topo de prédios pela cidade. Mas isso é plano mais pra frente devido ao fato deu trabalhar em cidade com mais de 500 mil habitantes, e ainda estar bem descaptalizado. Também estou meio receoso de como vão ficar os ptp em 5ghz entre as torres, junto com os ptmp na mesma faixa.
-
Citação:
mascaraapj
Eu acredito,
Alias, eu faço isso.
Mais um detalhe...
Quando se usa a faixa 5.4 (5470 a 5725) a potencia e.i.r.p esta diretamente ligada a largura do canal (mhz).
o e.i.r.p maximo é de 1 Watt (caso o equipamento tenha DFS).
Mas voce somente vai conseguir usar 1Watt se estiver usando em 20 ou 40 mhz.
caso baixe para 10 mhz, poderá usar no máximo 0,5Watt
caso baixe para 5 mhz, poderá usar no máximo 0,25Watt
largura do canal X 50 = EIRP
Entendo. Não seria mais interessante pra a Anatel que o pessoal usasse largura de canal as mais estreitas possiveis? Qual o motivo de ela exigir menores potências quando trabalhando com larguras de canal mais estreitas? Tem embasamento técnico? É muita potência em muito pouco espaço?
-
Re:
Citação:
Jadir
Pensei que o AirOs não trabalhava com CCQ, que usava outro negócio pra mostrar a qualidade da conexão. Viajei legal então.
Ô Jadir, você já testou ter o sinal dos teus clientes chegando no AP na casa dos -60? Te pergunto porque já ví algumas pessoas sugerindo isso, tentar trabalhar com o sinal dos clientes nessa casa, alegando que algo mais forte que isso começa a ser mais prejudicial do que benéfico pra tua rede. A minha meta aqui era trabalhar com sinal na entre -58 e -63, e baixar potência ou melhorar o ganho quando o cliente não conseguisse se encaixar nessa janela.
-
Jadir, teu crescimento está evidente.
Logo , logo vais estar palestrando sobre o assunto.
Eu conheço pessoalmente o Jadir, e posso afirmar que ele está localizado numa área de intensa concorrência e está crescendo. E com baixa potencia.
Um dia desses eu fiz uma pergunta sobre largura de canais e seus efeitos benéficos ou deletérios, e ninguém me respondeu. Normalmente quando ninguém responde é porque ou sua pergunta é muito sem sentido ou então é falta de conhecimento do pessoal.
Agora me surpreendo ao encontrar a resposta que queria. Canalização de 5mhz. O raciocínio que segui para apoiar o uso de 5mhz é exatamente este que o Jadir expôs. Mas eu tinha só a teoria. Agora com a resposta prática fica evidente o caminho a tomar nesta questão.
-
Re:
Obrigado, Carlos! Não tenho uma rede tão grande quanto gostaria, mas todo esse crescimento que tu citaste está apoiado em bases sólidas. Dificilmente algo foge do meu conhecimento e/ou do meu controle.
Sobre palestrar sobre o assunto, só depende de vocês quererem. Faz tempo que eu quero montar um encontro gaúcho de pequenas empresas de telecom, nos mesmos moldes do evento da Elsys.
Só depende de todo mundo querer e mobilizar.
-
Re:
Gosulator, eu acredito que o nível de sinal por si só não vá influir diretamente na qualidade da conexão, no CCQ. O que se deve atentar e procurar manter equilibrado é o noise, o ruído. Esse sim derruba uma rede.
Quando se tem um nível de sinal muito alto no assinante (-48, -50), o ideal é baixar a potência para o nível mínimo. Devido a sensibilidade dos chipsets que a Ubiquiti usa, por exemplo, dificilmente consegue-se "derrubar" o sinal só baixando a potência, então o segredo é manter um projeto de rede onde se trabalhe só com frequências "limpas" e canalizações menores, pra fugir da influência do ruído.
-
quando você diz "o sinal no assinante" você quer dizer o sinal dos assinantes que chegam ao ap né?
-
Re:
Sinal do assinante que eu me refiro é o nível de sinal que marca na Estação, não no AP. Por isso a ideia de baixar ao máximo também a potência no equipamento do cliente, para evitar a recepção de ruídos alheios à transmissão da sua própria rede, o que prejudica muito a qualidade da conexão.
A ideia é manter nessa média, de -55 à -70. Abaixo de -70 se torna comprometedor, e acima de -60 se torna forte demais. É um prato cheio pra derrubar o CCQ geral da rede e afetar as outras estações do mesmo AP.
-
Jadir, quando você baixa a potencia no rádio cliente você baixa também a recepção do rádio dele?
Ou está se referindo a ruídos gerados pelo próprio rádio em alta potencia que prejudica a recepção dele?
-
Citação:
1929
Jadir, quando você baixa a potencia no rádio cliente você baixa também a recepção do rádio dele?
Ou está se referindo a ruídos gerados pelo próprio rádio em alta potencia que prejudica a recepção dele?
Não...
Ao baixar a potencia no cliente, diminui a recepção do sinal que vem do Cliente para o AP.
Potencia muito alta vai deixar seu AP surdo
-
Sim, de certo modo é como se fosse o lençol digital que o Gilvan falava. Todo mundo com sinal semelhante.
Eu nunca deixo o cliente com sinal muito forte ao chegar no AP.
Eu tinha entendido que ao baixar a potencia no rádio iria cair também a recepção no cliente. Isso seria algo estranho.
-
Re:
Carlos, funciona assim:
Vamos entender a conexão sem fios como sinal de RECEPÇÃO (que é o sinal que marca no equipamento do cliente) e sinal de RETORNO (que é o sinal que marca no equipamento da torre, no AP da empresa).
Na torre temos um conjunto Rocket M5 e BaseStation de 20dbi, e no assinante uma NanoStation Loco M5. Lá no cliente o sinal de recepção é de -58dbm, e lá no Rocket marca -61dbm.
Porque essa diferença? No cliente temos uma antena de 13dbi recebendo uma transmissão de 5mw de uma antena de 20dbi. Por menor que seja a potência emitida, uma antena de 20dbi "amplifica" o sinal com intensidade suficiente para que até mesmo uma antena de baixo ganho capte com força.
No caso do retorno do cliente para a torre, temos uma antena de 13dbi emitindo para uma antena de 20dbi. Esses 13dbi não amplificam a potência com a mesma intensidade que a de 20dbi. Por isso a diferença de sinal entre a RECEPÇÃO do cliente e o RETORNO da conexão na torre.
Quando se coloca uma potência muito alta no assinante, temos os seguintes problemas:
- além de "ouvir" muito alto a transmissão da torre, o equipamento do assinante ouve muito alto outras redes, aumentando o nível de ruído e afetando o SNR (relação entre o sinal e a interferência);
- quando o SNR fica muito baixo (20db pra menor) prejudica-se o rate (ou taxa de transmissão), de forma que a qualidade da conexão degrada-se;
- quando degrada-se a qualidade da conexão (o controle de CCQ), temos todos aqueles efeitos conhecidos, como aumento da latência, perdas de pacotes, entre outros;
- além disso, com o sinal do equipamento do cliente "infectado" por ruídos alheios, degradamos a qualidade de conexão de TODO o AP da torre, resultando na situação que o Andrio citou, de ensurdecer o AP (o que não vem a ser nada mais do que a "saturação" do sinal de rádio frequência por excesso de potência).
Em resumo: a potência do conjunto RECEPÇÃO/RETORNO deve se equilibrar para não afetar a qualidade da conexão. Se no equipamento do cliente marcar -58, no AP da torre é interessante conseguir um nível de sinal de -60, -62.
Uma medida muito desproporcional no retorno indica interferência, seja eletromagnética como de barreiras, sejam árvores ou construções. Desproporcional tanto para mais como pra menos.
É isso. Se ficou algum ponto mal compreendido volto ao tema. Obrigado, e um abraço aos amigos!
-
É exatamente isso que tenho procurado alcançar.
Já vi instalador que quando entra muita estação ele diz que vai baixar a potencia para receber menos estação. Ledo engano.
Já faz um tempo que não compro mais equipamento cliente com antena integrada. Uso grade pois assim eu elimino muito das estações indesejadas e consigo controlar a saída do cliente para que não sature no AP.
Eu agora estou numa nova fase. Cliente com visada ruim por árvore por ex. eu tenho refugado instalação. Todos os que foram instalados no passado nestas condições são os que vivem dando suporte.
O ideal é na hora da instalação, entrar com o winbox para monitorar o sinal que chega no AP. Depois de achar o melhor apontamento, ir baixando a potencia no cliente. Pronto, a chega no AP fica estável. E normalmente a recíproca é verdadeira. O sinal no cliente vai ser o melhor dentro da faixa que desejamos.
O que o pessoal normalmente faz é cravar a potencia no fundo nas duas pontas. E daí depois não sabe porque acontece as coisas.
-
Re:
Carlos, eu não até onde resolve substituir CPE's por antenas de grade acopladas aos rádios.
Quando se usa uma antena de grade, no mínimo 20dbi, ganha-se na diminuição da "área exposta" da antena, em função do ângulo de abertura ser estreito (coisa de 5°, 6°). Porém, na direção em que a antena estiver direcionada a captação/emissão das ondas é MUITO maior.
O que incomoda é justamente esse ganho alto da antena. Se na direção em que a antena estiver "apontada" estiver minada de redes em frequências próximas, degrada-se muito a qualidade da conexão, e por consequência "injeta-se" um sinal de retorno de má qualidade no AP da torre.
Nas CPE's temos antenas de ganho baixo/médio. O sinal de retorno não é tão intenso quanto o de uma antena de grade, o que reduz a captação de ruídos prejudiciais à rede. Porém, há a questão do ângulo de abertura da antena ser definitivamente maior, o que facilita a captação de outras redes indesejadas.
Em redes wireless sempre corre-se riscos. Eu particularmente prefiro correr o risco de utilizar CPE's e captar mais redes indesejadas com um nível mais baixo de recepção e retorno, do que utilizar antenas de alto ganho e injetar ruídos de alto nível na Estação e no AP.
Como tudo na ciência, são grandezas inversamente proporcionais: quando ganha-se uma coisa, perde-se em outra. Cabe a cada um encontrar o ponto de equilíbrio. O meu eu já achei, graças a Deus, e a rede vai bem só com CPE's.
-
baixando a potencia de tx do cpe também diminui sua sensibilidade prp rx? Eu sempre imaginei que isso não acontecia, pelo menos não diretamente. Imaginava que podia acontecer de o troughput do rx melhorar apos baixar a potencia do cpe pelo fato do aparelho estar sendo menos forçado e isso deixar ele mais tranquilo pra "escutar melhor".
-
Citação:
Gosulator
baixando a potencia de tx do cpe também diminui sua sensibilidade prp rx? Eu sempre imaginei que isso não acontecia, pelo menos não diretamente. Imaginava que podia acontecer de o troughput do rx melhorar apos baixar a potencia do cpe pelo fato do aparelho estar sendo menos forçado e isso deixar ele mais tranquilo pra "escutar melhor".
Você está certo. não baixa a sensibilidade não. Eu que fiz uma pergunta ao Jadir pois tinha entendido mal o que ele escreveu. Mas ele já explicou.
A quetão da grade, "para mim" foi a melhor Jadir. Como já conversamos no passado, minha região é cheia de coxilhas, e ainda por cima muita árvore. àrvores de 10 a 15 metros são comuns dentro da cidade.
Tenho algumas instalações com CPE quando tenho tudo limpo à frente. Mas tenho até evitado comprar CPEs. Tenho um lote de NanoLoco e outros parados. Com kit com grade, a troca se limita a pcba. O problema é que o preço de uma grade 5.8 é injustificável. Ela é menor que uma 2.4. Se fosse um preço semelhante até seria legal.
Quanto a grade receber mais estações, nem sempre acontece. Uma CPE muitas vezes recebe mais, por ser mais aberto. No caso da grade, mesmo que receba mais estações apontando para a setorial, sempre o sinal da setorial irá suplantar outros sinais. A não ser que a torre do concorrente esteja praticamente no mesmo alinhamento.
Tem um vídeo da Computech onde o Luciano cita um caso de um ambiente indoor com dezenas de APs convivendo, como numa feira por ex. E todos funcionam. O mais importante é como você disse : monitorar o SNR. Este é que determina se vai dar ou não.
-
existe algum motivo tecnico pra que os principais fabricantes só botem no mercado cpes com abertura grande? é meio óbvio que o melhor para os clientes deles (nós) que menores angulos de irradiação são melhores pro que a gente faz.
-
Citação:
Gosulator
existe algum motivo tecnico pra que os principais fabricantes só botem no mercado cpes com abertura grande? é meio óbvio que o melhor para os clientes deles (nós) que menores angulos de irradiação são melhores pro que a gente faz.
Uma coisa legal das CPEs com abertura 'grande' (45º e até mais) é que até eu consigo alinhar 2 numa distância não muito grande. Isso sem ter feito nenhuma instalação outdoor ainda.. É tão aberto que até deficiente visual acerta a pontaria.
E gatonet pode usar de AP.
-
Aproveitando que puxei o tópico da cova, e só pra deixar claro:
-Posso usar o canal 36 num PTP?
Também encontrei sinal nas redondezas no canal 48 e 52.
Estou usando o inSSIDer com um adaptador Linksys WUSB600N Dual Band.
-
Uma pergunta offtopic ja que estão falando de 5 Ghz, estas regras aqui citadas podem se aplicar a faixa de 2,4 Ghz?, pergunto isto pois opero em 2,4 com Bullets 2 HP, obrigado.
-
Citação:
SlayerCommand
Uma pergunta offtopic ja que estão falando de 5 Ghz, estas regras aqui citadas podem se aplicar a faixa de 2,4 Ghz?, pergunto isto pois opero em 2,4 com Bullets 2 HP, obrigado.
Não, essas regras são para a faixa 5Ghz
-
Amigos, o que acham que se deve usar na torre e no cliente, AP+WDS, Station+WDS ou AP, Station? se usado WDS qual a diferença pra torre e para o cliente? eu utilizo o NSM5 da torre em bridge + mikrotik e no cliente pretendo usar Bridge para uso com roteadores internos e outros em modo Router, qual a dica sobre esta questão que possam me dar?, obrigado.
-
Ressucitando o tópico pra perguntar se alguém sabe se existe overlapping de canal em 5ghz. Estou usando Largura de Canal de 10mhz nos meus aps, mas não sei se posso deixar eles em, por exemplo: Painel A = 5500, Painel B = 5510, Painel C= 5520, Painel D= 5530.
Alguém sabe me informar isso?
-
Eu vou catucando e as dúvidas vão aparecendo:
Eu setei o Channel Width em 10mhz e dei um survey, meu resultado foi esse:
Dúvidas:
1- O survey só mostra outras redes com largura de canal de 10mhz?
2- a "minha rede2" e a "minha rede3" estão setadas no canal 5500 (DFS), mas no survey diz que elas estão no canal 5755 e 5775. Por que isso?? Esse painel que está fazendo o survey está setado em 5500 (DFS) também.
ps: quando eu desativo o DFS nos paineis, o survey começa a achar eles no canal que de fato eu os setei.
Setei o width do mesmo painel em 40mhz e refiz o survey:
Citação:
MAC Address |
SSID |
Device Name |
Encryption |
Signal / Noise, dBm ▴ |
Frequency, GHz |
Channel |
|
|
|
|
NONE |
-69 / -94 |
5.66 |
132 |
|
|
|
|
NONE |
-78 / -93 |
5.7 |
140 |
|
|
|
|
WPA2 |
-79 / -89 |
5.805 |
161 |
|
|
|
|
WPA2 |
-80 / -93 |
5.58 |
116 |
|
|
|
|
WPA |
-80 / -93 |
5.68 |
136 |
|
|
|
|
WPA |
-81 / -93 |
5.56 |
112 |
|
|
|
|
WPA |
-81 / -92 |
5.785 |
157 |
|
|
|
|
WPA2 |
-81 / -93 |
5.58 |
116 |
|
|
|
|
WPA2 |
-83 / -93 |
5.56 |
112 |
|
|
|
|
WPA |
-85 / -94 |
5.66 |
132 |
|
|
|
|
WPA2 |
-85 / -93 |
5.6 |
120 |
|
|
|
|
WPA |
-86 / -92 |
5.52 |
104 |
|
|
|
|
WPA |
-86 / -92 |
5.5 |
100 |
|
|
|
|
WPA2 |
-86 / -93 |
5.58 |
116 |
|
|
|
|
NONE |
-86 / -89 |
5.805 |
161 |
|
|
|
|
WPA |
-87 / -92 |
5.5 |
100 |
|
|
|
|
WPA2 |
-89 / -92 |
5.825 |
165 |
|
|
|
|
WPA2 |
-89 / -92 |
5.52 |
104 |
|
|
|
|
WPA2 |
-89 / -94 |
5.66 |
132 |
|
|
|
|
NONE |
-90 / -92 |
5.54 |
108 |
|
|
|
|
NONE |
-90 / -94 |
5.66 |
132 |
Dúvidas:
O survey só mostra as outras SSID que estão em 40mhz também???
-
Sim, em 10MHz, o AP so vai mostrar quem ta em 10MHz. Em 40MHz como a opção é 20/40MHz auto, vai mostrar todas redes, menos as em 10MHz.
-
Revivendo um topico Fálido, (fálido nao falecido rsrsr) alguém ai ainda trabalha em 10mhz, estou a montar um pop, e quero saber experiencias própria de ate quantos clientes e possivel por na rocket com basastation 20db em 10mhz, e quantos mega da pra liberar, se possivel poder postar um print em horario de pico, sei que talves seja muito o que estou pedindo mas ja serve de referencias para outros que também tem real interesse de poluir pouco o spectro. deixo a dica. obrigado a todos que poder ajudar.
-
Experiência própria, com Rocket M2, bateu 30 clientes, o UPLOAD fica foda! Já pesquisei pra caramba, já testei de tudo o que é possivel, ja usei tudo quanto é tipo de firmware, os clientes já quase me comeram vivo de tantos testes que eu tive que fazer, parar o serviço e voltar, mas em 10Mhz com Rocket, creio que o mesmo ocorre com o M5, não recomendo mais do que 30 clientes. Até 25 o desempenho é bom, depois desse numero de clientes o upload fica sofrível! Já foi detectada uma falha nos Rocket com firmware posterior ao 5.3.3 q fazia a velocidade de upload cair muito, quando com Airmax ativado, tem um topico só sobre isso no forum da UBNT... Eles disseram que arrumaram esse problema na versão 5.33 em diante, mas pra mim não arrumaram nada, bateu 25 pessoas o desempenho começa cair. Outras pessoas alegam ter 60 clientes com 10MHz, eu não acho boa idéia... Teve um usuário do forum da UBNT que levantou que o Chipset Atheros AR928x tem um problema na operação em 10Mhz q causa esse comportamento, mas não cita fontes, a UBNT parece que quer abafar isso, nao fala nada...
Sei que não tem relação nenhuma uma coisa com a outra, mas eu tomei a seguinte atitude. A UBNT promete 120 usuários no máximo num Rocket o que considero ser um numero ao operar em 40MHz, então minha consideração:
40MHz: 120 usuários
20MHz: 60 usuários
10Mhz: 30 usuários
Faço hoje assim pq acho prudente e não pq o sistema não comporta mais e também por notar desempenho começar a cair após 25 usuários em 10MHz.
Tem outro topico aqui no forum que um colega aí tem 60 usuários em 20MHz e alega baixo desempenho de upload num Rocket M5. Vou ligando uma coisa a outra e bate com essa minha decisão acima, de limitar em 30 o numero de usuarios em 10Mhz, 60 em 20MHz... e se possivel manter um pouco abaixo.
Isso tudo aí pode não ser de todo verdadeiras pra outras instalações, mas foi o resultado que eu encontrei no meu cenário e batendo com informações de outros locais.
Em 10MHz eu não venderia mais do que 2 mega pro usuário final ja que na prática temos um rendimento de 20Mbps de download com 1Mbps de upload - é o máximo que consigo alcançar aqui na melhor das hipóteses!
-
Citação:
raumaster
Experiência própria, com Rocket M2, bateu 30 clientes, o UPLOAD fica foda! Já pesquisei pra caramba, já testei de tudo o que é possivel, ja usei tudo quanto é tipo de firmware, os clientes já quase me comeram vivo de tantos testes que eu tive que fazer, parar o serviço e voltar, mas em 10Mhz com Rocket, creio que o mesmo ocorre com o M5, não recomendo mais do que 30 clientes. Até 25 o desempenho é bom, depois desse numero de clientes o upload fica sofrível! Já foi detectada uma falha nos Rocket com firmware posterior ao 5.3.3 q fazia a velocidade de upload cair muito, quando com Airmax ativado, tem um topico só sobre isso no forum da UBNT... Eles disseram que arrumaram esse problema na versão 5.33 em diante, mas pra mim não arrumaram nada, bateu 25 pessoas o desempenho começa cair. Outras pessoas alegam ter 60 clientes com 10MHz, eu não acho boa idéia... Teve um usuário do forum da UBNT que levantou que o Chipset Atheros AR928x tem um problema na operação em 10Mhz q causa esse comportamento, mas não cita fontes, a UBNT parece que quer abafar isso, nao fala nada...
Sei que não tem relação nenhuma uma coisa com a outra, mas eu tomei a seguinte atitude. A UBNT promete 120 usuários no máximo num Rocket o que considero ser um numero ao operar em 40MHz, então minha consideração:
40MHz: 120 usuários
20MHz: 60 usuários
10Mhz: 30 usuários
Faço hoje assim pq acho prudente e não pq o sistema não comporta mais e também por notar desempenho começar a cair após 25 usuários em 10MHz.
Tem outro topico aqui no forum que um colega aí tem 60 usuários em 20MHz e alega baixo desempenho de upload num Rocket M5. Vou ligando uma coisa a outra e bate com essa minha decisão acima, de limitar em 30 o numero de usuarios em 10Mhz, 60 em 20MHz... e se possivel manter um pouco abaixo.
Isso tudo aí pode não ser de todo verdadeiras pra outras instalações, mas foi o resultado que eu encontrei no meu cenário e batendo com informações de outros locais.
Em 10MHz eu não venderia mais do que 2 mega pro usuário final ja que na prática temos um rendimento de 20Mbps de download com 1Mbps de upload - é o máximo que consigo alcançar aqui na melhor das hipóteses!
Realmente ta me parecendo que o Filzek falow e a realidade, e um tiro no pé. Vamos analizar com sobriedade, ja imaginou seu ap pedindo agua e na hora voce ter que colocar mais ap para poder supri a demanda, voce vai esta poluindo em dobro. Bom se alguém tiver mas case de sucesso e puder postar mais relatos junto com print, e de muita ajuda.
-
Mas o que me deixa confuso é que tem gente relatando bom desempenho em 10Mhz com os Rockets.
Em 2.4GHz eu não to me atrevendo a usar 20MHz pq apesar do desempenho maior a estabilidade é menor e em 10MHz consigo um SNR melhor, noise floor melhor e sinal melhor. O que me deixa puto da vida é não conseguir passa banda de upload! Não posso por mais cliente pq upload não vai! Eu tinha no inicio que download e upload deveriam ser igual ou seja, se com MCS taxando 65Mbps, com Throughput de 30Mbps se eu passasse dados em duplex, ficaria 15 pro download e 15 pro upload, dando 30Mbps agregados, mas não, não sei o que ocorre com esses Rockets que o desempenho de download é bom, mas upload é sofrível! Só pode ser o bug do chipset AR928x mencionado por uma pessoa que sumiu do mapa no forum da UBNT. :(