1 Anexo(s)
Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.
Citação:
Postado originalmente por
cezarborges
Amigos, tenho o seguinte caso: Estou a 10 km da ERB (OI 2G 1800 e 3G em 2100) com visada absoluta, mas as antenas da ERB estão viradas na direção inversa à minha. Consegui sinal de cerca de -85dBm (1800 Mhz) com antena mini-parabola triband proeletronic PQAG-3022.
Pergunta 1: consigo melhorar este sinal com a antena CF1817 da Aquario ou outra?
Pergunta 2: há alguma chance de conseguir o sinal em 2100Mhz com outra antena específica como uma Aquário CF-2117?
Ou o melhor que vou conseguir será com esta antena da proeletronic?
Agradeço a todos.
Em frequências altas assim as coisas são complicadas. Se fosse em 900Mhz ou 850Mhz a conversa era outra, as yagi da Aquario de 20dBi vão bem. Agora pra 1800~2100Mhz só pra lugares onde o sinal é melhor, ou visada direta. O que me preocup aí é você estar recebendo sinal das costas do painel. O que me surpreende. Em 10km não era pra chegar nada... Quanto mais -85dBm. Então sugiro ir dar uma voltinha perto da ERB e confirmar se não tem um painel voltado pra você, nem que seja de canto, tendo em vista que esses painéis são geralemente de 90º.
O que você pode tentar. E eu digo tentar mesmo, é usar uma parabólica de chapa com um alimentador JFA.
E quando falo em parabólica de chapa é daquelas pra banda C satélite de 1,50m ou 1,80m.
Isso pra TALVEZ funcionar.
Em 2100Mhz, um teste com antenas tipo "grelha" de 2.4Ghz pode medir a febre do sinal.
Mas o ideal é um kit assim:
https://produto.mercadolivre.com.br/...i-jfa-1821-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/...-180cm-180-_JM
Existem parábolas de chapa da Lemon, de 1,30m por R$230 que também servem.
Agora uma pergunta. Qual a necessidade de melhora de um sinal de -85dBm para telefonia celular? Esse sinal é mais que suficiente para ligações. Sua dificuldade pode estar em mandar o sinal de volta pra ERB e transmitindo pelas costas dos painéis fica pior ainda.
Neste momento estou com sinal de -93dBm chegando no meu celular. Nada a reclamar. Perfeito!
Anexo 68138
Se diminuir pra uns -100dBm a única coisa que piora é a navegação 3G. Mas ligações ainda ficam OK
Citação:
sphreak
Em frequências altas assim as coisas são complicadas. Se fosse em 900Mhz ou 850Mhz a conversa era outra, as yagi da Aquario de 20dBi vão bem. Agora pra 1800~2100Mhz só pra lugares onde o sinal é melhor, ou visada direta. O que me preocup aí é você estar recebendo sinal das costas do painel. O que me surpreende. Em 10km não era pra chegar nada... Quanto mais -85dBm. Então sugiro ir dar uma voltinha perto da ERB e confirmar se não tem um painel voltado pra você, nem que seja de canto, tendo em vista que esses painéis são geralemente de 90º.
O que você pode tentar. E eu digo tentar mesmo, é usar uma parabólica de chapa com um alimentador JFA.
E quando falo em parabólica de chapa é daquelas pra banda C satélite de 1,50m ou 1,80m.
Isso pra TALVEZ funcionar.
Em 2100Mhz, um teste com antenas tipo "grelha" de 2.4Ghz pode medir a febre do sinal.
Mas o ideal é um kit assim:
https://produto.mercadolivre.com.br/...i-jfa-1821-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/...-180cm-180-_JM
Existem parábolas de chapa da Lemon, de 1,30m por R$230 que também servem.
Agora uma pergunta. Qual a necessidade de melhora de um sinal de -85dBm para telefonia celular? Esse sinal é mais que suficiente para ligações. Sua dificuldade pode estar em mandar o sinal de volta pra ERB e transmitindo pelas costas dos painéis fica pior ainda.
Neste momento estou com sinal de -93dBm chegando no meu celular. Nada a reclamar. Perfeito!
Anexo 68138
Se diminuir pra uns -100dBm a única coisa que piora é a navegação 3G. Mas ligações ainda ficam OK
Conheço um instalador que usou esse alimentador da JFA desse link acima, em uma parabólica telada de uns 2m de diâmetros, e só funcionou alguns dias e depois o sinal deu TCHAU e nunca mais voltou; isso em cima de um morro a 20km em linha reta da torre da Tim na frequência de 1800mhz, enquanto isso, ele trocou por uma antena de grade triband da proeletric e deu melhor resultado indicando 1 a 2 barrinhas de sinal no celular de mesa da aquario!
Citação:
chicao48
Conheço um instalador que usou esse alimentador da JFA desse link acima, em uma parabólica telada de uns 2m de diâmetros, e só funcionou alguns dias e depois o sinal deu TCHAU e nunca mais voltou; isso em cima de um morro a 20km em linha reta da torre da Tim na frequência de 1800mhz, enquanto isso, ele trocou por uma antena de grade triband da proeletric e deu melhor resultado indicando 1 a 2 barrinhas de sinal no celular de mesa da aquario!
Se era da TIM em 1800Mhz o sinal sumiu depois de alguns dias não foi devido a antena. A TIM está desativando massivamente o 2G em 1800Mhz e migrando essa frequência para o 4G em baixa potência. 95% de certeza que o "sumiço" do sinal é por isso.
Eu tô trabalhando direto com substituição de antena e equipamento de telefonia rural devido a essas mudanças da TIM. Tem cliente que investiu mais de R$2.000,00 em repetidor Aquário em 1800Mhz e agora está sem sinal nenhum.
Isso porque o 2G nessa frequência, que ia longe (15km ou +) além de ser desativado, ficou com sinal da TIM operando só em 4G (que é dependente do 3G em 2100Mhz) em distâncias de até 7km.
Onde tinha 2G em 900Mhz continuou ativo. Onde não tinha ficou só o 2100Mhz pra voz.
Os usuários e instaladores menos atentos estão condenando equipamentos, telefones, modens, antenas e cabos, quando a culpa é da operadora que está migrando a frequência sem aviso prévio.
Aproveitando seu comentário, não sei o que está acontecendo com o sinal da Tim, mais acho que essa operadora baixou a potência de sinal de transmissão, na distância de 20km em linha reta da torre está vários dias com problemas de sinal tanto as antenas de 900 quanto as de 1800mhz. Dois celulares em 900 e dois em 1800mhz estão nesse momento sem sinal. Um familiar meu foi preciso ir na cidade para ligar para mim, kkkkkk. Já liguei da cidade para esses telefones informados, e realmente estão todos sem comunicação. Fui informado que às vezes só funcionam à noite, kkkkkkk!
Citação:
chicao48
Aproveitando seu comentário, não sei o que está acontecendo com o sinal da Tim, mais acho que essa operadora baixou a potência de sinal de transmissão, na distância de 20km em linha reta da torre está vários dias com problemas de sinal tanto as antenas de 900 quanto as de 1800mhz. Dois celulares em 900 e dois em 1800mhz estão nesse momento sem sinal. Um familiar meu foi preciso ir na cidade para ligar para mim, kkkkkk. Já liguei da cidade para esses telefones informados, e realmente estão todos sem comunicação. Fui informado que às vezes só funcionam à noite, kkkkkkk!
A TIM é a pior operadora do Brasil. Se for no Paraná é pior ainda.
As torres se desligam sozinhas, ficam dias sem sinal e quando é reclamado no atendimento deles a informação é sempre a mesma "tudo normal", ou "cliente em área de sombra", ou ainda "as tecnologias não estão todas disponíveis", ou a que eu fico mais puto: "só existe sua reclamação".
Resumindo: Nada nesse país é sério em lugar nenhum e a culpa de estar sem sinal é sempre do usuário. Piada...
Com relação específica ao seu sinal. Verifique se essas frequências que você mencionou não foram desativadas.