O problema parece estar na configuação do seu mk...
Qual versão usa?
Forma de autenticação?
Como esta seu firewall?
De mais detalhes...
olá amigos eu configurei o thundercache aki conforme o tuto e está rodando porem precebi que não estava senho feito as caches de arquivos, paginas e youtube. querendo resolver não sei se fix beteira mais eu fiz uma "atualização" baixei http://www.thundercache.org/repo/thundercachev21.tar descompactei os arquivos e copie para a pasta /etc/squid e mesmo assim não resolveu o prob da cache. limpo o navegador e as paginas abrem meio lentas ainda só a partir da segunda vez que abre mais rápido mais ai é a cache do navegador que está acelerando e não o thunder.
Gostaria de saber como posso saber se realmente está sendo feito as caches sei que existe uma pagina que abrimos pelo browserse não me engano thundercach.php mais tb não sei como pois tentei tb e não consegui.
segue a configuração dos arquivos:
squid.conf
http_port 3128 transparent
visible_hostname conprove
icp_port 0
acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/32
acl to_localhost dst 127.0.0.0/8
acl con_clients dst 192.168.2.0/24 192.168.3.0/24
acl purge method PURGE
acl CONNECT method CONNECT
acl Safe_ports port 80 # http
acl Safe_ports port 21 # ftp
acl Safe_ports port 443 # https
acl Safe_ports port 70 # gopher
acl Safe_ports port 210 # wais
acl Safe_ports port 1025-65535 # unregistered ports
acl Safe_ports port 280 # http-mgmt
acl Safe_ports port 488 # gss-http
acl Safe_ports port 591 # filemaker
acl Safe_ports port 777 # multiling http
acl Safe_ports port 631 # cups
acl Safe_ports port 873 # rsync
acl Safe_ports port 901 # SWAT
acl SSL_ports port 443 # https
acl SSL_ports port 563 # snews
acl SSL_ports port 873 # rsync
http_access deny !Safe_ports
http_access deny CONNECT !SSL_ports
http_access allow manager localhost con_clients
http_access deny manager all
icp_access allow purge localhost con_clients
icp_access deny purge all
cache_mem 2048 MB
maximum_object_size 40 MB
minimum_object_size 0
cache_dir ufs /var/spool/squid 650000 16 256
cache_effective_user proxy
ftp_user [email protected]
hierarchy_stoplist cgi-bin ?
access_log /var/log/squid/access.log
refresh_pattern ^ftp: 1440 20% 10080
refresh_pattern ^gopher: 1440 0% 1440
refresh_pattern -i (/cgi-bin/|\?) 0 0% 0
#refresh_pattern (Release|Package(.gz)*)$ 0 20% 2880
refresh_pattern . 0 20% 4320
acl shoutcast rep_header X-HTTP09-First-Line ^ICY\s[0-9]
upgrade_http0.9 deny shoutcast
acl apache rep_header Server ^Apache
broken_vary_encoding allow apache
extension_methods REPORT MERGE MKACTIVITY CHECKOUT
hosts_file /etc/hosts
coredump_dir /var/spool/squid
acl ADSAdClient url_regex ADSAdClient31.dll
http_access deny ADSAdClient
deny_info http://www.conprove.com/banner_msn.html ADSAdClient
server_persistent_connections off
zph_mode tos
zph_local 0x30
url_rewrite_children 100
url_rewrite_program /etc/squid/loader.php
acl thundercache_allow_url url_regex -i \.youtube\.com\/get_video\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i \.googlevideo\.com\/videoplayback \.googlevideo\.com\/videoplay \.googlevideo\.com\/get_video\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i \.google\.com\/videoplayback \.google\.com\/videoplay \.google\.com\/get_video\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i \.google\.[a-z][a-z]\/videoplayback \.google\.[a-z][a-z]\/videoplay \.google\.[a-z][a-z]\/get_video\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i (25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\/videoplayback\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i (25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\/videoplay\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i (25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\.(25[0-5]|2[0-4][0-9]|[01]?[0-9][0-9]?)\/get_video\?
acl thundercache_allow_url url_regex -i media[a-z0-9]?[a-z0-9]?[a-z0-9]?\.tube8\.com\/
acl thundercache_allow_url url_regex -i \.mais\.uol\.com\.br\/(.*)\.flv
acl thundercache_allow_dom dstdomain .terra.com.br dl.redtube.com .orkut.com .avast.com .avg.com .windowsupdate.com .grisoft.com .avgate.net .globo.com .terra.com .eset.com
acl thundercache_deny_url url_regex -i http:\/\/[a-z][a-z]\.youtube\.com http:\/\/www\.youtube\.com
url_rewrite_access allow thundercache_allow_url
url_rewrite_access allow thundercache_allow_dom
redirector_bypass on
url_rewrite_access deny all
acl servercache dstdomain 192.168.10.250
cache deny servercache
thunder.conf
<?php
/**
* This program is free software; you can redistribute it and/or modify
* it under the terms of the GNU General Public License as published by
* the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or
* (at your option) any later version.
*
* This program is distributed in the hope that it will be useful,
* but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
* MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
* GNU Library General Public License for more details.
*
* You should have received a copy of the GNU General Public License
* along with this program; if not, write to the Free Software
* Foundation, Inc., 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111-1307, USA.
*
* (C) Copyright 2008-2009 Thunder Cache
*
* For more information check THUNDERCACHE.ORG
*
* Configurations of system
*
* @author rodrigo manga <[email protected]>
*/
$cache_dir = "/var/www/thunder";
$disk_max = 95; // in percent
$cache_scr = "/etc/squid";
$server_ip = "000.000.000.000";
$cache_url = "http://$server_ip/thunder";
$download_speed = 512; // kbytes
$logadd_on = false;
$redir = ""; // keep empty if you need a internal rewriter
$proxy_host = ""; // keep it empty if you dont need proxy
$proxy_port = "3128";
//limpeza
$time_delete = 45; // in Day
$disk_limit = 83; // in percent
$list_files = 50; // in number
//advanced params - IF YOU DONT KNOW, DONT TOUCH!
$packet_size = 5900; // in bytes
$packet_delay = 60000; // time in micro second
$download_timeout = 25;
?>
resolv.conf
nameserver 192.168.2.1
atenciosamente,
no aguardo...
Segue a configuração do meu MK para análise:
# aug/11/2009 10:10:25 by RouterOS 3.27
#
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface="Link 2" src-address=192.168.124.0/24
add action=masquerade chain=srcnat comment="Nat Debian" disabled=no src-address=192.168.10.0/24
add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=no dst-address=!192.168.10.250 dst-port=80 protocol=tcp \
src-address=192.168.124.0/24 to-addresses=192.168.10.250 to-ports=3128
/ip firewall mangle
add action=mark-connection chain=forward comment="Cache Full" content="X-Cache: HIT" disabled=no \
new-connection-mark=forward-hits passthrough=yes protocol=tcp
add action=mark-packet chain=forward comment="" connection-mark=forward-hits disabled=no new-packet-mark=cache-hits \
passthrough=yes
add action=mark-connection chain=postrouting comment="" disabled=no dscp=12 new-connection-mark=proxy-hits \
passthrough=yes
add action=mark-packet chain=postrouting comment="" connection-mark=proxy-hits disabled=no new-packet-mark=\
proxy-squid passthrough=yes
add action=mark-connection chain=forward comment="Thunder - Cache Full" disabled=no dst-address=192.168.10.250 \
dst-port=80 new-connection-mark=thunder-connection passthrough=yes protocol=tcp
add action=mark-packet chain=forward comment="" connection-mark=thunder-connection disabled=no new-packet-mark=\
thunder-packs passthrough=yes protocol=tcp
#
/queue tree
add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=2M max-limit=3M name=Cache-Hits packet-mark=\
proxy-squid parent=global-out priority=8 queue=default
add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=2M max-limit=3M name=Cache-Old packet-mark=\
cache-hits parent=global-out priority=8 queue=default
add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=2M max-limit=3M name=ThunderCache \
packet-mark=thunder-packs parent=global-out priority=8 queue=default
Olá amigo, bom dia. Também sou novato no MK mas espero poder ajudar.
Bem em relação ao You Tube da uma olhada nesta explicação que vai resolver seu problema:
No youtube.com.php está assim:
Código:
if ((preg_match("/\.googlevideo\.com/", $url,$result)) or (preg_match("/\.youtube\.com/", $url,$result))){ // get videoid $videoid = get_videoid($url);
Subistitua por isto
Código:
if ((preg_match("/\.googlevideo\.com/", $url,$result)) or (preg_match("/\.youtube\.com/", $url,$result))){ // removendo noflv $pattern = '/(&)?noflv=[0-9]{1,}/i'; $url = preg_replace($pattern, "", $url); // get videoid $videoid = get_videoid($url);
P.S.: As modificações removem da url "&noflv=1", o que estava gerando os "erros"
Sobre o cache duplo, ainda estou pensando em uma solução, para linux funciona, mas em win32 não (somente Vista/2008 acima).
O Link desta página segue aqui: Thunder cache não está fazendo cache dos vídeos do youtube
em relação ao linux, vc usa o ubuntu ou o debian? qual a versão do seu MK?
Olá amigos, descobri onde errei!
eu ja tinha configurado td conforme o tutorial e não sei o que houve mais as configurações não tinhão sido salvas, reconfigurei novamente o squid.conf e o thunder.conf e agora ta show de bola.
ta cacheando td certinho.... paginas, youtube e downloads!!!! que maravilha rsrsrsrsr
só uma coisa que percebi, os videos do terra não estão rodando a tela fica preta e não funfa. o que será? alguem pode dar uma força?
obrigado
Atualize o seu Thunder através do Repositório Oficial www.thundercache.org ,Tenho o thundercache instalado aqui e esta cacheando 100% todos os plugins..
Chamo a atenção para o plugin do AVG,o mesmo não esta sendo atualizado mais aqui na minha rede,então não tenho certeza se é problema no meu plugin ou avg ...
Fora isso esta tudo ok quanto ao funcionamento do thundercache disponibilizado no site Oficial...
eu ja tentei mais não consegui, da para vc me falar como tenho que fazer, pois acho que da forma que estou fazendo não deu certo.
eu fui na pagina thundercache.org e peguei os plugins abri os do terra e globo, editei os arquivos correspondentes e colei os códigos. fiz isso tb no arquivo thunder.lst, reinicio o servidor para recarregar e não funciona. no terra algumas vezes aparece uma mensagem [video_not_found] e as vezes só fica a tela preta. ja na globo roda só o comercial e o filme mesmo não rola, fica na tela preta tb.
Sei que isso já é um problema conhecido só que não estou conseguindo.
muito obrigado.
bom dia a todos, acordei hj as 4 da matina pra colocar meu novo server no ar, funcionou tudo blz, ou melhor, quase tudo, a parte de redirecionamento de downloads nao está funcionando, onde eu marco os pacotes pra redirecionar pro link q deixei pra fazer downloads (em mangle) percebi q se eu colocar o address list em src-address-list ele redireciona certinho, porem nao consigo fazer nenhuma navegacao....alguem pode me ajudar?
1 - O thundercache que vc esta usando ai é o que tem thunder.php e thundercache.php?
2 - Esta usando o thundercache com instalação através do script?
Obs.:
Quando falamos em atualizar o thundercache,não é somente copiar e colar os plugins...
ThunderCache com instalação através do script,eu usava e ja vi muitos que usavam e estão tendo o msm problema...
Uma sugestão a todos que estão tendo problemas com o thundercache...
Não fique tentando fazer emendas,pegue em bancada e instale em uma maquina uma distro (debian/ubuntu) seguindo o passo a passo ja postado aqui em um outro tópico....
No Mk basta colocar umas simples regras para fazer a marcação de pacotes vindo do proxy e pronto,tudo funcionando normalmente...também ja postado aqui...
Caso use loadbalance,sugiro a fazer o mesmo em um mk paralelo,também ja postado aqui (a não ser que saiba exatamente o que esta fazendo).
Sobre qual versão usar do MK ou distro linux:
- No MK as versões que ja testei e estão funcionando sem problemas são 3.13 até 3.28
- No Linux as versões que testei e estão funcionando sem problemas são Debian/Ubuntu
Mais uma vez resaltando,é recomendado que faça testes em bancada com o MK o mais básico possivel,pois algumas regras em seu firewall pode gerar problemas no desempenho do thunder,então faça a instalação e integração do proxy/thunder ao mk e teste...vera que vai fluir numa boa... após isso comece a personalizar seu firewall....
Detalhe,algumas pessoas tem me procurado no msn relatando problemas e em muitas fiz um acesso remoto e vi regras de firewall bloqueando a porta de conexão ente o proxy e MK rs... ai fica dificil msm qualquer proxy se comunicar com o mk neh ... outra coisa é a famosa versão 2.9.27 Crk,como muitos sabem ,essa versão msm original possui bugs que foram corrigidos nas vesões posteriores a ela...então abra a mão e faça um pequeno mas valioso investimento em uma licença..
Para nos pequenos provedores que usamos nosso link dedicado aliado a outros links adsl,esta ai o PCC (Alguns chamam de Primeiro Comando da Capital :rock:,mas acho que deveria ser PCCC Primeiro Controle Confiável de Conexões) que esta se mostrando ser uma otima opção de balance... Opção essa que esta disponivel apenas em versões 3.24 acima...
Por enquanto são apenas estas as sugestões,mas que farão o minimo e básico ou seja,farão que seu proxy/thunder funcione rs ...
t+
BillGates, por favor, me ajude com esse meu problema, ta comendo todo o meu link e o adsl de 8MB ta saindo somente uma merreca...desde ja agradeco....
Configuracoes:
2 Link, sendo 1 de 2MB FULL e outro de 8MB ADSL (speedy)
fiz tudo conforme o tutorial: deixei o de 2MB FULL como o default e quero colocar os downloads para sair somente no ADSL de 8MB...
caso vc quiser eu passo meu ip pra vc conectar e ver o problema, meu msn: [email protected]
grato
Depois que passei os modens todos para modo bridge,não estou mais conseguindo redirecionar as extensoes .exe .rar etc para um link em especifico...
Logo que tiver a solução ,posto akee!
"Detalhe,ja comentei isso de nao estar funcionando muito bem o redir para "downs"
Boa tarde a todos,
Visando em deixa o link1 somente para navegação eu pesquisei sobre o Outlook Express, Mozilla Thunderbird e outro gerenciador de email.
Bom as portas padrao pop3 e smtp são as 110 e 1080 respectivamente.
Mais tambem tem as portas pop3 SSL e smtp SSL que são as 995 e 587 respectivamente.
A regra fikaria a seguinte
/ip firewall mangle
add action=mark-routing chain=prerouting comment="Pop3 SSL" \
disabled=no dst-port=995 new-routing-mark=Link-3 passthrough=yes protocol=tcp
add action=mark-routing chain=prerouting comment="SMTP SSL" disabled=no dst-port=587 \
new-routing-mark=Link-3 passthrough=yes protocol=tcp
floww
BillGates, to com um probleminha aki no meu thundercache, vou tentar explicar pra vc o que ta acontecendo...
quando entro em um video q nao está cacheado, ele comeca o filme e derrepente ele para como se ja tivesse passado todo o filme, eu vou entrando nele toda hora até ele ficar em cache, depois nao da mais problemas, o q poderá estar ocorrendo com meu cache? fiz tudo certinho e depois conferi varias vezes....vc pode me ajudar nisso?
obrigado
billGates, os os videos voltaram ao normal...só que o thunder para de fazer o cache, onde eu marco ele na mangle nao vejo passar nenhum pacote e nem na queues tree nao tem trafego nenhum...a versao do thunder é a mesma do tutorial e rodei o script mesmo, estou montando um outro cache mas esse é pra outro servidor aki da empresa mesmo, mas nesse vou montar manual, ou seja, sem o script.
percebi tb q a net ficou um poko lenta, será q é o cache?
billgates, acabei de reiniciar o servidor do thunder e ele voltou a fazer cache, to usando um maquina com 2 de memoria ram e um hd de 750gb, o q será q pode ser?
precisa de alguma informacao a amais?
O que posso lhe adiantar é o seguinte,faça o seu proxy desde o inicio,assim vc sabera tudo o que foi feito e instalado e ao mesmo tempo aprendera...
https://under-linux.org/f130724-thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-por-billgates
Olha só,assim como comentado neste e em outros tópicos,o minimo de Hardware seria:
P4 3.0Ghz .. 4GB de RAM .. HDSataII (500GB) .. Sugiro colocar o thunder em um HD para cachear separado do Squid.
Uso aqui uma estrutura semelhante:
Proxy em Ubuntu 9.04
C2D 2.0GHZ .. 4GB de RAM .. HDSataII 750GB para o ThunderCache e HDSataII 320GB para o Squid.
Seguindo este cenário tenho 290 clientes,sendo que 140 simultâneos em média...
Gostaria de turbinar a porta 80 com dois links de 2 mega pois percebi que o trafego da porta 80 e em geral o dobro de uso do outros 2 links...0 link 3 nao fica carregado de trafego acho que nao esta capitando todo trafego do msn e orkut...alguma dica?
Parabens pelo seu topico acho um dos melhores do site.
E é mesmo colega, a porta 80 é a mais requisitada em tudo,bom aqui em minha rede percebo que não são downloads o que mais gera trafego na porta 80 e sim os sites que contenham vídeos.Te aconselho a marcar os sites de vídeos (youtube,globo principalmente) para o link 3,ai sim vc vera trafego nele.
Estou fazendo testes em um balance em modo pcc, de forma que uns 3 links ficariam para a porta 80 e outros links para videos e p2p...
Olá eu uso MK 2.9 com Hotspot + DHCP + STATICO , como seria a configuração sendo que ja instalei tudo da forma desse tuto ? meu ip de cliente e faixa 192.168.10.0/ sendo meu ip do mk 192.168.10.1 e queria saber como fica minha configuração do servidor thunder pra integrar ao mk , sendo que meu servidor ubuntu está com ip 192.168.10.2 ? , outra coisa eu ligo ele direto no swicht ou cabo cross integrando outra placa de rede no Mk ? a Nat de redirecionar qual seria pra essa config do meu prover ? sei que tenho que desativar o cache full do mk . abraços a todos que possam me dar uma luz , só to esperando uma ajuda pra colocar o sever proxy externo pra funfar aqui junto ao mk .
add chain=srcnat src-address=192.168.10.0/24 action=masquerade \
comment="Nat-Ubuntu" disabled=no
add chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128 \
comment="PROXY REDIRECTION" disabled=yes
add chain=dstnat src-address=192.168.10.0/24 dst-address=!192.168.10.2 \
protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=192.168.10.2 \
to-ports=3128 comment="Redirecionamento para o Proxy" disabled=yes
Estas regras serve de redirecionamento para comunicação do mk com thunder,e de preferencia ligue com cabo direto cossover.
:trytofly:
Obrigado amigo por me responder ,mais outra duvida , como seria pra aparecer minha pagina hotspot , que vai fazer esse papel e o Mk mesmo ou agora ou o Porxy externo ? . Porquer precisa dessa tela de logim e senha do hotspot para ter acesso a net .
O grande Bill. aqui ta dando o seguinte problema: Depois de instalar o debian, baixar os pacotes e instalar o thunder, quando rodo o winscp, ele retorna o seguinte erro : Conection refused. Tentei entrar por ftp, mas nao consigo logar como root por ftp no windows, nem pelo MK, porém antes de pensar que digitei senha errada, quando logo no debian como root e coloco minha senha ele entra. o que poderia estar acontecendo ? por favor !
Continua dando o mesmo erro ! tem ideia do q pose ser ? estou instalando pelo debian, mas testei pelo unbuntu e conseguia acesso ao Servidor thunder ( porém não conseguir fazer funcionar o cache ) , só que pelo debian, nem acessar os arquivos *.conf pelo Win scp estou conseguindo, reparei na lista de Hosts de meu hotspot, que ele está lá, cadastrei ele em Bidings e ele está tudo certo, (aparentemente), consigo pingar o servidor, mas nada de acessá-lo ! alguém pode ajudar ?
O pior é que agora até tenta logar no Win scp, mas agora ta dando que a senha ta errada, olha a figura .
O pior é que no debian, pelo terminal, eu logo com a senha de usuario root normalmente, estranho ...
Até tentei dar o comando sudo passwd, pra alterar a senha e mesmo assim, depois de alterada eu reinicio o debian, e entro com a nova senha root, já pleo programa Ftp e pelo Mk nao autoriza ...
Olá !
Venho parabenizar o autor do tutorial.. vou iniciar mas preciso saber.. ele pode funcionar na versão 3.28 ? e se o final do tutorial acaba no passo 16 ou tem mais?
pq estive acompanhando..e não vi mais nada !
antecipadamente agradeço
Carlos Gonzaga
ola, galera...
to com um probleminha aki, fiz o meu servidor de loadbalance conforme o tuto, mas to tentando colocar o balanceamento por nth, mas pra isso preciso q os ips dos meus clientes cheguem ao mkloadbalance, alguem sabe como fasso isso?
alguem ja tem, o script com thundercache atualizado??
em qual server amigo, no mk controle ou no balance, tem como vc postar a regra de como ficaria?
desde já agradeço...
Bill, muito obrigado pelo tutorial, aqui esta rodando beleza.
Tem uma situacao que estou tentanto implantar e nao consegui, entao peco a tua ajuda e dos companheiros do forum.
Tenho 04 links adsl, e quero colocar 01 link adsl, para uma faixa de ip. Onde nao vai entrar no redirecionamento da porta 80 e etc.
Ou seja vai ser um link com todas as portas para aquela faixa de ips.
Tem como fazer isto??
As regras é pau mas tu terá que adicionar no mk controle a rota padrão que será o mk balanceador (dst-adress 0.0.0.0/0 gateway [ip do mk balanceador]) e no balanceador tu adiciona as redes que o que o mk controle tem para o mk balance poder devolver os pacotes por exemplo se teus clientes tem ip na faixa 192.168.100.0/24 adiciona no mk balance dst-adress 192.168.100.0/24 gateway [ip do mk controle] no mk balance fica o masquerade ja no mk controle fica so as rotas da uma lida em rotas q é tranquilo tem um wiki falando sobre rotas no mk ou então ve sobre rotas no linux e coloca faz parecido no mk pelo winbox e so entender rotas q fica facil
Sugiro a quem esteja pensando em seguir este tópico,que siga o tópico da minha assinatura...
Concordo com vc colega!!!
Aos moderadores,peço que se por gentileza acharem por bem,podem dar um Closed neste tópico!
boa noite companheiros
no seu cenario diz q sua versão e a 5.1 mais eu n achei o link para baixar dae baixei a 5.0 sera q tem diferancia entre as funçoes desse tutorial ????, sera q e por isso q eu não consigo baixar os arquivos cintados na parte2 ??
agradeço a todos q me derem essa luz!!!!!!!!!!!!!!!!
boa noite
no seu cenario diz q sua versão e a 5.1 mais eu n achei o link para baixar dae baixei a 5.0 sera q tem diferancia entre as funçoes desse tutorial ????, sera q e por isso q eu não consigo baixar os arquivos cintados na parte2 ??
[boa noite companheiros
no outro topico eu tenho q udar o ubutu 9.0 n e isso ?? eu ja fiz so q fiquei na parte q tem q fazer a cópia dos arquivos que foram descompactados dentro da pasta Thunder, e antes disso o link da v21 sempre dava notfoud so consegui a v22 sera q tem alguma complicação??? r com sou novo no linux queria começar de baixo mesmo , agora eu consegui baixar so q depois q reinicei o sistema , não ta vindo mais net para dentro do servidor , não consigo pingar mais em site algum , e a proxima etapa e configura o mk com o ip do debiam e depois piggar ele isso tb n to conseguindo , meu server to usando a placa onbord como eth0 e a off eth1
pode me passar mais detalhes q desde q 4 d atarde to fazendo isso aqui quero montar essa rede aqui na minha empresa para garantir meu emprego kkk
agradeço d+ se vc poder contribuir
onde baixo a ver do MK 3.13