Qual sistema seria melhor para implantar o thunder?
Ubuntu server
ou
Debian?
Versão Imprimível
Qual sistema seria melhor para implantar o thunder?
Ubuntu server
ou
Debian?
Gustavinho...eu ja Implementei nos Dois e Particularmente não vi diferença nenhuma ..na questão de Desempenho e Funcionamento ..são muitissimos parecidos ..pode ir em qualquer um ..que de Distro vc estara bem servido seja Debian Seja Ubuntu Server ..basta apenas caprichar na config do Thunder ..abraços
creio que nao..
deebian reconhece mais de 3,2gb se. instalado o bigmem, ou uma versao x64,
o msm digo para o ubuntu.
dedbian x ubuntu, fico com o ubuntu server, pq alem de ser debian, foi dedsenvlvido para servidores,,
deebian n,, instala um bucado de porquera,,
Uma outra duvida minha seria sobre a contagem de logs.....pois aqui estou implantando o PROXYLIZER da MK e gostaria de saber se utilizando o thundercache ele pegaria os logs de acesso a web dos usuarios, isso é possivel?.
vlw
Não necessariamente, vc pode usar 0.0.0.0/0 (menos seguro mas funciona) ou seus ip's com /8 ou /16 e ai ele aceitará tudo.
Amigos Boa Noite, estou usando o Thunder ja algum tempo aqui, mas de uns tempos pra cá venho tendo um problema que não consigo resolver. No caso os clientes param de navegar, mas pigam em todos sites. ja verifiquei o dns do mk e está tudo ok. Quando tiro a regra que redireciona os clientes para o thunder, funciona normalmente.
Se alguem ja passou por alguma situação parecida e puder colaborar.
Abraços e Obrigado
Bruno Cabrini
Tira o orkut.com do thunder.lst e mova o orkut.com.php para outro nome.
Muito obrigado pela resposta....mas tem como explicar mais detalhadopois sou leigo em sistema linux...
Ah entedi.....e isso também serve para a regra de redirecionamento do proxy, como você citou no começo?
"add chain=dstnat src-address=192.168.253.0/24 dst-address=!192.168.10.250 \
protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 \
to-ports=3128 comment="proxy for HTTP requests" disabled=no
Onde está grifado de vermelho coloque a faixa de ip's de sua rede"
Ficando tipo..
add chain=dstnat src-address=0.0.0.0/0 dst-address=!192.168.10.250 \
protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 \
to-ports=3128 comment="proxy for HTTP requests" disabled=no
Ta dando um erro aqui quando inicia o debian......
Starting web server: apache2apache2: Could not reabli determine the server's fully qualified domain name, using 192.168.150.5 for ServerName.
esse ip é o ip que eu usei quando eu instalei o debian pois ainda não sabia que ele usaria o 192.168.10.250
Alguem sabe ,do que se trata,como acertar e como verificar se meu apache ta funcionando?
O apache não está conseguindo pegar o "nome" da máquina (tipo Google), não atrapalha em nada, mas se você quer que desapareça essa mensagem, configure um servidor dns.
Boa noite,
Gostaria de saber qual configuração minima para uma rede de no maximo 80 pessoas,
que posso instalar o ThunderCache? As condições aqui ta meio precaria!:laugh:
obrigado....isso mesmo que vou fzer ....ja ta com o pacote dns no debian instalado....assim que terminar o thunder vou fazer o serv. dns
Outra coisa .....to com dificuldade para integrar o thunder com meu mk....
Tenho o thunder instalado mas to com dificuldades na integração junto com o Mikrotik , visto que uso Hotspt,Web-proxy transparente e cache do mk mesmo......
Fiz a regra de Nat para a placa de rede onde esta o thunder 192.168.10.250.
Fiz a regra desviando da porta 80 para a porta e o ip do thunder....mas parece que meu cache do mk ainda é ele que ta funcionando.....o que será que ta faltando?
e da essa mensagem quando eu coloco no web proxy o ip do thunder....
O web-proxy do mk esta sempre funcionando, porque esta trabalhando com parent-proxy, ou seja ele consulta o cache pai (no caso o squid), vc tem q ver se configurou corretamente o mk para buscar cache no squid, como isso é simples considero que vc já o fez. Verifique se o proxy esta funcionando com uma maquina direto nele depois muda para o mk.
Se vc estiver usando a 2.9.27 o squid é o 2.6, como no erro do print a versão do squid é a 2.7 então o erro está no squid do server, e não no MK.
Amigo,
Desativa seu web-proxy do mikrotik e faz a regra de redirecionamento da porta 80 pra porta do seu squid thunder possivelmente a 3128. Só isso e o mk ja estara buscando o cache do Thunder.O s dois juntos ( web-proxy do mk + squid thunder ) ficara mais complicado pra vc .
https://under-linux.org/forums/custo...ar48544_13.gif Roberto21,
meus parabéns pelo tópico, me esclareceu pequenas duvidas que tinha, nada de receita pronta, fazendo o pessoal estudar e aprender realmente o que está fazendo.
Já venho testando o CacheVideo a algum tempo, e mudei para o Thunder Cache por ter maiores vantagens. E como sempre, muito bem feito por "Brasileiros".
Meus parabéns para todos os que participam e colaboram com o desenvolvimento do sistema, principalmente para os desenvolvedores.
Usando para testes Mikrotik 2.9.27 paralelo ao Debian Lenny 5, Squid 2.7 e Apache2.
ola a todos, como o demo bill ai citou, realmente os topicos desse forum sao de muita valia pra todos que estao iniciando nessa area do thunder, inclusive pra mim foi importantissimo, aprendi muita coisa ja, mas mesmo depois de estar rodando aqui o servidor, achei melhor contactar os servicos do roberto pra dar uma geral e deixar 100%, valeu roberto pela força ai, aqui ta rodando legal. no mais vamos aproveitar esse forum pra aprender mais e mais sempre.
Boa Noite senhores...
Gostaria de controlar a velocidade do cachefull de maneira individual pra cada cliente, exemplo:
cliente tem 300k velocidade de arquivos q estao em cache, e 150k de arquivos q nao estao no cache
isso é possivel, alguem pode me ajudar, ja tentei varias regras porem nao tive sucesso, hj meu cache full esta limitado de maneira total com uma queue tree a 4mb
desde ja agradeço....
[email protected]
Alguem utilizava o sistema SYSLog da MK para fazer o controle de logs de paginas visitadas?
Pois ele puxava do proxy do MK, agora com o paralelo será que funcionaria?!
isso mesmo... se chama parent-proxy
Tipos de configurações possiveis de proxy com mk:
Vale apena por o Cache full? - Página 3
Abs!
Roberto parabens pela sua iniciativa de ajudar os mais leigos no assunto, inclusive eu q estou apanhando um pouco ainda, estou tendo problemas com a marcaçao dos pacotes do thunder para fazer o full dos videos, vc poderia me esclarecer essa regra de marcaçao pelo ip do thunder?
desde ja agradeço
Amigos gostaria de saber se alguem pode me dar uma dica de como instalar o Ubuntu descrito no Tutorial.
Já tentei de Tudo:
Baixei o [ubuntu-8.04.2-desktop-i386.ISO] e tambem o [ubuntu-9.04-desktop-i386.ISO] fiz varios CD's tanto usando o Nero 6 como tambem o ImgBurn.
E sempre que tento Instalar ou iniciar do CD recebo a Mensagem de Erro [ERRO de E/S]
O Thunder pode ser instalado em outro Sistema Operacional Linux tendo um desempenho equivalente ao Ubuntu?
Humm, o kernel não tá conseguindo dar boot com seu sistema, talvez ativando aquelas famosas opções de no-acpi, e tals funcione.
Instalei o thundercache em Arch Linux, funcionou até legal...
cesar, enviei uma Mensagem pra você
leia aí, espero que resolva seu caso!
Ah muito bacana stevens, no seu caso ai ele ja esta encaminhando direto pro thunder neh?
Muito boa sua explicação la darklinux, parabens cara....
seguindo a imagem do amigo stevens, se ele nao quisesse utilizar o thunder bastaria ele apenas não setar o ip do proxy paralelo certo?
vlw galera.
Olá Roberto,
Faço da mesma forma, acredito que não tenha outro modo de fazer isso, e como uso Hotspot, demoro pra eu conseguir modificar um script que mandava todas as regras dinamicas para baixo, (só assim pra funcionar as regras criadas para os clientes individual no hotspot).
Com a sua experiência, você acha que um pentium4 3.6, 2 GB DDR2 e HD 160, seguraria legal para uma lan house com 30 pcs?
abraços,
Bom, funcionar bem vai, mas o ideal seria 4G e dois hd's, esse de 160G para o sistema e o squid, e outro um pouco maior só para o thunder.
Tenho o thunder sobre o slackware e funciona blz, só que não roda o thunder.php para eu vê o relatório. No mais tudo em paz.
Estou usando a v2.1 e não vejo o arquivo mencionado. Já abrir o arquivo thunder.php e realmente confere que ele tem a tabela que mostra os relatórios.
Detalhe: O PHP está funcionando normalmente