Página 1 de 63 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, depois da tempestade aqui estou eu novamente para dar a minha contribuição aos colegas...vamos a luta...

Antes de mais nada quero agradecer ao ''Magal'', pelas poucas e sábias palavras!!

Seguinte, vou resumir aqui a primeira parte do que vocês devem fazer para que o seu Thundercache se integre ao Mikrotik e que vocês possam aproveitar essa execelente ferramenta, vamos supor que o debian já esteja instalado e você também já instalou o ThunderCache, faça da seguinte forma:

Em /ip/addresses> crie uma faixa de ip's que seja a mesma quando você instala o ThunderCache no caso é a 192.168.10.253/24, escolha a interfeace a qual o Thunder se conectará ao mikrotik, se for uma bridge que você usa não tem problema crie na bridge mesmo.

Em /ip/firewall/filter> Desabilite uma regra da Chain ''Vírus'' que bloqueia as portas 3127 e 3128, pois essas portas bloqueadas bloqueiam o redirecionamento do mikrotik para o thunder e vice versa.

Em ip/firewall NAt crie um NAT para a faixa de ip's que você adicionou em ip address, a regra ficará assim:

add chain=srcnat src-address=192.168.10.0/24 action=masquerade comment="NAT \
    DEBIAN-SERVER" disabled=no

Feito isso coloque a interface que você adicionou o server em ENABLE para que o mikrotik crie um ARP dinâmico com o Ip e o MAC do server debian, observe que ao criar esse ARP ele ficará comum ''D'' indicando que foi criado dinâmicamente,, faça uma cópia e adicione esse ARP em sua lista.

A partir dai, você poderá pingar o seu server no ip 192.168.10.250, se você fez tudo certo o ping será ''0''.

Agora vamos ao redirecionamento:

A regra de redirecionamento é um dstnat>dstnat, isso quer dizer um redirecionameto de uma faixa de ip's para um ip determinado e uma porta determinada, a regra ficará assim:

add chain=dstnat src-address=192.168.253.0/24 dst-address=!192.168.10.250 \
    protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 \
    to-ports=3128 comment="proxy for HTTP requests" disabled=no

Onde está grifado de vermelho coloque a faixa de ip's de sua rede

Detalhe: É necessaário para as configurações, a instalação do pacote ''ssh'' no debian, se você chegou até aqui o seu server já está com a conexão a internet liberada, coloque um teclado e um monitor no server e digite o comando:

apt-get install ssh

Depois de ter chegado até aqui você integrou o Mikrotik ao ThunderCache e você já poderá acessar o mesmo pelo SSH no mikrotik ou com o seu software preferido.

Acessando via SSH pelo Mikrotik:

Abaixo do new terminal de seu MK tem o botão TELNET, clique nele, após ter clicado marque a funão SSH e digite o ip do server que no caso será: 192.168.10.250, o USER se você não mudou deve ser ''root'', após isso ele conectará via SSH em seu server e pedirá a senha que você definiu para o root durante a instalação, ao colocar a senha tecle enter e pronto, você está conectado ao seu servidor via SSH e isso será muito útil para configurarmos o Server e o ThunderCache.

Bom como vocês já viram esse tópico ficará extenso para relatar tudo de uma só vez, então quem quizer instalar e configurar o seu thunderCache todo aqui comigo faça todos os passos e deixem parado, que amanhã direi os passos necessários para configurar o thunderCache perfeitamente.

Você pode até deixar o servidor ligado em sua rede, bastando para isso desligar a regra de redirecionamento em ip/firewall/nat, que ele não influenciará em nada no funcionamento de sua rede até que eu passe os próximos detalhes.

É necessário um software que vai facilitar a vida de muita gente nas configurações do linux é o WINSCP, você pode baixar ele nesse link aqui:

http://www.baixaki.com.br/download/winscp.htm

Instale esse software por que vamos precisar dele.

Com bastante empenho consegui fazer com que o meu Server junto com o Thunder rodasse perfeito, ele deu vários problemas mas fui contornado todos e irei compartilhar com vocês aqui.

Quem já tiver instalado e tiver dúvidas '''e eu souber responder'', pode postar aqui.

Abração a todos e um detalhe mais...No fim do ano passado ganhei uma assinatura da revista LINUX MAGAZINE do forum underlinux por ser o usuário mais agradecido daquele mês, então dessa vez quero ver se ganho uma PAJERO hen pessoal...vamos lá (Rsssssss).

2. Roberto, voce ja me ajudou e continua ajudando muito, meus sinceros votos... que seja seu o premio.

Abraço.

3. Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Roberto, voce ja me ajudou e continua ajudando muito, meus sinceros votos... que seja seu o premio.

Abraço.
    e isso dai, tambem se incluo nese agradecimento. prarabem´s..

4. Roberto,

meu mk ja funciona redirecionando por rotas a um servidor debian com cache squid, estive pensando em instalar o thundercache, mas hoje o que tenho medo é do desempenho. Como fica com cerca de 500 clientes? já fez algum teste do tipo?

5. Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Roberto,

meu mk ja funciona redirecionando por rotas a um servidor debian com cache squid, estive pensando em instalar o thundercache, mas hoje o que tenho medo é do desempenho. Como fica com cerca de 500 clientes? já fez algum teste do tipo?
    esa e minha duvida tambem, pois se enonomizar banda mas comprometer o desempenho da navegação, talves posa não valer a pena!!

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 08-04-2013, 14:07
  2. Mikrotik + Thundercache 6: Limitar cache full por interface
    Por mikrotikuser no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 28-02-2011, 13:13
  3. MTCCP - Mikrotik ThunderCache Conlinux Proxy
    Por m4d3 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-02-2010, 12:49
  4. Mikrotik + Thundercache