Diferença entre cartões mikrotik e ubnt
Boa noite, tenho algumas dúvidas e gostaria da opinião de vcs, qual a real diferença entre os modelos de cartões existentes no mercado 5.8 hoje como os XR5, r52n, r52nh e etc.
Só sei que na pratica o xr5 guenta mais clientes conectados simultaneamentes e é sinonimo de potencia xr ( xtreme range), notei que o sinal dos clientes com o xr5 fica mais baixo do que os r52, além do preço quais as outras diferenças nesses modelos?? Quais situações usar um ou usar outro??? Lembrando que utilizo os cartões ligados a paines de 17dbi geralmente, qualquer idéia será bem vida, agradeço desde já.
Abraços.
Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt
Dá uma pesquisada na sensibilidade de cada cartão que irá entender melhor os respectivos funcionamentos e detalhes de cada um.
Potência demais sempre atrapalha em altas frequências. É aconselhável utilizar XR5 (ou qualquer cartão/rádio) com menos de 100mW.
Sempre que a sensibilidade do cartão é algo mais importante do que a própria potencia.
Nunca perdi cartão. Dia desses perdi uma RB que parou a porta lan ( o que também não é comum). Subimos uma RB nova com cartão R52hN. Depois de alguns ajustes finos na config do cartão, o desempenho foi o mesmo do XR que estava lá antes. Não resta dúvida que o XR foi só colocar sem muita preocupação com as config. Já no R52 foi preciso achar o ponto ideal.
A conclusão que chego é que no XR funciona de qualquer jeito. Queria experimentar um SR71, mas não me animei a pagar o preço.
Agora, já perdi Bullet e Nano. No mesmo dia que esta RB parou, parou noutra torre uma Airgrid com problemas na Lan.
Concordo que cada caso é um caso, aqui possuo tanto r52 quanto r52h e xr2 e em 4 anos não perdi nenhum dos mesmos.
Interessante a visão de todos, como todos falaram cada caso é um caso, eu já perdi cartões mas também não me arrisco a falar que os cartões mikrotik são ruins, até pelo fato de serem metade do preço dos XR5, tenho alguns rodando a anos que nunca perderam potência, nem passaram a ter sinal baixo e uso painél hyperlink e cabo RGC, esse problema de queimar os cartões é por conta da energia que tu usa que deve ser um lixo ou seu sistema não tem aterramento ou vc não possui um sistema adequado de nobreak/bateria e para raio na sua torre e olha que na minha cidade os vendavais são constantes.
Jadir, este é um detalhe que diferencia. Sem falar na facilidade de configuração. Os cartões XR são fáceis de configurar. Não sei o motivo, mas eles aceitam melhor as config default. Já os R52 precisam mexer em vários parâmetros para que ele deslanche.
Agora fiquei curioso, do porque só com omini o problema de isolamento se agrava. Tem alguma coisa a ver com o lóbulo de 360º?
Se o problema é indução no cartão, com 360º a probabilidade é maior.
Citação:
Os cartões da Mikrotik não são ruins, ninguém disse isso. A questão nem é energia ruim, nobreak, aterramento, para raio. É ESD mesmo.
Porque esse problema não acontece com painéis setoriais, só com omni? Tu sabe explicar? Eu sei.
É realmente é com omni, também aconteceu comigo na omni e tenho eles no painel a mais de ano funcionando perfeito
Pois olha, não vou saber explicar pq nunca utilizei 5.8 com OMNI, omni não é uma coisa que me agrada muito, recebe muita interferência.
O que o Jadir falou tem fundamento, mas isso não quer dizer que os cartões da Mikrotik tenham que queimar antes dos da UBNT, até mesmo porque não teremos uma descarga com mais de algumas centenas de volts neste exemplo... os cartões Mikrotik também possuem proteção e quanto a descargas estáticas seram sim eficazes... mas o ponto chave esta em se perguntar para onde vai tambem a estatica acumulada gerada na torre? então é impressindivel que a torre esteja aterrada e que seus equipamentos estejam em uma caixa hermetica de aluminio.... utilizamos assim aqui e o indice de problemas é próximo a zero mesmo usando omnis em pequenos pop´s... prefiro os r52h do que os xr2, os r52 são mais sensiveis pela minha experiencia e consigo clientes navegando sem problemas com -76db, e com xr2 no mesmo local não consigo bons resultados com clientes a -67 por exemplo... então prefiro a série XR apenas para enlaces.