Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite, tenho algumas dúvidas e gostaria da opinião de vcs, qual a real diferença entre os modelos de cartões existentes no mercado 5.8 hoje como os XR5, r52n, r52nh e etc.

Só sei que na pratica o xr5 guenta mais clientes conectados simultaneamentes e é sinonimo de potencia xr ( xtreme range), notei que o sinal dos clientes com o xr5 fica mais baixo do que os r52, além do preço quais as outras diferenças nesses modelos?? Quais situações usar um ou usar outro??? Lembrando que utilizo os cartões ligados a paines de 17dbi geralmente, qualquer idéia será bem vida, agradeço desde já.
    Abraços.

2. Dá uma pesquisada na sensibilidade de cada cartão que irá entender melhor os respectivos funcionamentos e detalhes de cada um.

Potência demais sempre atrapalha em altas frequências. É aconselhável utilizar XR5 (ou qualquer cartão/rádio) com menos de 100mW.

3. Eu ia escrever justamente isso, Marcelo. Sensibilidade.

Complemento: a proteção de ESD da Ubiquiti é bem superior à da Mikrotik. Quer a prova? Instala uma antena omni 2.4 e acopla com qualquer cabo coaxial, pode ser um RGC213 em um R52. Na primeira chuva com vento vai queimar, perder potência. Com um XR2 dificilmente isso acontece.

Experiência de quem queimou 3 R52 até comprar um Bullet2.

4. o loco!!! se todos os r52 fosse igual vc conta nem existia mais não é mesmo.
    cara cada caso é um caso, tenho r52 aqui com painel hyperlink á 5 anos e tá 100% olha ainda eu nem aterramento uso na torre de 12 metros.
    assim tambem tenho xr2 que tá na torre á 3 anos 100% tambem
    acho meio injusto seu ponto de vista.
    uma coisa é certa nesses 10 anos que tenho provedor. nunca achei uma antena bater ás hyperlink
    olha que eu já gastei grana com equipamentos.

5. Sempre que a sensibilidade do cartão é algo mais importante do que a própria potencia.
    Nunca perdi cartão. Dia desses perdi uma RB que parou a porta lan ( o que também não é comum). Subimos uma RB nova com cartão R52hN. Depois de alguns ajustes finos na config do cartão, o desempenho foi o mesmo do XR que estava lá antes. Não resta dúvida que o XR foi só colocar sem muita preocupação com as config. Já no R52 foi preciso achar o ponto ideal.
    A conclusão que chego é que no XR funciona de qualquer jeito. Queria experimentar um SR71, mas não me animei a pagar o preço.

Agora, já perdi Bullet e Nano. No mesmo dia que esta RB parou, parou noutra torre uma Airgrid com problemas na Lan.

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 06-05-2016, 15:52
  2. Respostas: 1
    Último Post: 14-05-2015, 05:54
  3. Respostas: 10
    Último Post: 27-02-2012, 12:54
  4. Respostas: 33
    Último Post: 20-09-2011, 08:27
  5. Respostas: 6
    Último Post: 07-01-2011, 10:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L