-
Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria
Bom dia aos amigos do Fórum.
Eu tenho uma torre que as vezes tem queda de energia,, o nobreak de 700 Wats não segura muito tempo. Então vi que alguns colegas utilizam bateria automotiva com carregadores.
Então comprei um carregador da Sentinela 12 Volts e 10 amperes, pretendo colocar uma bateria automotiva 12 volst e 60 amperes.
Uso na torre tres antenas Setorias, e tres RB 411 com um cartão R52H, (antes que perguntem porque tres RB, bom se der problema numa não deixo os demais na mão, e subo na torre e mexo somente em uma RB)
1. Gostaria de saber como ligo a RB na Bateria, se posso ligar direto nos bornes, se alguem saberia me dizer se com apenas uma bateria automotiva de 60 amperes posso ligar as tres RBs cada uma com um cartão só.
2. A Caixa onde vai ficar o carregador e a Bateria está a 18 metros distante das RBs, qual cabo devo usar, 18 metros de cabo não é muita distãncia.
Aguardo a ajuda dos amigos do forum pra eu poder subir na torre e implementar isso.
-
vc pode usar traquilamente esse sistema eu fiz isso aki em minha cidade esta segurando 3 rb 600 com 3 cartoes 600 mw cada suporta 5 horas direto .........
-
fio vc poderá usar aqueles cabos de 6 mm que vai ficar belezinha obs :cuidado para não inverter a polarizaçao dos cabos .....
sempre o positivo fica no meio do plug ......
-
Citação:
Postado originalmente por
laurence669
vc pode usar traquilamente esse sistema eu fiz isso aki em minha cidade esta segurando 3 rb 600 com 3 cartoes 600 mw cada suporta 5 horas direto .........
Qual bateria voce está usando?? e a que distância a bateria está das RBs??? Hoje ainda eu conversei com um amigo e ele me disse pra utilizar Cabo, (fio) de no mímino 4 milimetro, mas você disse que usa fio de som, será que vou precisar usar um cabo tão grosso assim..
Então com certeza vou ter mais autonomia, pois vou usar RB411 com apenas um cartão R52h.
-
Citação:
Almirgas
Bom dia aos amigos do Fórum.
Eu tenho uma torre que as vezes tem queda de energia,, o nobreak de 700 Wats não segura muito tempo. Então vi que alguns colegas utilizam bateria automotiva com carregadores.
Então comprei um carregador da Sentinela 12 Volts e 10 amperes, pretendo colocar uma bateria automotiva 12 volst e 60 amperes.
Leia este topico:
https://under-linux.org/f170/uso-de-...radios-135546/
-
não precisa de fio grosso assim não pois aqui tenho 3 rb com 25 metros de altura levo fio comum porem calculado para cima da torre alimentando as rb s uso bateria automotiva da impact 90 amp com carregador de 20 amp eles ficam na casa de radio no pé da torre nunca tive problemas com perda de alimentaçao nos cabos ....
-
Citação:
laurence669
não precisa de fio grosso assim não pois aqui tenho 3 rb com 25 metros de altura levo fio de som para cima da torre alimentando as rb s uso bateria automotiva da impact 90 amp com carregador de 20 amp eles ficam na casa de radio no pé da torre nunca tive problemas com perda de alimentaçao nos cabos ....
Muito obrigado LAURENCE, e aos demais que me responderam agora estou com minhas dúvidas sanadas, já sei o que fazer. Vou deixar o tópico aberto pra quem quiser opinar mais e também esclarecer dúvidas a respeito do assunto.
-
Meu amigo, se não quiser ter problema, coloque uma placa solar de 80wats, Amigo, aqui tenho a seguinte estrutura em uma das minhas torres de um enlace que tenho, uma placa solar de 80wats, 2 baterias de 150Amperes, saída de 24Volts, e o cabo que sai da bateria até as rbs é um pp, com tamanho de 60 metros, e digo uma coisa, o único trabalho que tenho que fazer, e dar manutenção nas baterias, colocar solução, eu tenho a quase 3 anos, e nunca queimou nada.
-
Realmente o uso de painel solar é uma maravilha, não ter que se preoucupar com fonte queimando, falta de energia, realmente é um sossego.
Mas me diz uma coisa: de quanto em quanto tempo vc tem feito manutenção nas baterias? É que eu coloquei um sistema desse há uns oito meses pra funcionar e não voltei mais lá pra ver, pois até agora não deu nenhum problema. A bateria que eu uso é do tipo selada, de 150 AH, será que nesse caso também é preciso manutenção? Ou somente substituí-la quando não conseguir mais reter carga?
-
vc pode subistituir a bateria a hora que ela estiver com 3 anos de uso ..
-
amigo, aqui eu fazia de 3 em 3 meses, ia lá e colocava a solução que estava faltando, mas agora irei fazer de 2 em 2, agora em relação a espessura do fio, experimente colocar um fio de som, onde a temperatura do sol e extra-grande, provavelmente ia dar problema.
-
todo objeto ou equipamento precisa de equipamento, para mais informações, procure uma pessoa especializada no assunto, que entende de bateria, e sane suas dúvidas com ele.
-
Citação:
alextaws
Meu amigo, se não quiser ter problema, coloque uma placa solar de 80wats, Amigo, aqui tenho a seguinte estrutura em uma das minhas torres de um enlace que tenho, uma placa solar de 80wats, 2 baterias de 150Amperes, saída de 24Volts, e o cabo que sai da bateria até as rbs é um pp, com tamanho de 60 metros, e digo uma coisa, o único trabalho que tenho que fazer, e dar manutenção nas baterias, colocar solução, eu tenho a quase 3 anos, e nunca queimou nada.
Os painéis pra mim ficariam caros, pois tenho energia elétrica no local, só que não é um local pra ficar subindo toda hora, e dia de chuva então, pois tenho que subir ums 150 metros a pé, por isso vou usar a bateria com carregador, se caso cair a luz lá eu fico tranquilo, e só vou me preocupar com as torres mais fáceis, por enquanto,, pois se ficar legal vou mudar tudo pra bateria.
Vou usar cabo PP 2,5 mm entre a bateria e a rb, são só 18 metros, é que vou deixar a bateria a uns 10 metros do chão pra evitar que alguem tenha tentação.
-
Amigo, sua alternativa tb é ótima, ja no meu caso, no local não há energia elétrica
-
Citação:
alextaws
todo objeto ou equipamento precisa de equipamento, para mais informações, procure uma pessoa especializada no assunto, que entende de bateria, e sane suas dúvidas com ele.
É exatamente esse o meu objetivo,, por isso fiz a pergunta aqui no Under, onde exite muitas pessoas que entendem do assunto, entendem e usam na prática, melhor lugar que aqui é impossível.
Obrigado pela sua ajuda.
-
Já estou com o Carregador Inteligente da Sentinela, e com a bateria,, fiz teste na bancada e carregou certinho,, ficou flutuando no final da carga,, a bateria me dá 13,8 volts, pra RB vai ser tranquilo.
Agora surgiu outra dúvida,, vamos ver se o pessoal aki vai me ajudar.
A voltagem da bateria sai 13,8 volts, mas, em caso de faltar energia por um período maior e a carga da bateria for diminuindo,, a voltagem vai baixando,, pois no final da carga ela não vai mais ter os 12 volts, e ai tem como eu colocar um regulador que se baixar tipo menos que 10 volts corte a energia para as RBs, alguem usa isso ou deixa direto mesmo e a RB simplesmente ao cair de 12 volts não se liga mais.
Pergunto isso pois tenho medo que se baixar de 12 volts danifique a RB.
Aguardo respostas dos amigos.
-
Estou com o mesmo problema hoje possuo uma torre que não tem energia e estou esperando a CEMIG (MG) disponibilizar atualmente coloco bateria 2x ao dia. Porem acho que minha solução aqui é muito ruim tenho um RB 600a com 3 r52h e uma rb411 com xr5. Quanto tempo teria que durar com uma bateria de 250Ah estacionaria em Gel.
-
Citação:
helpnet
Estou com o mesmo problema hoje possuo uma torre que não tem energia e estou esperando a CEMIG (MG) disponibilizar atualmente coloco bateria 2x ao dia. Porem acho que minha solução aqui é muito ruim tenho um RB 600a com 3 r52h e uma rb411 com xr5. Quanto tempo teria que durar com uma bateria de 250Ah estacionaria em Gel.
O teu problema é maior que o meu,, pois tenho energia,, só quero + garantias, já voce a solução seria painéis solares. Tem muita gente usando e dizem que funciona legal. Pergunte pro pessoal que respondeu ai em cima que usa Painel solar,, eles vão te orientar. Boa Sorte.
-
Citação:
Almirgas
O teu problema é maior que o meu,, pois tenho energia,, só quero + garantias, já voce a solução seria painéis solares. Tem muita gente usando e dizem que funciona legal. Pergunte pro pessoal que respondeu ai em cima que usa Painel solar,, eles vão te orientar. Boa Sorte.
Obrigado!!!
-
-
Tenho duas repetidoras com energia solar usando painel solar Kiocera K130 com controlador de carga, la tenho 4 Rb´S 433AH com 2 XR5 em cada uma e nunca tive problemas, bateria automotiva de 150Amp roda que é uma blza! Já tem 2 anos sem problemas.
-
Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria
voce liga a baterias de 150 amperes em serie , e depois liga nas rbs.
carlinho Rio Bonito rj .
-
ola a todos; sera que uma bateria automotiva, 60A serviria?
-
Citação:
junior317
ola a todos; sera que uma bateria automotiva, 60A serviria?
Olá amigo,, pode usar uma de 60A sem problemas,, eu estou com 3RBs 1 cartão em cada uma e a bateria está tranquilo.. só não esqueça do carregador inteligente e de um controlador de carga. Boa Sorte.
-
Te aconselho a usar cabo com isolamento duplo, mais conhecido como ``PLASTICHUMBO´´ encontrado em casas de material elétrico. Ele é específico para uso externo. Fio rígido, que te dará menos resistência, menos perda. Para tua distância de 18m com uma rb, uma bitola de 2,5mm da tranquilamente. Te aconselho também a usar uma tomada de 3 pinos, 2 Polos + terra, e usar como padrão o pino da direita como positivo, como a tomada conecta de um jeito só, você nunca terá como errar a polaridade dos equipos.
-
Citação:
Almirgas
Agora surgiu outra dúvida,, vamos ver se o pessoal aki vai me ajudar.
A voltagem da bateria sai 13,8 volts, mas, em caso de faltar energia por um período maior e a carga da bateria for diminuindo,, a voltagem vai baixando,, pois no final da carga ela não vai mais ter os 12 volts, e ai tem como eu colocar um regulador que se baixar tipo menos que 10 volts corte a energia para as RBs, alguem usa isso ou deixa direto mesmo e a RB simplesmente ao cair de 12 volts não se liga mais.
Pergunto isso pois tenho medo que se baixar de 12 volts danifique a RB.
Estive relendo o topico e me veio esta dúvida na cabeça.
Tanto a voltagem quanto amperagem da bateria vão diminuindo a medida que ele descarrega, vai chegar um pouco que vai fornecer voltagem abaixo de 9v..
Será que existe algum regulador para ser colocado entre bateria e RB? Ou a propria RB já tem este regulador desligando para se proteger em caso de baixa/alta voltagem?
-
não ela pode travar abaixo dos 9 volts ...
que já teste isso e trava mesmo ....
mas a hora que ela que a energia volta ela arma novamente ...
mas o certo é colocar um relé que ao ser ligado com 12 a 13 volts ele fica comutado e passando carga..
a hora que ficar abaixo de 9 volts o relé desarma e corta a energia da rb .....
assim a hora que a energia voltar ele arma a rb ....
bateria to usando as newmax agm de 50 amp selada com fonte estabilizada de 13.8 volts e 14 amp da pyramid ....
aguenta 15 a 24 horas sem energia ....
-
Citação:
netosdr
Estive relendo o topico e me veio esta dúvida na cabeça.
Tanto a voltagem quanto amperagem da bateria vão diminuindo a medida que ele descarrega, vai chegar um pouco que vai fornecer voltagem abaixo de 9v..
Será que existe algum regulador para ser colocado entre bateria e RB? Ou a propria RB já tem este regulador desligando para se proteger em caso de baixa/alta voltagem?
Eu quebrei a cabeça no início, pois ninguem falava o que usar pra resolver esse problema, ai um iluminado aqui do forum me sanou as dúvidas.
Voce vai ter que usar um controlador de carga, veja que falei controlador e não carregador, depois da bateria, ai desse controlador sobre pras RBs. Esse controlador voce compra no Mercado livre. Eu comprei essa semana esse aqui, já chegou e é muito bom.
Controlador de Carga Unitron SML 10A - R$ 148.94 em MercadoLivre
O vendedor é sério e rápido.
Voce vai usar assim energia elétrica ==> carregador de bateria ==> bateria ==>controldador de carga ===> RBs.
Qquer coisa pergunta ai que explico melhor.
Nesse controlador de carga tem uma entrada para energia solar, esqueça essa entrada.
-
Citação:
laurence669
a hora que ficar abaixo de 9 volts o relé desarma e corta a energia da rb .....
assim a hora que a energia voltar ele arma a rb ....
E vc fez assim com o relê? Onde encontrou?
-
Citação:
Almirgas
Voce vai usar assim energia elétrica ==> carregador de bateria ==> bateria ==>controldador de carga ===> RBs.
Qquer coisa pergunta ai que explico melhor.
Nesse controlador de carga tem uma entrada para energia solar, esqueça essa entrada.
Parece uma solução bem profissional, no caso utilizarei ele somente a saida, esquecendo a entrada da bateria e do painel solar certo?
-
bom pessoal tenho aqui 6 torre tudo com painel solar e baterias... e 2 torre energia sem nobreak usando um carregador eletronico sem transformador flutuante....
e vo deixar umas dicas aqui....
-
É profissional, um carregador de bateria inteligente com flutuador custa 178,00 um controlador 148,00, uma bateria de 60 ah custa 150,00, se quiser poderá por uma bateria estacionaria, vai custar em torno de 300,00, eu uso baterias normais.
O carregadro inteligente só vai mandar carga pra bateria quando for preciso, o controlador tem a função de quando acabar a energia e a bateria começar a descarregar quando atingir 11 volts que é onde as rbs vão começar a reiniciar ele corta a energia, assim que a enervia eletrica voltar e o carregdor mandar carga pra bateria e ela atingir 12,5 volts o controlador rearma e manda energia pras rbs e elas se religam, com esse carregador da pra por duas baterias juntas e vai somar 120 amperes, vai ter carga pras umas 6 a 8 horas segurando umas 4 ou 5 Rbs. Quer um estabilizador melhor e mais efeiciente. Não vai gastar fontes pras RBs, apenas um pino p4 pra ligar a RB e uma tensão de 13,8 volts estabilizada nas RBs. Semana que vem fou fazer outro sistema desse ai tiro as fotos e posto aqui antes de por na torre.
-
usar fio de som, isto ta fora dos padrão, mesmo sendo baixo voltarem vc pode se prejudicar com interferência em alguns caso de equipamentos.... imagina isto durando o dia que tiver sol quente, perda e muito mais isto pode causar perda de performance
o correto e usar: fio pp de 4mm la para cima da torre e la sim fazer os poe bem curto para que vc não tenha nada de perda ... e o cabo e bom ser transado pois isto se tiver interferência ele ira se isolar, igual ao cabo de rede.
Então o correto e a seguinte solução:
01 gerenciador de carga 12/24 automático (gerencia a energia que vai para os equipamento e gerencia as baterias para que aja uma durabilidade maior.) marca CONERGY.
01 carregador 24 flutuante eletrônico com proteção com varistor de alta na entrada e varistor de baixa saída. Obs. Sem transformador no carregador.
02 baterias de 12v. se for pegar bateria de liquido sem duvida selada e de preferência mora clear , se for so selada pega a de 170han pois a uma diferença muito grande tanto visual como em eficiência.
-
Eu também concordo que fio de som está muito fora dos padrões, eu estou usando cabo pp 4 mm azul e preto, ai padronizei, azul é positivo e preto negativo, e no alto da torre onde está a caixa com as rbs uso conectores p4 que se encaixe perfeito nas rbs, pois tem alguns que ficam frouxos dai pode dar problema. Melhor é levar a rb na eletronica e testar os p4 até achar o ideal.
-
aqui em uma torre, nova onde nao tem energia, coloquei painel solar 120w , + 2 baterias automotivas 60 ah ,ligadas em serie, entradas em nobreak sms700 va, jogando 110 , para todos os aparelhos rb + 3 card + 2 nano, e ficou otimo, 5 a 6 dias sem sol, tranquilo, estabilizado
-
Citação:
alexebrom
aqui em uma torre, nova onde nao tem energia, coloquei painel solar 120w , + 2 baterias automotivas 60 ah ,ligadas em serie, entradas em nobreak sms700 va, jogando 110 , para todos os aparelhos rb + 3 card + 2 nano, e ficou otimo, 5 a 6 dias sem sol, tranquilo, estabilizado
Amigo não precisa usar o nobreak, pode sair direto da bateria, no caso nobreak está gastando mais energia, se voce ligar direto da bateria nas rbs não vai precisar de fonte, apenas um pino p4 e o cabo ligando na bateria.
-
no meu caso ficou otimo, esteticamente e fisicamente, irei usar outros equipamentos,quanto a o nobreak usar mais energia tranquilo, esta e gratuita, hehehe ,, commo disse no meu caso ficou a melhor opçao e nao tive problema algum com nada entao . deixarei assim . o tim e ta ganhando heheheh
-
Citação:
alexebrom
no meu caso ficou otimo, esteticamente e fisicamente, irei usar outros equipamentos,quanto a o nobreak usar mais energia tranquilo, esta e gratuita, hehehe ,, commo disse no meu caso ficou a melhor opçao e nao tive problema algum com nada entao . deixarei assim . o tim e ta ganhando heheheh
Pode por gentileza informar como colocou esse painel na torre, se tiver alguma foto eu agradeceria, pois ainda não implementei uma torre com painel devido a dúvidas na fixação do painel na torre.
Abraços.
-
Citação:
alexebrom
na verdade não esta ganhando... esta com ligeira vantagem no maximo.
fazendo isso voce tem uma perda de quase metade da autonomia, tanto na transformação para AC em 110v quanto na transformação novamente para DC das fontes e ainda esta sugeito a queima das fontes das rbs, sem contar que a energia da bateria é muito melhor e muito mais estavel que de qualquer fonte, por melhor que seja.
se voce precisa de energia AC 110v para algum equipamento utilize somente para este e não para as RBs e Nanos.
-
Também concordo que o ideal é eliminar o nobreak/inversor, pois mesmo sem carga esses equipamentos consomem no minimo 300ma/h ou seja em 24h 7,2A que estão sendo jogados fora, sem contar a perda do inversor/nobreak que é de cerca de 10 a 15% mais a perda da fonte de energia para converter novamente em corrente contínua... usando energia solar não podemos dar ao "luxo" desse desperdicio.
-
Acredito que a experiência com testes fisicos são o melhor modo de obter a resposta desejada.
Minha localidade é remota e a energia 220v que chega é muito instavél e tenho muitas quedas e queimas de fonte.
Então aqui vai minha experiência:
Mantenho torres com acesso a energia AC convencional, tanto quanto torres sem essa disponibilidade, ultilizando placa solar.
1- Energia convencional:
--Com nobreak tive muitas queimas de fusivel.
--Com estabilizador reiniciação toda vez que a luz cai.
--Com Bateria Automotiva + Carregador Inteligente, obtive menos manutenção, porém com algumas queimas de fusível no carregador quando a energia variava. Mesmo colocando estabilizador na frente do carregador, queimava o fusivel do estabilizador.
2-Energia Solar:
-Caso 1 (o melhor caso)-- RB433 com 3 XR5; placa solar de 100w; -> controlador -> bateria chumbo 100amp -> RB433
----tem 1 ano e meio que não vou lá.
-Caso 2 -- RB433 com 2 XR5; placa solar de 50W -> controlador -> bateria chumbo 150amp -> RB433
--- apos 6 meses, quando chegou o inverno e o sol era menor, tive que ir lá e modificar o angulo da a placa solar para o norte (estava no centro). Depois adicionei uma placa 50W ligeiramente para o sul (verão) e outra para o norte (inverno)= total100w.
Caso 3 -- RB433 com 2 XR5; Placa de 50W -> Bateria 100amp, sem controlador, placa solar direto na bateria.
--- 6 messes que instalei e até agora não me deu problema algum. Esta lá rodando otimamente e fazendo wds com 15 aps domesticos.
Conclusão: Estou mais para o lado das placas solares pois nunca queimam nada, e no pior dos casos, adicionar mais 1 placa ou redirecionar-las. O ideal é uma placa de 100w apontada para cima (centro) com controlador e bateria de 150A de chumbo.
-
Taciosv qual o tipo de bateria vc utiliza, automotiva ou estacionaria?
-
-
Citação:
taciosv
Acredito que a experiência com testes fisicos são o melhor modo de obter a resposta desejada.
Minha localidade é remota e a energia 220v que chega é muito instavél e tenho muitas quedas e queimas de fonte.
Mantenho torres com acesso a energia AC convencional, tanto quanto torres sem essa disponibilidade, ultilizando placa solar.
1- Energia convencional:
--Com Bateria Automotiva + Carregador Inteligente, obtive menos manutenção, porém com algumas queimas de fusível no carregador quando a energia variava. Mesmo colocando estabilizador na frente do carregador, queimava o fusivel do estabilizador.
2-Energia Solar:
-Caso 1 (o melhor caso)-- RB433 com 3 XR5; placa solar de 100w; -> controlador -> bateria chumbo 100amp -> RB433
-Caso 2 -- RB433 com 2 XR5; placa solar de 50W -> controlador -> bateria chumbo 150amp -> RB433
--- apos 6 meses, quando chegou o inverno e o sol era menor, tive que ir lá e modificar o angulo da a placa solar para o norte (estava no centro). Depois adicionei uma placa 50W ligeiramente para o sul (verão) e outra para o norte (inverno)= total100w.
Caso 3 -- RB433 com 2 XR5; Placa de 50W -> Bateria 100amp, sem controlador, placa solar direto na bateria.
--- 6 messes que instalei e até agora não me deu problema algum. Esta lá rodando otimamente e fazendo wds com 15 aps domesticos.
Conclusão: Estou mais para o lado das placas solares pois nunca queimam nada, e no pior dos casos, adicionar mais 1 placa ou redirecionar-las. O ideal é uma placa de 100w apontada para cima (centro) com controlador e bateria de 150A de chumbo.
Muito boa suas explicaçãoes, eu uso baterias com carregadores e controladores, graças a deus nunca tive esse problema de queima de fusível.
Se não fosse pedir de mais voce poderia postar algumas fotos da tua torre com os painéis solares. Pois tenho interesse em implantar algo semelhante em uma torre que pretendo levantar. Qualquer coisa pode me enviar por mp. Agradeço.
-
Basicamente a placa solar fica no topo da torre, geralmente coloco o controlador embaixo da placa para proteger do tempo e desço a energia até a bateria, que coloco no meio da torre por questão do peso dela.
Da bateria subo o cabo 12v direto nos radios e pronto.
As fotos que tenho não mostram o sistema todo, nem iria servir se te enviasse.
-
Citação:
taciosv
Basicamente a placa solar fica no topo da torre, geralmente coloco o controlador embaixo da placa para proteger do tempo e desço a energia até a bateria, que coloco no meio da torre por questão do peso dela.
Da bateria subo o cabo 12v direto nos radios e pronto.
As fotos que tenho não mostram o sistema todo, nem iria servir se te enviasse.
Pois eu queria justamente ver como fica a placa no topo da torre. Já pesquisei e não achei, se alguem tiver uma foto posta ai pra gente ver..
-
Usar bateria automotiva não é o indicado, a bateria correta é a estacionaria. E no caso de querer desligar a RB quando a tensão baixar manda alguem que entende de eletronica projetar algum circuito para fazer isso.
-
Pode ser usar sim baterias automotiva, a única coisa que a vida útil desta bateria e por volta de 2 anos, e só escolher baterias de primeiro linha selada sem manutenção.
Eu particularmente em meu link de ponta a ponta de 120mb 4 baterias de gel de 134ha
Agora o que o amigo hacker035 já esta falando besteira mandar fazer ¨ algum circuito¨ basta simplemente compra um controlador de carga, serve tanto para usar juntamente com carregador ou paineis solar.
-
Citação:
sidicol
Pode ser usar sim baterias automotiva, a única coisa que a vida útil desta bateria e por volta de 2 anos, e só escolher baterias de primeiro linha selada sem manutenção.
Eu particularmente em meu link de ponta a ponta de 120mb 4 baterias de gel de 134ha
Agora o que o amigo hacker035 já esta falando besteira mandar fazer ¨ algum circuito¨ basta simplemente compra um controlador de carga, serve tanto para usar juntamente com carregador ou paineis solar.
Isso é uma grande verdade, porque mandar projetar algo que já existe e voce compra até no mercado livre por +- 100,00 voce compra um bom controlador de carga que quando a bateria chega em torno de 11,5 volts ele desarma e desliga a RB, eu tenho mais de 5 funcionando e baterias automotivas a 2 anos e meio, baterias normais, pois se pifar já me deu lucro, uma bateria estacionária eu vou gastar em média 5 x o valor de uma automotiva comum e vai aguentar em média 4 a cinco anos, então as automotivas comuns vão me dar um custo benefício melhor.
-
Citação:
taciosv
1- Energia convencional:
2-Energia Solar:
Olá amigo estou querendo ligar aqui e para nao testar com uma RB por medo de queimar eu peguei um ap oiw dai peguei um P4 e liguei nele, sendo que o positivo fica no centro e o negativo fora, entao liguei positivo com positivo na bateria e negativo com negativo, todavia o ap nao deu boot desta maneira.
Na mediçao da bateria ele ta saindo 12,5 v sera que é muito para um ap-oiw?
Será que se eu ligar a RB direto na bateria ela pode queimar?
O correto é ligar o positivo da bateria direto no positivo po P4 mesmo?
Aguardo instruçoes obrigado