-
Montagem de um pequeno provedor de internet
Olá pessoal;
sou novo por aqui e preciso muito da ajuda de vcs que entendem do assunto de como montar um pequeno provedor de internet.
Sei que temos que adquirir uma licensa junto a Anatel (SCM) para que o negócio fique legalizado e ainda sim terei que contratar uma pessoa que entenda do assunto para esse fim. Tudo bem até aí...
Agora, quais os "Aparelhos que tenho que ter" Antena...Roteador?. Servidor?
Pretendo atender a uns 150 clientes, entendo de informática mas realmente não sei exatamento o que usar para isso. A minha iséia é via rádio.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado;
Hélio Vieira
-
Re: Montagem de um pequeno provedor de internet
Ola heliovieira,
Qual o tamanho da área que você pretente atender?
Em áreas de alta concentração, tem gente que costuma cabear pelos postes de energia elétrica. È só fazer um projetinho e apresentar pra eles, não tenho certeza, mas não é caro o aluguel dos postes.
Você tem um local alto onde a maior parte dessa área tenha visada sem obstaculo? (caso a área seja pequena)
Se a área for grande, precisará de mais de um ponto de presença (POP).
Tem algum outro provedor atendendo na sua região? (se não tem, pode trabalhar com 2.4Ghz mais tranquilo, se ja tem, melhor partir pro 5.8Ghz - 5.8 geralmente os equipamentos são um pouco mais caros, mas compensa).
Sua primeira POP será em um ponto central da região? (podendo assim setorizar a POP, podendo colocar até 4 painéi de 90º; tem gente que usa até 6, mas não precisa, pelo menos não para atender 150 clientes).
Bom, além disso tudo, depende também do quanto você pretende investir. Eu sinceramente montaria uma POP AirMax (equipamentos da ubiquiti). 4 BaseStation de 90º com 4 Rocket M5. Tem a opção da RB+Cartão também, que é muito boa, e pessoalmente ter a possibilidade de ter um mikrotik gerenciando sua POP é muito bom, mesmo que seja uma bridge.
Manda mais algumas informaçõe ai que o pesoal vai te ajudar com mais facilidade.
-
1 Anexo(s)
Tenho passado para vários usuários que tem tido muito sucesso, aí vai a dica:
Controlador do sistema use Mikrotik, uma RB-450G é uma excelente escolha.
Routerboard.com
Se vc se apertar na administração do sistema pode usar o WEBMIKROTIK ele faz todo serviço pesado pra você.
WebMikrotik
Para irradiar sinal wireless pode começar com uma UBIQUITI Bullet 2 HP + Antena OMNI 15 da HyperLink ou Dimension ou OIW.
Bullet | Ubiquiti Networks, Inc.
Se quiser algo melhor pode montar um cluster com 6 UBIUITI NanoStation 2 !
NanoStation | Ubiquiti Networks, Inc.
Anexo 16920
Agora você ja tem um sistema para analisar e tambem vai ter a opinião de outros colegas.
Com esta tenho certeza que vai ter um sistema bem estável com excelntes possibilidades de administração.
-
amigo quer um conselho primeiro de tudo consuiga sua licença scm ,por que montar a estrutura não e dificil vc consuegue ajuda aqui no forum ,estudando um pouco vc chega la mas a licença e o mas importante disto tudo tira ela sem pressa ai enquanto isso vai estudando para abrir seu provedor com segurança
-
Citação:
Postado originalmente por
naldo864
amigo quer um conselho primeiro de tudo consuiga sua licença scm ,por que montar a estrutura não e dificil vc consuegue ajuda aqui no forum ,estudando um pouco vc chega la mas a licença e o mas importante disto tudo tira ela sem pressa ai enquanto isso vai estudando para abrir seu provedor com segurança
Entendo, quanto que irei gastar em média apenas com a aprelhagem contando com o servidor?
Hélio
-
como eu disse o mas importante e a licença de tudo ,estrutura para os primeiros 300 clientes ,servidor dual core 4 gb de memoria + 1 hd de 1 de 256 gb + 2 hds de 2 terra para cache + myauth 3 com plugin super cache r$ 2 200,00
maquina + software .
mas switchs e cabos mas ou menos r$ 3 000,00 .
wavion base station r$ 8 000,00 radio profissional 2,4 capacidade ainda não testada de 150 clientes online ate agora com 60 clientes online a minha funfa blz
mas enfatizo que o mas importante e a licença.
-
Citação:
naldo864
como eu disse o mas importante e a licença de tudo ,estrutura para os primeiros 300 clientes ,servidor dual core 4 gb de memoria + 1 hd de 1 de 256 gb + 2 hds de 2 terra para cache + myauth 3 com plugin super cache r$ 2 200,00
maquina + software .
mas switchs e cabos mas ou menos r$ 3 000,00 .
wavion base station r$ 8 000,00 radio profissional 2,4 capacidade ainda não testada de 150 clientes online ate agora com 60 clientes online a minha funfa blz
mas enfatizo que o mas importante e a licença.
Caro colega com todo respeito mesmo.
Mas vc não acha que exagerou nas configurações de quem abriu um tópico pedindo sugestão de equipamentos para montagem de um PEQUENO PROVEDOR ?
Ps.: Acho sua solução excelente uso MyAuth tem cerca de 4 anos, mesmo antes da versão 3, e é um excelente software.
Quanto as Wavion pelo custo aindo fico com a linha AirMax da UBIQUITI, pois tem desempenhado um excelente resultado, a custo bem menor.
Grande Abraço !
Parabéns pela estrutura !
-
Bah.. a galera ta ralando com o rapaz....hehe
Se ele pensar em tirar a scm, comprar link dedicado, wavion (como o amigo disse)..
Ele vai desistir....heheheheheheh
Amigo... se tu tiver bala na agulha pra fazer as coisas certas.. o caminho é investir em conhecimento..
Gasta uma grana em cursos... visita alguns provedores..
Equipamento dinheiro compra.. mas ta cheio de cara com equipamento bom e rede que não funciona..
Eu mesmo nunca compraria um Wavion desses... nem a pau!
Mas na wireless o que funciona pra mim as vezes pra vc é ruim... isso é regra!
Agora se tu naum tem bala na agulha e o que quer é dividir tua adsl..
Compra um picostation 5, joga em cima de uma torre ai... coloca nano loco ou airgrid 5 nos clientes..
Pega uns 20 com essa estrutura... depois vai comprando equipamentos...
Se quiser crescer, equipamentos homologados logico!
E seja bem vindo ao time....
-
caros amigos entendo o que voces dizem mas ja usei estes equipamentos mas baratos e passei raiva ,não usei ubiquiti ainda so 1 ponto a ponto que tenho para as duas wavion uso 2 nano 5 mimo realmente e um produto bom mas um provedor precisa de 1 radio que aguente muitas conexões e o unico que bate o pe e garante que faz e a wavion ,algum outro radio por ai dis que aguenta 150 usuarios online. ,nenhum ok .
eu escolhi não pelo preço e sim pela promessa e garantia de 5 anos no equipamento,pensem pelo lado serio da coisa nossos planos aqui no provedor são de r$ 40,00 por cliente ,ja temos 150 clientes em uma base a media e de 70 clientes online e tudo funfa blz .
quando chegar a 300 clientes e a wavion cunprir sua promessa de 150 usuarios online ja se pagou e e so lucro .
serão r$ 12 000,00 por mes de assinatura de internet em uma base so ,vale a pena entenderam .
alias estou pensando em montar mas algumas bases mas ainda não vai dar para comprar mas uma wavion agora
ai vo tentar uma solução mas barata .
-
ja ouvi esta conversa com outra pessoa aqui do forum criticando a wavion e que não iria comprar de jeito nenhum isto que voçe dis não e profissional ,eu sinceramente se voçe comprar ou não não vai mudar minha vida en nada .
como experiencia propria posso te falar que e um bom equipamento a minha ja esta funfando a 7 meses e eu nunca precizei ir ate ela para manutenção nenhuma .
se isto não e bom pra voçe seja feliz com seus radinhos ai e deixa equipamento profi para os outros kkkkk.
sem magoa .
-
Vamos em partes; licença, pra quem ta começando é dose, não é barato, pra começar
recomendo parceria com outro provedor já licenciado. Equipamento bota uma
rb433ah com 3carões r52h, ela vai ser seu servidor, faz tudo. E são baratos,
450,00, os cartões 140,00 cada, e as antenas as 3painéis de 90°, de
12dbi(de marca conhecida) as que o pkmc indicou são excelentes, e pode começar
com um painel e à medida que aumenta os teus fregueses vai adicionando. Até
mais.
-
so a routerboard sozinha sem chance monte um servidor para controle de clientes e banda ou vai ter dor de cabeça um pc a mas não e tão caro .e se quizer trabalhar direito tire sua licença não espere a anatel bater em sua porta.
-
É lógico que um pc é bem melhor, repassamos link pra uma cidade vizinha e os
pia tão com 75 fregueses, com hot spot, e ta funcionando bem, e deve-se levar
em consideração que não vai por os 150 de uma vez só. Aqui é assim: se pedem
pra abrir um ponto pra 20 fregueses, tu vais e investe, depois da só oito. Até.
-
Citação:
mutuka
Vamos em partes; licença, pra quem ta começando é dose, não é barato, pra começar
mais.
Olá amigo, poderia me dar mais um dica de como funciona este lance de parceria com outro provedor? Qual seria a ventagem para o próprio provedor em fazer essa parceiria?
Obrigado;
Hélio Vieira
-
Citação:
mutuka
mais.
Olá amigo , muito obrigado pela dica, mas como exatamente funciona este tipo de parceria? Que vantagem seria para o Provedor caso eu fosse fazer um parceiria? Como funciona?
Mais uma Vez obrigado;
Hélio Vieira
-
Existem empresas especializadas em parcerias, eles fazem a papelada registam seu ponto. E quando você estiver bem estruturado faz por conta própria! Já sabe as manhas. Tem a localnet, a frolnet e por ai vai. (14) 3326-2124 tenta esse cara .olha no site da Anatel os provedores licenciados ai pelas redondezas, metade é parceria.EASP - ENTIDADES AUTORIZADAS DOS SERVIÇOS PRIVADOS - [SIS versão 2.2.1]
seleciona o 045. Até mais
-
Citação:
mutuka
Existem empresas especializadas em parcerias, eles fazem a papelada registam seu ponto. E quando você estiver bem estruturado faz por conta própria! Já sabe as manhas. Tem a localnet, a frolnet e por ai vai. (14) 3326-2124 tenta esse cara .olha no site da Anatel os provedores licenciados ai pelas redondezas, metade é parceria.EASP - ENTIDADES AUTORIZADAS DOS SERVIÇOS PRIVADOS - [SIS versão 2.2.1]
seleciona o 045. Até mais
Vc me indica, ou existe algum curso proprio para se obter conhecimento em intenert a radio?
Obrigado
-
Citação:
tmelooliveira
Bah.. a galera ta ralando com o rapaz....hehe
Se ele pensar em tirar a scm, comprar link dedicado, wavion (como o amigo disse)..
Ele vai desistir....heheheheheheh
Amigo... se tu tiver bala na agulha pra fazer as coisas certas.. o caminho é investir em conhecimento..
Gasta uma grana em cursos... visita alguns provedores..
Equipamento dinheiro compra.. mas ta cheio de cara com equipamento bom e rede que não funciona..
Eu mesmo nunca compraria um Wavion desses... nem a pau!
Mas na wireless o que funciona pra mim as vezes pra vc é ruim... isso é regra!
Agora se tu naum tem bala na agulha e o que quer é dividir tua adsl..
Compra um picostation 5, joga em cima de uma torre ai... coloca nano loco ou airgrid 5 nos clientes..
Pega uns 20 com essa estrutura... depois vai comprando equipamentos...
Se quiser crescer, equipamentos homologados logico!
E seja bem vindo ao time....
Tiago, qual o curso posso fazer para obter esse tipo de conhecimento, ja fiz algumas pesquisas mas nao econtro curso relacionado a isso. Pode me ajudar?
-
Citação:
naldo864
so a routerboard sozinha sem chance monte um servidor para controle de clientes e banda ou vai ter dor de cabeça um pc a mas não e tão caro .e se quizer trabalhar direito tire sua licença não espere a anatel bater em sua porta.
Sim, exatamente isso que to procurando.
-
eu fis o treinamento da americanexplorer e muito bom e vai te dar uma boa base de como começar certo.
verifica ai American Explorer - Sinta a Liberdade de ser Wireless!!!
-
Citação:
naldo864
Muito bom. Vc fez online ou presencial?
-
o curso e presencial voce tem que ir pra la em campinas e ficar la trez dias la voce vai aprender como trabalhar com redes sem fio profissionalmente e conhecer gente que esta trabalhando com isto e tem as suas mesmas duvidas .depois destes trez dias voce ja sera capas de trabalhar com isto
-
Citação:
heliovieira
Muito bom. Vc fez online ou presencial?
Entendo, tem agum pre requisito para fazer o curso?
Ele eh em sao paulo....por aqui pelo nao tem nao neh?
-
-
essa parceria seria o aluguel da scm um exemplo de facil entendimento vc tem um filho mas naum quer assumir dai vem e me paga uns 3 mil pra eu registrar ele e me dah 300 reais td mes pra eu pagar a pensão!!! ou seja vc paga pra outro provedor uns 3 mil pra documentação e etc ele cadastra sua torre como se fosse dele dai vc paga um aluguel de 300 reais por mes outra escolhas são as empresas especializada em aluguel msm como a R2 WEB pra vc adiquirir uma franquia deles vc paga 3 mil e dah 13% do valor cobrados dos clientes quanto maior a quantidade de clientes menor a porcentagem eles te dão uma estrutura na compra de equipamentos pois se trata de uma franquia ou seja vc vai ter uma filial deles eles prometem link dedicado de 1mb a 250 reias pos eles são cadastrado no pnbl não trabalho lah e nem tou fazendo propaganda soh citando exemplo
-
Citação:
inquiery
Ola heliovieira,
Qual o tamanho da área que você pretente atender?
Em áreas de alta concentração, tem gente que costuma cabear pelos postes de energia elétrica. È só fazer um projetinho e apresentar pra eles, não tenho certeza, mas não é caro o aluguel dos postes.
Você tem um local alto onde a maior parte dessa área tenha visada sem obstaculo? (caso a área seja pequena)
Se a área for grande, precisará de mais de um ponto de presença (POP).
Tem algum outro provedor atendendo na sua região? (se não tem, pode trabalhar com 2.4Ghz mais tranquilo, se ja tem, melhor partir pro 5.8Ghz - 5.8 geralmente os equipamentos são um pouco mais caros, mas compensa).
Sua primeira POP será em um ponto central da região? (podendo assim setorizar a POP, podendo colocar até 4 painéi de 90º; tem gente que usa até 6, mas não precisa, pelo menos não para atender 150 clientes).
Bom, além disso tudo, depende também do quanto você pretende investir. Eu sinceramente montaria uma POP AirMax (equipamentos da ubiquiti). 4 BaseStation de 90º com 4 Rocket M5. Tem a opção da RB+Cartão também, que é muito boa, e pessoalmente ter a possibilidade de ter um mikrotik gerenciando sua POP é muito bom, mesmo que seja uma bridge.
Manda mais algumas informaçõe ai que o pesoal vai te ajudar com mais facilidade.
Ok amigo, abrigado,
mas, sobre essas antenas Setorias que vc citou de 90° , quantos DBIs seriam necessários cada um, bem eu estava pensando em uns 150 clientes, mas acho que devo ir mais devagar e gostaria de saber se essas antenas seriam boas para 60 cleintes. Qual marca vc me recomenda.
Essas antenas variam em torno de quanto? As antenas Omini são ruins? Mesmo para quem ta começando?
Obrigado;
-
Ola Hélio,
Bom, você não precisa de painéis com muito ganho. Do meu ponto de vista, você não precisa atender clientes muito distante de sua POP, por isso não é necessário (e nesse caso não seria nem tanto muito recomendado) ter painéis com ganho muito alto, pois isso só faria seu sinal alcançar mais longe, no lugar onde você melhor atenderia colocando uma outra POP.
Os Rocket+BaseStation que eu sitei da ubiquiti, são muito bons. O painel BaseStation tem de até 20 dBi se não me engano, e o Rocket tem uma potencia de até 27dBi (to falando pela minha memória esses dados, talvez eu não esteja bem correto). Você atende clientes a uma distancia boa com esse equipamento, mas eu não recomendaria colocar 150 clientes em 1 painel desses só. Seria melhor centralizar a POP e colocar mais paineis, um apontado pra cada lado.
A inicio você pode sim usar uma omni, não tem problema nenhum nisso caso sua região não tenha muita interferencia. A desvantagem da Omni é que como ela distribui sinal para todos os lados, ele recebe sinal de todos os lados também, ou seja, uma Omni atendendo uma região de 120º a partir dela por exemplo, vai funcionar normalmente, mas vai sofrer muito mais interferencias de equipamentos de terceiros que estejas nas regiões onde você não atende.
Claro que com TDMA você elimina muito desse problema, e a tecnologia AirMax da Ubiquiti engloba TDMA, só que o Rocket M5 até então não possuia nenhuma omni para trabalhar com ele (Omni de dupla polaridade). Parece que a Ubiquiti lançou uma omni dessas, mas não tenho dados sobre ela pra te passar, até por que não fui no encontro onde foi apresentado o tal produto.
Mas se você for começar agora e quizer usar uma omni com um RB vai ficar muito bom, mas primeiro analise a sua região para ver qual a melhor opção, 2.4 ou 5.8, para sofrer menos com interferencia. E nesse caso o custo ficaria bem menor a inicio. Um PC-AP é uma opção melhor que uma RB e com o uso do Mikrotik nele fica ótimo, mas dai da um trabalho a mais e aumenta os custos, as vezes não compensa.
Eu não usei ainda muitos tipos de equipamentos. Ja uso Rocket+BaseStation e PC-AP com Mikrotik. No meu caso possuo um concorrente que resolveu montar a torre dele a uns 20 metros da minha, e por alguma razão que só Deus sabe ele usa uma potencia extremamente alta, eu sofro em minha POP Mikrotik (a principal, onde tenha 80% dos clientes) interferencia de no minimo 5 canais dele, o que não deixa nenhuma banda totalmente livre pra mim, e isso causa muito problema com latencia alta, isso eu posso confirmar. Portanto, bote em mente que se for montar uma POP, não faça muito próximo de uma POP de um concorrente seu, e a setoriazação nesse caso diminui bastante o problema com latencia e baixo trhoughtput.
Sei lá, não to lembrando de mais nada para escrever por enquanto, e acho que ainda te deixei com muitas duvidas, mas fazer o que, eu também tenho muitas delas que muitas vezes não consigo responder, mas alguns amigos a mais respondendo aqui vai esclarecer aos poucos cada vez mais o caso, fazendo todos nos concentrarmos experiencias e aprender uns com os outros. Ai ta o brilho da comunidade.
-
Meu caro Helio Vieira, esquece essa história de parceria, isso não existe, entrei em contato com a anatel e falei diretamente com um engenheiro deles e el me disse que ninguém é altorizado a fazer oque se chama de parceria se fizer é perder tempo e dinheiro, se eles baterem já era lacra mesmo. abçs e boa sorte.
-
Dai pessoal tudo bem, agora eu não entendi, ficam falando em usar radinho omni porque servidor é caro painel não compensa e mandão fazer uma licença como se fosse coisa pouca, acho que aqui no sul tão nos logrando porque pode arrumar uns 20 pau e ainda tem o engenheiro o n°0800 e se os caras quiserem te multam por que falta uma etiqueta no nano ou por que tu não declarou um painel novo.
Até mais
-
Citação:
inquiery
Ola Hélio,
Bom, você não precisa de painéis com muito ganho. Do meu ponto de vista, você não precisa atender clientes muito distante de sua POP, por isso não é necessário (e nesse caso não seria nem tanto muito recomendado) ter painéis com ganho muito alto, pois isso só faria seu sinal alcançar mais longe, no lugar onde você melhor atenderia colocando uma outra POP.
Os Rocket+BaseStation que eu sitei da ubiquiti, são muito bons. O painel BaseStation tem de até 20 dBi se não me engano, e o Rocket tem uma potencia de até 27dBi (to falando pela minha memória esses dados, talvez eu não esteja bem correto). Você atende clientes a uma distancia boa com esse equipamento, mas eu não recomendaria colocar 150 clientes em 1 painel desses só. Seria melhor centralizar a POP e colocar mais paineis, um apontado pra cada lado.
A inicio você pode sim usar uma omni, não tem problema nenhum nisso caso sua região não tenha muita interferencia. A desvantagem da Omni é que como ela distribui sinal para todos os lados, ele recebe sinal de todos os lados também, ou seja, uma Omni atendendo uma região de 120º a partir dela por exemplo, vai funcionar normalmente, mas vai sofrer muito mais interferencias de equipamentos de terceiros que estejas nas regiões onde você não atende.
Claro que com TDMA você elimina muito desse problema, e a tecnologia AirMax da Ubiquiti engloba TDMA, só que o Rocket M5 até então não possuia nenhuma omni para trabalhar com ele (Omni de dupla polaridade). Parece que a Ubiquiti lançou uma omni dessas, mas não tenho dados sobre ela pra te passar, até por que não fui no encontro onde foi apresentado o tal produto.
Mas se você for começar agora e quizer usar uma omni com um RB vai ficar muito bom, mas primeiro analise a sua região para ver qual a melhor opção, 2.4 ou 5.8, para sofrer menos com interferencia. E nesse caso o custo ficaria bem menor a inicio. Um PC-AP é uma opção melhor que uma RB e com o uso do Mikrotik nele fica ótimo, mas dai da um trabalho a mais e aumenta os custos, as vezes não compensa.
Eu não usei ainda muitos tipos de equipamentos. Ja uso Rocket+BaseStation e PC-AP com Mikrotik. No meu caso possuo um concorrente que resolveu montar a torre dele a uns 20 metros da minha, e por alguma razão que só Deus sabe ele usa uma potencia extremamente alta, eu sofro em minha POP Mikrotik (a principal, onde tenha 80% dos clientes) interferencia de no minimo 5 canais dele, o que não deixa nenhuma banda totalmente livre pra mim, e isso causa muito problema com latencia alta, isso eu posso confirmar. Portanto, bote em mente que se for montar uma POP, não faça muito próximo de uma POP de um concorrente seu, e a setoriazação nesse caso diminui bastante o problema com latencia e baixo trhoughtput.
Sei lá, não to lembrando de mais nada para escrever por enquanto, e acho que ainda te deixei com muitas duvidas, mas fazer o que, eu também tenho muitas delas que muitas vezes não consigo responder, mas alguns amigos a mais respondendo aqui vai esclarecer aos poucos cada vez mais o caso, fazendo todos nos concentrarmos experiencias e aprender uns com os outros. Ai ta o brilho da comunidade.
Muito obirdado mesmo. Eu estava em dúvidas se poderia usar omini e atender meus objetivos que é iniciar com uns 60 clientes. Mas vejo que pelo seu comentário posso começar dessa forma. Agora, um PC-AP tem os mesmos objetivos do que uma RB e custa menos que esta?
Grato novamente.
Tem msn?
Obrigado
-
Citação:
inquiery
Ola Hélio,
E no caso de homologação, não terá problemas?
Hélio
-
Citação:
heliovieira
Muito obirdado mesmo. Eu estava em dúvidas se poderia usar omini e atender meus objetivos que é iniciar com uns 60 clientes. Mas vejo que pelo seu comentário posso começar dessa forma. Agora, um PC-AP tem os mesmos objetivos do que uma RB e custa menos que esta?
Grato novamente.
Tem msn?
Obrigado
Não, é o contrário, o PC-AP custa mais que uma RB, pois é um computador normal, com placas de rede Wireless e com o SO da Mikrotik intalado. É em prática uma RB na questão de administração, por causa do Mikrotik intalado, mas é superior poi você pode colocar um procesador muito melhor do que os de uma RB.
-
Citação:
heliovieira
E no caso de homologação, não terá problemas?
Hélio
Na questão do Rocket+BaseStation. Se usar RB + Cartão, é só pegar cartões homologados.
Na questão do PC-AP, também é só pegar uma placa wireless homologada.
Tem infinidade de Omnis homologadas pra escolher também.
-
Citação:
inquiery
Na questão do Rocket+BaseStation. Se usar RB + Cartão, é só pegar cartões homologados.
Na questão do PC-AP, também é só pegar uma placa wireless homologada.
Tem infinidade de Omnis homologadas pra escolher também.
Muito obrigado pelas dicas....foi de grande ajuda pra mim...vlw mesmo.
Tem msn?
Até
-
Citação:
heliovieira
Muito obrigado pelas dicas....foi de grande ajuda pra mim...vlw mesmo.
Tem msn?
Até
Olá amigo, mais uma vez obrigado pelas dicas...mas....
Como faço pra contratar um link de alguma operadora?
-
Ola Helio,
Depende de onde você mora, mas a maioria do pessoal eu vejo reclamar quanto tenta contratar link com operadora de telefonia, principalmente com a Oi, mas tem muitas outras empresas pra você pesquisar, dependendo da sua região.
Adiciona [email protected] no seu MSN, ela é uma consultora de várias operadoras, derrepente ela consegue te atender.
-
Citação:
inquiery
Ola Helio,
Depende de onde você mora, mas a maioria do pessoal eu vejo reclamar quanto tenta contratar link com operadora de telefonia, principalmente com a Oi, mas tem muitas outras empresas pra você pesquisar, dependendo da sua região.
Adiciona
[email protected] no seu MSN, ela é uma consultora de várias operadoras, derrepente ela consegue te atender.
Ok, muito obrigado. irei adicioná-la para ver se consigo. Muito obrigado.
-
Amigo vc mora em qual estado ??
Citação:
heliovieira
Ok, muito obrigado. irei adicioná-la para ver se consigo. Muito obrigado.
-
Citação:
rafaelmju
Amigo vc mora em qual estado ??
Amigo moro em são pedro da aldeia no estado do rio de janeiro.
Hélio
-
Citação:
heliovieira
Tiago, qual o curso posso fazer para obter esse tipo de conhecimento, ja fiz algumas pesquisas mas nao econtro curso relacionado a isso. Pode me ajudar?
bom amigo olha vc pode comessar com uma omni e um simples roteador eu ja pacei por essa fase isso te da suporte pra ums 10 clientes com um link adsl de 1mbts se vc tiver uma dsl de maior velocidade voce conssegue com um bom radio uma mair quantidade
diria pra vc colocar uma torre dessas de vergalhao de 12mtros de altura elas suporta bastante coisa e tem uma boa altura dependendo da região e ai vc vai ver como realmente funciona via radio no comesso parece muito bom mais ai vc vai ver que os clientes demoram aparecer quando vc tiver ums 15 clientes com uma dsl ai vc penssa em um servidor com mikrotik e em mudar para routerboards e cartoes pois são um imvestimento que ira compenssar mais indico isso simplicidade e pouco gasto no comesso a licenssa so comessa a ser cobrada assim depois que vc imcomodar alguem ou seja tiver muitos clientes ai vc ja vai ter conhecimento e consseguira ela mais facilmente..
-
Citação:
pkmc
Tenho passado para vários usuários que tem tido muito sucesso, aí vai a dica:
Controlador do sistema use Mikrotik, uma RB-450G é uma excelente escolha.
Routerboard.com
Se vc se apertar na administração do sistema pode usar o WEBMIKROTIK ele faz todo serviço pesado pra você.
WebMikrotik
Para irradiar sinal wireless pode começar com uma UBIQUITI Bullet 2 HP + Antena OMNI 15 da HyperLink ou Dimension ou OIW.
Bullet | Ubiquiti Networks, Inc.
Se quiser algo melhor pode montar um cluster com 6 UBIUITI NanoStation 2 !
NanoStation | Ubiquiti Networks, Inc.
Anexo 16920
Agora você ja tem um sistema para analisar e tambem vai ter a opinião de outros colegas.
Com esta tenho certeza que vai ter um sistema bem estável com excelntes possibilidades de administração.
Você sabe me dizer se o microtik tem como configurar por meio só de login e senha ou tem como configurar ele para ter acesso a velocidade do cliente contratada pelo ppoe ou mac ??
e se vc tiver o número ou algum contato de algum engenheiro para eu poder contratar para montar meu provedor por favor me envie.
Obrigado
-
Olá Weslley, tem como sim. O Mikrotik dá opções para login e senha, bem como, de limitações de velocidade para cada cliente, onde você cadastrará o endereço de MAC e o IP de cada um.
-
Alguém sabe me informar um link bom para contratação dos serviços de internet? Eu achei uma aqui na minha cidade que funciona através de Fibra ótica e disponibiliza 100MB estáveis de conexão por 799,00. Seria uma boa com uma carta de 60 clientes, usando apenas uma Omni e um Mikrotik como servidor e para os clientes a Ubiquiti AirGrid M5, ficaria bom?
-
Bom, para começar um proovedor, o mais importante é saber se o link é bom, se for bom ja é um começo. Outra coisa, não comece com omni, você acaba perdendo desempenho. Comece no mínimo com NanoM5 como ap, que vai te segurar uns 15 a 20 clientes cada NanoM5, ai depois muda para Rocket M5. Para fazer 360° vai precisar de 4 Nanos, e uma RB para gerenciar tudo... coloque uma RB450G que vai segurar uns 100 clientes... e da conta de passar 100MB coisa que nenhuma outra RB de menor valor vai conseguir passar....
-
Entendo... Porque dizem que essa omni 360º dão uma qualidade maior e com maior distância de transmissão. Mas apenas 4 nano eu consigo 360º perfeito?! Essa Mikrotik que me passou rb450g ela vai operar para cada 4 nano, certo? se eu quiser colocar mais um ou dois nanos tenho que colocar outro RB ou posso colocar uma bridge?
-
Você usa apenas um Rb450G, ai se quiser mais de 4 NanosM5 é só por um switch no meio... aqui eu uso o tought switch da ubiquit mesmo, ele já faz o poe e switch junto, é meio caro, mas vale a pena, pq não fica um monte de cabos, e ajuda a gerenciar cada equipamento... mas se nao puder gastar, pode colocar um switch intelbras de 8 portas no meio que ja segura as pontas... ai quando tiver clientes pra bancar os equipamentos melhores, vai trocando aos poucos...
-
Bacana, pensei nisso mesmo... Você já possui licença SCM? Quero aumentar minha carta de clientes para que, posteriormente, eu já abra uma MEI e dê entrada eu mesmo na ANATEL, como sou contador e tenho contatos, é tranquilo e rápido.
-
Sim aqui temos SCM a bastante tempo ja...
Legalize tudo, pois qualquer denuncia pode te dar uma bela dor de cabeça....
-
Vou fazer isso mesmo. Com um equipamentos bons e uma carta de 30 a 50 clientes eu consigo já obter a licença neh? E para os clientes, uma AirGrid M5 mesmo?
-
Boa tarde amigo @heliovieira pode add nossa consultora no Skype, ela pode lhe ajudar com os valores e tembém com os produtos ;)
Jenifer Skype Conectwi