Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montagem de um pequeno provedor de internet

    Olá pessoal;
    sou novo por aqui e preciso muito da ajuda de vcs que entendem do assunto de como montar um pequeno provedor de internet.
    Sei que temos que adquirir uma licensa junto a Anatel (SCM) para que o negócio fique legalizado e ainda sim terei que contratar uma pessoa que entenda do assunto para esse fim. Tudo bem até aí...
    Agora, quais os "Aparelhos que tenho que ter" Antena...Roteador?. Servidor?
    Pretendo atender a uns 150 clientes, entendo de informática mas realmente não sei exatamento o que usar para isso. A minha iséia é via rádio.
    Alguém pode me ajudar?

    Obrigado;
    Hélio Vieira

  2. #2

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Ola heliovieira,

    Qual o tamanho da área que você pretente atender?
    Em áreas de alta concentração, tem gente que costuma cabear pelos postes de energia elétrica. È só fazer um projetinho e apresentar pra eles, não tenho certeza, mas não é caro o aluguel dos postes.
    Você tem um local alto onde a maior parte dessa área tenha visada sem obstaculo? (caso a área seja pequena)
    Se a área for grande, precisará de mais de um ponto de presença (POP).

    Tem algum outro provedor atendendo na sua região? (se não tem, pode trabalhar com 2.4Ghz mais tranquilo, se ja tem, melhor partir pro 5.8Ghz - 5.8 geralmente os equipamentos são um pouco mais caros, mas compensa).

    Sua primeira POP será em um ponto central da região? (podendo assim setorizar a POP, podendo colocar até 4 painéi de 90º; tem gente que usa até 6, mas não precisa, pelo menos não para atender 150 clientes).

    Bom, além disso tudo, depende também do quanto você pretende investir. Eu sinceramente montaria uma POP AirMax (equipamentos da ubiquiti). 4 BaseStation de 90º com 4 Rocket M5. Tem a opção da RB+Cartão também, que é muito boa, e pessoalmente ter a possibilidade de ter um mikrotik gerenciando sua POP é muito bom, mesmo que seja uma bridge.

    Manda mais algumas informaçõe ai que o pesoal vai te ajudar com mais facilidade.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Tenho passado para vários usuários que tem tido muito sucesso, aí vai a dica:

    Controlador do sistema use Mikrotik, uma RB-450G é uma excelente escolha.
    Routerboard.com
    Se vc se apertar na administração do sistema pode usar o WEBMIKROTIK ele faz todo serviço pesado pra você.
    WebMikrotik
    Para irradiar sinal wireless pode começar com uma UBIQUITI Bullet 2 HP + Antena OMNI 15 da HyperLink ou Dimension ou OIW.
    Bullet | Ubiquiti Networks, Inc.

    Se quiser algo melhor pode montar um cluster com 6 UBIUITI NanoStation 2 !
    NanoStation | Ubiquiti Networks, Inc.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cluster NANO.jpg
Visualizações:	1867
Tamanho: 	45,1 KB
ID:      	16920

    Agora você ja tem um sistema para analisar e tambem vai ter a opinião de outros colegas.
    Com esta tenho certeza que vai ter um sistema bem estável com excelntes possibilidades de administração.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    amigo quer um conselho primeiro de tudo consuiga sua licença scm ,por que montar a estrutura não e dificil vc consuegue ajuda aqui no forum ,estudando um pouco vc chega la mas a licença e o mas importante disto tudo tira ela sem pressa ai enquanto isso vai estudando para abrir seu provedor com segurança

  5. #5

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    amigo quer um conselho primeiro de tudo consuiga sua licença scm ,por que montar a estrutura não e dificil vc consuegue ajuda aqui no forum ,estudando um pouco vc chega la mas a licença e o mas importante disto tudo tira ela sem pressa ai enquanto isso vai estudando para abrir seu provedor com segurança
    Entendo, quanto que irei gastar em média apenas com a aprelhagem contando com o servidor?

    Hélio

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    como eu disse o mas importante e a licença de tudo ,estrutura para os primeiros 300 clientes ,servidor dual core 4 gb de memoria + 1 hd de 1 de 256 gb + 2 hds de 2 terra para cache + myauth 3 com plugin super cache r$ 2 200,00
    maquina + software .
    mas switchs e cabos mas ou menos r$ 3 000,00 .
    wavion base station r$ 8 000,00 radio profissional 2,4 capacidade ainda não testada de 150 clientes online ate agora com 60 clientes online a minha funfa blz
    mas enfatizo que o mas importante e a licença.

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    como eu disse o mas importante e a licença de tudo ,estrutura para os primeiros 300 clientes ,servidor dual core 4 gb de memoria + 1 hd de 1 de 256 gb + 2 hds de 2 terra para cache + myauth 3 com plugin super cache r$ 2 200,00
    maquina + software .
    mas switchs e cabos mas ou menos r$ 3 000,00 .
    wavion base station r$ 8 000,00 radio profissional 2,4 capacidade ainda não testada de 150 clientes online ate agora com 60 clientes online a minha funfa blz
    mas enfatizo que o mas importante e a licença.
    Caro colega com todo respeito mesmo.
    Mas vc não acha que exagerou nas configurações de quem abriu um tópico pedindo sugestão de equipamentos para montagem de um PEQUENO PROVEDOR ?

    Ps.: Acho sua solução excelente uso MyAuth tem cerca de 4 anos, mesmo antes da versão 3, e é um excelente software.
    Quanto as Wavion pelo custo aindo fico com a linha AirMax da UBIQUITI, pois tem desempenhado um excelente resultado, a custo bem menor.
    Grande Abraço !
    Parabéns pela estrutura !

  8. #8

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Bah.. a galera ta ralando com o rapaz....hehe

    Se ele pensar em tirar a scm, comprar link dedicado, wavion (como o amigo disse)..
    Ele vai desistir....heheheheheheh

    Amigo... se tu tiver bala na agulha pra fazer as coisas certas.. o caminho é investir em conhecimento..

    Gasta uma grana em cursos... visita alguns provedores..
    Equipamento dinheiro compra.. mas ta cheio de cara com equipamento bom e rede que não funciona..
    Eu mesmo nunca compraria um Wavion desses... nem a pau!

    Mas na wireless o que funciona pra mim as vezes pra vc é ruim... isso é regra!

    Agora se tu naum tem bala na agulha e o que quer é dividir tua adsl..
    Compra um picostation 5, joga em cima de uma torre ai... coloca nano loco ou airgrid 5 nos clientes..

    Pega uns 20 com essa estrutura... depois vai comprando equipamentos...

    Se quiser crescer, equipamentos homologados logico!

    E seja bem vindo ao time....

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    caros amigos entendo o que voces dizem mas ja usei estes equipamentos mas baratos e passei raiva ,não usei ubiquiti ainda so 1 ponto a ponto que tenho para as duas wavion uso 2 nano 5 mimo realmente e um produto bom mas um provedor precisa de 1 radio que aguente muitas conexões e o unico que bate o pe e garante que faz e a wavion ,algum outro radio por ai dis que aguenta 150 usuarios online. ,nenhum ok .
    eu escolhi não pelo preço e sim pela promessa e garantia de 5 anos no equipamento,pensem pelo lado serio da coisa nossos planos aqui no provedor são de r$ 40,00 por cliente ,ja temos 150 clientes em uma base a media e de 70 clientes online e tudo funfa blz .
    quando chegar a 300 clientes e a wavion cunprir sua promessa de 150 usuarios online ja se pagou e e so lucro .
    serão r$ 12 000,00 por mes de assinatura de internet em uma base so ,vale a pena entenderam .
    alias estou pensando em montar mas algumas bases mas ainda não vai dar para comprar mas uma wavion agora
    ai vo tentar uma solução mas barata .

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    ja ouvi esta conversa com outra pessoa aqui do forum criticando a wavion e que não iria comprar de jeito nenhum isto que voçe dis não e profissional ,eu sinceramente se voçe comprar ou não não vai mudar minha vida en nada .
    como experiencia propria posso te falar que e um bom equipamento a minha ja esta funfando a 7 meses e eu nunca precizei ir ate ela para manutenção nenhuma .
    se isto não e bom pra voçe seja feliz com seus radinhos ai e deixa equipamento profi para os outros kkkkk.
    sem magoa .

  11. #11

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet




    Vamos em partes; licença, pra quem ta começando é dose, não é barato, pra começar
    recomendo parceria com outro provedor já licenciado. Equipamento bota uma
    rb433ah com 3carões r52h, ela vai ser seu servidor, faz tudo. E são baratos,
    450,00, os cartões 140,00 cada, e as antenas as 3painéis de 90°, de
    12dbi(de marca conhecida) as que o pkmc indicou são excelentes, e pode começar
    com um painel e à medida que aumenta os teus fregueses vai adicionando. Até
    mais.




  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    so a routerboard sozinha sem chance monte um servidor para controle de clientes e banda ou vai ter dor de cabeça um pc a mas não e tão caro .e se quizer trabalhar direito tire sua licença não espere a anatel bater em sua porta.

  13. #13

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet




    É lógico que um pc é bem melhor, repassamos link pra uma cidade vizinha e os
    pia tão com 75 fregueses, com hot spot, e ta funcionando bem, e deve-se levar
    em consideração que não vai por os 150 de uma vez só. Aqui é assim: se pedem
    pra abrir um ponto pra 20 fregueses, tu vais e investe, depois da só oito. Até.




  14. #14
    Hélio
    Visitante

    Arrow Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post



    Vamos em partes; licença, pra quem ta começando é dose, não é barato, pra começar
    recomendo parceria com outro provedor já licenciado. Equipamento bota uma
    rb433ah com 3carões r52h, ela vai ser seu servidor, faz tudo. E são baratos,
    450,00, os cartões 140,00 cada, e as antenas as 3painéis de 90°, de
    12dbi(de marca conhecida) as que o pkmc indicou são excelentes, e pode começar
    com um painel e à medida que aumenta os teus fregueses vai adicionando. Até
    mais.




    Olá amigo, poderia me dar mais um dica de como funciona este lance de parceria com outro provedor? Qual seria a ventagem para o próprio provedor em fazer essa parceiria?

    Obrigado;
    Hélio Vieira

  15. #15

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post



    Vamos em partes; licença, pra quem ta começando é dose, não é barato, pra começar
    recomendo parceria com outro provedor já licenciado. Equipamento bota uma
    rb433ah com 3carões r52h, ela vai ser seu servidor, faz tudo. E são baratos,
    450,00, os cartões 140,00 cada, e as antenas as 3painéis de 90°, de
    12dbi(de marca conhecida) as que o pkmc indicou são excelentes, e pode começar
    com um painel e à medida que aumenta os teus fregueses vai adicionando. Até
    mais.



    Olá amigo , muito obrigado pela dica, mas como exatamente funciona este tipo de parceria? Que vantagem seria para o Provedor caso eu fosse fazer um parceiria? Como funciona?

    Mais uma Vez obrigado;
    Hélio Vieira

  16. #16

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Existem empresas especializadas em parcerias, eles fazem a papelada registam seu ponto. E quando você estiver bem estruturado faz por conta própria! Já sabe as manhas. Tem a localnet, a frolnet e por ai vai. (14) 3326-2124 tenta esse cara .olha no site da Anatel os provedores licenciados ai pelas redondezas, metade é parceria.EASP - ENTIDADES AUTORIZADAS DOS SERVIÇOS PRIVADOS - [SIS versão 2.2.1]
    seleciona o 045. Até mais

  17. #17

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Existem empresas especializadas em parcerias, eles fazem a papelada registam seu ponto. E quando você estiver bem estruturado faz por conta própria! Já sabe as manhas. Tem a localnet, a frolnet e por ai vai. (14) 3326-2124 tenta esse cara .olha no site da Anatel os provedores licenciados ai pelas redondezas, metade é parceria.EASP - ENTIDADES AUTORIZADAS DOS SERVIÇOS PRIVADOS - [SIS versão 2.2.1]
    seleciona o 045. Até mais
    Vc me indica, ou existe algum curso proprio para se obter conhecimento em intenert a radio?

    Obrigado

  18. #18

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Bah.. a galera ta ralando com o rapaz....hehe

    Se ele pensar em tirar a scm, comprar link dedicado, wavion (como o amigo disse)..
    Ele vai desistir....heheheheheheh

    Amigo... se tu tiver bala na agulha pra fazer as coisas certas.. o caminho é investir em conhecimento..

    Gasta uma grana em cursos... visita alguns provedores..
    Equipamento dinheiro compra.. mas ta cheio de cara com equipamento bom e rede que não funciona..
    Eu mesmo nunca compraria um Wavion desses... nem a pau!

    Mas na wireless o que funciona pra mim as vezes pra vc é ruim... isso é regra!

    Agora se tu naum tem bala na agulha e o que quer é dividir tua adsl..
    Compra um picostation 5, joga em cima de uma torre ai... coloca nano loco ou airgrid 5 nos clientes..

    Pega uns 20 com essa estrutura... depois vai comprando equipamentos...

    Se quiser crescer, equipamentos homologados logico!

    E seja bem vindo ao time....
    Tiago, qual o curso posso fazer para obter esse tipo de conhecimento, ja fiz algumas pesquisas mas nao econtro curso relacionado a isso. Pode me ajudar?

  19. #19

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    so a routerboard sozinha sem chance monte um servidor para controle de clientes e banda ou vai ter dor de cabeça um pc a mas não e tão caro .e se quizer trabalhar direito tire sua licença não espere a anatel bater em sua porta.
    Sim, exatamente isso que to procurando.

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    eu fis o treinamento da americanexplorer e muito bom e vai te dar uma boa base de como começar certo.

    verifica ai American Explorer - Sinta a Liberdade de ser Wireless!!!