Bom dia Galera,
Bom ja passaei por este tipo de problema assim como muitos que tem ou trabalham em provedores, instalar o cache e a rede ficar lenta.
*Uma pequena historinha.
Bom, antes eu entendia que o cache deveria ser entregue com mais velocidade para os clientes.
- Depois que configurei desta forma vi que a rede ficou lenta e logo a banda de meus rádios iam pro saco.
- Vi que não deveria ser assim.
Então pesquisei, pesquisei, pesquisei e pesquisei.
- A partir de muito pesquisa entre outras coisas entendi que o cache full era uma forma de disponibilizar os arquivos mais rápido e não com mais velocidade como já citaram, se me pagam por 512k por que vou entregar a 2 Megas ou mais.
A partir deste momento a rede melhorou e os rádios respiraram UFA.
MAAASSSSS com o tempo a rede começou a engasgar em horário de PICO, e la vem chamado de clientes.
Blza comecei a analizar e ver o por que destes gargalos, fiz testes de estresse na rede como um todo e não achei nada.
Quando comecei a visualizar á máquina de cache principalmente em horário de PICO, e vi que o I/O do disco ia pro brejo.
- Blza fiz raid0 dividi em vários discos "pequenos" ao invés de 2 grandes, num total de 6x250g, usando uma placa ASUS black edition com um X6 da vida ,16 GIGA RAM, se eu não fosse casado eu pegaria.
O I/O melhorou absurdo porém via software, 2 meses depois voltou o problema, mas cooomooo ??RSS
depois de muita pesquisa e muita pesquisa mesmo, percebi que estava fazendo tudo errado, Mas como errado ?
- EU tinha uma ferrari com um puta motorzão para fazer o trabalho de um caminhão com o mesmo motorzão, e qual a diferênça ?
Com a ferrari você consegue ir mais rápido porém com pouca carga então tem de ir e voltar várias vezes para entregar a todos
Com o caminhão você vai mais lento porém com muita carga, e a logística é mais fácil.
A solução
Detalhes do produto Servidor em rack PowerEdge R410 11G | Dell Brasil
2 X intel® Xeon® E5530, 2,40 GHz/8 MB, 4C 80 W
16 X gigas de ram DDR3 800mhz
4 X SAS de 3,5 pol (15.000 RPM) 146 GB em RAID 0.
Com este caminhão não tenho mais problemas, minha rede ficou 100% meus clientes não reclamam, o Cache não utilizado em uma semana e limpo, sempre na madrugada, armazeno no máximo 700 mega por arquivo, que são as ISO's da vida.
o Que aprendi, máquinas que são feitas para DESKTOP por mais que sejam potentes não geram o mesmo efeito que um servidor,e com o preço que se paga por um DESKTOP bem montando você compra um servidor básico/mediano da IBM, DELL, HP, ITAUTEC.
Não adianta falar que o cache XYZPTO não é bom, claro que um é melhor que o outro porém você tem de dar condições de trabalho para ele.
Tentem usar o thunder com FreeBSD o avião que vira, pois o UNIX consegue tirar o melhor do hardware.
Espero que este texto ajudem a galera a pesquisar e claro antes de implementar verificar se aquela Direcionamento no MK é o ideal para sua rede.
Abraços