Olá amigos estou já com pppoe em IPv6 em teste que se alguém já esta nesse cenário queria trocar experiências
Versão Imprimível
Olá amigos estou já com pppoe em IPv6 em teste que se alguém já esta nesse cenário queria trocar experiências
Opa... Estou bem interessado em como fazer isso. Estou para pegar meu bloco IPv6 e ainda não sei como trabalhar. Se puder dar uma luz como fez, agradeço!
quando voce estiver com seu bloco ipv6 e sua operadora estiver fechado BGP com você, ai você entra em contato que eu de dou a LUZ de como Trabalhar com IPv6 no Mikrotik.
Pois IPv6 no PPPoE do mikrotik é diferentes de todos os servidores pppoe de qualquer outro sistema.
teve qe fazer rotas !?
eu designei um /63 no pool do mk e cada cliente que conectava no pppoe atribuía /64 para cada cliente conectado.
esta bloco /64 que o proprio mikrotik designa eu coloco na placa lan da rede do cliente e funciona 100% eu nao precisa fazer rotas no mikrotik nao o mikrotik ja fez automático este roteamento
exatemente assim :P
Vamos iniciar aqui também, tenho uma dúvida, como vai no cliente? Ele recebe 2 ip's no túnel, ou sobe 2 túnel? Estão usando quais equipamentos clientes?
seu cliente conecta via pppoe com ipv6 e o pppoe ja vai informa o bloco /64 do cliente ai voce vai configurar na porta lan do cliente o bloco /64
para teste em alguns clientes estou usando equipamento da mikrotik mesmo
Alguem usa IPv6 com equipamento da UBNT roteado com autenticação PPPoE? como ativar IPv6 nos equipamentos UBNT??
ele vai discar PPPoE e vai mandar DHCP para cliente [IPv6], como fazer?
nao existe nenhum equipamente da ubnt hoje com suporte ipv6
pra voce nem tanto, isto é um problema para a própria ubnt , por que se nao for inplantada ipv6 logo outros fabricantes de CPEs vão passar na frente.
um grande exemplo e própria MikroTik ela já tem um numero grande equipamentos para CPEs muito bons...
como por exemplo:RouterBOARD Groove 2Hn, Groove 5Hn, SEXTANT, STX e outras ....
Sei que este tópico já faz tempo, mais o conteúdo é muito importante.
Alguém já esta trabalhando com pppoe com ipv6 em produção?
é possível alguém disponibilizar um script para nos fazermos uns teste em nossa base ou ate mesmo colocar em produção?
ipv6 no mikrotik.. ESQUECE !!!
essa bosta é muito instavel.. alias.. eh bugOS ... essa versao 6 ta toda cagada...
não espere nada da Mikrotik ... !
aqui estou testando um pppoe-server em linux, ja com suporte TOTAL a ipv6 e funcional.. sem gambiarra..
ja faz ate QOS etc.. accel-ppp chama o projeto...
Olá Alexandre,
Também estou testando o Accel-PPP aqui, estou gostando das funcionalidades e principalmente da obediência às RFC's, coisa que o MK deixa a desejar. Estou testando no momento para dual stack IPv4/IPv6 e com IPv6 Prefix Delegation, tudo funcionando perfeito via Radius. Como estão seus testes aí? Já está em produção? Gostaria de conversar um pouco sobre o assunto, já que a documentação é escassa e poucas discussões sobre o assunto são encontradas.
Um abraço!
Rodei em uma VM e alguns testes ok !!
Mas a parte de radius (QOS) não implementei...
Também estou rodando virtualizado, estou usando em ESXi e está funcionando bem.
Ainda não comecei os testes com shaper, somente testei funcionalidade dual stack ipv4/ipv6 com prefix delegation via radius.
Boa tarde, alguém testa a entrega de um pool ipv6 via pppoe pelo Mikrotik? Deleguei um bloco /41 em cada Pop meu, e pretendo entregar /48 aos clientes, porém em teste, usando estação windows com com cliente pppoe não está dando certo. Já na cpe Mikrotik, está certinho.
Vamos re-vivar este post rsrsrs...
Testando aqui com PPPoe com autenticação SLAAC+Stateless.
Com ubnt v5.6.2 não rolou, a airgrid pega v6 e não repassa.
Em modo Bridge coloquei um D-Link DIR-610B1, configurei os pppoe v4 e v6.
De inicio funciona, mas no MK conecta 2x o mesmo usuário e pega 2 v4 cada um com um mac...
Aparentemente um dos mac é do PC ligado ou D-Link, que fica caindo e voltando.
Vlw @fsoaress76 foi testar e reporto aqui o resultado, grande abraço.
Aqui estou tentando fazer o DUAL-STACK, configurei o server, fiz a autenticação, está lendo meu radius com os respectivos usuarios e senhas, no pc fez a autenticacao e recebeu o ipv4 e ipv6, agora estou tentando fazer a autenticação no tplink com o openwrt 15.05, o mk indica que foi fornecido o ip da pool, e do dhcp-pd tambem, mas no openwrt aparece apenas a conexao ipv4
Aqui só consegui colocando o UBNT em bridge e autenticando com PC.
Autenticação com UBNT ou com D-Link não funcionaram.
Preciso reservar um tempo pra testar com 5.6.3...
Aqui no pc também já deu certo... mas como precisamos de autenticar em roteador, fazer a distribuição dos devidos ipv6, então estamos trabalhando na personalização do openwrt para teste mais detalhado... além de criar uma interface especifica para os tecnicos colocarem o pppoe, uma tela secundária para o cliente alterar apenas o wifi...
Legal, muito bom...
Ja testou com D-Link 610-B1 ?
Encomendei um para testar... vamos ver o resultado dele... porque o open ainda não consegui... e preciso achar uma solução para os tplinks que estão na rede, pois são muuuiittos ainda....
Maravilha, aviso sim... acredito que até o inicio da semana terei resultados, o firmware openwrt está caminhando, vamos ver o que acontece...
Boas!!!! Comprei o Dlink 610,
Já consegui realizar a conexão em ipv4 e ipv6!!!
Atribuiu IP e vi que no caso de uso com ipv6 faz duas conexoes, uma em 4 outra em 6;
Já navegou em ipv4, falta apenas navegar em ipv6...
Notei que na tabela de roteamento do dlink o proximo salto aponta para um endereco local, fe80::
Acredito que estou proximo de conseguir!!!
Atualiza tua firmware. Essa que gera 2 conexões está cheia de bugs.
Att,
@uesleycorrea essa versão mais nova é 2.06 ?!?!
Mesmo depois de atualizado continua configurando os 2 pppoe (4 e 6), mais quando autenticar vai autenticar qual deles ?
Temos que implementar o V6, mas, pelo que estou vendo, vai ser muito demorada essa migração.
Outra coisa, sou AS, meus ipv4 já se foram, não consigo mais pelo registro.br, e mesmo implementando o ivp6, tenho que trabalhar com os 2.
Como vocês estão lhe dando com essa situação ?
Apesar da 2.06 ser a mais nova, a mais estável é a 2.04. Utiliza os dois protocolos, mas na hora de conectar, gera um túnel só. Caso seu v4 acabe, use ele nateado e o v6 público.
Att,
Aqui conectou, agora só falta testar os bloqueios financeiros...
Bloqueio financeiro não vai funcionar, a não ser que você impeça a autenticação. Não conheço nenhum sistema hoje que gere flags radius para IPv6. O @FabricioViana está desenvolvendo isso no RadiusNet 3.0
Att
Acabei de testar com 2.06, esta funcionando normalmente.
Eu já tinha pensado em fazer NAT @uesleycorrea, não vejo outra saída...
Dureza é colocar nos clientes agora, maioria dos clientes da minha rede usa TP-Link e pelo que parece eles (tplink) não vão soltar firmware para atualizar pro v6...
Vou começar a vender o d-link e trocar alguns que emprestamos junto como kit na época de promoção de instalação com wi fi.
Vejo que teremos um monte de sucata no futuro.
os tplink é possível usar o openwrt, estou finalizando uma versão aqui... mas para adiantar os novos clientes estarão com o dlink...
Quanto ao bloqueio, é possivel sim... se cria um pool com o nome de bloqueio, ip de uma faixa invalida (tanto no v4, quanto no v6) ou no caso do v6 se quiser pode marcar no firewall que tambem dá certo)....
Estou recebendo um bloco de ipv6 da gvt vdsl tem como eu repassar para os clientes?Anexo 63076
no caso até dá para fazer algo, mas como não é link dedicado não sei como você faria para dividir essa rede.... pois voce geralmente atribui um IP ao cliente, e uma faixa dhcpV6 para a rede interna do cliente...
Eu já crie, recebo um bloco de ipv6 na foto em anexo, só que infelizmente está em /64 e não estou conseguindo fazer o pool repassar para os clientes em pppoe
Mas qual Pool seu router está recebendo ? Diferente do IPv4 o IPv6 trabalha com uma grande quantidade de IPs logo vc trabalha com a rede e não com o IP. Tenta jogar para o seu router um /54 e dele distribuir um /64