-
3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN
Amigos! Boa noite!
Em um cliente nosso temos o seguinte problema:
Ele possui um SWITCH GERENCIAVEL HP 3com Baseline 2250 SFP PLUS aonde divide seu speedy VDSL de 25megas na micro empresa.
Ele quer montar 3 VLAN's o problema é que o DHCP do speedy não chega nas VLAN's, não tenho muita experiência com redes, sei que este switch é layer 2, o que fazer ?
-
Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN
Para rotear Vlan somente com camada 3.
-
Citação:
Postado originalmente por
alexrock
Para rotear Vlan somente com camada 3.
E qual minha outra saida com este switch ? para rotear estas VLAN's ?
-
Uma Routerboard resolve, ou outro roteador (pc com linux, pfsense, etc).
-
Citação:
alexrock
Uma Routerboard resolve, ou outro roteador (pc com linux, pfsense, etc).
Certo, entendido , agora outra duvida, com uma routerboard eu consigo fazer LINK BONDING ? ele quer colocar mais um link de 25MBs... mas não queria balancear.. queria fazer o Link Aggregation
-
Link aggregation (LACP) é camada 2, loadbalance é camada 3. São coisas totalmente diferentes. Usar dois links de forma simultânea somente via loadbalance. A Routerboard ou as outras soluções citadas fazem isso.
-
@alexrock, Certo, mas o que me tras o throughput maior o protocolo LACP ou o load-balance ?
-
Citação:
diomond
@
alexrock, Certo, mas o que me tras o throughput maior o protocolo LACP ou o load-balance ?
São coisas totalmente diferentes, como disse anteriormente. Claro que tudo que é camada 2 é mais rápido (no caso LACP) mas ele não serve para "somar" links de Internet, visto que isso é camada 3.
O LACP serve para criar uma agregação (com failover) de dois ou mais meios de transmissão, não importando qual tipo (rádio, fibra, cat5, etc). Não importa nem qual protocolo vai rodar nesse meio.
Lembrando novamente que isso não serve para "somar" links de Internet.
-
3 Anexo(s)
Ola amigo,
Se o switch que você tem é a primeira versão, segue os procedimentos abaixo.
Primeiro: Acessar o switch é clicar no menu " VLANs " para criar as vlans que precisa.
Imagem do menu " VLANS "
Anexo 53922
Após criar as vlans que precisa clicar no menu superior em " Modify " para atribuir as vlans que criou na porta do switch.
Imagem do menu " Modify "
Anexo 53923
Agora no menu " Modify " na coluna ( VLAN ) você vai selecionar a vlan que criou na porta que pretende usar.
Anexo 53924
E para finalizar a configuração do menu " Modify ", você vai na porta ( 49 e 50 ) e na coluna " Mode " altera para " Uplink " e na coluna " VLAN " para ( ALL ).
Anexo 53923
OBS: recomendo não alterar a vlan1 para não perder acesso ao switch.
Finalizada a configuração do switch.
Agora você vai precisar de um roteador, poder ser " rb, cpu com pfsense, vmware, mikrotikos e etc".
Você vai criar as mesma vlan's no sistema que vai utilizar como roteador e interliga-los através da porta que definiu como Uplink no switch.
Nesse ponto você já vai poder receber ip via DHCP, fazer Bonding, OSPF, redundância de link ou Loadbalance, utilizando as vlans no roteador traves das portas do switch, com exceção de " bridge ou ponte ", que terá que ser feito no switch setando em varias portas a mesma vlan.
No caso do switch com a versão mais nova do firwmare o procedimento é o mesmo só muda o menu do switch que é um pouco mais complicado de fazer o mesmo procedimento.
Abraços espero que ajude.
-
Citação:
alexrock
São coisas totalmente diferentes, como disse anteriormente. Claro que tudo que é camada 2 é mais rápido (no caso LACP) mas ele não serve para "somar" links de Internet, visto que isso é camada 3.
O LACP serve para criar uma agregação (com failover) de dois ou mais meios de transmissão, não importando qual tipo (rádio, fibra, cat5, etc). Não importa nem qual protocolo vai rodar nesse meio.
Lembrando novamente que isso não serve para "somar" links de Internet.
Citação:
alexribeiro
Ola amigo,
Se o switch que você tem é a primeira versão, segue os procedimentos abaixo.
Primeiro: Acessar o switch é clicar no menu " VLANs " para criar as vlans que precisa.
Imagem do menu " VLANS "
Anexo 53922
Após criar as vlans que precisa clicar no menu superior em "
Modify " para atribuir as vlans que criou na porta do switch.
Anexo 53923
Agora no menu " Modify " na coluna ( VLAN ) você vai selecionar a vlan que criou na porta que pretende usar.
Anexo 53924
E para finalizar a configuração do menu " Modify ", você vai na porta ( 49 e 50 ) e na coluna " Mode " altera para "
Uplink " e na coluna "
VLAN " para (
ALL ).
Anexo 53923
OBS: recomendo não alterar a vlan1 para não perder acesso ao switch.
Finalizada a configuração do switch.
Agora você vai precisar de um roteador, poder ser " rb, cpu com pfsense, vmware, mikrotikos e etc".
Você vai criar as mesma vlan's no sistema que vai utilizar como roteador e interliga-los através da porta que definiu como Uplink no switch.
Nesse ponto você já vai poder receber ip via DHCP, fazer Bonding, OSPF, redundância de link ou Loadbalance, utilizando as vlans no roteador traves das portas do switch, com exceção de " bridge ou ponte ", que terá que ser feito no switch setando em varias portas a mesma vlan.
No caso do switch com a versão mais nova do firwmare o procedimento é o mesmo só muda o menu do switch que é um pouco mais complicado de fazer o mesmo procedimento.
Abraços espero que ajude.
Galera obrigado pela ajuda, e obrigado @alexribeiro, pelas imagens! tenho pesquisado muito à respeito dessa questão de Link Aggregation, Load Balance, e tal porém não consigo chegar em nenhum conclusão por falta de experiência!
1º No caso deste meu cliente com 2 links de 25MB speedy existe alguma maneira de SOMAR os links ( entendo somar como AUMENTAR MEU THROUGHPUT significantemente! ) mas que funcione ?
2º Caso de certo, como os amigos comentaram, pensei em aplicar uma RouterBoard, mas tem muitos modelos para comprar, e também por inexperiência não sei a mais recomendada para utilizar!
3º No caso do switch que tenho, não posso utilizar o Link Aggrecation para aumentar o THROUGHPUT ? somente montar fail over e load ? afinal, qual a diferença entre Link Aggregation e Load Balance de uma maneira simples, isto ja me deu nó na cabeça... estou com mais de 12 PDF's aqui, mas chega um momento que não entendo nada!
Obrigado galera!
-
Amigo diomond,
Por favor, alguém com mais experiencia caso eu esteja errado me corrija!
Não sou um mestre na área, mas o que eu entendo por " Link Aggregation, Load Balance, Trunk e Bonding" são a mesma coisa.
O que muda é a forma de como elas são configuradas em cada equipamento e as propriedades que cada uma acompanha determinada pelo fabricante.
Exemplo 1:
Nos switch's 3com quando você quer aumentar a capacidade de trafego " THROUGHPUT " ou diminuir a latência em uma determinada porta conectada a outro roteador ou switch. Você pode unir ou expandir a capacidade dela através da opção ( Link Aggregation ).
No SO Linux Bonding
Nos equipamentos da Mikrotik usa o Bonding.
Nos equipamentos da cisco usa Trunk.
1º No caso deste meu cliente com 2 links de 25MB speedy existe alguma maneira de SOMAR os links ( entendo somar como AUMENTAR MEU THROUGHPUT significantemente! ) mas que funcione ?
Resposta: Você pode soma sim, link 2x25Mb = 50Mb agora você só vai precisar distribuir esse 50Mb na sua rede.
As forma de como você vai distribuir que é a questão e pode ser feita por N formas.
Exemplo:
Se você tem 50 equipamentos com acesso a internet, você pode distribuir esse link da seguinte forma.
Utilizando Rotas staticas, Bounding ou LoadBalance
Link1 25Mb = 25 equipamentos
Link2 25Mb = 25 equipamentos
Obs: fazendo um qos " controle de banda " 1Mb para cada equipamento.
Podemos ter um caso de um equipamento que consome 10Mb de trafego.
Link1 25Mb = 16 equipamentos
Obs: fazendo um qos " controle de banda " 10Mb para 1 equipamento e 1Mb para os 15 equipamentos restante.
Link2 25Mb = 34 equipamentos
Obs: fazendo um qos " controle de banda " 735kb para cada um dos 34 equipamento.
2º Caso de certo, como os amigos comentaram, pensei em aplicar uma RouterBoard, mas tem muitos modelos para comprar, e também por inexperiência não sei a mais recomendada para utilizar!
Resposta: No seu caso eu recomendaria a compra de um equipamento com todas a soluções acima já inclusas. Exemplo: uma rb1100, ela tem muitas portas faz LoadBalance, Bounding, Vlan e etc.
Mas o que vai determinar isso vai ser as informações abaixo para ter um bom aproveitamento da estrutura que já tem.
Aonde você recebe o link é 10/100 ou 10/100/1000 ou outra opção.
A quantidade de equipamentos que você tem na rede ou pretende ter.
Por experiencia própria! os gargalos na rede é um fantasma que a sombra qualquer Administrador de Rede.
3º No caso do switch que tenho, não posso utilizar o Link Aggrecation para aumentar o THROUGHPUT ? somente montar fail over e load ? afinal, qual a diferença entre Link Aggregation e Load Balance de uma maneira simples, isto ja me deu nó na cabeça... estou com mais de 12 PDF's aqui, mas chega um momento que não entendo nada!
Resposta: Sim pode mas eu recomendaria uma solução pronta.
Abraços espero que ajude a refletir.
-
Citação:
alexribeiro
Amigo diomond,
Por favor, alguém com mais experiencia caso eu esteja errado me corrija!
Não sou um mestre na área, mas o que eu entendo por " Link Aggregation, Load Balance, Trunk e Bonding" são a mesma coisa.
Já que você deu a liberdade, vou corrigi-lo.
Está errado. Link aggregation e bonding, sim, são a mesmo coisa, mas load balance trabalha na camada 3 (Rede) enquanto o outros dois são protocolos de camada 2 (Enlace).
Quanto ao Trunk basicamente é uma porta de interconexão com outros equipamento, onde é necessário se transportar as Vlans Tagged (marcadas). A Cisco usa os termos Trunk para portas onde se passa Vlans tagged e Access para definir portas onde a Vlan passa Untagged.
Inclusive, geralmente portas com Link Aggregation (ou bonding ou LACP) são portas Trunk também, pois elas devem passar várias Vlans (se for interconectar Switches ou links).
Quanto à soma Links, na verdade não é uma soma (tem bastante discussão quanto a isso aqui, de uma pesquisada) porque não será possível fazer um download de uma ISO, por exemplo, a 50 Mb mesmo usando dois links de 25, pois o download somente chegará por uma conexão do servidor. A sensação para quem usa é de somar os link, mas isso não ocorre, pois não é possível "dividir" o pacote de dados entrando ou saindo de um servidor e enviar metade em cada Link.
-
@alexrock, Bom, então para aumentar o THROUGHPUT sempre é mais viável o LINK BONDING do que o LOAD BALANCE ?
@alexribeiro, meu amigo muito obrigado pelas dicas, fiquei meio assustado com a RB 1100, a diferença dela, para a RB2011UiAS-RM tirando processador e memória, é claro.
-
Citação:
diomond
@
alexrock, Bom, então para aumentar o THROUGHPUT sempre é mais viável o LINK BONDING do que o LOAD BALANCE
Se esse THROUGHPUT for de Internet, com dois links de IPs diferentes, você não tem escolha além do Load Balance.
-
Citação:
alexrock
Se esse THROUGHPUT for de Internet, com dois links de IPs diferentes, você não tem escolha além do Load Balance.
Bom... então em qual caso eu usaria o protocolo LACP ??
Qualquer routerboard faz loadbalance de qualidade ? ou devo escolhe por exemplo um load balance da TPLINK o TL-480T+ ?
Li aqui no fórum algumas pessoas não gostam do LoadBalance da Routerboard, não sei.. sei lá.. acho que chama PCC é isso né..
-
Citação:
diomond
Bom... então em qual caso eu usaria o protocolo LACP ??
É usado para interligação entre switches ou servidores, via ethernet (sem fio, fibra ou par trançado). Nas duas pontas, a conexão será vista como como uma só porta independente de quantas portas forem usadas.
-
Citação:
alexrock
É usado para interligação entre switches ou servidores, via ethernet (sem fio, fibra ou par trançado). Nas duas pontas, a conexão será vista como como uma só porta independente de quantas portas forem usadas.
Entendi, então LINK AGGREGATION é somente pra intranet , não tem como aumentar a bandwidth de 2 serviços de internet com ip's diferentes...
-
Citação:
diomond
Entendi, então LINK AGGREGATION é somente pra intranet , não tem como aumentar a bandwidth de 2 serviços de internet com ip's diferentes...
Exato!
-
@alexrock, e a questão de load balance na ROUTERBOARD li alguns assuntos que não tem qualidade o tal do PCC.. acho que é isso..
-
Citação:
diomond
@
alexrock, e a questão de load balance na ROUTERBOARD li alguns assuntos que não tem qualidade o tal do PCC.. acho que é isso..
Nesse caso me abstenho de comentar, pois nunca usei muito nenhuma solução de load, nem comercial nem na RB.
As solução pronta é conveniente, pois já vem funcionando, você não vai gastar mais nada (nem tempo nem dinheiro, que hoje em dia são quase sinônimos). O porem é que essas soluções geralmente pecam pela falta de opções mais avançadas (no RouterOS você, com conhecimento, faz o que quiser).
Mas montar uma bom balance e saber resolver os problema que podem advir dele é coisa pra quem tem nível intermediário na plataforma (acredito que não seja o seu caso). Dessa forma, isso vai te custar tempo (para aprender ) ou dinheiro (caso terceirize essa configuração do load, aqui no fórum tem bastante gente fera no assunto).
-
Citação:
alexrock
Nesse caso me abstenho de comentar, pois nunca usei muito nenhuma solução de load, nem comercial nem na RB.
As solução pronta é conveniente, pois já vem funcionando, você não vai gastar mais nada (nem tempo nem dinheiro, que hoje em dia são quase sinônimos). O porem é que essas soluções geralmente pecam pela falta de opções mais avançadas (no RouterOS você, com conhecimento, faz o que quiser).
Mas montar uma bom balance e saber resolver os problema que podem advir dele é coisa pra quem tem nível intermediário na plataforma (acredito que não seja o seu caso). Dessa forma, isso vai te custar tempo (para aprender ) ou dinheiro (caso terceirize essa configuração do load, aqui no fórum tem bastante gente fera no assunto).
@alexrock, obrigado meu amigo! Foi de grande ajuda!
-
Bom, agora alguem sabe me dizer a difetença entra a RB RB 1100, para a RB2011UiAS-RM tirando processador, memória e licença ?
-
Verifiquei a configuração dele e está especificando sessão simultânea 30000 não sei dizer se isso é o mesmo que pacotes por segundo creio eu que sim.
Utilizei esse modelo TL-470T quando atingia 2000 pacotes por segundo ele travava tinha que desligar e ligar ele.
Na minha opinião o SO da Mikrotik da mais flexibilidade na configuração e gerenciamento.
-
@alexribeiro, muito obrigado pela dica meu amigo! to pensando em fechar uma routerboard mesmo viu.... a duvida é que vi aqui no fórum algumas pessoas que não gostam do balanceamento dela daquele protocolo PCC acho que é... dai minha duvida .. vale a pena ?
-
Recomendo 100% uma Rb, no caso do balanceamento eu prefiro fazer a rota estática mas o Balanceamento PCC também é uma boa opção.
-
Valeu galera, todas as respostas foram de muita ajuda, deixarei o tópico aberto até amanhã caso tenho alguma duvidas ainda iremos nos falar!
-
Nossa quanto chute o pessoal dá... e ERRA feio...
primeira coisa que precisa ver é se o MODEM aceita configurar VLAN, e se aceitar, precisa de 3 !!
Vamos imaginar que suporte, então no modem voce entra lá e configure as 3 vlans.. 100 200 e 300 e em cada vlan voce coloca um ip:
vlan 100 = 192.168.1.1/24
vlan 200 = 192.168.2.1/24
vlan 300 = 192.168.3.1/24
ative o dhcp nas 3 interfaces vlan..., lembrando que cada vlan vai ter seu range..
no switch, supondo que o modem esta na porta 1 .. e voce quer isolar assim:
vlan 100 = portas 2,3,4,5,6,7
vlan 200 = portas 8,9,10,11,12
vlan 300 = portas 13,14,15,16,17
no switch configure assim:
vlan 100, port1 = tagged + portas 2 a 7 = untagged (access)
vlan 200, port1 = tagged + portas 8 a 12 = untagged (access)
vlan 300, port1 = tagged + portas 13 a 17 = untagged (access)
pronto...
lembrando que, uma porta access/untagged so faz parte de uma vlan ... entao, se o modem nao fizer vlan, não será possivel fazer este isolamento assim.. ai seria necessario utilizar uma routerboard para fazer as tags ..
-
Citação:
alexandrecorrea
Nossa quanto chute o pessoal dá... e ERRA feio...
primeira coisa que precisa ver é se o MODEM aceita configurar VLAN, e se aceitar, precisa de 3 !!
Vamos imaginar que suporte, então no modem voce entra lá e configure as 3 vlans.. 100 200 e 300 e em cada vlan voce coloca um ip:
vlan 100 = 192.168.1.1/24
vlan 200 = 192.168.2.1/24
vlan 300 = 192.168.3.1/24
ative o dhcp nas 3 interfaces vlan..., lembrando que cada vlan vai ter seu range..
no switch, supondo que o modem esta na porta 1 .. e voce quer isolar assim:
vlan 100 = portas 2,3,4,5,6,7
vlan 200 = portas 8,9,10,11,12
vlan 300 = portas 13,14,15,16,17
no switch configure assim:
vlan 100, port1 = tagged + portas 2 a 7 = untagged (access)
vlan 200, port1 = tagged + portas 8 a 12 = untagged (access)
vlan 300, port1 = tagged + portas 13 a 17 = untagged (access)
pronto...
lembrando que, uma porta access/untagged so faz parte de uma vlan ... entao, se o modem nao fizer vlan, não será possivel fazer este isolamento assim.. ai seria necessario utilizar uma routerboard para fazer as tags ..
@alexandrecorrea, muito obrigado pela dica meu amigo, mas acho que realmente este modem não faz VLAN, são modens do speedy, verifiquei o modelo do que estou usando aqui é o TD-8816 da tp-link ( estou com a manual aberto aqui na pagina 38 ele comenta alguma coisa sobre vlan )
-
fazer vlan ele faz.. tem que ver se ele te permite deixar os 'pvc' sem marcar .. fazer as vlans somente na ethernet... e sendo assim, fazer NAT nelas tambem...
muito provavel que a parte de vlan dele seja para a conectividade da operadora (cada pvc em umavlan por ex), mas não vlan para sua LAN ...
mas pode tentar criar uma vlan.. marcar somente a porta ethernet (tagged)..
e depois ver se essas configurações aparecem na parte de rede para voce definir os ips...
-
dei mais uma lida aqui,não vai funcionar não..
mas me diga, pra que separar os segmentos da rede ai ? algum motivo especifico ? talvez somente com o switch de pra fazer algo..
-
Citação:
alexandrecorrea
dei mais uma lida aqui,não vai funcionar não..
mas me diga, pra que separar os segmentos da rede ai ? algum motivo especifico ? talvez somente com o switch de pra fazer algo..
Então, temos com switch hp JD994A que temos, ele não faz intervlan como o pessoal comentou aqui neste tópico, o problema é que o cliente quer separar a rede da internet que ele vai jogar para a casa dele, da rede da empresa dele entendeu ?