-
Ubiquiti- o que fazer pra não queimar mais?
Olá pessoal do Under,
gostaria de compartilhar com todos que o último ano para minha pequena rede, foi quase um desastre, 30% da arrecadação total, tive que colocar somente em antenas queimadas da ubiquiti, o que é quase uma novidade, pois já fazem 4 anos que tenho o provedor e nunca tinha queimado tantas.
Bom, nas torres coloco o fio terra, uso cabos de internet com no máximo 1,5mt de comprimento, evitando menos a descarga elétrica, mas mesmo assim, ta queimando muita lan de antena e fonte.
Já me disseram que a cooperativa de energia estava usando transformadores sucateados, o que trás uma energia de má qualidade, e pode ser isso a causa.
Uma coisa estranha que vendo notando é que quando vejo que a antena ta queimada lan, removo ela e coloco outra nova, mas quando chego no escritório, ligo ela novamente, consigo ter acesso a ela normalmente, funciona perfeitamente. Como foi o caso que aconteceu hoje com um rocket m5.
Tive um contato com o motorola canopy, dizem que é muito bom, nunca dá defeito.
Bom galera, compartilhei minha experiência com vocês, gostaria de uma opinião sobre qual equipamento usar para não queimar tanto.
Obrigado a todos
-
Re: Ubiquiti- o que fazer pra não queimar mais?
Citação:
Postado originalmente por
fhilippe
Olá pessoal do Under,
gostaria de compartilhar com todos que o último ano para minha pequena rede, foi quase um desastre, 30% da arrecadação total, tive que colocar somente em antenas queimadas da ubiquiti, o que é quase uma novidade, pois já fazem 4 anos que tenho o provedor e nunca tinha queimado tantas.
Bom, nas torres coloco o fio terra, uso cabos de internet com no máximo 1,5mt de comprimento, evitando menos a descarga elétrica, mas mesmo assim, ta queimando muita lan de antena e fonte.
Já me disseram que a cooperativa de energia estava usando transformadores sucateados, o que trás uma energia de má qualidade, e pode ser isso a causa.
Uma coisa estranha que vendo notando é que quando vejo que a antena ta queimada lan, removo ela e coloco outra nova, mas quando chego no escritório, ligo ela novamente, consigo ter acesso a ela normalmente, funciona perfeitamente. Como foi o caso que aconteceu hoje com um rocket m5.
Bom galera, compartilhei minha experiência com vocês, gostaria de uma opinião sobre qual equipamento usar para não queimar tanto.
Obrigado a todos
Usa algo assim http://www.ubnt.com/accessories/ethe...rge-protector/ pode ser o da propria ubnt sai 13 dolares mesmo que saia 50 reais e lucro melhor que queimar um radio de 230 reais como airgrid se não der para colocar 2 proteja pelo menos o radio pois a fonte poe vc acha ate por 25 reais caso queime
Canopy ta ultrapassado e velharia mais o bicho não queima mesmo a sucessora do canopy mototola agora e cambium network epmp1000.
-
Tem m provedor na minha cidade que só usa este epmp1000, os caras passam 5mb tranquilinho com ele, conectam muitos e muitos rádios na torre, que também usam ele, e nunca dá problema, um técnico deles disse que não sabe o que é incomodação.
Um funcionário sozinho cuida de uma cidade de 25 mil habitantes sozinho.
Quando este ETH-SP, já tinha visto, mas não acreditava na eficácia dele.
Vou comprar uns 10 e testar na minha rede.
Obrigado
-
Citação:
fhilippe
Olá pessoal do Under,
Obrigado a todos
Vc tem radios queimados ou sem acesso a Lan ai ? Gostaria de negociar ? Qual cidade vc esta ?
-
-
Já fiz, só que estou usando cabos UTP normais, vou colocar blindados semana que vem junto com o ETH-SP da ubiquiti.
Está dando raio todo dia praticamente, uma coisa estranha aconteceu, tenho um bullet com uma omni jogando sinal para 10 rádios, só que depois desse raio, 2 antenas não conseguem mais achar o sinal dele, pode isso? As antenas acham sinal de outros rádios, mas o sinal do bullet sumiu.
-
Citação:
ubnt
Vc tem radios queimados ou sem acesso a Lan ai ? Gostaria de negociar ? Qual cidade vc esta ?
Todos sem acesso a lan, tem hora que eu ligo e surpreendentemente tenho acesso ao rádio, ai desligo e ligo, já não funciona mais.
Quanto você me paga cada rádio? tenho bullet, nanostation, nanobridge.
-
amigo, se vc fez toda sua parte energetica bem feita, não era pra esta acontecendo não! da uma olhada no topico que escrevi https://under-linux.org/showthread.php?t=177608 tome pelo menos uma base! pelo que vejo vc ta com deficiencia no sistema de proteção!
-
Procure usar na torre e no servidor, transformador de isolação ex: entrada 127V, saída 115 V ou entrada 240V, saída 115V ou 220V; lembrando que entrada precisa estar totalmente isolada do secundário. Existe no mercado estabilizadores isolados que ajuda a resolver o problema mas o aterramento é imprescindível.
-
Citação:
Nilton Nakao
Procure usar na torre e no servidor, transformador de isolação ex: entrada 127V, saída 115 V ou entrada 240V, saída 115V ou 220V; lembrando que entrada precisa estar totalmente isolada do secundário. Existe no mercado estabilizadores isolados que ajuda a resolver o problema mas o aterramento é imprescindível.
Fazendo aterramento, usando cabos blindados com conectores blindados e usando o ETH-SP da ubiquiti, com isso já não resolveria o problema?
-
Citação:
fhilippe
Todos sem acesso a lan, tem hora que eu ligo e surpreendentemente tenho acesso ao rádio, ai desligo e ligo, já não funciona mais.
Quanto você me paga cada rádio? tenho bullet, nanostation, nanobridge.
Primeiro preciso saber qual cidade / estado vc esta, pra poder te fazer a proposta... pra ver se compensa.... me add ai: WhatsApp 62 94581897 ou skype: [email protected]
-
Uma dica simples, mas verifica se os cabos que você usa são de cobre puro, acontecia direto comigo esses problemas de LAN com problemas, então comecei usar cabo e conector furukawa e acabou os problemas, detalhe que minhas fontes ficam embaixo da torre, são 25 metros de cabo. Utilizar nobreak ou algo parecido é fundamental também.
-
Citação:
Pauloneto
Uma dica simples, mas verifica se os cabos que você usa são de cobre puro, acontecia direto comigo esses problemas de LAN com problemas, então comecei usar cabo e conector furukawa e acabou os problemas, detalhe que minhas fontes ficam embaixo da torre, são 25 metros de cabo. Utilizar nobreak ou algo parecido é fundamental também.
Usava também cabos compridos, sempre deixando as fontes embaixo, ai troquei tudo por cabos utp com no máximo 2 metros de comprimento, reduziu bastante a LAN queimada, as vezes queima só a fonte.
Comprei uma caixa de cabo blindado da ubiquiti com os conectores, vou fazer as trocas essa semana, ainda é verão e agora dá muito raio.
To vendo a possibilidade de migração para os rádios da cambium networks, dizem ser muito estáveis.
-
cuidado que tem um cabo blindado da ubnt que racha quando exposto ao tempo e entra agua verdadeira bomba.
Usa um eth-sp o mais perto possivel do radio que vai proteger muito.
-
Boa tarde amigo.
Sou do Rio e tenho usado nos meus Pops: Dijuntor Dr 25Am, Protetor Maximus da CCN, Fonte Nobrek CCN, com aterramento no terceiro pino e também aterramento no neutro. Diminui bastante a queima de aparelhos esse período de chuvas e Raios até agora graças a Deus queimou apenas um Protetor Maximus. O único problema que tenho é depois de uma tempestade e verificar se algum pop está fora, dai tenho tenho que ir ate o Pop e ligar o dijuntor que desarma. Mas antes o dijuntor desarmar do que queimar algo. estou elaborando um novo esquema assim que finalizar vou fazer testes e posto aqui.
Espero ter ajudado de alguma forma.
-
Citação:
wala
cuidado que tem um cabo blindado da ubnt que racha quando exposto ao tempo e entra agua verdadeira bomba.
comprei o UBIQUITI TC-CARRIER TOUGH CABLE CAT5E (305 METROS) LEVEL2 juntos com 100 conectores rj45 blindados
-
Não recomendo cabos blindados da ubnt, aqui usei e a capa dele exposto ao sol trincou tudo, veio a chuva e a água foi direto na fonte, resultado, danificou a fonte.
tem cabos blindados no mercado que tem uma capa protetora mais resistente, atualmente uso cabo de rede da nexans e conectores amp, no meu caso queima mais é a fonte, porta lan é raridade.
-
Faz tempo que não compro ubnt, desisti, tinha rádio que queimava com 6 meses, queima da lan, perda de potencia , etc...
-
Citação:
jodrix
Faz tempo que não compro ubnt, desisti, tinha rádio que queimava com 6 meses, queima da lan, perda de potencia , etc...
O que você ta usando agora?
-
Citação:
fhilippe
O que você ta usando agora?
RBSXT5HPnDr2 da mk, show de bola.
-
Citação:
jodrix
RBSXT5HPnDr2 da mk, show de bola.
E os clientes mais longe o que vc ta usando?
-
Geralmente atendemos ate 2 ou 3 km depois disso poderá usar RB912 com antena direcional aumentando o ganho da antena conforme aumenta a distancia, ou então poderia usar RBSXTG-5HPnD-HGr2 porem nunca usei pq quando chega no limite ou colocamos um novo POP (claro que verificamos se há mais clientes potenciais) ou não atendemos o cliente.
-
Quem fala que queima ubiquiti, que é isso é akilo> faça sua parte energetica adequadamente seguindo as normas, trabalho com ubnt e não tenho problemas> afinal a enegia eletrostatica não escolhe qual marca vai queimar!
-
Citação:
diegonaster
Quem fala que queima ubiquiti, que é isso é akilo> faça sua parte energetica adequadamente seguindo as normas, trabalho com ubnt e não tenho problemas> afinal a enegia eletrostatica não escolhe qual marca vai queimar!
Diego respeito sua opinião e que bom que ate hoje não aconteceu nada, aqui tenho tudo dentro do padrão e queima, então resolvi enviar algumas unidades para uma famosa eletronica que atende todo Brasil (nao posso citar nomes aqui) so pra ter ideia a fila deles e de 90 dias, consertam cerca de 4 mil equipamentos/ mês quando questionei o porque desses problemas me garantiram que no caso de perda de potencia é falha no projeto.
OBS: Repararam os equipamentos e ate hoje não queimou mais, usando a mesma energia, instalações e condições, interessante né.
-
rpz deixo só minha opinião, minha estrutura tinha aterramento mas era de forma inadequada "daquelas só ligando o terra mesmo" sem dps, cabo blindado, isolação de terra de cada equipamento individualizado, dps de cabo de rede. veio um raio caiu a uns três quilômetros, queimou uma 2011 e uma porta de um balance, enquanto tinha um nano e uma nanobridge que ficaram de boa, outro dia tinha uma bullet na casa da cliente, entrou agua no cabo e fechou curto mesmo, derreteu o conector, a fonte queimou mas o bullet ficou de boa hj que estou padronizando "padrão telecom mesmo" para estar evitando a queima de dispositivos e a parada do serviço, como já disse eletrostatica não escolhe marca, e nem sou vendedor ubnt, só acho que com as coisas bem feitas se trabalham com todas as marcas e modelos> imagine colocar um par de hawei rtn sem a estrutura especifica, na primeira descarga vai pro pal com sorte aguente uma segunda . temos que trabalhar com seriedade para que nós pequenos conseguimos bater de frente com os grandees.
Obs: pode-se até pegar um lote bichado, procure seu distribuidor e veja qual a garantia.
-
Citação:
diegonaster
Na torre o certo e fazer isso mesmo E no cliente vc vai obrigalo a fazer aterramento? Acho meio dificil todos atenderem a isso.Tacerto que enegia eletrostatica não escolhe qual marca, mais algumas marcas tem mais proteçoes que outros e esse não e o caso da ubnt.
-
Citação:
jodrix
Geralmente atendemos ate 2 ou 3 km depois disso poderá usar RB912 com antena direcional aumentando o ganho da antena conforme aumenta a distancia, ou então poderia usar RBSXTG-5HPnD-HGr2 porem nunca usei pq quando chega no limite ou colocamos um novo POP (claro que verificamos se há mais clientes potenciais) ou não atendemos o cliente.
Rb 912 para cliente? não seria mais barato um groove level 3 com grade de 27 ou 23
-
Citação:
wala
Rb 912 para cliente? não seria mais barato um groove level 3 com grade de 27 ou 23
Acho que o amigos quis dizer rb 912 em uma painel setorial cujo o ganho vai ser relativo a densidade da população que vc vai atender '' se for mais adensada, menos ganho, tipo bairro urbano'' ou "menos adensada, maior ganho, bairro rural" com uma sxt para atender no cliente para receber ate uns dois kilometros acima disso, vai com maior ganho com powerbeam de 25dbi mimo ou airgrid.
-
Citação:
wala
O cabo que o amigo cita acima é um de cor cinza (lixo), que não aquenta o clima do Brasil.
E já o cabo bom que é recomendado é de cor preta.
-
Citação:
wala
Com certeza e mais barato, mas esses casos sao raros, por isso usamos RB912, ou entao a RB911G-5HPnD, mas esta ultima ta difícil de achar,dai vamos de 912 mesmo por sempre ter em estoque, quanto ao groove ele é 1 x1 e não aconselho ligar em um painel 2 x 2, ja fiz testes e sempre baixa o rendimento da celula (opinião minha) , quanto airgrid cai no mesmo dilema dos nanos m5, varias queimadas.
-
1 Anexo(s)
Citação:
jodrix
Com certeza e mais barato, mas esses casos sao raros, por isso usamos RB912, ou entao a RB911G-5HPnD, mas esta ultima ta difícil de achar,dai vamos de 912 mesmo por sempre ter em estoque, quanto ao groove ele é 1 x1 e não aconselho ligar em um painel 2 x 2, ja fiz testes e sempre baixa o rendimento da celula (opinião minha) , quanto airgrid cai no mesmo dilema dos nanos m5, varias queimadas.
Uma boa e fazer isso aquiAnexo 56930com os sxt quando precisa ir mais longe. Tem essas parabolas da aquario de 45 e 60 cm que serve para o sxt
http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=199
-
2 Anexo(s)
Nossa fizeram um radome para sxt com lata de cafe Anexo 56931 Anexo 56932
-
kkkkk Ja fiz isto tb mas da muito trabalho, na verdade nao é um radome esse de lata é um shield e funciona muito bem, vc consegue atenuar sinais vindo das costas e dos lados o que prove um pequeno ganho. Aquele da aquario parece ser bom porem nunca experimentei.
Esses dias recebi um email da Computech e olha só:
http://www.computechloja.com.br/prod...a-SXT-e-SXT-AC
e mais este
http://www.computechloja.com.br/prod...hield-para-SXT
Grande problema e que encarece um pouco mas tanto da aquário quanto da Computech são boas ideais.
-
me deu um frio na barriga em ver o local sem a menor proteção nas beiradas..... teu pop ali no centro é muito superior nesta questão de segurança....heheheh
-
-
Citação:
ConectWi
Dificil e colocar um destes em cada cliente. Sem contar que para realmente funcionar precisa de aterramento lá em cima perto do suporte e na base perto do tomada. E qual é o cliente que possui aterramento? Male male, tem aterramento nos POPs. Já pensou perder um airfiber ou um mimosa por falta de aterramento e equipamento de proteção? Acredito que este protetor será utilizado em instalações empresarias e nos POPs.
-
Não usar ! Ubiquit é a bombinha relógio do provedor !
Enviado via XT1563 usando UnderLinux App