-
Ptp 40 km rb922+ algcom 32 dbi
Amigos estou aqui numa luta sem fim
Vamos lá
comprei um par de rb922 + algcom 32 db
pra fazer um enlace de 40km
ai começa o meu sofrimento, coloquei a antena em um predio de 60 metros, a antena tem radome shield caixa tb é blindada
do outro lado tenho a mesma dupla la esta numa torre de 38 metros...
Eu nao tenho mt experiencia neste tipo de enlace
estou usando algumas frequencias q me deixa com sinal de ate -53 problema é q desconecta se nao passa mta pouca banda
quando coloco em frequencias mais altas chaga a passa 40mb de banda
o q eu acho pouco na minha opiniao
antes de colocar verifiquei a visada no air link e aparentemente limpa
no momento ela esta na frequencia 6040 passando entre 35 e 40mb
alguem pode me da uma ajuda
como o q fazer pra melhorar
pensei q ela iria passar uns 100mb ja estaria otimo pra mim
O ccq oscila bastante tb...
mo momento o canal ta 20/40/80 eece
modo super channel
-
Re: Ptp 40 km rb922+ algcom 32 dbi
Essa frequência aí está errada, a antena não funciona com todo seu potencial quando a antena, não foi feita para tal frequência.
Você tem que usar de 5300 a 5850 ( aproximadamente), como é PTP, mais aconselhável usar de 5700 até 5850 onde permite usar uma potência maior.
Teste usando o protocolo NV2.
-
realmente pode ser problema de canal ...da uma olhada nas polaridades...se der muita diferença e falta de alinhamento... testa diferentes comfiguraçoes que tenho certeza que vai ficar bom...primeiro alinha as polaridade e depois so testa canais e comfiguraçoes !
-
Citação:
Postado originalmente por
berghetti
Essa frequência aí está errada, a antena não funciona com todo seu potencial quando a antena, não foi feita para tal frequência.
Você tem que usar de 5300 a 5850 ( aproximadamente), como é PTP, mais aconselhável usar de 5700 até 5850 onde permite usar uma potência maior.
Teste usando o protocolo NV2.
Amigo no meu caso, o pior protocolo foi o NV2 so foi melhorar no caso o CCQ com o protocolo any ou nstreme
essas faixas estao muito poluidas eu acho da ate um sinal bom mas fica caindo
-
Citação:
Felps
realmente pode ser problema de canal ...da uma olhada nas polaridades...se der muita diferença e falta de alinhamento... testa diferentes comfiguraçoes que tenho certeza que vai ficar bom...primeiro alinha as polaridade e depois so testa canais e comfiguraçoes !
tem frequencias q eu consigo um excelente sinal, mas fica caindo
-
Boa noite @acmneto
Quando você está com sinal bom e fica caindo, cai por qual razão?
Abre o log e veja lá qual o problema.
Você está usando autenticação? Tenta colocar um security profile em modo "None" (ou seja, deixar sem senha/autenticação). Só para testes, para verificar nos logs quando cai qual o erro que da sem ter lá erros de ciphers fora de sincronia.
Qual o CCQ que fica quando você bota nos canais entre 5725-5850?
-
Citação:
inquiery
Boa noite @
acmneto
Quando você está com sinal bom e fica caindo, cai por qual razão?
Abre o log e veja lá qual o problema.
Você está usando autenticação? Tenta colocar um security profile em modo "None" (ou seja, deixar sem senha/autenticação). Só para testes, para verificar nos logs quando cai qual o erro que da sem ter lá erros de ciphers fora de sincronia.
Qual o CCQ que fica quando você bota nos canais entre 5725-5850?
consegui um otimo sinal no 5440
ccq entre 70 e 100% mas nao passa mta banda oscila mto
-
posta print das configuraçoes...
-
Tente acertar os ajustes usando canais mais altos, de preferência entre o 5700 e 5895.
É trabalhoso, mas da certo.
Eu já teria tirado essas 922 e colocado 912.heheh
-
-
Citação:
Carlosaps
Tente acertar os ajustes usando canais mais altos, de preferência entre o 5700 e 5895.
É trabalhoso, mas da certo.
Eu já teria tirado essas 922 e colocado 912.heheh
eu ate tenho a rb912 aqui
pq vc acha ela melhor?
-
Tem tanta coisa que pode estar afeitando!!! primeiro verifica se a torre é estavel, nao se movimenta . Essa antena tem angulo de irradiação menor que 2º , qualquer movimentação perde pacote.
Verifica se tem outros radios operando na frequencia escolhida e na anterior e posterior.
Para PtP a melhor configuração é 802.11n mesmo, nao precissa NV2.
Verifica em ambos lados qual o sinal recebido!!!! voce postou -53 porem tem que saber se outro lado tambem recebe o mesmo.
-
Uma coisa que venho percebendo eh em AC o alinhamento tem que ser perfeito. Mas perfeito mesmo. Qualquer obstruçao ja era. Quando se fala 40km visada perfeita? Quer dizer o que? Que o enlaçe foi calculado no pc? Precisa um acompanhamento do trajeto pra ver se nao tem alguma obstruçao no caminho.
-
Amigos, troquei de radio para a rb912 mas acabou piorando... nem consegui passar banda...a 922 conseguir coisa melhor...
-
seria interesante quem sabe ..voce passar as cordenadas...pra poder eliminar o problema de visada e ter certeza que o problema nao é fisico !
-
Citação:
acmneto
consegui um otimo sinal no 5440
ccq entre 70 e 100% mas nao passa mta banda oscila mto
CCQ 70 a 90% nao é bom nao, acima de 90% começa a ser interessante para PtP. Tem outros canais operando ?
-
Citação:
emilidani
CCQ 70 a 90% nao é bom nao, acima de 90% começa a ser interessante para PtP. Tem outros canais operando ?
No teste de banda q eu fiz tava chegando de 35 a 40 mb dos 50 q era pra chegar
esse lin e pra trabalhar com o outro link q ja esta na capacidade maxima
isso q nao entendo ccq baixo mas no tesde de banda recebendo la pelo speedtest dava 35 a 40mb
-
Ja tentou ajustar os MCS?
-
-
Amigos interferencia com sinal bom baixa ccq?
obstruçao com sinal bom baixa ccq?
-
-
Citação:
acmneto
obstruçao mata o link amigo... 5 giga tem que ter visada total !
-
Citação:
Felps
obstruçao mata o link amigo... 5 giga tem que ter visada total !
no predio q to mandando tem mais de 50 antenas...
tenho radome e caixa blindada
nao pode ser interferencia?
-
50 antenas? ixi, possivelmente ta bem feia a coisa, todo mundo usando 40mhz, e potencia alta.
as outras antenas tambem tem radome?
(radome é bom, mas não faz milagre)
-
Citação:
berghetti
50 antenas? ixi, possivelmente ta bem feia a coisa, todo mundo usando 40mhz, e potencia alta.
as outras antenas tambem tem radome?
(radome é bom, mas não faz milagre)
a maioria sao
sxt,air grid, naonobeam,omnikit e tem uma la pra enlace com rocet ac com radome...
as da nextel todas tem radome
-
Citação:
acmneto
a maioria sao
sxt,air grid, naonobeam,omnikit e tem uma la pra enlace com rocet ac com radome...
as da nextel todas tem radome
nossa...um mundo de interferencia...relaçao frente costas de um equipamento tipo airgrid...e grande de mais... imagine entao 50 antenas...e meio que inpossivel ficar bom
-
Citação:
Felps
nossa...um mundo de interferencia...relaçao frente costas de um equipamento tipo airgrid...e grande de mais... imagine entao 50 antenas...e meio que inpossivel ficar bom
com radio digital o problema é resolvido?
-
Citação:
acmneto
se tiver linha de visada completamento livre sim... se tiver visada parcial nao vai...radios digitais tem frequencias mais altas... oque quer dizer que se tiver obstruçao vai ficar ainda pior...
-
Citação:
acmneto
SIM, a Interferencia é o maior ofensor do CCQ, independente do nivel de sinal!!!!
Se tem sinal bom NAO tem obstrução!!!!A obstrução é intrasponivel porem basta o sinal passar rente a obstrução que vai obter sinal. Existe uma separação ideal entre a obstrução e a visada direta entre as antenas, chamada de "Primeira zona de Fresnel", nessa condições vai receber MAIS sinal que se estivesse em uma situação sem obstrução alguma!!!
-
Citação:
acmneto
Eu estava com este mesmo problema em 36Km. Com 2 Kits Oiw 34Db sem radome + 2 BaseBox Rb912 Nova.
Troquei as BaseBox com um amigo, por 2 Rockets velhos e amarelados.
Resultado: Canal 6040 em 30Mhz, fixei os MCs em 175Mbs. Piso de ruido ( Noise Floor ) ficou em -93Db.
Intensidade do sinal= -60Db
Ccq ficou em 99%.
airMAX Quality = 90%
airMAX Capacity = 80%
Taxas de transferencia:
Tx+Rx Full= 97Mb
Tx Somente: = 113Mb
Rx Somente: = 113Mb
Dica: Vai de Rocket, que você ficará feliz. :cheers:
-
pessoal aguem pode me dar uma explicação a resreito de um enlace, estou alinhando uma enlace de 35km antenas algcom 32dbi, no manual das antenas diz que a faixa de frequencia a ser uasada é do 5250-5785, porem se eu setar a frequência 5750 o enlace nao conecta de forma alguma bem como outras frequencias que esta dentro do range, sera que estou fazendo algo de errado.
fico no aguardo se alguem puder me ajudar.
-
Esta alinhado corretamente? qual o sinal esta recebendo? voce testou a configuração de ambos conferindo se conectam estando perto um de outro?
-
2 Anexo(s)
Anexo 64955Anexo 64956
sim emilidani, esta alinhao ganho -37-36 porem estou com trafego de banda baixo.
segue print .
-
Por qual motivo tem configurado VLAN nesses aparelhos? eles nao atuam como Bridge ponto a Ponto?. O sinal esta recebendo é altisima -37dBm e a conexão ente eles esta te dando um trhoughput de 360Mbps .
Elimina essa configuração VLAN
-
essa vlan é pra minha gerencia pois a rede em que esses equipamentos estao atuando e toda em cima de vlan, se eu nao configurar a vlan de gerencia neles eu perco acesso devido os tags que estao configurados no switch.
-
no caso dessa vlan que vc viu no print é padrao do mk ja vem configurada de fabrica nele.
-
Mais nem no switch nem nos bridges (PtP) precisa configurar VLAN. So precisa configurar no inicio (Core Router) e no fim (APs). O switch e o bridge ficam transparentes.
De qualquer forma tira a VLAN e testa sem ela.
-
ok mais so uma informação..
eu tenho tres switch entre esses enlaces todos com vlan se nao tiver as vlan de gerencia nos mk nao acesso eles a menos que eu elimine os tag do swit para acessar, abaixo segue mais ou menos como ata a config.
ptp ptp
ponta swti A -->MK<------>MK--swit B --MK<---->MK--swit C
-
Entao, nem os switch nem os bridges teriam que estar com VLAN, pois nao precisam. Voce coloca os switch e os APs em um rede única, e por eles trafegam todas as VLANS sem dificudade atendendo cada AP de forma independente.
Para acessar os switch e os PtP voce configura a placa de rede com ip da rede deles e para acessar cada AP (com VLAN) voce configura a placa de rede para VLAN com o numero correspondente.
-
@acmneto, passei 220MB em 64KM com antenas abertas de 1,2mt da IdealAntenas. local muito poluido. Só não deixei o enlace ativo porque as RB não suportaram a quantidade de pacotes e a poluição era muita mesmo.
P.S. 50% é configuração e 50% é limpeza de espectro.
Citação:
acmneto
Amigos estou aqui numa luta sem fim
Vamos lá
comprei um par de rb922 + algcom 32 db
pra fazer um enlace de 40km
ai começa o meu sofrimento, coloquei a antena em um predio de 60 metros, a antena tem radome shield caixa tb é blindada
do outro lado tenho a mesma dupla la esta numa torre de 38 metros...
Eu nao tenho mt experiencia neste tipo de enlace
estou usando algumas frequencias q me deixa com sinal de ate -53 problema é q desconecta se nao passa mta pouca banda
quando coloco em frequencias mais altas chaga a passa 40mb de banda
o q eu acho pouco na minha opiniao
antes de colocar verifiquei a visada no air link e aparentemente limpa
no momento ela esta na frequencia 6040 passando entre 35 e 40mb
alguem pode me da uma ajuda
como o q fazer pra melhorar
pensei q ela iria passar uns 100mb ja estaria otimo pra mim
O ccq oscila bastante tb...
mo momento o canal ta 20/40/80 eece
modo super channel
-
Citação:
static07
Anexo 64955Anexo 64956
sim emilidani, esta alinhao ganho -37-36 porem estou com trafego de banda baixo.
segue print .
Resolveu seu problema? Tentou deixar MCS fixo e baixar a potência? Está com muito sinal ai, em um enlace meu aqui tinha sinal de -43 e a banda que precisava só passou quando baixei a potência até o sinal cair para -51.
-
Amigo boa noite !
Sou gerente de infraestrutura de um grande provedor de internet com larga experiencia.
Redes Ópticas.
Redes wireless solar.
Redes cabedas.
me da uma ligada para sanar suas duvidas.
(22) 981409910 Dalber.