-
ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...
Pessoal, estou com o seguinte problema:
estou comercializando planos de 2Mb a 8Mb
trabalho com a linha M da ubiquiti, distribuição feita com rocket M5 e clientes misto de airgrid e nano m5 loco.
pois bem, 80% do tempo está tudo ok, mas nos horário de picko meus clientes não estão recebendo a banda certa, tá causando lentidão na rede.
Os rockets estão trabalhando com 40 clientes simultâneos mais ou menos e estranhamente não trafegam mais do 20Mb cada distribuição.
Procurei no fórum algum equipamento que atenda minha demanda, algo que eu consiga conectar 50~60 clientes simultâneos com tráfego em torno de 50Mb, mas não encontrei. Alguém que trabalhe com planos nessa faixa de velocidade e tenha experiencia nesse caso poderia me auxiliar?
desde já grato pelo tempo disponibilizado para ler.
-
Boa noite amigo. Conseguir conectar, você consegue até 80 clientes se quiser. Agora navegando e consumindo banda é outra estória. Todas estas 40 instalações estão com bom nível de sinal TORRE > CLIENTE e CLIENTE > TORRE ? Como está o CCQ destas instalações? Ao conectar clientes com airgrid em um AP MIMO você perde metade da capacidade da célula. Se possível depois mude, deixe um AP SISO para atender aos clientes distantes. O ideal seria um nanobeam 22, mas sabemos que é caro.
Se possível faça um teste. Em um horário de pouco tráfego, escolha um cliente com bom sinal, zona de fresnel livre, ccq 100% e faça testes de banda. Veja quanto o AP consegue entregar, pode até ser aquele teste da UBNT. Depois deixe apenas este cliente conectado ao AP e refaça as medições. A ideia é que instalações ruins atrapalham o desempenho de toda a célula. Minha rede é pequena, e o meu maior plano é 2MB. Durante a madrugada deixo uma velocidade maior para escoar o tráfego de porcarias. Com um simples Nano loco M5 e 18 clientes conectados, consigo entregar 30~40 megas nestes horários de velocidade extra. Acredito que poderia conseguir mais, pois em meus APs uso no máximo MCS12 e no cliente MCS8. Para os planos que vendo dá e sobra.
-
Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...
Esta está parecendo protocolo proprietário. Desative - o. Realize testes e poste aqui o resultado.
-
Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...
A curto prazo o ideal seria dividir essa celula e deixar as nanos em uma e as airgrids em outra. Mas a medio prazo, eh bom começar a pesquisar outra solução. Se hoje ta dificil trabalhar com radio, por causa do aumento das velocidades , imagina daqui um ou dois anos?
-
Vc pode tentar ac com mikrotik.
Mas sinceramente amigo,eu não acredito que que via wireless consegue-se bandas e tráfego alto em aps.
Minha rede é toda via wireless e já desisti.
Se for para entregar planos de altos terei que cabear.
-
Pelo título do tópico você está disposto a investir bem...
Com AC ainda continua nos protocolos tradicionais do 802.11 e o futuro não se sabe o que vai acontecer.
Com este você estará um patamar acima..
Não é tão barato, mas pelos relatos funciona. O caro que se torna barato.... pela tranquilidade de quem reporta o uso com sucesso
https://under-linux.org/showthread.php?t=180784
-
Citação:
Postado originalmente por
nilmar1105
Pessoal, estou com o seguinte problema:
estou comercializando planos de 2Mb a 8Mb
trabalho com a linha M da ubiquiti, distribuição feita com rocket M5 e clientes misto de airgrid e nano m5 loco.
pois bem, 80% do tempo está tudo ok, mas nos horário de picko meus clientes não estão recebendo a banda certa, tá causando lentidão na rede.
Os rockets estão trabalhando com 40 clientes simultâneos mais ou menos e estranhamente não trafegam mais do 20Mb cada distribuição.
Procurei no fórum algum equipamento que atenda minha demanda, algo que eu consiga conectar 50~60 clientes simultâneos com tráfego em torno de 50Mb, mas não encontrei. Alguém que trabalhe com planos nessa faixa de velocidade e tenha experiencia nesse caso poderia me auxiliar?
desde já grato pelo tempo disponibilizado para ler.
Tem outro provedor na area? o que lhe faz pensar que é o equipamento? verifico a capacidade de processamento em horario pico?
-
Eu tenho um cenario parecido com o Seu. Em torno de 40 a 50 clientes por célula e trafego de no maximo ums 25 megas por célula. Aqui uso RB9 912 no AP e uso somente nanobeam nos clientes.
Actedito q nao tem nada de errado nas configurações e esse é o limite do equipamento mesmo. Se quiser aumentar as velocidades vai ter q diminuir o número de clientes por AP e aumentar a quantidade de AP por torre.
Pra resolver de forma mais emergencial esse é o caminho. Mas pense seriamente em passar fibra ótica. Aqui vou ativar minha rede FTTH ate o fim do ano e pretendo deixar os radios para a area rural e planos de ate 3 Mbps.
-
Amigo, com esses planos você só terá sucesso utilizando a linha ePMP da Cambium Networks.
Aqui mesmo eu entrego planos de 25mbps de down por 5mbps de up. Tenho no momento 20 clientes neste setor de "entrega-testa" (preciso atualizar o topico que falo disso inclusive). Zero problemas.
Conheço 2 outros provedores (os quais não autorizaram a divulgação dos seus nomes) um com 105 clientes no setor com planos de 10mbps e outro com 120 (sim, cento e vinte) no setor ou seja, no limite máximo.
ePMP é a melhor relação custo x beneficio.
-
Gostei amigo.
Mas fale um pouco mais sobre Cambium Networks.
Valores etc.
-
Citação:
brunocemeru
Gostei amigo.
Mas fale um pouco mais sobre Cambium Networks.
Valores etc.
@brunocemeru é coisa para caramba rs!
Dá uma familiarizada com eles um pouco nos dois links abaixo escritos por mim e se tiver duvida me dá um toque, chama no skype, e te ajudo no que for necessário.
https://under-linux.org/showthread.php?t=180784
https://under-linux.org/showthread.php?t=179535 - esse eu preciso atualizar mas como estou escrevendo mais um review para postar aqui vai ficar mais pro fim da semana.
Quanto a valores da linha:
www.connectivitatelecom.com.br/epmp
-
Minha opniao. Se estiver afim mesmo de gastar dinheiro compre algo que realmente vai te atender. A cambium é uma empresa fundada por ex funcionários da MOTOROLA. Pegaram a tecnologia pegaram o hardware e montaram a cambium. Porém se você quer trabalhar com protocolo próprio e está afim de gastar dinheiro jogue fora a cambium e compre RUCKUS
-
-
rimaraujo, conte um pouco sobre sua experiência pessoal com Ruckus. Quantos clientes e qual a banda que cada AP suporta?
-
Citação:
rimaraujo
Minha opniao. Se estiver afim mesmo de gastar dinheiro compre algo que realmente vai te atender. A cambium é uma empresa fundada por ex funcionários da MOTOROLA. Pegaram a tecnologia pegaram o hardware e montaram a cambium. Porém se você quer trabalhar com protocolo próprio e está afim de gastar dinheiro jogue fora a cambium e compre RUCKUS
Amigo, você está completamente errado.
A Cambium é a JUNÇÃO da Divisão Canopy da Motorola com a Orthogon System. A fusão das duas formou a Cambium Networks.
Ruckus é muito forte em projetos Wireless 802.11 de grande densidade. Desconheço a aplicação para o mercado de provedores. Se for para usar 802.11 (protocolo que não foi desenhado para aplicação outdoor de provedores) vai de Mikrotik mesmo.
-
Ruckus é uma solução que comporta até 225MB de banda por equipamento.
Gerencia até 500 conexões simultâneas Por AP. Tem 32db em 5.8 e 30db em 2.4.
É um equipamento que trabalha com auto sincronização e empilhamento por pear. Se quer ter 500, 1000, 10.000, 100.000 acessos simultâneos. Vai de ruckus.
-
Citação:
rimaraujo
Ruckus é uma solução que comporta até 225MB de banda por equipamento.
Gerencia até 500 conexões simultâneas Por AP. Tem 32db em 5.8 e 30db em 2.4.
É um equipamento que trabalha com auto sincronização e empilhamento por pear. Se quer ter 500, 1000, 10.000, 100.000 acessos simultâneos. Vai de ruckus.
@rimaraujo vc tem aplicação prática nesses aps? Se sim, me diga como tah tua rede ruckus na prática...
desde já grato
-
Sim. Conheço e tenho essa solução ativa em outros investimentos. E em breve você verá um em pleno funcionamento em um projeto a nível nacional.
-
Se nao me engano, a NET usa equipamentos Ruckus na rede Wifi dela. Sao umas caixas brancas penduradas na cordoalha. Porem a finalidade la é outra, nao é fornecer acesso com altas velocidades. É uma opcao para o cliente usar a internet em dispositivos moveis quando esta fora de casa e desafogar a rede 3G 4G.
Vejam o que diz nesse site:
http://ipnews.com.br/telefoniaip/ind...Itemid=580Copa e
Olimpíadas ampliam oportunidades.
O Grupo Binário anunciou nesta segunda-feira (30) uma parceria com a Ruckus Wireless, empresa americana de tecnologia WiFi, para prover soluções que atendam à crescente demanda por soluções de offload 3G e 4G para o mercado de operadoras móveis.
De acordo com Edson Cardoso, gerente de pré-vendas do Grupo Binário, a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no País está gerando oportunidades para empresas que fornecem a tecnologia. “A conectividade é um ponto crítico, por isso a oferta de soluções inovadoras que garantam a funcionalidade da rede é fundamental”, diz.
“Percebemos uma alta demanda no mundo e, em especial, na América Latina por soluções WiFi mais confiáveis para ajudar a diminuir o congestionamento nas sobrecarregadas redes 3G e futuras redes 4G”, diz John Lombardi, diretor de vendas regionais para o Caribe e América Latina da Ruckus Wireless.
O Grupo Binário irá oferecer todo o portfólio de produtos da Ruckus, incluindo as soluções de WLAN para implementação indoor, outdoor e os produtos wireless multimedia. O destaque, em termos de tecnologia, fica por conta do 3G Offload, que permite o uso do WiFi para ampliação de cobertura 3G. “A Ruckus Wireless desenvolveu uma arquitetura com o propósito de construir um sistema inteligente para provedores que cobre muitos dos desafios encontrados com a integração do WiFi a infraestrutura de um operador móvel”, diz Cardoso.
Com a parceria, o Grupo Binário espera aumentar sua participação no segmento de operadoras móveis e atingir potenciais mercados para o uso de redes wireless.
A Ruckus Wireless™ anuncia novos pontos de acesso (PAs) Smart Wi-Fi 802.11n para operadoras e empresas que precisem de maior desempenho, capacidade sem fio e facilidade de uso — especialmente em ambientes de alta densidade: o ZoneFlex 7982, de três fluxos, e o ZoneFlex 7321, com dois fluxos.
Os produtos ZoneFlex 7982 e ZoneFlex 7321 ampliam as opções disponíveis no mercado de Wi-Fi, transformando a Ruckus no principal fabricante de produtos Wi-Fi para empresas e operadoras, por contar com a linha mais extensa de soluções internas e externas que garantem o maior desempenho e o melhor design, além de preços acessíveis.
Os novos pontos de acesso Smart Wi-Fi ZoneFlex 7982 e 7321 foram desenvolvidos para empresas e operadoras de telecomunicações tendo em vista o grande número de novos usuários de dispositivos móveis sem fio e que acessam vários tipos de tráfego multimídia. Em ambientes corporativos, o Wi-Fi é usado principalmente dentro de prédios, em horário comercial. Análises de rede revelam que praticamente 80% do tráfego móvel é interno e migratório invés de realmente móvel.
Hoje, uma das maiores preocupações é a de oferecer um desempenho consistente e conexões estáveis nesses ambientes de alta capacidade e para dispositivos móveis inteligentes que estão constantemente mudando de lugar e orientação. As variações em orientação de um dispositivo podem degradar o desempenho entre produtos WiFi em até 5 vezes, quando não possuem a capacidade de adaptar-se a essas mudanças.
-
Com isso acredito q cai por terra a história de falar que o padrão 802.11 n é inapropriado para uso externo e que para termos tranquilidade temos q usar protocolo proprietario, nao é mesmo??
Se existe um problema ele está na qualidade do equipamento Ubnt ou Mkt e nao na padronização 802.11da IEEE.
-
@SantiagoMG cara nao usei com tanta densidade e nem trafego elevado. Mas sinceramente cambium da uma banho em qualidade e confiabilidade desde que aplicado no cenario correto "eu mesmo fiz um review equivocado" sobre o epmp 1000 devido a nao saber da limitaçoes dele acima de 24km. Tenho hj rodando epmp e af5-x e posso lhe dizer sao outros patamares e olha que sou o "beta" aqui do forum pois quase sempre sou o primeiro ou um dos primeiros a testar e expor os novos produtos, assim como reclamei do wom e seu ccq podre, da rb921/922 e seus travamentos de lan.
Enfim, unico ponto que acho que vc tem razao é que ubnt e mk é quebra galho assim como ccn/volt/fag sao quebra galhos se comparados a xps/proteco!
Vai do bolso de cada hum escolher oque lhe cabe.
-
@JonasMT o único problema que falo dos equipamentos Cambium é o protocolo prioritário. Se quiser ter o desempenho desses equipamentos você é obrigado a utiliza - lo. A incompatibilidade com outros equipamentos... nem precisa contar.. É só cambium com cambium. E em relação a essas RS que tanto indicam aqui no fórum RB 911 922. Estava começando a achar que eu era o único que a odiava. Rb horrorosa. Depois de um tempo UP se você conectar nela pra fazer qualquer coisa ela trava. Se mudar canal um abraço. Inserir. Já aconteceu aí de somente logar e ela parar? Rs.
mas é exatamente o que você comentou. Quero ver quando estiver com tráfego alto com um bocado de cliente pendurado, aí vocês vão ver essas indicações indo para água abaixo.
Mas como nosso amigo disse.
"VAI DO BOLSO DE CADA UM"
-
Sempre achei a ubnt e mk soluções não "profissionais".Com tantas miúças que podem parar o ap e derrubar vários clientes.Mesmo lá no início e sendo usuário básico já tinha essa ideia.Mas a realidade da maioria de nós pequenos provedores é essa,fica difícil de por um ap de quase um conto em um cliente que nem se sabe se irá pagar,se irá devolver o aparelho(se cobrar este valor ele corre) etc etc.A conta não fecha.
Mas ...São condições e condições.
-
-
aleluia.... finalmente encontro mais companheiros que pensam como eu. Faz tempo que expressava este pensamento com relação a UBNT e MK....MK até é mais 'gostoso' por oferecer mais recursos no wireless.
Concordo também que não é investimento para qualquer um.... principalmente onde preço final é determinante para os assinantes.... e em tempos críticos como vivemos, onde o "aue" já passou, custos vai ser cada vez mais complicado.
Por outro lado, qualidade de serviço é o que todos nós queremos.
Com relação ao Ruckus, uns dois ou tres anos atrás um consultor me indicou... Fui atrás de informações e me pareceu pelos descritivos no site da Ruckus que "alta densidade" seria o forte dele... Os modelos disponíveis não me pareciam apropriados para o cenário pulverizado que é comum nos provedores.
Então a solução que me parecia mais viável seria pulverizar também os pontos de acesso e utilizar os dispositivos móveis que estão em crescimento e sairíamos dos investimentos em CPEs clientes.
É isso que as operadoras fazem. Não investem em instalações nos clientes. Este é o nosso "calcanhar de Aquiles"
Se tivermos muitos pontos próximos daí seria uma boa saída...e manteríamos a compatibilidade com o protocolo 802.11 que é o que se encontra disponível para nós nos smartphones e tablets.. este seria um foco.
Já imaginaram nao instalar CPEs e se dedicar a manter a rede nos seus pontos de acesso?
Mas mesmo assim fica uma dúvida... O mercado já estaria maduro para este tipo de serviço? Ou ainda quer um cenário misto, com instalação fixa e móvel?
A não ser que eu esteja enganado e exista um Ruckus direcionado a maiores distâncias.
Já outro foco é atender instalações fixas. E este é o que mais se encontra entre os provedores... daí neste caso não depende de "universalidade" do protocolo.
Um protocolo proprietário pode ser justificável.... Afinal, não está cheio de provedor com TDMA proprietário e ninguém critica?
E neste caso, porque não dar crédito a uma solução que esta sendo testada com sucesso por alguns de nossos companheiros... Não é como em casos onde a solução é apresentada como sendo de sucesso mas ninguém sabe exatamente onde está.
Estes Cambium estão aí praticamente na nossa mesa, com os relatos do Jonas e do Zucchi. Não há o porquê duvidar...
Enfim, os dois lados tem seus benefícios e suas limitações.
-
Mas, vamos fazer uma comparação agora.. Tem como um provedor competir com as empresas de banda larga? Em questão de qualidade?
-
Citação:
estevaozabot
Mas, vamos fazer uma comparação agora.. Tem como um provedor competir com as empresas de banda larga? Em questão de qualidade?
Talvez sim, talvez não. Só não tem como competir é em preço.
Veja bem, as operadoras não trabalham com protocolo wifi. O famoso 802.11 que nós trabalhamos em wireless. Nisso elas levam uma vantagem pois podem oferecer serviço móvel sem precisar instalar nada na casa do cliente.
Tu já imaginou ter um provedor onde se preocupasse somente com o funcionamento nas torres? 99% dos chamados já estariam eliminados.
Tu não precisaria investir em CPEs para os clientes. Cada um compra seu celular ou tablet e pronto. Nem os primeiros modem usb que eles vendiam ou davam de graça para os clientes hoje são mais usados. Tudo se resume em manter as torres.
E as torres basicamente foram colocadas lá para atender a telefonia celular.... o serviço de internet veio "de graça" para as operadoras.
O grande lucro deles é o telefone.... se o cidadão faz uma ligação para outra operadora que não é a sua, paga um valor alto por minuto. E assim cada operadora faz no fim do mês uma conta de compensação destas ligações que cada uma deve para a outra. E na verdade acho que ninguém deles acaba pagando muito um para o outro.Por exemplo , se usuários da Vivo fizeram 1000 ligações para clientes OI ( só um exemplo) e cobrou isso dos seus assinantes. Mas os clientes OI fizeram 950 ligações para clientes Vivo, então a OI deve para a Vivo 50 ligações... Mas no mês seguinte isso pode inverter...
Entendem como nessa matemática eles acabam não pagando quase nada um para o outro? Mas o pobre do usuário já pagou Isso se torna uma mina de dinheiro.
Entre eles eles se acertam
Já no cenário wifi onde saímos em desvantagem no protocolo de serviço, ainda vemos um provedor querendo arrebentar com o outro. Acaba que ninguém consegue um crescimento sustentável para reinvestir em torres e equipamentos na velocidade que o mercado está pedindo.
Já tem oferta de link por 36 reais o mega para contratos de grandes volumes. Um provedor sozinho talvez não tenha como consumir tudo isso, mas porque não se unem dois ou três que se respeitem e trabalhem em conjunto como fazem as operadoras?
Só leva vantagem nisso as operadoras, sendo bom ou não sendo bom o serviço delas.
Pelo que eles faturam podiam dobrar o número de torres e assim tomar conta em 100% do mercado. Mas acho que um dia eles vão virar seus canhões para este lado e vai ser um bombardeio terrível para cima de quem trabalha com wifi
Ah! a saída poderia ser o cabo. Talvez novamente... nem todos terão cacife financeiro para isso. Sem falar no boicote que muitas concessionárias de energia fazem para não abrir espaço nos postes.
Com cabeamento abre-se a oportunidade para acrescentar o rico filão da telefonia e da TV. Mas a que preço isso? Até hoje ninguém abriu o jogo sobre os verdadeiros custos de injetar sinal de TV. Pagar direitos autorais sai uma fortuna.
Agora vamos olhar por outro angulo... Li ontem no Olhar Digital, que está acontecendo um movimento contra o whatsapp pelas operadoras na Itália, França e em outros países pois o faturamento de telefonia está sendo afetado pelas ligações whatsapp.
E as operadoras estariam filtrando e atrapalhando estas ligações. Não bloquearam totalmente mas estão criando regras de tráfego que as prejudicam.
Daí que o Whatsapp já encontrou também uma maneira de dar mensagem de retorno a seus clientes, incentivando eles a procurarem conexões wifi pois sua operadora não está suportando o tráfego whatsapp.
http://olhardigital.uol.com.br/notic...eradoras/51841
Notaram aí que o filão de telefonia deles está sob ameaça pelo progresso da tecnologia? Eles mais cedo ou mais tarde vão ter que abrir mão de muito ganho com telefonia e com certeza focar mais ainda nas ferramentas de internet. Não tem como voltar atrás. A tecnologia também está atropelando as operadoras. Só que elas tem cacife financeiro para crescer mais rápido. Ligações de celulares serão sub-produto para elas. Elas vão perder a guerra contra o Whatsapp e terão que liberar o tráfego da telefonia pela internet.
Voltando ao início da sua pergunta. Qualidade.
Sim, tem como competir.
Os relatos do @Zucchi com equipamentos Cambium que inclusive permite uma configuração temporária para fazer a transição do protocolo 802.11 para o protocolo proprietário da Cambium estão aí para confirmar .
Só que é como eu disse, a que custo.... não será para todos, mas ainda será uma solução mais econômica e menos burocrática do que o cabeamento.
Com este protocolo não terá a compatibilidade com os celulares e tablets. Mas em conexões fixas terá como manter boa qualidade
Só nos resta saber até quando o usuário vai querer ficar limitado a uma conexão fixa.
Desculpem a extensão do texto, mas como o assunto é palpitante não tem como fugir das palavras...
-
Não vou Citar o texto pra não ficar muito extensa a pagina..
Ótimo texto, obrigado por todas as palavras.
Realmente, a tecnologia tem muito a avançar sim, se não existir um "monopólio" das Telecom..
Acho que podemos muito bem substituir as redes cabeadas por equipamentos de primeira como a Cambium.. Só o tempo nos dirá..
-
Bom. Irei deixar aqui meu ponto de vista. Se vocês querem ser igual padaria vendendo pão todo dia. Investem em rádios. Agora se quiserem usar do provedor para ganhar dinheiro utilizem cabos. Se você acha que gpon é a solução. Meus pensames.
-
Citação:
rimaraujo
Bom. Irei deixar aqui meu ponto de vista. Se vocês querem ser igual padaria vendendo pão todo dia. Investem em rádios. Agora se quiserem usar do provedor para ganhar dinheiro utilizem cabos. Se você acha que gpon é a solução. Meus pensames.
Quando diz cabo, diz UTP pelo visto, ou estou enganado?
-
600 clientes com Cambium, 3 torres quando muito. Planos de 5 e 10 mb, 200 mb de link dedicado para ganhar na quantidade, wi-fi grátis, central de atendimento caprichada.
Não precisa mais de duas pessoas para gerenciar uma rede desse porte, o que equivale a uma equipe de campo agregando serviço de escritório quando não está no suporte. Custos operacionais fecham em 50% do faturamento. Olha, pra mim não precisa de cabo, seja de qualquer natureza.
-
Não. Se quer manter no mercado faça rede triple play. Não recomendo nunca cabos UTP nem mesmo rede GPON
-
Citação:
rimaraujo
Não. Se quer manter no mercado faça rede triple play. Não recomendo nunca cabos UTP nem mesmo rede GPON
E fazer triple play como? Com cabo metálico?
-
Citação:
Jadir
600 clientes com Cambium, 3 torres quando muito. Planos de 5 e 10 mb, 200 mb de link dedicado para ganhar na quantidade, wi-fi grátis, central de atendimento caprichada.
Não precisa mais de duas pessoas para gerenciar uma rede desse porte, o que equivale a uma equipe de campo agregando serviço de escritório quando não está no suporte. Custos operacionais fecham em 50% do faturamento. Olha, pra mim não precisa de cabo, seja de qualquer natureza.
Jadir, minha pergunta se referia a competir com operadoras Adsl, que oferecem o cabo metálico na casa do cliente..
Exemplo: Seria possível um cliente "GVT" deixar o serviço para usar o seu via radio?
Considerando seu equipamento TOP, Cambium por exemplo..
-
Que triple play que nada... Quem faz o mercado é a empresa, não o cliente. O cliente nem sabe o que quer antes da empresa oferecer pra ele. TV é modinha, o cliente assina os Telecine achando que tá fazendo um baita negócio e só recebe filme velho e repetido. Não leva muito tempo pra entender que tá pagando caro demais e cancela.
E o mais complicado de vender TV nem é a estrutura em si. Até no cabo de rede se faz uma rede iptv. O caro dessa brincadeira é o head end. Quem aqui tem 1 milhão a disposição pra brincar de operadora de TV?
-
Mas é claro que sim, Estevão. Aqui na minha cidade eu e os meus concorrentes fazemos um ótimo trabalho. Eu tenho um respeito muito grande pelos meus concorrentes, e apesar das nossas diferenças profissionais admiro o trabalho que vem fazendo. Mais vale um cliente nas nossas redes do que nas redes da NET ou GVT, penso eu.
Ainda sobre os clientes, o cenário é bem simples: não tenta imitar as operadoras e jogar de igual pra igual com elas. A operadora tem muito mais recursos pra oferecer planos de alta velocidade, telefone e TV. Claro, tudo isso tem um custo, e o cliente é quem paga.
Tem gente que pode pagar, e tem gente que não pode, ou não quer. E é ai que entra a pequena operadora. Ok, por mais avançada que seja a tecnologia da rede do provedor, acho difícil vender mais do que 10 mb, mas que você consiga entregar 5 mb com qualidade a um preço intermediário. Não muito caro, não muito barato e que não dê lucro. A receita em si é simples.
E vou além: quando o cliente não quiser assinar uma linha de telefone pra ter conexão boa e barata, ele vai procurar a sua empresa. Esteja pronto para atendê-lo com qualidade.
-
Aqui estou montando meu headend próprio e não chegou nem perto dos 1 milhão que você informou. Quero ver você indo com pensamento de vender Internet a 70 reais o MB. E teu concorrente faz TV Telefone e 10 MB pelos mesmo 70 reais.
Aqui eu concorro com NET GVT VELOX todos os 4G das operadoras e mais um monte de empresa no wifi homologadas e mais uma tonelada de gatoxelox.
Então vai mudando seu pensamento. Ou partem pra triple play ou aguardem serem esmagados..
-
Eu estou constantemente conversando com um amigo que tem rede coaxial em GO, e ele gentilmente dividiu as estratégias de negócio da operadora dele. A conclusão que chegamos: head end top de linha chega perto de 1 milhão. Eu não sei que equipamentos você usa, Araújo, mas devem ser bem atrativos, disso não tenho dúvida, mas os que EU conheço não custam uma "mixaria" de 200, 300 mil...
E os canais, já negociou? Conseguiu os canais da Turner com cota mínima menor do que mil clientes? Já ti digo de cabeça os valores: HBO R$ 10 reais por cliente. TNT HD U$ 1,30 por cliente. ESPN BR R$ 6,00 por cliente.
Se você conseguiu um preço melhor eu convido a compartilhar a solução conosco. Garanto que aqui nesse forum de discussão tem MUITA gente boa querendo investir nesse ramo de TV.
-
@Jadir para com isso. Não recomende a ninguém fazer IP TV.
Não gastem dinheiro fazendo IPTV. Não montem um ferro velho, isso não funciona.
Hoje um canal HD consome até 20 MB. Só para assistir 1 canal.
peguem seus amigos pergunte a eles quantas televisões eles teem em casa. Some com a quantidade de televisão vocês tem. Multiplique por 20 MB. E agora some a banda que você quer vender pra seu cliente.
Qual a rede que você quer montar??
Dsl ? UTP? Wifi? 4G? 5G? PON GPON?
Você compra GPON gasta 500 mil pra atender 1000 clientes. TEm limite na porta de saída 1.2GB . Pegue seu RIM Seu PULMÃO e suas cordas vocais vende e compra placas de 10GB.
Agora pegue a quantidade de clientes que você tem e tente vender sua Internet mais 3 canais de televisão simultâneos. Você vai ver a maior merdaaaaa da sua vida.
ou então você vende esses canais LIXO que não abre em uma televisão de 32 polegadas sem deformar.
tem que comprimir um áudio. Perder qualidade de canal para poder passar na rede porque você está vendendo dados.
aí para seu backbone você se fode todo. Parou tudo. Televisão Internet telefone.
continuem com esses pensamentos.. internet das coisas está batendo na porta de vocês..
sorte que vocês terão o vergonhoso programa do PT para fazer.
Vuola PRONATEC
-
Só pra fechar a minha participação, faz uns 5 anos que existe essa discussão de triple play, cabo de rede ou fibra, se provedor se mantém ou é engolido... Até agora ninguém chegou a nenhuma conclusão. E enquanto AINDA se discute o sexo dos anjos eu não paro de vender a minha internet, e só vejo a demanda aumentar. Isso tudo concorrendo com NET, GVT, Oi, 3G, 4G, 80G, outros provedores, miau net e diabo a quatro.
Os provedores seguem discutindo se vale a pena cabear com fibra ou coaxial, se GPON é melhor que GEPON, e enquanto isso vejo a NET e a GVT apelando para cabo de telefone e Cable Modem e enchendo o rabo de dinheiro. Os cara não perdem tempo com tecnologia, eles vão lá e cabeiam e acabou a conversa. Quanto mais barato o cabeamento e a ativação do cliente melhor pra eles. E de preferência que o técnico tenha só que saber escorar uma escada no poste, preparar um conector no cabo e plugar no modem, que é pra não custar muito caro o treinamento do pessoal.
Insisto em um ponto: a cada 10 clientes, 4 querem distância de operadora, seja por preço abusivo ou serviço/atendimento mal prestado. E eu estou sendo bonzinho, deve ser uns 5 ou 6 que não podem nem ver a logo da Oi ou NET na frente.
-
Não recomendei iptv, dei um exemplo alusivo. O que eu quis exemplificar foi que o centro da discussão no quesito TV paga não é a rede em si, e sim o head end e os canais. Bons entendedores entenderam.
-
Tenho hoje na rede WIFI mais de 6 mil clientes. São 29 cidades. Não digo que não funciona. Pelo contrário. Funciona e muito bem. Só digo que novos investimentos pensem em investir realmente no wireless. Principalmente em protocolos prioritários como o cambium. Com as operadoras recebendo incentivos milhonarios cada dia que passa, Google. Amazon Facebook sky. Microsoft AT&T todas essas entrando no mercado brasileiro.
Isso que quero alerta los.
-
Até agora não entendi como Rimaraujo quer fazer o Triple Play dele..
Jadir, tem algum tópico seus sobre equipamentos que usa?
-
@Zucchi falaram Cambium, é com você.
-
Citação:
rimaraujo
Tenho hoje na rede WIFI mais de 6 mil clientes. São 29 cidades. Não digo que não funciona. Pelo contrário. Funciona e muito bem. Só digo que novos investimentos pensem em investir realmente no wireless. Principalmente em protocolos prioritários como o cambium. Com as operadoras recebendo incentivos milhonarios cada dia que passa, Google. Amazon Facebook sky. Microsoft AT&T todas essas entrando no mercado brasileiro.
Isso que quero alerta los.
Quer dizer então que não vale a pena investir dinheiro em protocolos como Cambium, ou começar investindo nisso?
-
Citação:
estevaozabot
Quer dizer então que não vale a pena investir dinheiro em protocolos como Cambium, ou começ9ar investindo nisso?
O que eu quis dizer foi, não vale a pena pagar caro em um equipamento com protocolo proprietário para atender cliente final. E pensar que ele vai comportar vender uma rede triple play no amanhã.
Se for pra PTP o investimento é válido. Fora isso o seu payback não fecha.
Porém se for gastar mesmo assim eu não iria de cambium. Eu iria de RUCKUS
-
Citação:
rimaraujo
O que eu quis dizer foi, não vale a pena pagar caro em um equipamento com protocolo proprietário para atender cliente final. E pensar que ele vai comportar vender uma rede triple play no amanhã.
Se for pra PTP o investimento é válido. Fora isso o seu payback não fecha.
Porém se for gastar mesmo assim eu não iria de cambium. Eu iria de RUCKUS
Mas ai é como o Zucchi fala, depende muito do que o provedor quer, do ambiente, largura de banda média..
Ele está com vários clientes com 25mb/5mb e sem reclamações. Conseguimos isso com o protocolo padrão ? Acredito que apenas em cidades onde não se tem muita interferência de sinal.
O que você indica de equipamento ?
-
Aqui tenho planos de 4 6 10 vendendo em 802.11
-
Citação:
rimaraujo
Aqui tenho planos de 4 6 10 vendendo em 802.11
E já tentou vender planos maiores?
-
Citação:
estevaozabot
E já tentou vender planos maiores?
Vendo planos muito maiores que isso.