-
RB1100AHx2 processamento nas alturas
Olá galera,
Não sou muito familiar com Mikrotik inferior a CCR1009, raramente trabalho com esses equipamentos como RB1100AHx2 ou inferior;
Recentemente implementei um em minha própria rede, e o processamento está nas alturas, cerca de 60-70%.
Clock do CPU em 1333Mhz.
Tráfego 150Mbps
O equipamento não está autenticando sessões PPPoE ou servindo de concentrador para clientes, é apenas autenticação de links, roteamento e firewall.
Alguém com situação parecida? na CCR1009 o processamento não passa de 3% na mesma condição, tudo bem que a RB1100AHx2 é inferior, mas não deveria passar de 20%!
-
Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas
Ola bom dia, cara da um tools, profile e verifica se aonde o uso do processamento é de fato aonde vc tem o serviço dela rodando, outra esta MK 5.x ou 6.x ( em testes na 6.x teve um rendimento melhor, pelo menos comigo ), muito comum deixarem MK como cache de dns e com porta aberta pela wan, ai usam os Mks como dns e também consomem o processamento.
Agora não da mesmo para comprar com CCR viu... ja tive casos de 1100ahx2 com 80%, ao passar para 1009 ir para 2% a 3%.
Abraços e boa sorte.
-
Citação:
Postado originalmente por
Fcnetwork
Ola bom dia, cara da um tools, profile e verifica se aonde o uso do processamento é de fato aonde vc tem o serviço dela rodando, outra esta MK 5.x ou 6.x ( em testes na 6.x teve um rendimento melhor, pelo menos comigo ), muito comum deixarem MK como cache de dns e com porta aberta pela wan, ai usam os Mks como dns e também consomem o processamento.
Agora não da mesmo para comprar com CCR viu... ja tive casos de 1100ahx2 com 80%, ao passar para 1009 ir para 2% a 3%.
Abraços e boa sorte.
O que está ocupando a CPU é o Networking, como esperado.
WAN já bloqueia DNS externo, versão do RouterOS 6.35.4 (última versão..)
-
Caro Fcnetwork, seguindo seu comentário dei um tools, profile e o firewall marca 40 e idle marca 30 o que pode ser isso? Meu ballance fica com processamento entre 60 e 85%. RB2011UAS 600Mhz 128 mémoria, balanceando 5 links de 15M.
-
Citação:
VJDvalter
Caro Fcnetwork, seguindo seu comentário dei um tools, profile e o firewall marca 40 e idle marca 30 o que pode ser isso? Meu ballance fica com processamento entre 60 e 85%. RB2011UAS 600Mhz 128 mémoria, balanceando 5 links de 15M.
idle é a porcentagem ociosa do processador.
-
Citação:
VJDvalter
Bom dia, sou o Felippe França , cara para 5 links de 15M ta mesmo na media o processamento, esta no firewall, pois é aonde você faz as marcações para rota.
Sobre o Idle o nosso colega ai ja respondeu, é a % de processamento disponível.
Caso precise aumentar os links ou quantidade de linhas melhor trocar a Rb.
-
Mais o que pode estar causando esse consumo alto de processamento? Firewall com 40% e Idle com 30%
-
Citação:
Int
O que está ocupando a CPU é o Networking, como esperado.
WAN já bloqueia DNS externo, versão do RouterOS 6.35.4 (última versão..)
Oi eu estava pasando por isso a RB 750 e um RB Ominitik que tenho aqui tava trabalhando sempre com 100% de CPU, e toda rede travava os clientes do hotspot sempre desconectando...foi ai que pesquisei um pouco e o pessoal disse que poderia ser varias coisas como por exemplo: Não se podia colocar link de entrada na porta ether1 da rb 750, Bug de versão e desativar pacote la em system>package list...fiz tudo e não deu certo, também fiquei observando o consumo de CPU no Tools e nada de resolver o problema e detalhe eu estava na versão atual estável que era a 6.35.4 ai pesquisei mais um pouco e fiz um uma desatualização (Dowgrade) para versão 6.33.3 eu nunca tinha passado por esse problema antes nessa versão e tudo voltou a funcionar normalmente. Obs para subir a versão 6.33.3 eu fiz um reset antes e depois restaurei a versão em seguida o BKP.
-
Citação:
Krantuz
Oi eu estava pasando por isso a RB 750 e um RB Ominitik que tenho aqui tava trabalhando sempre com 100% de CPU, e toda rede travava os clientes do hotspot sempre desconectando...foi ai que pesquisei um pouco e o pessoal disse que poderia ser varias coisas como por exemplo: Não se podia colocar link de entrada na porta ether1 da rb 750, Bug de versão e desativar pacote la em system>package list...fiz tudo e não deu certo, também fiquei observando o consumo de CPU no Tools e nada de resolver o problema e detalhe eu estava na versão atual estável que era a 6.35.4 ai pesquisei mais um pouco e fiz um uma desatualização (Dowgrade) para versão 6.33.3 eu nunca tinha passado por esse problema antes nessa versão e tudo voltou a funcionar normalmente. Obs para subir a versão 6.33.3 eu fiz um reset antes e depois restaurei a versão em seguida o BKP.
Só uso as portas 10, 11, 12 e 13.
-
Como assim portas 10,11,12,13
-
1 Anexo(s)
Atualizando agora nesse momento as 22:00 horas minha rb voltou a ficar em 100% uso de CPU...não sei o que fazer mais. Ela tem uns picos estou monitorando sempre e não sei mais onde e o que esta causando isso.Anexo 64271
-
Citação:
Krantuz
Como assim portas 10,11,12,13
a RB1100ahx2 tem 13 portas.
a 11, 12 e 13 é ligado direto a CPU e tem caminho dedicado 1Gbps.
As portas 1-5 e 6-10 compartilham são switch e compartilham caminho de 1Gbps, então to usando só a 10 do switch 2.
-
Entendo mais no meu caso RB750 só tenho 5 portas e ambas são de 10/100
-
Citação:
Krantuz
Atualizando agora nesse momento as 22:00 horas minha rb voltou a ficar em 100% uso de CPU...não sei o que fazer mais. Ela tem uns picos estou monitorando sempre e não sei mais onde e o que esta causando isso.
Anexo 64271
Ela está usando 15% de CPU no momento desse screenshot. Onde estão os 100%?
Como já foi dito trilhões de vezes e uma pesquisa também diria, idle é a capacidade ociosa do processador, sem uso. Parece que você está fazendo confusão com isso.
-
1 Anexo(s)
Eu sei que o idle e processamento não usado e tirei o print para mostra como esta atualmente minha rede mostrando o hotspot, as interfaces e o queues. Ta ai um print com o processamento nas alturas como falei.Anexo 64284
-
Caro Krantuz, faça um teste trocando para uma RB450G, mais memória e processamento, pelo segundo print vc tá só com 7M de memória disponível. Não lhe afirmo 100% de certeza que trocando a RB resolverá seu caso, mas se tiver como mudar é melhor. E vejo que já traféga cerca de 20M em sua rede, e RB750 é bem limitada. Mais cedo ou mais tarde vai ter que trocar essa RB750.
-
Boa noite VJ, minha rede e cabeada e com mais ou menos uns 1KM de cabos, o que me deixa com duvida e que isso esta acontecendo sempre uma vez ou outra e outra coisa meu link e de 15 megas e não chega isso sabemos a qualidade desses links ADSL!!! Hoje neste exato momento vou ligar a RB 750 direto no meu PC para ver e resetar quem sabe ate atualiza a versão...e to pensando em colocar outra RB sendo essa um Ominitik sem ativar a rede wifi dele somente as mesmas configurações de rede cabeada mesma da RB 750. Um detalhe atualmente desde hoje cedo estou com minha rede aberta para todos clientes e eu tava vendo uma outra RB a modelo 3011 e 2011 se não me engando vi que a 3011 e uma boa opção e não tão cara...vou analisa compra da mesma...o que me dizem sobre tal?
-
Citação:
Krantuz
Boa noite VJ, minha rede e cabeada e com mais ou menos uns 1KM de cabos, o que me deixa com duvida e que isso esta acontecendo sempre uma vez ou outra e outra coisa meu link e de 15 megas e não chega isso sabemos a qualidade desses links ADSL!!! Hoje neste exato momento vou ligar a RB 750 direto no meu PC para ver e resetar quem sabe ate atualiza a versão...e to pensando em colocar outra RB sendo essa um Ominitik sem ativar a rede wifi dele somente as mesmas configurações de rede cabeada mesma da RB 750. Um detalhe atualmente desde hoje cedo estou com minha rede aberta para todos clientes e eu tava vendo uma outra RB a modelo 3011 e 2011 se não me engando vi que a 3011 e uma boa opção e não tão cara...vou analisa compra da mesma...o que me dizem sobre tal?
RB2011 e RB3011 não segura clientes, vá de 1100AHx2.
-
Se sua rede não é muito grande. Digo uns 150 clientes, pode ser uma RB450G, agora se tem condições de gastar vai da que o amigo indicou acima. O que realmente importa não é o modelo da RB e sim seu processamento e memória. Para quem tem rede muito grande (muitos clientes) e com planos de velocidades altos, aí sim uma com portas Giga.
-
RB450G= R$ 450,00 (680mhz de processamento e 256Mb de RAM) 5 portas Giga.
RB1100AHx2= 1.840,00 (1066 de processamento com 2 núcleos e 2GB de RAM), 13 portas. Preços dividido em 12 vezes em site de vendas. Agora vai de sua necessidade e condição de gastar.
-
Citação:
VJDvalter
RB450G= R$ 450,00 (680mhz de processamento e 256Mb de RAM) 5 portas Giga.
RB1100AHx2= 1.840,00 (1066 de processamento com 2 núcleos e 2GB de RAM), 13 portas. Preços dividido em 12 vezes em site de vendas. Agora vai de sua necessidade e condição de gastar.
Processador da RB1100AHx2 é 1333mhz
-
Veja se no firmware 6.34.6 (Bugfix only), acontece o mesmo.
Tenho a mesma RB 1100AHx2 e uso a versão 6.31 e idle marca cerca de 95, os outros valores casualmente chegam à 5.
Balanceamento de 5 links, pppoe com 50 clientes, firewall e roteamento.
-
Vou fazer isso breve estou trocando adquirir uma rb 3011 ou 2011 para fazer isso ou ate quem sabe uma 450G.
-
Então você esta dizendo que pode ser um bug na versão que estou usando? atualmente estou na 6.35.4....eu tinha feito um downgrade para versão 6.33.3 de estava do mesmo jeito...eu estou achando que pode ser o equipamento que etm pouca memoria.
-
Eu recomendo o seguinte:
¹ Salve um arquivo de backup da RB na configuração atual.
² Faça o downgrade pro mesmo firmware que eu uso, no caso 6.31.
³ Faça o reset da configuração da RB, e remova a configuração padrão (você vai ter que acessar pelo MAC).
E por ultimo faça a configuração novamente na RB e na medida que vai configurando cada coisa que você precisa, vá observando o processamento, antes e depois de cada coisa aplicada.
No ultimo dos casos, abra o equipamento e verifique a temperatura dos componentes, caso seja necessário faça um sistema de dissipação de calor eficiente nos componentes que mais esquentam. (já fiz isso em alguns modems que travavam depois de um tempo, e diminuiu consideravelmente os problemas de travamento com eles)
Espero que seja útil pra algo. ^^
-
Eu vou compra uma RB450G ou a 2011 sendo que a 450G e melhor, mais se as condições de eu levo a RB 3011 muito boa por sinal.
-
Realmente era a limitação da RB750 mesmo pouca memoria RAM estava limitando sua operação fiz a torca para meu antigo equipamento ominitik que tem 64m de RAM e esta bem estável já uns 12 dias.
-
Não era a firmware, era o equipamento mesmo RB750 tava sem memoria RAM
-