Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Olá galera,

    Não sou muito familiar com Mikrotik inferior a CCR1009, raramente trabalho com esses equipamentos como RB1100AHx2 ou inferior;

    Recentemente implementei um em minha própria rede, e o processamento está nas alturas, cerca de 60-70%.

    Clock do CPU em 1333Mhz.

    Tráfego 150Mbps

    O equipamento não está autenticando sessões PPPoE ou servindo de concentrador para clientes, é apenas autenticação de links, roteamento e firewall.

    Alguém com situação parecida? na CCR1009 o processamento não passa de 3% na mesma condição, tudo bem que a RB1100AHx2 é inferior, mas não deveria passar de 20%!

  2. #2

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Ola bom dia, cara da um tools, profile e verifica se aonde o uso do processamento é de fato aonde vc tem o serviço dela rodando, outra esta MK 5.x ou 6.x ( em testes na 6.x teve um rendimento melhor, pelo menos comigo ), muito comum deixarem MK como cache de dns e com porta aberta pela wan, ai usam os Mks como dns e também consomem o processamento.
    Agora não da mesmo para comprar com CCR viu... ja tive casos de 1100ahx2 com 80%, ao passar para 1009 ir para 2% a 3%.
    Abraços e boa sorte.

  3. #3

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Ola bom dia, cara da um tools, profile e verifica se aonde o uso do processamento é de fato aonde vc tem o serviço dela rodando, outra esta MK 5.x ou 6.x ( em testes na 6.x teve um rendimento melhor, pelo menos comigo ), muito comum deixarem MK como cache de dns e com porta aberta pela wan, ai usam os Mks como dns e também consomem o processamento.
    Agora não da mesmo para comprar com CCR viu... ja tive casos de 1100ahx2 com 80%, ao passar para 1009 ir para 2% a 3%.
    Abraços e boa sorte.
    O que está ocupando a CPU é o Networking, como esperado.

    WAN já bloqueia DNS externo, versão do RouterOS 6.35.4 (última versão..)

  4. #4

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Caro Fcnetwork, seguindo seu comentário dei um tools, profile e o firewall marca 40 e idle marca 30 o que pode ser isso? Meu ballance fica com processamento entre 60 e 85%. RB2011UAS 600Mhz 128 mémoria, balanceando 5 links de 15M.

  5. #5

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por VJDvalter Ver Post
    Caro Fcnetwork, seguindo seu comentário dei um tools, profile e o firewall marca 40 e idle marca 30 o que pode ser isso? Meu ballance fica com processamento entre 60 e 85%. RB2011UAS 600Mhz 128 mémoria, balanceando 5 links de 15M.
    idle é a porcentagem ociosa do processador.

  6. #6

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por VJDvalter Ver Post
    Caro Fcnetwork, seguindo seu comentário dei um tools, profile e o firewall marca 40 e idle marca 30 o que pode ser isso? Meu ballance fica com processamento entre 60 e 85%. RB2011UAS 600Mhz 128 mémoria, balanceando 5 links de 15M.
    Bom dia, sou o Felippe França , cara para 5 links de 15M ta mesmo na media o processamento, esta no firewall, pois é aonde você faz as marcações para rota.
    Sobre o Idle o nosso colega ai ja respondeu, é a % de processamento disponível.
    Caso precise aumentar os links ou quantidade de linhas melhor trocar a Rb.

  7. #7

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Mais o que pode estar causando esse consumo alto de processamento? Firewall com 40% e Idle com 30%

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    O que está ocupando a CPU é o Networking, como esperado.

    WAN já bloqueia DNS externo, versão do RouterOS 6.35.4 (última versão..)
    Oi eu estava pasando por isso a RB 750 e um RB Ominitik que tenho aqui tava trabalhando sempre com 100% de CPU, e toda rede travava os clientes do hotspot sempre desconectando...foi ai que pesquisei um pouco e o pessoal disse que poderia ser varias coisas como por exemplo: Não se podia colocar link de entrada na porta ether1 da rb 750, Bug de versão e desativar pacote la em system>package list...fiz tudo e não deu certo, também fiquei observando o consumo de CPU no Tools e nada de resolver o problema e detalhe eu estava na versão atual estável que era a 6.35.4 ai pesquisei mais um pouco e fiz um uma desatualização (Dowgrade) para versão 6.33.3 eu nunca tinha passado por esse problema antes nessa versão e tudo voltou a funcionar normalmente. Obs para subir a versão 6.33.3 eu fiz um reset antes e depois restaurei a versão em seguida o BKP.

  9. #9

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por Krantuz Ver Post
    Oi eu estava pasando por isso a RB 750 e um RB Ominitik que tenho aqui tava trabalhando sempre com 100% de CPU, e toda rede travava os clientes do hotspot sempre desconectando...foi ai que pesquisei um pouco e o pessoal disse que poderia ser varias coisas como por exemplo: Não se podia colocar link de entrada na porta ether1 da rb 750, Bug de versão e desativar pacote la em system>package list...fiz tudo e não deu certo, também fiquei observando o consumo de CPU no Tools e nada de resolver o problema e detalhe eu estava na versão atual estável que era a 6.35.4 ai pesquisei mais um pouco e fiz um uma desatualização (Dowgrade) para versão 6.33.3 eu nunca tinha passado por esse problema antes nessa versão e tudo voltou a funcionar normalmente. Obs para subir a versão 6.33.3 eu fiz um reset antes e depois restaurei a versão em seguida o BKP.
    Só uso as portas 10, 11, 12 e 13.

  10. #10

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Como assim portas 10,11,12,13

  11. #11

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Atualizando agora nesse momento as 22:00 horas minha rb voltou a ficar em 100% uso de CPU...não sei o que fazer mais. Ela tem uns picos estou monitorando sempre e não sei mais onde e o que esta causando isso.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	131,3 KB
ID:      	64271

  12. #12

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por Krantuz Ver Post
    Como assim portas 10,11,12,13
    a RB1100ahx2 tem 13 portas.

    a 11, 12 e 13 é ligado direto a CPU e tem caminho dedicado 1Gbps.

    As portas 1-5 e 6-10 compartilham são switch e compartilham caminho de 1Gbps, então to usando só a 10 do switch 2.

  13. #13

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Entendo mais no meu caso RB750 só tenho 5 portas e ambas são de 10/100

  14. #14

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por Krantuz Ver Post
    Atualizando agora nesse momento as 22:00 horas minha rb voltou a ficar em 100% uso de CPU...não sei o que fazer mais. Ela tem uns picos estou monitorando sempre e não sei mais onde e o que esta causando isso.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	131,3 KB
ID:      	64271
    Ela está usando 15% de CPU no momento desse screenshot. Onde estão os 100%?
    Como já foi dito trilhões de vezes e uma pesquisa também diria, idle é a capacidade ociosa do processador, sem uso. Parece que você está fazendo confusão com isso.

  15. #15

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Eu sei que o idle e processamento não usado e tirei o print para mostra como esta atualmente minha rede mostrando o hotspot, as interfaces e o queues. Ta ai um print com o processamento nas alturas como falei.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         yyy.png
Visualizações:	183
Tamanho: 	136,8 KB
ID:      	64284
    Última edição por Krantuz; 21-06-2016 às 00:12.

  16. #16

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Caro Krantuz, faça um teste trocando para uma RB450G, mais memória e processamento, pelo segundo print vc tá só com 7M de memória disponível. Não lhe afirmo 100% de certeza que trocando a RB resolverá seu caso, mas se tiver como mudar é melhor. E vejo que já traféga cerca de 20M em sua rede, e RB750 é bem limitada. Mais cedo ou mais tarde vai ter que trocar essa RB750.

  17. #17

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Boa noite VJ, minha rede e cabeada e com mais ou menos uns 1KM de cabos, o que me deixa com duvida e que isso esta acontecendo sempre uma vez ou outra e outra coisa meu link e de 15 megas e não chega isso sabemos a qualidade desses links ADSL!!! Hoje neste exato momento vou ligar a RB 750 direto no meu PC para ver e resetar quem sabe ate atualiza a versão...e to pensando em colocar outra RB sendo essa um Ominitik sem ativar a rede wifi dele somente as mesmas configurações de rede cabeada mesma da RB 750. Um detalhe atualmente desde hoje cedo estou com minha rede aberta para todos clientes e eu tava vendo uma outra RB a modelo 3011 e 2011 se não me engando vi que a 3011 e uma boa opção e não tão cara...vou analisa compra da mesma...o que me dizem sobre tal?

  18. #18

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Citação Postado originalmente por Krantuz Ver Post
    Boa noite VJ, minha rede e cabeada e com mais ou menos uns 1KM de cabos, o que me deixa com duvida e que isso esta acontecendo sempre uma vez ou outra e outra coisa meu link e de 15 megas e não chega isso sabemos a qualidade desses links ADSL!!! Hoje neste exato momento vou ligar a RB 750 direto no meu PC para ver e resetar quem sabe ate atualiza a versão...e to pensando em colocar outra RB sendo essa um Ominitik sem ativar a rede wifi dele somente as mesmas configurações de rede cabeada mesma da RB 750. Um detalhe atualmente desde hoje cedo estou com minha rede aberta para todos clientes e eu tava vendo uma outra RB a modelo 3011 e 2011 se não me engando vi que a 3011 e uma boa opção e não tão cara...vou analisa compra da mesma...o que me dizem sobre tal?
    RB2011 e RB3011 não segura clientes, vá de 1100AHx2.

  19. #19

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    Se sua rede não é muito grande. Digo uns 150 clientes, pode ser uma RB450G, agora se tem condições de gastar vai da que o amigo indicou acima. O que realmente importa não é o modelo da RB e sim seu processamento e memória. Para quem tem rede muito grande (muitos clientes) e com planos de velocidades altos, aí sim uma com portas Giga.

  20. #20

    Padrão Re: RB1100AHx2 processamento nas alturas

    RB450G= R$ 450,00 (680mhz de processamento e 256Mb de RAM) 5 portas Giga.
    RB1100AHx2= 1.840,00 (1066 de processamento com 2 núcleos e 2GB de RAM), 13 portas. Preços dividido em 12 vezes em site de vendas. Agora vai de sua necessidade e condição de gastar.