-
BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?
Olá a todos , sou AS e serei cliente de um amigo tbm AS , ambos c 1g de link cada , gostaria de saber qual hardware indicado pra chegada do link e saída ? Uma pra mim e outra pra ele . A entrada e saída devem ter capacidade pra mais de 1g pq se ele ou eu pedirmos up não ficarmos restrito à capacidade do hardware. Obrigado
-
Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?
Bom, eu faria o seguinte:
- Receberia o link via uma SFP+ que trafega até 10gbps em um roteador que tenha essa entrada.
- Para dentro da rede, roteava por Gigabit dividindo em outros routers.
Esse router "parece" aguentar
https://routerboard.com/CCR1036-8G-2Splus
Nunca usei esse router mas pelo menos os specs dizem que ele faz o roteamento de 12gbps com pacotes 0,5 kB e 25 regras de filtro. Esperar alguém que já tenha usado comentar.
-
Ah, coloquei esse router por ter 2 SFP+, afinal, ou você ou seu amigo deverá receber o link e mandar para o outro.
-
Obrigado pela dica amigo , mas é justamente pensando num upgrade futuro , nessa caixa que me mandou teríamos apenas uma saída com mais de 1g
-
Aqui uso MK, desde CCR 1016, 1036, 1072, e todas supriram... as novas versões já atualizaram muitas coisas, inclusive conntrack que acessava até 512k total, agora passa de 1 milhao...
Mas claro que se tiver dinheiro para investir em um Junniper, Cisco, ServerU, a história é outra...
-
Citação:
Postado originalmente por
ab5x2
Esquece Mikrotik, pelo amor de Deus!!
VyOS, Cisco ou Juniper.
Sent from my iPhone using
UnderLinux
@ab5x2,
rsrs, você acredita que esses CCRs não aguentam o tráfego ou não são confiáveis?
Só uso MK como routers em alguns pedaços da rede aqui na empresa e andei colocando umas regras só para teste. Até agora minha impressão, tirando o aumento de consumo da CPU que as vezes parece não fazer sentido, ele tem sido bem estável.
Não tive problemas com eles ainda.
-
Não faça com Mikrotik!!!
ServerU L800 com 2 portas SFP 10gb gira em torno de 10 mil reais e vc pode ir até uns 4,5gb nele com VyOS ou FreeBSD
-
Citação:
ab5x2
Elas aguentam o tráfego sim, mas a confiabilidade é quase nula.
Aqui temos Juniper na borda, média de 9G em pico, quando estávamos próximo de 1G, já trocamos pra Juniper.
Temos uma CCR passando média de 900M aqui na rede ainda, mas tem dia que a coisa fica feia, vamos trocá-la por outro Juniper.
UnderLinux
Entendi. Aqui usamos o PFSense na ponta principal da rede. Bem confiável mas nos segmentos menores, colocamos o MK pelo menor tráfego e principalmente consumo de energia. Como não temos muitas regras de firewall e nem controle de banda, a RB2011 está aguentando até uns 300mbps, nunca consegue passar disso.
Mas a grande vantagem dela, para nós, foi ser um equipamento Rack Mount e que não precisava mudar os No-Breaks. Ela só sofre de sexta até domingo, quando rodam os backups full.
-
Qual caixa no estilo Juniper eu usaria ? Tem o link ?
Citação:
ab5x2
Elas aguentam o tráfego sim, mas a confiabilidade é quase nula.
Aqui temos Juniper na borda, média de 9G em pico, quando estávamos próximo de 1G, já trocamos pra Juniper.
Temos uma CCR passando média de 900M aqui na rede ainda, mas tem dia que a coisa fica feia, vamos trocá-la por outro Juniper.
UnderLinux
-
Mx5 é para quantos gb?
Enviado via SM-A510M usando UnderLinux App
-
Você fala servidor + placas como essas ? http://produto.mercadolivre.com.br/M...p-mikrotik-_JM eu colocaria duas de cada.
Citação:
ab5x2
MX5 ou MX104, tenho essas duas aqui.
Opção de baixo custo seria Dell com rede Intel e VyOS ou mesmo ServerU.
UnderLinux
-
Citação:
ab5x2
Capacidade para 20Gbps (Juniper MX5).
Essas placas SFP para PCI eu nunca usei, mas sendo Intel já dá confiança.
UnderLinux
Quanto vale um MX5 desse? Ja vem com portas 10gb?
-
Foge demais do nosso orçamento , acho que vou de maquina servidora + placas intel + routeros , sei da estabilidade do juniper e cisco , mas conheço um pouco do routeros e em qualquer esquina vc consegue socorro , já nas outras plataformas nem sempre a gente consegue falar com alguém quando algum pepino acontece, por mais que digam que nunca dá problemas prefiro ficar pelo precavido
Citação:
ab5x2
Hoje deve estar em torno de uns R$ 50 mil.
-
Até fiz o treinamento pra linha edge , mas não vou subir full routing , apenas rota default o routeros resolve pra o meu caso.
Citação:
ab5x2
Se vai usar PC + RouterOS, pense no VyOS, te garanto sono tranquilo.
UnderLinux
-
RouterOS??? Nao cara... vai de VyOS, Linux+Quagga ou FreeBSD +OpenBGPd
-
Aqui usamos um HP mega antigo (sem virtualização) com 4 placas gb (Vários modelos e fabricantes). Rodando PFSense, fazendo roteamento, firewall, Load Balance e NAT.
Mesmo em horários de alto roteamento (próximo de 1gb) interno (sem NAT), essa máquina parece nem sentir o tráfego. Isso me deixa meio pé atrás com o MK, qualquer roteamento ele começa a subir uso de CPU muito rápido. Tenho uns RB2100 aqui que não passam mais que 300mbps para esse PFSense.
Impressão que dá é que a camada 3 dele é meio mal implementada. Deveria ser mais leve. Estava lendo para testar o Fastrack mas pelo visto, usando ele não consigo usar filtros no firewall. Por isso está em stand by.
Ponto que não gosto no meu PFSense é a dificuldade em deixá-lo com alta-disponibilidade. Digo, fontes redundantes. Outra coisa é que no caso de dano no hardware, substituir é mais trabalhoso que se usasse um appliance. Hardware de servidor é sempre uma compra demorada, nova instalação, etc.
Essa máquina que uso sobra no meu cenário mas é super antiga. Se fosse montar uma equivalente com hardware atual, creio que não custaria nem 10k. Mesmo assim, o tempo de chegada do novo equipamento, instalação e volta de um backup para o PFSense levaria pelo menos umas 2 semanas para por tudo no ar. Essa é a razão de termos iniciado testes com Mikrotik. Pelo que vi, um equipamento de pouco mais de 3k atenderia o que precisamos. Ou seja, com 6k deixaríamos uma de reserva e ainda sobraria 4k.
-
Citação:
fhayashi
Aqui usamos um HP mega antigo (sem virtualização) com 4 placas gb (Vários modelos e fabricantes). Rodando PFSense, fazendo roteamento, firewall, Load Balance e NAT.
Mesmo em horários de alto roteamento (próximo de 1gb) interno (sem NAT), essa máquina parece nem sentir o tráfego. Isso me deixa meio pé atrás com o MK, qualquer roteamento ele começa a subir uso de CPU muito rápido. Tenho uns RB2100 aqui que não passam mais que 300mbps para esse PFSense.
Impressão que dá é que a camada 3 dele é meio mal implementada. Deveria ser mais leve. Estava lendo para testar o Fastrack mas pelo visto, usando ele não consigo usar filtros no firewall. Por isso está em stand by.
Ponto que não gosto no meu PFSense é a dificuldade em deixá-lo com alta-disponibilidade. Digo, fontes redundantes. Outra coisa é que no caso de dano no hardware, substituir é mais trabalhoso que se usasse um appliance. Hardware de servidor é sempre uma compra demorada, nova instalação, etc.
Essa máquina que uso sobra no meu cenário mas é super antiga. Se fosse montar uma equivalente com hardware atual, creio que não custaria nem 10k. Mesmo assim, o tempo de chegada do novo equipamento, instalação e volta de um backup para o PFSense levaria pelo menos umas 2 semanas para por tudo no ar. Essa é a razão de termos iniciado testes com Mikrotik. Pelo que vi, um equipamento de pouco mais de 3k atenderia o que precisamos. Ou seja, com 6k deixaríamos uma de reserva e ainda sobraria 4k.
Voce faz BGP com essa maquina?
-
@junior.corazza,
Opa, blz? Não faço. Não temos nem plano para nos tornarmos AS rsrs.
Aqui usamos muito roteamento para ligar diferentes parte da empresa. Mas sinceramente, estou pensando em começar a fazer tudo layer 2 e deixar o PFSense se virar.
-
Citação:
mestretik
Bom Dia
Esta placa tem compatibilidade com Mikrotik X86, com Freebsd, ServerU, VyOS, Quagua etc
Sobre usar Mikrotik já usei o que eu notei foi a demora pra ele remover as rotas quando você tem 2 operadoras full, no mais funciona bem, porém mudei pra cisco pela confiabilidade que o hardware e software tem
se tu vai usar X86 ou X64 vai de VyOS ou Freebsd que tu ta tranquilo
-
Poderia me indicar uma maquina que tenha capacidades pra duas placas dessas ?
https://questions.mercadolivre.com.b...o/MLB819291119
-
Essa placa x520 da Intel é brutal, já tenho rodando, minha dica é, simplifique, sei que minha opinião é comprometida pelo fato de gostar de Debian, mas eu usaria essa placa num Dell ou HP e usaria quagga, bird ou openbgpd para o BGP, tenho cases assim já, nunca me dá problema!
Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
-
@fhayashi
Rapaz, é por isso então! BGP é outro mundo, FIB com mais de 500 mil rotas.
Sobre o hardware esse seu é muito bom para aplicações de BGP, o amigo que está com duvidas pode usar um identico a esse sem problemas, mas pra BGP eu nao usaria RouterOS, eu sei que funciona mas ainda tem alguns BUGS que vao te dar dor de cabeça.
-
Citação:
mestretik
qualquer maquina que tenha pci-e vai funcionar a placa
-
Mas as entradas Pci também não tem suas limitações , tipo eu por um sfp+ e ela só trafegar 1g ?
Citação:
Bruno
qualquer maquina que tenha pci-e vai funcionar a placa
-
Citação:
mestretik
Mas as entradas Pci também não tem suas limitações , tipo eu por um sfp+ e ela só trafegar 1g ?
Não se tu comprar a placa para 10GB vai trafegar em 10gb pra isto compra uma placa que suporte sfp+
já usei algumas destas aki
http://produto.mercadolivre.com.br/M...intel-8259-_JM
-
@junior.corazza, acredito mesmo. Aqui meu roteamento é mega simples. Algumas rotas estáticas e pronto.
@ab5x2, não sou provedor. O tráfego de rede é intra company, por isso é sempre alto. Internet mesmo não passa de 100mbps em horário de pico.
Realmente, o PFSense nunca me deu dor de cabeça. O core dele é super estável e leve.
Mas como disse, o objetivo dos testes era validar se aguentaria o que usamos. Com isso pensar em trocar por appliances que posso ter de reserva sem peso na consciência. Estava vendo umas CCR1009 por cerca de 2k. Se aguentar aqui seria lindo. Teria 1 em produção e outra em backup.
Eu até tenho uma estratégia de DRP aqui virtualizando um PFSense e usando um switch com VLANs parra rodar mas (ainda bem) nunca tive de testar. hehehehe
-
Não fui claro @Bruno , perguntei da limitação da entrada pci da placa mãe e não da placa sfp off board , entendeu , pci da placa mãe ter limitação de 1g e eu por uma placa offboard com capacidade pra 10g entendeu ?
Citação:
Bruno
-
Citação:
mestretik
Não fui claro @
Bruno , perguntei da limitação da entrada pci da placa mãe e não da placa sfp off board , entendeu , pci da placa mãe ter limitação de 1g e eu por uma placa offboard com capacidade pra 10g entendeu ?
eu tinha entendido sua pergunta não ha limitação não a interface pci não vai limitar não
-
eu nunca vi uma placa sfp+ em interface pci simples só em pci-e
será que existe sfp+ em pci 32 ?
-
Isto sim é um fórum de verdade , até aqui as dicas foram de grande utilidade.
-
kkkkkkkkkkkkkkk
BGP é polemico!
Só para contar meu caso!
Nao sou provedor, trabalho em uma empresa e aqui temos nosso AS, tenho 4 operadoras todas com full routing, nosso trafego é pequeno, nao passa de 200mb! Rodo isso em um ServerU L400 com Linux+Quagga! Cara, eu esqueço que tenho BGP, nao me da problema nenhum, processamento em 5%.
Nao sou muito bom de BGP nao, o que eu sei aprendi no Google + YouTube, estou fazendo o curso da network.education, assim que eu me sentir seguro vou colocar uma EDGERouter no lugar do L400 (a edge suporte até 1gb tranquilo).
Quando subi o primeiro peering com a embratel full route e com 20mb de link eu chorei de tanto nervoso! Demorou exatos 15 minutos para subir toda a tabela de rotas e nesse tempo eu nao conseguia usar nada no route, nem abrir os IPS, simplesmente TRAVADA e com cpu em 100%.
Depois para teste subi o mesmo na edge, as rotas carregaram em menos de 15 segundos e nesses tempo eu ficava listando as rotas para ver a lista carregando.
Volto a dizer, nao sou muito bom nisso, mas subi o peering mais simples do mundo e demorar 15 minutos? Tire voce suas conslusoes.
Um abraço e espero ter ajudado!
-
kkkk subir sessão full no mikrotik e querer abrir o winbox a mesmo tempo sem chance kkkk
em uma ccr1036 suba a sessão e vai dar uma olhada nas rotas pra vc ver trava o winbox na hora
-
E o Vyos Bruno ?
Citação:
Bruno
kkkk subir sessão full no mikrotik e querer abrir o winbox a mesmo tempo sem chance kkkk
em uma ccr1036 suba a sessão e vai dar uma olhada nas rotas pra vc ver trava o winbox na hora
-
Citação:
mestretik
E o Vyos Bruno ?
É show de bola mesma coisa que edgerouter alias edgerouter é Vyos o trem funciona redondo
-
Citação:
Bruno
Triste isso hein. rsrs.
Uma máquina com 36 cores e não consegue fazer um multi task mais pesado??
-
Citação:
fhayashi
Triste isso hein. rsrs.
Uma máquina com 36 cores e não consegue fazer um multi task mais pesado??
Pode ter 200 cores se não sabe balancear CPU e I/O
-
@Bruno a placa que mandei o link suporta gbic mono e multi correto ?
Citação:
Bruno
-
sim pois quem decide é a gbic se vai ser multi ou single mode
-
Citação:
Bruno
Mais triste ainda. Principalmente pensando que a principal função do "treco" é sobre I/O.
-
Professor Lacier Dias, postou ontem uma 1036 com 17gb e uma 1072 com 25gb de trafego
-
@ab5x2,
dei uma olhada no VyOS mas acho que no meu caso seria uma mudança que não valeria a pena sair do PFSense. Como te disse, estava pensando no MK para viabilizar ter spare devices por aqui.
Acho que irei deixar uma rb2011 que tenho aqui configurada para assumir no lugar do PFSense caso tenho algum problema de HW e se só der problema nos momentos de Backup faço um upgrade para uma RB maior.
-
Citação:
ab5x2
É isso que me deixa chateado com o RouterOS, tem 72 cores e não consegue gerenciar. Vi no Facebook uma CCR1072 com 26G de tráfego agregado, eu não tenho essa coragem (e no print de CPU, estavam todos acima de 80%).
Como eu falei funciona porém qual estabilidade e uptime de uma ccr desta ?
pois 26G consumir 80% em cada 1 dos 72 core estamos falando 65Ghz de clock muita coisa pra processar apenas 26G pois imagina as rotas disto tudo
-
FreeBSD ou HellOS + ServerU = PAZ
-
Bom dia moçada!
Meu cenário mudou da água para o vinho. rsrsrs
Bom, primeiro que não era provedor e agora somos.
Segundo que não tinha BGP e agora estamos pedindo nosso AS. Então precisaremos começar a anunciar nossos blocos.
Bom, para nossa demanda atual, escolhemos começar com o Edge Router Pró mesmo. Vamos confiar nele até uns 400 mbps. Pagamos uma consultoria para configurar e assim que sair o AS, eles irão configurar para nós.
Mas próximo passo é absorver esse know how também e já pensando em upgrades.
Idéia é partir no futuro para serverU com FreeBSD. Mas quanto ao BGP, vi que existem vários deamons que rodam no FreeBSD. Sem conhecer nada ainda, já vi 2, Quagga e OpenBGP. E deve ter uma lista bem maior ainda.
Alguma sugestão quanto à qual deles começar a estudar? Algum deles é mais usado, sendo um padrão de mercado? Idéia é não colocar dinheiro sobre algo que pode sumir do mercado de uma hora para outra.
-
Citação:
fhayashi
Bom dia moçada!
Segundo que não tinha BGP e agora estamos pedindo nosso AS. Então precisaremos começar a anunciar nossos blocos.
Bom, para nossa demanda atual, escolhemos começar com o Edge Router Pró mesmo. Vamos confiar nele até uns 400 mbps. Pagamos uma consultoria para configurar e assim que sair o AS, eles irão configurar para nós.
Idéia é partir no futuro para serverU com FreeBSD. Mas quanto ao BGP, vi que existem vários deamons que rodam no FreeBSD. Sem conhecer nada ainda, já vi 2, Quagga e OpenBGP. E deve ter uma lista bem maior ainda.
Alguma sugestão quanto à qual deles começar a estudar? Algum deles é mais usado, sendo um padrão de mercado? Idéia é não colocar dinheiro sobre algo que pode sumir do mercado de uma hora para outra.
O OpenBGPd tem um melhor histórico quando o assunto é segurança e bugs, sem contar que a flexibilidade de filtros é excelente. Tenho diversos em produção, nada a reclamar.
-
-
Opa galera.
Os 400 mbps chegaram antes que o previsto, então lá vamos nós para o upgrade. Única coisa é que acabamos fechando os 2 BGPs só com rotas default, então estão rodando nas próprias CCR, deu um pouco mais de fôlego em relação ao tempo para upgrade.
-
Citação:
fhayashi
Bom dia moçada!
cisco
-
Cara eu tenho experiência não muito boa com server-u! Achei que ambos os modelos oferecidos no Brasil, com aqueles processadores atom, só serve pra rotear pacote, se precisar fazer nat ou qualquer outra coisa, estará ferrado!
Quer uma dica de amigo, compre um gabinete para rack (apenas apelo estético) e monte um x86 com componentes de boa qualidade, eu tenho alguns bgp's com 3 operadoras, 3gbps, Debian + quagga, full-routing, e até uns cg-nat, que não custaram mais que 2500 reais! O bárbaro é que tem processador core i3, 8gb de ram, placas de rede Intel i350! E tem mais, o tempo de comutação nos server-u é uma bosta!
-
Opa @andrecarlim, valeu pela dica.
Edit: nesse caso, uma imagem do vyos teria efeito equivalente ao Debian com quagga, certo?