Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Olá a todos , sou AS e serei cliente de um amigo tbm AS , ambos c 1g de link cada , gostaria de saber qual hardware indicado pra chegada do link e saída ? Uma pra mim e outra pra ele . A entrada e saída devem ter capacidade pra mais de 1g pq se ele ou eu pedirmos up não ficarmos restrito à capacidade do hardware. Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Bom, eu faria o seguinte:

    - Receberia o link via uma SFP+ que trafega até 10gbps em um roteador que tenha essa entrada.
    - Para dentro da rede, roteava por Gigabit dividindo em outros routers.

    Esse router "parece" aguentar

    https://routerboard.com/CCR1036-8G-2Splus

    Nunca usei esse router mas pelo menos os specs dizem que ele faz o roteamento de 12gbps com pacotes 0,5 kB e 25 regras de filtro. Esperar alguém que já tenha usado comentar.

  3. #3

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Ah, coloquei esse router por ter 2 SFP+, afinal, ou você ou seu amigo deverá receber o link e mandar para o outro.

  4. #4

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Obrigado pela dica amigo , mas é justamente pensando num upgrade futuro , nessa caixa que me mandou teríamos apenas uma saída com mais de 1g

  5. #5

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Aqui uso MK, desde CCR 1016, 1036, 1072, e todas supriram... as novas versões já atualizaram muitas coisas, inclusive conntrack que acessava até 512k total, agora passa de 1 milhao...
    Mas claro que se tiver dinheiro para investir em um Junniper, Cisco, ServerU, a história é outra...

  6. #6

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Esquece Mikrotik, pelo amor de Deus!!

    VyOS, Cisco ou Juniper.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    @ab5x2,

    rsrs, você acredita que esses CCRs não aguentam o tráfego ou não são confiáveis?

    Só uso MK como routers em alguns pedaços da rede aqui na empresa e andei colocando umas regras só para teste. Até agora minha impressão, tirando o aumento de consumo da CPU que as vezes parece não fazer sentido, ele tem sido bem estável.

    Não tive problemas com eles ainda.

  7. #7

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Não faça com Mikrotik!!!

    ServerU L800 com 2 portas SFP 10gb gira em torno de 10 mil reais e vc pode ir até uns 4,5gb nele com VyOS ou FreeBSD

  8. #8

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Elas aguentam o tráfego sim, mas a confiabilidade é quase nula.

    Aqui temos Juniper na borda, média de 9G em pico, quando estávamos próximo de 1G, já trocamos pra Juniper.

    Temos uma CCR passando média de 900M aqui na rede ainda, mas tem dia que a coisa fica feia, vamos trocá-la por outro Juniper.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Entendi. Aqui usamos o PFSense na ponta principal da rede. Bem confiável mas nos segmentos menores, colocamos o MK pelo menor tráfego e principalmente consumo de energia. Como não temos muitas regras de firewall e nem controle de banda, a RB2011 está aguentando até uns 300mbps, nunca consegue passar disso.

    Mas a grande vantagem dela, para nós, foi ser um equipamento Rack Mount e que não precisava mudar os No-Breaks. Ela só sofre de sexta até domingo, quando rodam os backups full.

  9. #9

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Qual caixa no estilo Juniper eu usaria ? Tem o link ?
    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Elas aguentam o tráfego sim, mas a confiabilidade é quase nula.

    Aqui temos Juniper na borda, média de 9G em pico, quando estávamos próximo de 1G, já trocamos pra Juniper.

    Temos uma CCR passando média de 900M aqui na rede ainda, mas tem dia que a coisa fica feia, vamos trocá-la por outro Juniper.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  10. #10

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Mx5 é para quantos gb?

    Enviado via SM-A510M usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Você fala servidor + placas como essas ? http://produto.mercadolivre.com.br/M...p-mikrotik-_JM eu colocaria duas de cada.
    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    MX5 ou MX104, tenho essas duas aqui.

    Opção de baixo custo seria Dell com rede Intel e VyOS ou mesmo ServerU.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  12. #12

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Capacidade para 20Gbps (Juniper MX5).

    Essas placas SFP para PCI eu nunca usei, mas sendo Intel já dá confiança.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Quanto vale um MX5 desse? Ja vem com portas 10gb?

    Enviado via SM-A510M usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Foge demais do nosso orçamento , acho que vou de maquina servidora + placas intel + routeros , sei da estabilidade do juniper e cisco , mas conheço um pouco do routeros e em qualquer esquina vc consegue socorro , já nas outras plataformas nem sempre a gente consegue falar com alguém quando algum pepino acontece, por mais que digam que nunca dá problemas prefiro ficar pelo precavido
    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Hoje deve estar em torno de uns R$ 50 mil.

  14. #14

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Até fiz o treinamento pra linha edge , mas não vou subir full routing , apenas rota default o routeros resolve pra o meu caso.
    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Se vai usar PC + RouterOS, pense no VyOS, te garanto sono tranquilo.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  15. #15

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    RouterOS??? Nao cara... vai de VyOS, Linux+Quagga ou FreeBSD +OpenBGPd

    Enviado via SM-A510M usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Aqui usamos um HP mega antigo (sem virtualização) com 4 placas gb (Vários modelos e fabricantes). Rodando PFSense, fazendo roteamento, firewall, Load Balance e NAT.

    Mesmo em horários de alto roteamento (próximo de 1gb) interno (sem NAT), essa máquina parece nem sentir o tráfego. Isso me deixa meio pé atrás com o MK, qualquer roteamento ele começa a subir uso de CPU muito rápido. Tenho uns RB2100 aqui que não passam mais que 300mbps para esse PFSense.

    Impressão que dá é que a camada 3 dele é meio mal implementada. Deveria ser mais leve. Estava lendo para testar o Fastrack mas pelo visto, usando ele não consigo usar filtros no firewall. Por isso está em stand by.

    Ponto que não gosto no meu PFSense é a dificuldade em deixá-lo com alta-disponibilidade. Digo, fontes redundantes. Outra coisa é que no caso de dano no hardware, substituir é mais trabalhoso que se usasse um appliance. Hardware de servidor é sempre uma compra demorada, nova instalação, etc.

    Essa máquina que uso sobra no meu cenário mas é super antiga. Se fosse montar uma equivalente com hardware atual, creio que não custaria nem 10k. Mesmo assim, o tempo de chegada do novo equipamento, instalação e volta de um backup para o PFSense levaria pelo menos umas 2 semanas para por tudo no ar. Essa é a razão de termos iniciado testes com Mikrotik. Pelo que vi, um equipamento de pouco mais de 3k atenderia o que precisamos. Ou seja, com 6k deixaríamos uma de reserva e ainda sobraria 4k.

  17. #17

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Aqui usamos um HP mega antigo (sem virtualização) com 4 placas gb (Vários modelos e fabricantes). Rodando PFSense, fazendo roteamento, firewall, Load Balance e NAT.

    Mesmo em horários de alto roteamento (próximo de 1gb) interno (sem NAT), essa máquina parece nem sentir o tráfego. Isso me deixa meio pé atrás com o MK, qualquer roteamento ele começa a subir uso de CPU muito rápido. Tenho uns RB2100 aqui que não passam mais que 300mbps para esse PFSense.

    Impressão que dá é que a camada 3 dele é meio mal implementada. Deveria ser mais leve. Estava lendo para testar o Fastrack mas pelo visto, usando ele não consigo usar filtros no firewall. Por isso está em stand by.

    Ponto que não gosto no meu PFSense é a dificuldade em deixá-lo com alta-disponibilidade. Digo, fontes redundantes. Outra coisa é que no caso de dano no hardware, substituir é mais trabalhoso que se usasse um appliance. Hardware de servidor é sempre uma compra demorada, nova instalação, etc.

    Essa máquina que uso sobra no meu cenário mas é super antiga. Se fosse montar uma equivalente com hardware atual, creio que não custaria nem 10k. Mesmo assim, o tempo de chegada do novo equipamento, instalação e volta de um backup para o PFSense levaria pelo menos umas 2 semanas para por tudo no ar. Essa é a razão de termos iniciado testes com Mikrotik. Pelo que vi, um equipamento de pouco mais de 3k atenderia o que precisamos. Ou seja, com 6k deixaríamos uma de reserva e ainda sobraria 4k.
    Voce faz BGP com essa maquina?

    Enviado via SM-A510M usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    @junior.corazza,

    Opa, blz? Não faço. Não temos nem plano para nos tornarmos AS rsrs.

    Aqui usamos muito roteamento para ligar diferentes parte da empresa. Mas sinceramente, estou pensando em começar a fazer tudo layer 2 e deixar o PFSense se virar.

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Você fala servidor + placas como essas ? http://produto.mercadolivre.com.br/M...p-mikrotik-_JM eu colocaria duas de cada.
    Bom Dia
    Esta placa tem compatibilidade com Mikrotik X86, com Freebsd, ServerU, VyOS, Quagua etc


    Sobre usar Mikrotik já usei o que eu notei foi a demora pra ele remover as rotas quando você tem 2 operadoras full, no mais funciona bem, porém mudei pra cisco pela confiabilidade que o hardware e software tem
    se tu vai usar X86 ou X64 vai de VyOS ou Freebsd que tu ta tranquilo

  20. #20

    Padrão Re: BGP compra Conjunta , qual equipamento utilizar ?

    Poderia me indicar uma maquina que tenha capacidades pra duas placas dessas ?

    https://questions.mercadolivre.com.b...o/MLB819291119