-
Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix
Ola, galera eu tenho um problema, preciso monitorar trafego dos meus clientes em pppoe. Como faço isso no Zabbix, ou qualquer outro monitoramento gratuito?
Desde já agradeço a todos
-
Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix
Vc precisa por PPPoE ou consolidado?
-
Citação:
Postado originalmente por
fhayashi
Vc precisa por PPPoE ou consolidado?
Qual a diferença?
-
Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?
Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces
Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP
-
1 Anexo(s)
Citação:
fhayashi
Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?
Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces
Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP
Igual ao monitoramento do PRTG embaixo isso é individual ou consolidado?
Anexo 66166
-
-
Citação:
fhayashi
Esse é individual
Entendi, então não tem como fazer pelo Zabbix?
-
Não disse isso. kkkkkkkkkkkkkkkk
Só não sei fazer. Na verdade, se o PRTG faz, o snmp do mikrotik deve fornecer as interfaces. Se fornece, vai aparecer disponível no zabbix.
Mas o zabbix não tem uma screen dinâmica que vai adicionando as interfaces conforme vão sendo descobertas.
Acho mais fácil monitorar o consolidado e colocar os gráficos só de clientes que julgue importantes monitorar.
-
eu uso zabbix tem um template que tem o Discovery de interface ele vai contabilizar normal
-
1 Anexo(s)
-
Citação:
Bruno
É isso bruno como faço para fazer isso ?
-
@shimatani,
Vc já monitora a RB via SNMP? usa o template snmp interfaces que ele tem discovery automático.
Se o SNMP inclui as PPPoEs individuais e vc já está monitorando, é só abrir no Graph.
Se não monitora, ativa o SNMP na mikrotik e adiciona a RB como host lá no Zabbix.
Pronto, só esperar começar a chegar dados. As vezes leva quase uma hora a primeira sincronização, não sei por que. Depois roda normal.
-
não amigo tem um tutorial aonde eu posso ver isso? pq eu uso o PRTG mais esta quase acabando meus sensores.
-
1 Anexo(s)
tem uma forma. colocando eles em PPPoE Server Binding, a interface do cliente fica estatica R e quando ele logar ele começa a trafegar diferente do DR em dinamico que quando ele loga o pppoe clica interface dinamica.
Anexo 66176
Se colocar ele Estatico o PRTG e o ZABBIX vai pegar essa interface estatica, quando ele desconectar ele ficara sem o R do lado ele fica sem trafego de rede e o Zabbix e o PRTG vai dar down.
Assim acho que eu tentei explicar da minha maneira, rs
-
Eu so queria saber se o Zabbix faz esse discovery pelo SNMP? Mas o amigo @Bruno ja me tirou essa duvida. Obrigado galera!
-
Citação:
ab5x2
Não acho que vale a pena monitorar todos os clientes em PPPoE, visto que quando o cliente desconecta a interface PPP deixa de existir, assim o sensor torna-se inútil.
Eu uso o Graphs do próprio RouterOS pra isso, deixo monitoramento SNMP para algo mais importante (como clientes empresariais com painéis individuais para acesso, por exemplo).
Mas, eu não sou grande entendedor de Zabbix, pra falar a verdade nunca usei. Como você procede nesse caso @
Bruno?
Sent from my iPhone using
UnderLinux
O TuTu
Seguinte o zabbix tem o interface discovery então qualquer interface do ele gera o grafico,
quando o cliente desconecta o zabbix gera 0 de trafico quando ele se conectar o zabbix volta a gerar o trafico
-
O que eu acho que será diferente no Zabbix é que ele não tem uma Screen auto configurável, ou seja, os Novos PPPoE que forem sendo criados não aparecerão em uma tela com vários indicadores. Tem de criar na mão.
Mas como as "Interfaces" PPPoE são enviadas no SNMP, sim, os gráficos serão criados e armazenados.
-
Citação:
fhayashi
O que eu acho que será diferente no Zabbix é que ele não tem uma Screen auto configurável, ou seja, os Novos PPPoE que forem sendo criados não aparecerão em uma tela com vários indicadores. Tem de criar na mão.
Mas como as "Interfaces" PPPoE são enviadas no SNMP, sim, os gráficos serão criados e armazenados.
Exato
-
Citação:
shimatani
tem uma forma. colocando eles em PPPoE Server Binding, a interface do cliente fica estatica R e quando ele logar ele começa a trafegar diferente do DR em dinamico que quando ele loga o pppoe clica interface dinamica.
Anexo 66176
Se colocar ele Estatico o PRTG e o ZABBIX vai pegar essa interface estatica, quando ele desconectar ele ficara sem o R do lado ele fica sem trafego de rede e o Zabbix e o PRTG vai dar down.
Assim acho que eu tentei explicar da minha maneira, rs
Como faço pra adicionar o pppoe do cliente como estático? Pois utilizo o PRTG e quando o cliente desconecta... ele retorna como se fosse uma outra interface simples e o PRTG não reconhece mais.... deixando de monitorar.
Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
-
4 Anexo(s)
Citação:
djpicapau
Como faço pra adicionar o pppoe do cliente como estático? Pois utilizo o PRTG e quando o cliente desconecta... ele retorna como se fosse uma outra interface simples e o PRTG não reconhece mais.... deixando de monitorar.
Enviado via SM-E700M usando
UnderLinux App
Aqui é so seguir os passos
Anexo 66186
Primeiro vai na opção PPP > Interface
Dar 2 cliques na interface que vai deixar estatico clique em Copy, depois ele vai criar uma outra interface eu sugiro que no name coloque o nome do cliente ou o usuario do pppoe e depois clique em apply. pronto é só derrubar o cliente na interface antiga e esperar ele conectar pela nova interface.
É so usar essa interface no PRTG
Anexo 66187
Na imagem acima vc tem que escolher essa função para monitorar via trafego de rede "Bandwidth/Traffic", e depois "SNMP Traffic" e esperar ele escanear via SNMP todas as interfaces.
Anexo 66188
Essa imagem acima é quando escaneada pelo SNMP do seu Mikrotik ou Concentrador que quer monitorar, repare que tem aonde eu selecionei é a interface que colocamos estático e abaixo tem a interface dinâmica.
Anexo 66189
Edite o nome da interface para o nome do usuario pppoe e o pulo do gato que eu demorei para aprender coloque em "Show alarm when disconnected" e da "OK"
Espero ter ajudado
-
1 Anexo(s)
Entenda que com isso ira consumir mais sensor e ter um bom servidor para manter esses processos pq era consumir mais CPU do servidor e trafego da porta de rede do servidor. Eu decidir em usar o ZABBIX pq é uma aplicação Open Source e faz a mesmas funções que uso no PRTG. Mais tarde eu posto os todos os processos e as duas imagens dos dois servidores PRTG e ZABBIX para comparação, Obrigado a todos!
Anexo 66190
Na imagem acima meu servidor PRTG, vou criar um ZABBIX e irei postar.
:fisheye:
-
Puts que rolo do caramba para poder monitorar os clientes! Ainda bem que eu fiz o meu pelo SSH, assim eu não mato as rbs dos clientes com SNMP que ainda usam para PPPoE, mas vou ser honesto hein... Estou usando accel-ppp com 3.500 sessões PPPoE e +2gbit de tráfego com uma API PHP que fiz pra poder monitorar o servidor/sessões PPPoE que está tão estável que nem lembro de um dia ter sofrido com isso!
Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
-
Citação:
andrecarlim
Puts que rolo do caramba para poder monitorar os clientes! Ainda bem que eu fiz o meu pelo SSH, assim eu não mato as rbs dos clientes com SNMP que ainda usam para PPPoE, mas vou ser honesto hein... Estou usando accel-ppp com 3.500 sessões PPPoE e +2gbit de tráfego com uma API PHP que fiz pra poder monitorar o servidor/sessões PPPoE que está tão estável que nem lembro de um dia ter sofrido com isso!
Enviado via XT1580 usando
UnderLinux App
Que sistema é esse? @andrecarlim
-
Citação:
shimatani
Não é propriamente dito um sistema... Eu fiz uns dois scripts que conectam no mikrotik e pegam os dados enviados/recebidos das interfaces pppoe e alimentam uns bancos de dados RRD.
-
Citação:
ab5x2
Acho isso gambiarra não, pra quem usa Mikrotik tem jeito mais fácil pra obter esse monitoramento sem usar SNMP, mas como estou migrando pra Juniper, estou tentando pensar em SNMP pra isso ou outra alternativa. Será que rola um SSH?
Arthur eu não disse que é gambiarra não, eu disse que é uma complicação grande!
-
Citação:
shimatani
Entenda que com isso ira consumir mais sensor e ter um bom servidor para manter esses processos pq era consumir mais CPU do servidor e trafego da porta de rede do servidor. Eu decidir em usar o ZABBIX pq é uma aplicação Open Source e faz a mesmas funções que uso no PRTG. Mais tarde eu posto os todos os processos e as duas imagens dos dois servidores PRTG e ZABBIX para comparação, Obrigado a todos!
Anexo 66190
Na imagem acima meu servidor PRTG, vou criar um ZABBIX e irei postar.
:fisheye:
vc usa o prtg free , pq eu to usando o free mas queria fazer um monitoramento igual ao seu
-
eu sei , mas com mais sensores poderia monitorar outras coisas]
-
Creio eu que voce deva habilitar o SNMP e uma comunity nos equipamentos, assim os mesmos encaminharam pacotes SNMP na rede e ser Server ira pegar os dados
-
Citação:
Bruno
O TuTu
Seguinte o zabbix tem o interface discovery então qualquer interface do ele gera o grafico,
quando o cliente desconecta o zabbix gera 0 de trafico quando ele se conectar o zabbix volta a gerar o trafico
Ele volta mantendo os históricos anterior? Pergunto isso porque não vou mais utilizar o mk-auth, e no mk-auth ele mantém todos os dados do pppoe mesmo desconectando. Velocidade, tráfego, conexão e desconexão.
-
Citação:
fhayashi
@
shimatani,
Vc já monitora a RB via SNMP? usa o template snmp interfaces que ele tem discovery automático.
Se o SNMP inclui as PPPoEs individuais e vc já está monitorando, é só abrir no Graph.
Se não monitora, ativa o SNMP na mikrotik e adiciona a RB como host lá no Zabbix.
Pronto, só esperar começar a chegar dados. As vezes leva quase uma hora a primeira sincronização, não sei por que. Depois roda normal.
Porque no template SNMP Discovery interfaces o tempo está sentado para 3600s
-
Citação:
fhayashi
Manda sim, ele vai pegar consolidado e também vai pegar individual, o Zabbix faz isso pelo snmp.interfaces
-
Amigo você falou que sabe fazer a somatória do trafico e um total de conexões PPPoE de cada concentrador, estou precisando disso se puder me ajudar por favor .
Pelo que li em alguns documentos devo criar um item calculado, mas estou precisando de ajuda para fazer isso. kkkkk
-
A placa que tem o server PPPoE mostra o consolidado
-
Vlw .. Vou testar.
Obrigado.
-
Citação:
cursos
https://produto.mercadolivre.com.br/...ar-caseira-_JM
Curso Como Fazer Sistema De Energia Solar Caseira
Parte 1 Introdução a energia solar
Parte 2 Construindo seu painel solar
Parte 3 Ferramentas necessárias para construção do sistema solar
Parte 3 Instalação e montagem
Calculadora solar
Nesta seção você vai aprender o báscio sobre energia solar, o que inclui explicações sobre como a luz do sol se transforma em energia elétrica e como projetar um sistema solar. Também é apresentado todos os componentes necessários para a instalação de um sistema completo de energia solar.
O que tem de charlatães aqui nesse fórum ...
-
Citação:
andrecarlim
Não é propriamente dito um sistema... Eu fiz uns dois scripts que conectam no mikrotik e pegam os dados enviados/recebidos das interfaces pppoe e alimentam uns bancos de dados RRD.
Cara, você ainda tem algum desses scripts? Tô precisando monitorar um PPPoE's aqui na minha RB
-
Simples, use um tamplate, mas facil e não quebra cabeça com chaves, mas no meu caso preciso de não ler o ppp.
https://share.zabbix.com/component/m...rb1100?Itemid=
-
Citação:
raprock1
Cara, você ainda tem algum desses scripts? Tô precisando monitorar um PPPoE's aqui na minha RB
Caro colega, vendo esse tópico estou a teminar um para monitoramento dos clientes conectados, usando o syslog do linux e mandando o mikrotik enviar para o syslog, com isso é salvo no banco de dados e consigo pegar o status do cliente.
-
Bom dia Galera
estou com um problema semelhante, usando a nova versão do zabbix 4.xx
Seguinte configurei uns templates da mikrotik ccr está tudo quase funcionando 100% , apenas as interfaces pppoe que monitora ao conectar a primeira vez, mas quando o cliente desconecta ou rienicia a conexão do pppoe com outro IP , parece que o mikrotik gera outro OID e o zabbix para de monitorar os gráficos nas interfaces do cliente ppppoe. existe alguma solucão 100% funcional para o problema, segundo li no inicio deste tópico teria que criar um ip estatico no pppoe interface para os clientes para não mudar as OIDs isso funciona ? ou existe alguma outra solucão para o problema?