@
gandhi , vou te contar uma experiencia que tivemos com um cliente.
Ninguém tinha computador em casa. Tudo era celular e tablet.... O plano do sujeito era de 2 mega.
Nós olhávamos no servidor e cravava nos 2 mega. E o cara reclamando...
Daí perguntei para o técnico que ia na casa, o que eles tinham lá... tinha 4 celulares pendurados na conexão... Nem era netflix eu acho que eles assistiam. Era Youtube e videos os mais diversos.
Daí quando o pai que era o dono da conexão chegava em casa era aquela bronca na gente. Durante o dia os filhos iam numa boa. Quando o pai ia usar não sobrava "espaço" para ele.
E infelizmente o cliente não quer nem saber de configurar qualidade de vídeo. Ele foi orientado a reduzir a qualidade principalmente porque tudo era celular não tinha necessidade de vídeo de mais qualidade.
A melhor coisa que aconteceu foi o pai pedir o cancelamento da assinatura. Fiquei sabendo depois que a novela continuou em outro provedor...
Desejo que você encontre as regras que deseja para melhorar seu serviço. Eu também já pensei assim como você e queria sempre agradar o cliente com o melhor. Mas hoje é netflix, amanhã é jogo ou outro serviço. E você vai ficar sempre correndo atrás do melhor para o cliente.
Mas depois de algum tempo nos conte os resultados a medida que sua rede cresce. Vai ter sujeito reclamando sempre de alguma coisa.
E tem outra coisa que você deve levar em consideração para implantar este tipo de regras.
Pela lei da neutralidade da rede, isto é considerado Traffic Shaping. E por mais que você pense nos melhores interesses do cliente isso pode lhe gerar um processo por algum deles.
O que eu penso é que planos de 2 ou 3 mega não é plano para uma "comunidade residencial". Vai bem até uns dois usuários. Mas daí o sujeito começa a receber visitas e primeira coisa: "qual é a senha da tua internet?"... Logo já tem uma comunidade na conexão... E daí o visitante diz: puxa... tua internet está lenta... qual é teu provedor...? Pronto: ferrou tudo.