-
Caias de Atendimento (CTO)
Galera, boa Noite!
Com a atual demanda do mercado em altas velocidades começaremos nossa rede fttx.
Nossa OLT atende por porta PON 128 ONU.
Sairemos da OLT (Central do Provedor) com uma fibra de (8fo). Em cada bairro que passar essa fibra faremos a sangria. Em cada 1fo instalaremos 16 caixas (CTO conectorizada, 1:8), totalizando 16x8. No final do projeto passando de bairro em bairro, teremos o seguinte cenário: 128 clientes x 8 fo, totalizando 1024 atendimento (ONU) em 8 bairros diferentes. Basicamente.
Duvidas:
Dentro de 1fo (1 fibra), qual a distancia que as caixas de atendimento(CTO) pode ter uma da outra usando cabo DROP para interligar essas caixas Conectorizadas. Estávamos pensando em ir instalando as CTO conforme demanda, (na medida em que tiver solicitação de instalação de clientes iriamos instalando as CTO, com limite por porta PON de 16 caixas.
-
Re: Caias de Atendimento (CTO)
Boa noite amigo, como vai fazer pra instalar 16 caixas em um unico FO??? creio que não tera sinal na ponta da fibra, no maximo que vai conseguir será dois niveis de splitagem 1x8 e outro 1x8 depois disso não tera mais sinal para ramificar.
-
Boa noite caro. Tudo bem? Mais caso cada fibra atenderia somente 16 clientes( onu). Em nosso cenário, cada porta PON da nossa OLT atende 128 clientes. Sendo assim teríamos 16 caixas cada uma com sppliter 1:8.
Nossa duvida e em cada porta PON teríamos a distância máxima de 20km para utilizarmos essas 16 caixas de atendimento? Obrigado
-
Citação:
Postado originalmente por
EUDISBOARATO
Boa noite caro. Tudo bem? Mais caso cada fibra atenderia somente 16 clientes( onu). Em nosso cenário, cada porta PON da nossa OLT atende 128 clientes. Sendo assim teríamos 16 caixas cada uma com sppliter 1:8.
Nossa duvida e em cada porta PON teríamos a distância máxima de 20km para utilizarmos essas 16 caixas de atendimento? Obrigado
não é a distancia da caixa e sim do cliente
ex:
vc pode ter 1 km de fibra da pon até a caixa e o cliente ter 19km de drop
a caixa esta a 19 km da porta pon então seu cliente não pode ficar a mais de 1 km da caixa
-
Citação:
EUDISBOARATO
Amigo, você não entendeu as ramificações. Se utilizar splitter balanceado para atender as caixas, teria que usar 1fo pra cada caixa. Cada nível de splitagem há uma atenuação dependendo do splitter usado. Splitter de 1:8 geralmente atenua aproximadamente 10db. Se partirmos do sinal 0 na OLT, nas saídas do primeiro splitter de 1:8 teremos -10db e no segundo splitter seria aproximadamente -20db. Outro splitter deixaria o sinal bem fraco ou até mesmo sem utilidade. Poderia atender 8 caixas e usaria todos os 8fo da sua fibra. Se for com splitter de 1:16 dentro das caixas, teria 128 clientes, algo entorno de -23db de sinal na saída do splitter. Isso para 1 porta PON. Para mais portas PON, precisa de outra fibra.
Considerando que você quer utilizar todas as caixas no mesmo FO, neste caso teria que utilizar splitter desbalanceado, e aí teria que analisar todas as proporções de sinal que você teria necessidade até chegar no limite do mesmo. Com 1fo você liga o splitter desbalanceado, uma perna vai atender a caixa, e a outra perna do splitter você dá continuidade na rede pelo mesmo FO. Mas não acredito que consiga chegar a 16 caixas.
-
Citação:
darkih
Amigo, você não entendeu as ramificações. Se utilizar splitter balanceado para atender as caixas, teria que usar 1fo pra cada caixa. Cada nível de splitagem há uma atenuação dependendo do splitter usado. Splitter de 1:8 geralmente atenua aproximadamente 10db. Se partirmos do sinal 0 na OLT, nas saídas do primeiro splitter de 1:8 teremos -10db e no segundo splitter seria aproximadamente -20db. Outro splitter deixaria o sinal bem fraco ou até mesmo sem utilidade. Poderia atender 8 caixas e usaria todos os 8fo da sua fibra. Se for com splitter de 1:16 dentro das caixas, teria 128 clientes, algo entorno de -23db de sinal na saída do splitter. Isso para 1 porta PON. Para mais portas PON, precisa de outra fibra.
Considerando que você quer utilizar todas as caixas no mesmo FO, neste caso teria que utilizar splitter desbalanceado, e aí teria que analisar todas as proporções de sinal que você teria necessidade até chegar no limite do mesmo. Com 1fo você liga o splitter desbalanceado, uma perna vai atender a caixa, e a outra perna do splitter você dá continuidade na rede pelo mesmo FO. Mas não acredito que consiga chegar a 16 caixas.
se ele for usar apenas uma fibra vai ser desbalanceado mesmo tem que calcular na hora
estes calculo de planilha raramente da certo
mais consegue abrir 16 caixa sim eu aki tenho varias pon com 16 caixas
-
Caros muito Obrigado por colaborar.
Bruno, seu cenário ficou assim?
------1:8----1:8----1:8...etc... Totalizando as 16 caixas.
Consigo fazer isso por fo(1 fibra) em distancias de ate 10km?
-
Citação:
Bruno
se ele for usar apenas uma fibra vai ser desbalanceado mesmo tem que calcular na hora
Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.
-
Citação:
EUDISBOARATO
Caros muito Obrigado por colaborar.
Bruno, seu cenário ficou assim?
------1:8----1:8----1:8...etc... Totalizando as 16 caixas.
Consigo fazer isso por fo(1 fibra) em distancias de ate 10km?
Consegue fazer esse cascateamento sim. Só não há como garantir que terá o tanto de caixas que deseja.
Quanto ao limite de km, pense da seguinte forma. Seu cliente tem que estar abaixo do limite que sua OLT aceita, passando por todos esses pontos do cascateamento.
-
Citação:
darkih
Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.
Entao balanceado consigo mais caixas certo?
-
Citação:
darkih
sim como falei tem que calcular tudo saida da pon se ela é classe B+ ou C+ , perca por metros, perca por fusão etc etc etc
eu tenho algumas caixas assim pq o cabo é de 6 fo
quando o cabo é maior eu uso balanceado mesmo 1x8 + 1x8 ou 1+16
ou 1x16 +1x8
tudo depende de cálculos
-
Olá Bruno. Voce usa splliters balanceados ou desbalanceados? Tudo Conectorizado?
-
Citação:
Bruno
Olá Bruno. Voce usa splliters balanceados ou desbalanceados? Tudo Conectorizado?
-
Citação:
EUDISBOARATO
na rede eu tenho balanceado e desbalanceado depende do projeto mais não uso conector não
-
Citação:
Bruno
na rede eu tenho balanceado e desbalanceado depende do projeto mais não uso conector não
Se puder me ajudar Bruno ficaria muito Grato. No meu Projeto, cada porta PON atende 128 ONU. Colocaria em cada 1Fo, 16 caixa 1:8, distancia máxima em 10km.
Em cada caixa perderei 1 porta, onde darei continuidade na rede, ate o limite das 16 caixas. Me aconselha a fazer fusão tanto na entrada do splliter quanto nas saídas para as caixas seguintes?
Nesse meu cenário o que me aconselha a fazer?
-
Citação:
EUDISBOARATO
Se puder me ajudar Bruno ficaria muito Grato. No meu Projeto, cada porta PON atende 128 ONU. Colocaria em cada 1Fo, 16 caixa 1:8, distancia máxima em 10km.
Em cada caixa perderei 1 porta, onde darei continuidade na rede, ate o limite das 16 caixas. Me aconselha a fazer fusão tanto na entrada do splliter quanto nas saídas para as caixas seguintes?
Nesse meu cenário o que me aconselha a fazer?
pra usar 1 fo vc tem que usar desbalanceado não perde porta nenhum da caixa
e tem que ser tudo por fusão
-
Citação:
Bruno
pra usar 1 fo vc tem que usar desbalanceado não perde porta nenhum da caixa
e tem que ser tudo por fusão
Bruno bom dia, tudo bem? Entendi. Porem em cada splliter razão 1:8, Como conseguiria dar continuidade na rede sem usar uma das 8 saídas do splliter. Como seria então? Abraço.
-
Citação:
EUDISBOARATO
Bruno bom dia, tudo bem? Entendi. Porem em cada splliter razão 1:8, Como conseguiria dar continuidade na rede sem usar uma das 8 saídas do splliter. Como seria então? Abraço.
vc usa uma desbalanceado antes
-
1 Anexo(s)
Citação:
Bruno
vc usa uma desbalanceado antes
Acho que entendi. ficaria como nesse exemplo?Anexo 67315
-
yes my friendy
isto ai
porem te indico uma consultoria pois projeto de fibra não é tão simples assim não kk
-
Citação:
Bruno
yes my friendy
isto ai
porem te indico uma consultoria pois projeto de fibra não é tão simples assim não kk
Entendo Bruno. Tenho bons conhecimentos, porem na pratica as coisas diferem um pouco do que os fornecedores sempre informam. Você disse que tem porta PON atendendo 16 Caixas(CTO). É isso mesmo?
Qual a distancia que essa 1FO chega a estar da sua OLT?
Quantos Clientes você consegue atender nessa mesma porta PON?
Abraço...
-
Citação:
EUDISBOARATO
Entendo Bruno. Tenho bons conhecimentos, porem na pratica as coisas diferem um pouco do que os fornecedores sempre informam. Você disse que tem porta PON atendendo 16 Caixas(CTO). É isso mesmo?
Qual a distancia que essa 1FO chega a estar da sua OLT?
Quantos Clientes você consegue atender nessa mesma porta PON?
Abraço...
tenho até 17KM atendo 128 clientes
-
Citação:
Bruno
tenho até 17KM atendo 128 clientes
Mais nesses 17 KM seria somente sua rede 1FO, ou esta contando com a distancia dos atendimento aos seus clientes.
-
Citação:
EUDISBOARATO
Mais nesses 17 KM seria somente sua rede 1FO, ou esta contando com a distancia dos atendimento aos seus clientes.
somente a fibra
-
@Bruno,
só por curiosidade mesmo. Essas GPON, quando dizem que pegam até 20km, quer dizer que cada uma das 128 pontas de clientes, contando todos os trechos antes dos splitters, somam 20km.
Por exemplo, 10km até o primeiro splitter, depois mas 2km e depois mais 2km até o cliente, total seriam 14km. É isso?
-
Citação:
fhayashi
@
Bruno,
só por curiosidade mesmo. Essas GPON, quando dizem que pegam até 20km, quer dizer que cada uma das 128 pontas de clientes, contando todos os trechos antes dos splitters, somam 20km.
Por exemplo, 10km até o primeiro splitter, depois mas 2km e depois mais 2km até o cliente, total seriam 14km. É isso?
o total seria é a ONU
se vc tem la 10 + 2 +2 e mais 400 metros de drop daria 14,400 km
-
Saquei, aí, essa conta vale para cada ONU, ou seja, nenhuma delas poderia ultrapassar os 20km teóricos.
Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App
-
Citação:
fhayashi
Saquei, aí, essa conta vale para cada ONU, ou seja, nenhuma delas poderia ultrapassar os 20km teóricos.
Enviado via SM-G935F usando
UnderLinux App
isto e não é teoricamente eu ja fiz o teste com 20.100 metros não sincronizou
-
Citação:
Bruno
isto e não é teoricamente eu ja fiz o teste com 20.100 metros não sincronizou
Hahahahah,
Eu só disse teórico porque é sempre menos.
-
Citação:
fhayashi
Hahahahah,
Eu só disse teórico porque é sempre menos.
sim a fibra tem que estar perfeita pra conseguir isto
-
Citação:
Bruno
Bruno, neste caso de 20km qual foi a potência remanescente? Usou splitter? A distância máxima de 20km é um calculo baseado na atenuação total usando splitters para uma razão de 1:64. Em teria é possível fazer muito mais retirando os splitters. Claro que seria para efeito de estudos e não para atendimento, que seria financeiramente inviável.
Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App
-
Citação:
chocobama
Bruno, neste caso de 20km qual foi a potência remanescente? Usou splitter? A distância máxima de 20km é um calculo baseado na atenuação total usando splitters para uma razão de 1:64. Em teria é possível fazer muito mais retirando os splitters. Claro que seria para efeito de estudos e não para atendimento, que seria financeiramente inviável.
Enviado via SM-N920G usando
UnderLinux App
Irmão na boa não me leve a mal mais fórum é pra tirar duvidas fundamentadas em testes etc, o que tu quer é aprender em cima de fórum fazendo perguntas básicas e ta ficando chato isto
-
Boa noite,
De quantas FO é indicado o cabo para inicio de projeto ? Quem já teve mais contato com redes GPON o que tem visto na rua nessa questão ?
-
Citação:
midnightmen
Boa noite,
De quantas FO é indicado o cabo para inicio de projeto ? Quem já teve mais contato com redes GPON o que tem visto na rua nessa questão ?
Isso depende muito do seu projeto e das suas perspectivas. Não teria como te indicar o numero de FO que você irá utilizar.
-
Citação:
Bruno
Irmão na boa não me leve a mal mais fórum é pra tirar duvidas fundamentadas em testes etc, o que tu quer é aprender em cima de fórum fazendo perguntas básicas e ta ficando chato isto
Verdade pelo menos o mínio de conhecimento é necessário. Explicar fundamentos e difícil.
-
Citação:
Bruno
Bruno muito se fala das capacidades e tal, porem a coisa ferve mesmo é na pratica. Num teste de bancada não consigo testar em num final de 20 KM, rsrs Imagina? Fusões, caixas, rsrsrs.
Sabemos também que tudo depende de uma serie de procedimentos. Só para eu ter uma ideia, tem noção do tanto de fusões que uma porta PON chegou a ter?
-
Citação:
Bruno
Fique tranquilo, demora um bocado para esvaziar a minha paciência. As vezes eu me esqueço que nem todo mundo tem a disposição do Mestre Rubem. Vez ou outra aparece uma pergunta com nível intelectual um pouco abaixo do exigido para alguns usuários do under-linux. Mesmo assim o mestre demonstra todo um impeto e nos brinda com uma verdadeira bíblia de conhecimentos básicos e muito sólidos. O problema é que acabei ficando mal acostumado e me porto como um oportunista quando o assunto é o conhecimento alheio.
Entretanto, perceba que fiz duas perguntas bem definidas e em momento algum lhe submeti alguma dúvida. Veja lá a quantidade de pontos de interrogação.
1 - Qual foi a potência remanescente? (um valor numérico que só você conhece)
2 - Usou splitter? (um valor booleano que desconheço)
Estas perguntas são dúvidas?
Matematicamente o que de fato define o máximo radio de cobertura de uma rede PON é a atenuação máxima e não a distância em si. Sei que os senhores que tem redes gigantescas sabem de todos os possíveis problemas de projetar, calcular, executar e comparar os números. No geral ou o calculo está errado ou a implementação falhou em algum ponto.Geralmente é o segundo caso.
Ás vezes lemos que algo é possível ou impossível. Lemos aprendemos e repetimos, mesmo sem saber o motivo. Quem trabalha na área há muito tempo já teve a oportunidade de fazer 1000 coisas que deram errado e sabe muito bem o motivo. Quem ainda não vivenciou este Lab prático pode aprender muito com os comentários alheios.
Eu mesmo faria o teste só para vivenciar a experiência de calcular e executar. Mas a minha operação FTTH tem apenas 9 dias e a abrangência física é limitada. Ainda estou fascinado com o novo seguimento de trabalho. Tudo é novidade e os cálculos estão batendo com a execução com uma margem de erro abaixo de 2%.
Citação:
EUDISBOARATO
Verdade pelo menos o mínio de conhecimento é necessário. Explicar fundamentos e difícil.
O fundamental é o mais importante! Quantos podem dizer que realmente dominam os fundamentos de um determinado assunto? Nem sempre as típicas práticas de mercado e as nossas melhores experiências pessoas nos capacitam a nos diplomar como os portadores do mínimo conhecimento. Entretanto o nosso mínimo pode somar ao mínimo do próxima e a sinergia faz o resto. Eu tenho certeza que você pode fazer melhor e me elucidar com algum comentário.
Com relação ao seu comentário: (sei que não foi para moá, mas...)
"tem noção do tanto de fusões que uma porta PON chegou a ter? "
R: A minha resposta é: no mínimo zero fusões e no máximo N fusões. Contanto que N seja maior que zero. Matematicamente a minha resposta satisfaz a sua pergunta. Entretanto, baseado em tudo o que você já viveu, leu, estudou e executou, minha resposta é totalmente sem noção mesmo estando correta.
E aí se o fórum é um local para trocar ideias ao melhor estilo de conversa de boteco, blz ! Faremos um debate saudável, tudo mundo sai ganhando e nem vemos o tempo passar. Caso contrário, alguém irá aparecer para criticar o meu comentário.
Irei deixar alguma coisa para este meu comentário ser menos falacioso e mais contribuinte. Informação trivial para quem esta começando a elaborar os seus projetos. Provavelmente já encontraram isto nos primeiros resultados do google. Mas tah aí.
Calculo – Potencia para enlace óptico, FTTH e FTTx
http://www.networktips.com.br/?page_id=544
Bate-papo FTTx 4° edição - Splitter óptico
https://www.youtube.com/watch?v=W72QOvKJo0Y
Bate-papo FTTx - Splitter primário e capacidade da OLT
https://www.youtube.com/watch?v=P0IqggCp-wk
-
@chocobama
cara me perdoe a resposta não era pra ti não é que tinha um cidadão ai que tava toda hora perguntando de coisas fundamentais
-
Citação:
chocobama
Enviado via SM-N920G usando
UnderLinux App
é assim
são 17 km de fibra com fusões ai até 18,5km são 16 caixas de 8 portas usando splitters 1*8
e chegou no primeiro splitter com -4dbm ai mais -13 e -11 as caixas ficou com -28
-
Citação:
darkih
ola amigo sera que com uma fibra consigo quantas onu por porta pon? com splitter 1x2 ,, qual distancia vai sera que consigo uns 10km, e os spliter tem que ser desbalanceados ou balanceados 10por 90 obrigado
-
Citação:
NTTURBONET
ola amigo sera que com uma fibra consigo quantas onu por porta pon? com splitter 1x2 ,, qual distancia vai sera que consigo uns 10km, e os spliter tem que ser desbalanceados ou balanceados 10por 90 obrigado
Vai depender do que você quer fazer. Com uma única fibra, só terá como fazer desbalanceado. O que precisa estudar é as percas que cada splitter irá ter para entender como precisará dimensionar sua rede.
Para saber quantos clientes cabem em uma porta PON, pode verificar com o fabricante. Nas OLT da Overtek que utilizo aqui, cabem 256 ONUs. Na Fiberhome já são 128 por porta PON, porém a OLT inteira, cabem 8192 ONUs. Como utilizo proporção de splitter 1x8 + 1x16, com 8 placas de 8PON cada, já estarei no limite do chassis inteiro.
-
Citação:
darkih
Vai depender do que você quer fazer. Com uma única fibra, só terá como fazer desbalanceado. O que precisa estudar é as percas que cada splitter irá ter para entender como precisará dimensionar sua rede.
Para saber quantos clientes cabem em uma porta PON, pode verificar com o fabricante. Nas OLT da Overtek que utilizo aqui, cabem 256 ONUs. Na Fiberhome já são 128 por porta PON, porém a OLT inteira, cabem 8192 ONUs. Como utilizo proporção de splitter 1x8 + 1x16, com 8 placas de 8PON cada, já estarei no limite do chassis inteiro.
Estou querendo montar uma rede fttx pacepon .. as ONU ficará nos postes