Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    yes my friendy
    isto ai
    porem te indico uma consultoria pois projeto de fibra não é tão simples assim não kk
    Entendo Bruno. Tenho bons conhecimentos, porem na pratica as coisas diferem um pouco do que os fornecedores sempre informam. Você disse que tem porta PON atendendo 16 Caixas(CTO). É isso mesmo?

    Qual a distancia que essa 1FO chega a estar da sua OLT?
    Quantos Clientes você consegue atender nessa mesma porta PON?

    Abraço...

  2. #22
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Entendo Bruno. Tenho bons conhecimentos, porem na pratica as coisas diferem um pouco do que os fornecedores sempre informam. Você disse que tem porta PON atendendo 16 Caixas(CTO). É isso mesmo?

    Qual a distancia que essa 1FO chega a estar da sua OLT?
    Quantos Clientes você consegue atender nessa mesma porta PON?

    Abraço...
    tenho até 17KM atendo 128 clientes

  3. #23

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    tenho até 17KM atendo 128 clientes
    Mais nesses 17 KM seria somente sua rede 1FO, ou esta contando com a distancia dos atendimento aos seus clientes.

  4. #24
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Mais nesses 17 KM seria somente sua rede 1FO, ou esta contando com a distancia dos atendimento aos seus clientes.
    somente a fibra

  5. #25

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    @Bruno,

    só por curiosidade mesmo. Essas GPON, quando dizem que pegam até 20km, quer dizer que cada uma das 128 pontas de clientes, contando todos os trechos antes dos splitters, somam 20km.

    Por exemplo, 10km até o primeiro splitter, depois mas 2km e depois mais 2km até o cliente, total seriam 14km. É isso?

  6. #26
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @Bruno,

    só por curiosidade mesmo. Essas GPON, quando dizem que pegam até 20km, quer dizer que cada uma das 128 pontas de clientes, contando todos os trechos antes dos splitters, somam 20km.

    Por exemplo, 10km até o primeiro splitter, depois mas 2km e depois mais 2km até o cliente, total seriam 14km. É isso?
    o total seria é a ONU

    se vc tem la 10 + 2 +2 e mais 400 metros de drop daria 14,400 km

  7. #27

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Saquei, aí, essa conta vale para cada ONU, ou seja, nenhuma delas poderia ultrapassar os 20km teóricos.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  8. #28
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Saquei, aí, essa conta vale para cada ONU, ou seja, nenhuma delas poderia ultrapassar os 20km teóricos.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App
    isto e não é teoricamente eu ja fiz o teste com 20.100 metros não sincronizou

  9. #29

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    isto e não é teoricamente eu ja fiz o teste com 20.100 metros não sincronizou
    Hahahahah,

    Eu só disse teórico porque é sempre menos.

  10. #30
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Hahahahah,

    Eu só disse teórico porque é sempre menos.
    sim a fibra tem que estar perfeita pra conseguir isto

  11. #31

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    sim a fibra tem que estar perfeita pra conseguir isto
    Bruno, neste caso de 20km qual foi a potência remanescente? Usou splitter? A distância máxima de 20km é um calculo baseado na atenuação total usando splitters para uma razão de 1:64. Em teria é possível fazer muito mais retirando os splitters. Claro que seria para efeito de estudos e não para atendimento, que seria financeiramente inviável.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App

  12. #32
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Bruno, neste caso de 20km qual foi a potência remanescente? Usou splitter? A distância máxima de 20km é um calculo baseado na atenuação total usando splitters para uma razão de 1:64. Em teria é possível fazer muito mais retirando os splitters. Claro que seria para efeito de estudos e não para atendimento, que seria financeiramente inviável.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App
    Irmão na boa não me leve a mal mais fórum é pra tirar duvidas fundamentadas em testes etc, o que tu quer é aprender em cima de fórum fazendo perguntas básicas e ta ficando chato isto

  13. #33

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Boa noite,

    De quantas FO é indicado o cabo para inicio de projeto ? Quem já teve mais contato com redes GPON o que tem visto na rua nessa questão ?

  14. #34

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Boa noite,

    De quantas FO é indicado o cabo para inicio de projeto ? Quem já teve mais contato com redes GPON o que tem visto na rua nessa questão ?
    Isso depende muito do seu projeto e das suas perspectivas. Não teria como te indicar o numero de FO que você irá utilizar.

  15. #35

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Irmão na boa não me leve a mal mais fórum é pra tirar duvidas fundamentadas em testes etc, o que tu quer é aprender em cima de fórum fazendo perguntas básicas e ta ficando chato isto
    Verdade pelo menos o mínio de conhecimento é necessário. Explicar fundamentos e difícil.

  16. #36

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    sim a fibra tem que estar perfeita pra conseguir isto
    Bruno muito se fala das capacidades e tal, porem a coisa ferve mesmo é na pratica. Num teste de bancada não consigo testar em num final de 20 KM, rsrs Imagina? Fusões, caixas, rsrsrs.

    Sabemos também que tudo depende de uma serie de procedimentos. Só para eu ter uma ideia, tem noção do tanto de fusões que uma porta PON chegou a ter?

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Irmão na boa não me leve a mal mais fórum é pra tirar duvidas fundamentadas em testes etc, o que tu quer é aprender em cima de fórum fazendo perguntas básicas e ta ficando chato isto
    Fique tranquilo, demora um bocado para esvaziar a minha paciência. As vezes eu me esqueço que nem todo mundo tem a disposição do Mestre Rubem. Vez ou outra aparece uma pergunta com nível intelectual um pouco abaixo do exigido para alguns usuários do under-linux. Mesmo assim o mestre demonstra todo um impeto e nos brinda com uma verdadeira bíblia de conhecimentos básicos e muito sólidos. O problema é que acabei ficando mal acostumado e me porto como um oportunista quando o assunto é o conhecimento alheio.

    Entretanto, perceba que fiz duas perguntas bem definidas e em momento algum lhe submeti alguma dúvida. Veja lá a quantidade de pontos de interrogação.

    1 - Qual foi a potência remanescente? (um valor numérico que só você conhece)
    2 - Usou splitter? (um valor booleano que desconheço)

    Estas perguntas são dúvidas?

    Matematicamente o que de fato define o máximo radio de cobertura de uma rede PON é a atenuação máxima e não a distância em si. Sei que os senhores que tem redes gigantescas sabem de todos os possíveis problemas de projetar, calcular, executar e comparar os números. No geral ou o calculo está errado ou a implementação falhou em algum ponto.Geralmente é o segundo caso.

    Ás vezes lemos que algo é possível ou impossível. Lemos aprendemos e repetimos, mesmo sem saber o motivo. Quem trabalha na área há muito tempo já teve a oportunidade de fazer 1000 coisas que deram errado e sabe muito bem o motivo. Quem ainda não vivenciou este Lab prático pode aprender muito com os comentários alheios.

    Eu mesmo faria o teste só para vivenciar a experiência de calcular e executar. Mas a minha operação FTTH tem apenas 9 dias e a abrangência física é limitada. Ainda estou fascinado com o novo seguimento de trabalho. Tudo é novidade e os cálculos estão batendo com a execução com uma margem de erro abaixo de 2%.

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Verdade pelo menos o mínio de conhecimento é necessário. Explicar fundamentos e difícil.
    O fundamental é o mais importante! Quantos podem dizer que realmente dominam os fundamentos de um determinado assunto? Nem sempre as típicas práticas de mercado e as nossas melhores experiências pessoas nos capacitam a nos diplomar como os portadores do mínimo conhecimento. Entretanto o nosso mínimo pode somar ao mínimo do próxima e a sinergia faz o resto. Eu tenho certeza que você pode fazer melhor e me elucidar com algum comentário.

    Com relação ao seu comentário: (sei que não foi para moá, mas...)
    "tem noção do tanto de fusões que uma porta PON chegou a ter? "
    R: A minha resposta é: no mínimo zero fusões e no máximo N fusões. Contanto que N seja maior que zero. Matematicamente a minha resposta satisfaz a sua pergunta. Entretanto, baseado em tudo o que você já viveu, leu, estudou e executou, minha resposta é totalmente sem noção mesmo estando correta.

    E aí se o fórum é um local para trocar ideias ao melhor estilo de conversa de boteco, blz ! Faremos um debate saudável, tudo mundo sai ganhando e nem vemos o tempo passar. Caso contrário, alguém irá aparecer para criticar o meu comentário.

    Irei deixar alguma coisa para este meu comentário ser menos falacioso e mais contribuinte. Informação trivial para quem esta começando a elaborar os seus projetos. Provavelmente já encontraram isto nos primeiros resultados do google. Mas tah aí.

    Calculo – Potencia para enlace óptico, FTTH e FTTx
    http://www.networktips.com.br/?page_id=544

    Bate-papo FTTx 4° edição - Splitter óptico


    Bate-papo FTTx - Splitter primário e capacidade da OLT
    Última edição por chocobama; 20-07-2017 às 10:16.

  18. #38
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    @chocobama
    cara me perdoe a resposta não era pra ti não é que tinha um cidadão ai que tava toda hora perguntando de coisas fundamentais

  19. #39
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Bruno, neste caso de 20km qual foi a potência remanescente? Usou splitter? A distância máxima de 20km é um calculo baseado na atenuação total usando splitters para uma razão de 1:64. Em teria é possível fazer muito mais retirando os splitters. Claro que seria para efeito de estudos e não para atendimento, que seria financeiramente inviável.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App
    é assim

    são 17 km de fibra com fusões ai até 18,5km são 16 caixas de 8 portas usando splitters 1*8

    e chegou no primeiro splitter com -4dbm ai mais -13 e -11 as caixas ficou com -28

  20. #40

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por darkih Ver Post
    Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.
    ola amigo sera que com uma fibra consigo quantas onu por porta pon? com splitter 1x2 ,, qual distancia vai sera que consigo uns 10km, e os spliter tem que ser desbalanceados ou balanceados 10por 90 obrigado