-
PPPoE + Radius + Bandlimit (novamente, li todas as mensagens
Pessoal,
Estou com um problema nesse sistema. Com um não, com dois:
1) O controle de banda não funciona, acho que é devido a um erro que dá ao tentar iniciar o radius (cistron-radius) ele dá o seguinte erro:
radiusd: /etc/raddb/users[201]: Expected username
Nesta linha está o conteúdo assim:
Citação:
DEFAULT Group = "cliente200"
Simultaneous-Use = "1"
Fall-Through = Yes
Download = 200
Upload = 100
Cliente = cliente
A linha 201 é a "Fall-Through". Se eu colocar vírgulas apos cada linha o radius funciona e o pppoe autentica normalmente e todo mundo navega na boa.
O problema é que não limita a banda. O grupo está criada e o cliente está dentro desse grupo (cliente200).
Por favor se alguém tiver resolvido esse problema de controle de banda me avise via fórum ou msn ([email protected] é meu msn). Obrigado.
-
Se eu colocar o padrão do Scorpion (tutorial) assim:
Citação:
DEFAULT Group = "cliente200", Simultaneous-Use = "1"
Fall-Through = Yes
Download = 200
Upload = 100
Cliente = cliente
O erro continua na linha 201, mas agora a linha 201 é a "Download = 200".
-
Cara, vc tem que colocar as virgulas.
Outra coisa.
Faz o controle de banda por firewall.
-
Achiodi,
Onde vão as vírgulas? Que vírgulas?
Fazer o controle de banda pelo firewall, explique melhor isso. Tipo colocar uma classe de IP para cada plano que terei e o cliente loga naquele plano e pega um IP daquela classe?! Como fazer isso já que existe apenas o arquivo /etc/ppp/ips que determina os IPs? Como fazer a determinação por grupo?
Preciso de respostas mais concisas... Todos os outros topicos tem respostas evasivas sem lógica alguma.
-
Prezados,
Estou procurando o tutorial sobre este assunto. Mas não achei uma literatura mais detalhada. Somente partes. Ainda tenho bastante dúvidas a respeito. Gostaria que se alguém que já obteve êxito com isso pudesse me passar algumas dicas.
Obrigado.
-
eu tb precisava.. n consegui afzer pelo how to, o plugin do radius n existe no meu server =X
-
CAra, eh isso mesmo.... Voce coloca cada plano com uma classe.
Esse esquema dos ips, fica por conta do radius. Voce cadastra no radius o ip do cliente. Dpois no firewall voce coloca q a clase X vai navegar a 64, a classe Y a 128 e assim vai.
Assim, pelo que to vendo esse tuto do scorpion naum ta muito bom naum.
Se alguem puder me mandar o link dele agradeco.
-
Cara,
O tutorial é interessante o problema é o controle de tráfego que não funciona. Eu coloco dentro do users do radius aquelas linhas que postei na primeira mensagem elas, teoricamente, ditariam para o programa ip-up qual a velocidade daquele cliente (a partir do grupo que ele faz parte).
Mas não funciona...
Att,
Nataniel Klug
-
cara, procura um hotow sobre controle de banda no firewall e esquece esse do raidius!
-
Comigo esta tudo funcionando perfeitamente, usei o howto do scorpion em um debian sarge, tive que compilar o ppp e instalei o freeradius e o pppoe pelo apt. Qualquer duvida remanescente, postem aqui que vou tentar ajudar!
-
lanhelp,
Eu também segui fielmente o howto. Recompilei o ppp pelo arquivo que está no howto. Instalei o Cistron Radius e o PPPoE eu compilei a partir do Roaring Penguin. Acho que a única coisa que difere é o Radius... Qual versão do FreeRadius tu usou?
-
FreeRADIUS Version 1.0.2, for host , built on May 23 2005 at 22:00:58
Debian Sarge
-
Pessoal,
Tenho postado consecutivamente em vários fóruns que tratam de problemas com o script do nosso amigo scorpion sobre a minha (acredito que não o único) dificuldade.
O script funciona perfeitamente, falta mesmo é atenção da galera na hora de seguir o step-by-step, que por sinal, é bem simples.
No meu caso, não encontrei nada no script que trate o login simultâneo. Estou tendo problemas sérios aqui no provedor com isso. Toda rede tem seus "espertinhos" (ainda bem, senão o que seria de nós administradores????), e os daqui da cidade gostam de distribuir seus usuários e senhas para seus amigos. Como impedir que o login entre novamente se já estiver conectado???? Alguém já se deparou com esse problema?
Abraços a comunidade.
-
adiciona isso aki no users do radius:
DEFAULT Simultaneous-Use = 1
Fall-Through = 1
-
Citação:
Postado originalmente por achiodi
adiciona isso aki no users do radius:
DEFAULT Simultaneous-Use = 1
Fall-Through = 1
Eu deveria ter mencionado que esse RADIUS que está sendo utilizado está em produção e autentica os clientes de acesso discado em uma PR-4000 CYCLADES. para eles funciona o bloqueio de login simultâneo, inclusive escrevendo no log do sistema "DOUBLE DETECTED" e as informações de quem, quando e tudo mais. Essas opções já existem no users do RADIUS. Agradeço a ajuda. Se mais alguém tiver idéias... postem por favor.
-
Problemas de controle de velocidade....
Amigos estou tentando fazer este script do Scorpion funcionar ja faz um bom tempo, mas ainda não consegui fazer o controle de banda, e quanto ao esquema de controle de banda pelo FIREWALL funciona, mas queremos facilitar nossas vidas, então por favor vamos pesquisar esta solução que me parece funcionar, pois quando fiz o teste com uma definição de ip no arquivo user, seguindo reomendação do proprio script do Scorpion, FUNCIONOU!!!! o que prova que é possivel fazer o q o script propõe, me parece que o Scorpion sabe como fazer, então por favor se alguem o conhece peça a ele a solução, enquanto isso.... Vamos continuar pesquisando!
-
Re: Problemas de controle de velocidade....
Citação:
Postado originalmente por Martin Dick
Amigos estou tentando fazer este script do Scorpion funcionar ja faz um bom tempo, mas ainda não consegui fazer o controle de banda, e quanto ao esquema de controle de banda pelo FIREWALL funciona, mas queremos facilitar nossas vidas, então por favor vamos pesquisar esta solução que me parece funcionar, pois quando fiz o teste com uma definição de ip no arquivo user, seguindo reomendação do proprio script do Scorpion, FUNCIONOU!!!! o que prova que é possivel fazer o q o script propõe, me parece que o Scorpion sabe como fazer, então por favor se alguem o conhece peça a ele a solução, enquanto isso.... Vamos continuar pesquisando!
Martin,
No meu caso está funcionando. Eu não lembro ao certo o que eu fiz, mas vou procurar e te aviso.
Att,
Nataniel Klug
-
:D
CONTINUO TANTANDO FAZER AQUELE SCRIPT DO SCORPION FUNCIONAR, conecta e tudo, mas não faz o controle de banda!
Por favor se alguem tiver alguma dica envie logo, esta solução é importante para mim!
-
Re: PPPoE + Radius + Bandlimit (novamente, li todas as mensagens
Citação:
Postado originalmente por lanhelp
Comigo esta tudo funcionando perfeitamente, usei o howto do scorpion em um debian sarge, tive que compilar o ppp e instalei o freeradius e o pppoe pelo apt. Qualquer duvida remanescente, postem aqui que vou tentar ajudar!
lanhelp e demais...
tow seguindo o tutorial do scorpion (http://wiki.under-linux.org/index.ph...dius-bandlimit) e jah logo no começo tive alguns problemas... estou usando debian sarge e freeradius. O esquema da minha rede eh o seguinte... no servidor chega um link da telemar pela eth1 com ip valido e a eth2 com ip invalido distribui a internet para os clientes via radio.
a parte de instalação foi blz... tirando a parte de "Não se preocupe com as perguntas, elas são para configurar um cliente de PPPoE" e "6- Remova todas os usuarios do arquivo /etc/ppp/pap-secrets e /etc/ppp/chap-secrets"... nenhuma pergunta me foi feita e nem tinha nenhum usuario nos arquivos. Espero q isso naw seja um problema...
na configuração...
parte 4) "No seu servidor de Radius, edite o arquivo /etc/raddb/clients e /etc/raddb/naslist (usar o tipo de servidor como other)."... nos dois arquivos coloquei a seguinte linha:
radius.provedor.com.br local other
eh isso mesmo???
parte 5) "Colocar o pppoe-server no /etc/rc.d/rc.local para executar quando o servidor for reiniciado
pppoe-server -C Provedor -L enderecoiplocal -p /etc/ppp/ips -I ethX
* ethX = interface da rede que utilizará PPPoE"
como faço isso no debian? e o comando q digitei foi o seguinte:
pppoe-server -C radius.provedor.com.br -L ipvalido -p /etc/ppp/ips -l eth2
estah correto?
parte 9) "Configure dentro do seu arquivos users do radius os grupos de acesso"
no meu caso... eu preciso do seguinte: criar varios cliente e dah um ip e uma configuraçao de download e upload para cada um (cliente1 ip 10.0.1.2 down 64 up 8, cliente2 ip 10.0.1.102 down 64 up 8, cliente3 ip 10.0.1.234 down 128 up 16, etc). Qual das 2 formas mostradas no tutorial seria melhor pra fazer isso? Vcs acham q se eu tiver um servidor dhcp seria melhor? Existe um outro meio de cadastrar os usuarios sem ser adicionando-os ao sistema?
Outra coisa... existe algum configuração pra fazer no freeradius? Qual seria?
Obrigado a todos...
-
elder,
Leia o manual do Roaring Penguin PPPoE... Suas dúvidas estão TODAS respondidas nele. Quanto a do FreeRadius (configuração do naslist e clients existem também no manual deste software). Se no Debian tu não consegue ver, procura na internet que tem.
-
Citação:
Postado originalmente por nataniel
elder,
Leia o manual do Roaring Penguin PPPoE... Suas dúvidas estão TODAS respondidas nele. Quanto a do FreeRadius (configuração do naslist e clients existem também no manual deste software). Se no Debian tu não consegue ver, procura na internet que tem.
nataniel
onde encontro esses manuais? em qual site?
procurei no site do roaring, mas naw encontrei...
-