+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fading... Como resolver?

    Pessoal, bom dia...

    Estou com um ptp de 28km sofrendo, acredito eu que com o "Fading". O ptp está com 2 Rocket Dish 34Dbi + 2 Rb922 NetMetal, passando 150mb de tráfego real em horário de pico. Acontece que as vezes a noite o sinal oscila muito, a banda cai drasticamente e fica horrível. O que me indicam para eliminar de vez esse problema?

    Desde já, agradeço a todos...

  2. #2

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Citação Postado originalmente por gsrbucks Ver Post
    Pessoal, bom dia...

    Estou com um ptp de 28km sofrendo, acredito eu que com o "Fading". O ptp está com 2 Rocket Dish 34Dbi + 2 Rb922 NetMetal, passando 150mb de tráfego real em horário de pico. Acontece que as vezes a noite o sinal oscila muito, a banda cai drasticamente e fica horrível. O que me indicam para eliminar de vez esse problema?

    Desde já, agradeço a todos...
    Prints dos dois momentos para análise ajudariam.

  3. #3

    Padrão

    Segue, este de ontem a noite...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-05-17 at 20.45.13.jpeg
Visualizações:	111
Tamanho: 	171,7 KB
ID:      	68540

  4. #4

    Padrão

    Esse de agora, continua oscilando, mas menos e passando a banda...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1805.jpg
Visualizações:	78
Tamanho: 	273,8 KB
ID:      	68541

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    É que tá as prints de um rádio só. Necessitaria de ambos os rádios (AP e Station) no mesmo momento. Mas...

    Se você observar há uma oscilação entre os horários, de -43dBm até -64dBm. Acho que você deveria começar fazendo uma revisão nos locais de instalação. Procurar pro problemas de visada, problemas nas estruturas de fixação (frouxas? balançando?), problemas nos locais de instalação (são torres, prédios, terraços, lages??). Verificar os pig tails se estão corretamente isolados e vedados e/ou se já houve algum tipo de infiltração. Em caso de suspeita, substituí-los.

    Existem morros e montanhas no trajeto do sinal? Prédios? Muitas vezes a instalação com morros no trajeto e com fresnel comprometido, tem piora a noite devido ao ciclo da vegetação mudar e aumentar o efeito da difração.

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Faz Santa Rita ate Inocencia.jpg
Visualizações:	100
Tamanho: 	113,5 KB
ID:      	68548

    Estou desconfiado de zona de fresnel obstruída nesses morros proximos a torre central.

  8. #8

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Pode ser a vegetação muito alta No topo desses terrenos. Já colocou radome shild nessas antenas? Se não poderia ser uma boa para ajudar a evitar interferências

  9. #9

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Ainda nao tem radome shield. Recomenda alguma marca especifica?

  10. #10

    Padrão

    Boa noite a todos, tenho uma duvida, quando traço um PTP pelo airlink da UBNT tento fazer pelo minimo como na imagem. Porem mesmo tomando os devidos cuidados e analisando as imagens para ver onde a linha verde quase toca o solo não tenha mato ou alguma construção e deixando de cada lado no minimo uns 5 metros a menos do que usarei realmente nunca consigo o sinal que aponta no airlink. Essa linha pontilhada é o minimo de fresnel ou a segunda linha ?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp under.png
Visualizações:	89
Tamanho: 	21,8 KB
ID:      	68549

  11. #11

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Boa noite a todos, tenho uma duvida, quando traço um PTP pelo airlink da UBNT tento fazer pelo minimo como na imagem. Porem mesmo tomando os devidos cuidados e analisando as imagens para ver onde a linha verde quase toca o solo não tenha mato ou alguma construção e deixando de cada lado no minimo uns 5 metros a menos do que usarei realmente nunca consigo o sinal que aponta no airlink. Essa linha pontilhada é o minimo de fresnel ou a segunda linha ?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp under.png
Visualizações:	89
Tamanho: 	21,8 KB
ID:      	68549
    Linha tracejada 80% fresnel zone. Tem que liberar a mais que a primeira linha. Tá limítrofe aí! Quase certeza de problemas de visada!

  12. #12

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Um quebra-galho enquanto não chegam os radomes ou mais módulos pra erguer a torre, é colocar as 2 antenas viraras 1 grau pra cima do apontamento atual. Aí os reflexos da primeira zona de Fresnel ficam em ângulo com ganho mais baixo, o pico certamente será menor, mas não deverá cair tanto de madrugada.

    (RF muda reflexo conforme umidade e temperatura perto da 1ª e da 2ª zonas de Fresnel, não se assuste com isso)

  13. #13

    Padrão Re: Fading... Como resolver?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Linha tracejada 80% fresnel zone. Tem que liberar a mais que a primeira linha. Tá limítrofe aí! Quase certeza de problemas de visada!
    Na verdade o lado q mostra 9m tem 12m e o que mostra 12m tem 15m. esse é um exemplo que não é 100% confiável esses sites, pois mesmo as torres sendo mais alta do que mostra e nesse pico alto no meio ser local limpo sem arvores ou construções esta dando ccq de 80% em dias normal e dias com chuva chega cair a 70% o ccq.