Postado originalmente por
Janiel Freire
Postado originalmente por
Jelian Portela
Olá usuários do fórum,
estou para instalar um provedor wireless para inicialmente 20 clientes e aumentar o número de cliente gradativamente. Todos os clientes estão espalhado em um raio de 4 km. Vejam o que estou pensando em usar:
01 AP Ovislink com aquele firmware modificado que faz NAT, controle de banda, WDS etc.
01 Antena Omni hyperlink de 8dbi;
01 Caixa hermética com cooler;
Dúvidas:
01 - O Ovislink vai suportar esses 20 clientes sem problema?
02 - Caso eu coloque na torre do provedor 1 rádio Ovislink configurado em WDS e em dois outros pontos diferentes mais 2 Ovislink (com 20 clientes pendurados em cada) configurados também em WDS e os dois se comunicando com o Ovislink da torre principal. Esses 3 rádios vão suportar o trafego?
03 – Posso colocar, em uma única torre, dois Ovislink configurados com AP e com 2 omni de 8 dbi mais 20 usuário pendurados em cada Ovislink? Posso colocar as duas omni de 8 dbi na mesma torre e no mesmo canal?
OBS: Na cidade já existe 2 provedores wireless, um usando o canal 6 e o outro usando o canal 11.
De já agradeço a ajuda.
Jelian Portela
Bom dia Jelian.
1 - Para atender até 25 clientes com certeza o ovislink dará conta..
2 - Já fazer WDS em ambiente indoor é uma coisa, nesse vc. usa antenas bipolar, ou seja a irradiação dela é praticamente 360º em todas as direções, já fazer o mesmo em ambiente outdoor, vc. estará usando antenas ominidirecionais, essas geralmente tem um anglo de irradição de 360º na horizontal e 4º de abertura gradativa na vertical, para dá 100% certo o esquema todas a torres terão que ser da mesma altura e uma distância máxima de 2km entre elas.
3 - Não digo colocar dois AP, mais sim duas antenas Ominidirecionais, mais se ouver um estudo bem feito na distancia entre as antenas e uma boa caixa hermetica blindada para colocar os AP, tudo é possível.
Já em relação aos outros provedores não se preocupe, basta ter um bom gereciamento na rede, aqui em São Luís em uma das minhas centrais, simplesmente tem em média 15 redes sem fio e todo mundo funciona perfeitamente, claro todo mundo respeitando o próximo, ou seja, não é autorizado a colocação de amplificadores para não causar ruído na frenquencia....
Espero ter ajudado em algo, caso queira saber mais alguma coisa por favor entre em contato..
Janiel Freire (
[email protected])