Olá Pessoal,
Tenho um servidor de internet aqui instalado ubuntu, com iptables, dhcp, htb e squid.
Está ocorrendo uma situação que eu não estou conseguindo entender, e solucionar o problema.
No relatório do MRTG, aparece picos de consumo de banda de 20 megas, que é o que eu tenho de link aqui.
Porém, eu não tenho clientes que consume isso tudo, os planos são de 300, 500 e 1 mega, e normalmente os picos são de 5 megas no máximo. Não há clientes para chegar a 20 megas.
Utilizei o programa iftop para mim analizar...
Como vocês podem ver, a tela do lado esquerdo está com o link de internet (ETH0 com IP 10.10.10.100 atrás de um roteador), e a tela do lado esquerdo está a rede local (ETH1 com os clientes 192.168.1.0).
Outro detalhe é o gráfico, como vocês podem ver o LINK está com a escala de 10 megas, e a LAN está com 5 megas de escala.
Portanto, neste caso, a interface do LINK está consumindo no momento 8 megas aproximadamente, e a LAN está consumindo nem 3 megas.
O que me dá a entender é que tem algum serviço, invasão, ou algum cliente está utilizando banda a mais do que deveria.
Não entendo muito de linux, e não sei mais o que eu faço para detectar o problema.
Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente grato!
Se puderem, me passem alguns comandos/programas para mim realizar testes e descobrir o que ocorre.
Obrigado a todos!!