+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hide SSID Mikrotik RB 951

    Amigos;

    Preciso ocultar o nome da minha rede Wireless, vou na interface wireless e habilito o HIDE SSID ai todas as conexões caem e quando tento conectar novamente digitando o nome da rede me retorna a mensagem de rede não encontrada, portanto, não consigo autenticar com o HIDE SSID habilitado. Utilizo o protocolo 802.11, podem me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    Os dispositivos que caem são Android, isso?

    Se for, não é só da RB951, com SSID oculto os Android da vida não conectam em nenhum RouterOS.

    (Fora os iPhone que não conectam em alguns RB's seja lá qual for a config)

    Passa mais dados (Config. usada e hardware), mas a princípio tem algum problema com Android e SSID oculto em RouterOS mesmo, e eu diria que é culpa do Android porque até nuns roteadores comuns de mesa isso ocorre.

    (Assim como uns não conectam em rede 40MHz)

  3. #3

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    Primeiramente obrigado pela ajuda.

    Com o SSID visível todos equipamentos funcionam perfeitamente (Windows, Android,IOS).
    Quando oculto é que não consigo autenticar.
    As configurações: mode: ap bridge, Band: 2GHz-B/G/N, Channel: 20/40 MHz, Protocol: 802.11.
    RB951G-2HnD level 4

    Grato.

  4. #4

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    O pouco que dá pra testar é fixar em 20MHz de largura (Afinal 40MHz precisa de MAIS sinal, e geralmente equipto mobile tem MENOS sinal que notebooks), protocolo em any, e variar a encriptação.

    Quando tive esse problema com Android em SSID oculto na verdade nem WEP resolvia, menos ainda misturas escrotas tipo WPA com AES ou WPA2 com TKIP, mas eu botava a culpa nos smartphones porque era pegar alguns AP's de mesa baratinhos (TPLink, Dlink, Greatek) e ocultar SSID que alguns também paravam de conectar em um ou outro AP. Acho que já deixei sem encriptação, com ACL liberando só o MAC de 2 smartphones, aí resolveu.

    Um problema é a economia de energia. Notebook economiza energia mas nem tanto, ficar enviando uns probe request pra todo AP não é problema já que tem mais de 50Wh em bateria, ele faz digamos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         note.png
Visualizações:	191
Tamanho: 	28,5 KB
ID:      	66692

    Enquanto smartphone raramente tem 5Wh de bateria, por isso não gasta com probe request, a maioria dos drivers (E Android é um linux comum nessa hora, metade das decisões de hardware são configuradas pelo driver usado) espera receber (RX gasta menos bateria que TX por isso ele fica em RX) algum SSID conhecido pra então fazer o probe request:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cell.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	70,4 KB
ID:      	66693

    Alguns AP's conectam, com alguns smartphones, porque por mais que o SSID seja oculto, o preambulo que o AP transmite tem MAC (Não pode ter pacote sem MAC Address), e o SSID é tipo o nome de um site que um server DNS resolve, é só jeitinho pra nós humanos burros lidarem com endereços, já que não conseguimos ficar decorando IP's ou Mac addresses. Se o driver do smartphone espera SSID pra mandar um packet probe, ele fará isso com todo AP, não só com RouterOS (Mikrotik). Meu LG L90 tem isso, não conecta em nenhum SSID oculto de nenhum AP que já usei (Mas ele é um lixo em diversos aspectos, esse problema é só 1 de 35 problemas).

    Não tenho muito pra sugerir, tive esse problema desde os PDA's da HTC, parece questão de economia de energia mesmo, não é nem específico do RouterOS (Mikrotik), e menos ainda da RB951G.

    (E nesse caso sei que fixar modo IEEE ou data rate não adianta, também tanto faz usar modo bridge ou AP, ou ativar ou não WDS, nem DFS, enfim, as opções típicas não fazem nenhum efeito, e digo que é culpa de driver de smartphone porque o tempo que perdi tentando fazer smartphone ruim conectar em RouterOS com SSID oculto é só metade do tempo que perdi tentando fazer conectar em oturos AP's baratos com SSID oculto, em alguns AP's alguns smartphones não conectam com SSID oculto nem a pau, até já testei trocar MAC address pra ver se a emissão deste faz efeito, mas parece que o padrão de uns drivers de Android é esperar SSID, não o MAC, e só enviar probe request depois de receber o SSID (Questão de economia de energia).

  5. #5

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    Já testou escolher o protocolo none?

  6. #6

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    Rubem;
    Grato pela explicação.
    Realmente já fiz vários testes e não consigo conectar nem notbook com o SSID oculto, pois, ele também não encontra a rede.
    Pelo visto não será mesmo possível.

  7. #7

    Padrão Re: Hide SSID Mikrotik RB 951

    Sim, também não funciona. obrigado.