Olá, este fórum já me ajudou muito e venho mostrar a usuários iniciantes como virtualizar o Mikrotik para teste.
Eu precisava testar um PCC(load balance com 2 link's) porém não tinha router e pc disponível, então virtualizei.
* OBS. NÃO UTILIZE ESTE TÓPICO PARA CONECTAR SEUS CLIENTES, APENAS PARA TESTAR CONFIGURAÇÕES
Programa: VirtualBox, Mikrotik 5.20, Windows 7.
Iº Com virtualbox aberto: Clique em Arquivos > Preferências ou Ctrl+g
IIº Vá até o menu "REDE" e adicione 9 placas de redes. Para adicionar é só clicar no desenho de uma placa de rede com símbolo de um mais - apesar de adicionar 9 eu só utilizo 3 ou 4.
IIIº Agora crie uma maquina virtual - caso não saiba, tem diversos vídeos no YouTube - e instale o Mikrotik, coloque o nome nesta maquina de mikrotik. - por enquanto não mexa nela.
IVº Crie outra maquina virtual e instale de novo o mikrotik, e coloque o nome de mikrotik PPPOE.
Vº Crie outra maquina virtual e Instale o windows 7 ou XP.
Ficará assim:
VIº Agora vem o ponto que perdi meu dia inteiro tentando descobrir. Clique com botão direito na maquina Windows que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 4 e deixe a configuração como está no print.
VIº Clique com botão direito na maquina mikrotik que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 1,2 e 3 e deixe a configuração como está no print.
OBS. na ether 4 da maquina windows, eu defini o adapartador 3.
na ether3 do mikrotik eu definei o adapator 3. Assim eles se comunicam somente atraves desta "interface".
VIIº Clique com botão direito na maquina mikrotik PPPOE que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 1,2 e 3 e deixe a configuração como está no print. Está é maquina que tera acesso a internet através do seu adapatador real de rede. Obs. No adaptador 3 o nome é diferente, o nome é da minha placa de rede. Então observe, pois o seu pode ser diferente.
OBS. percebeu que na ether 1 e 2 do mikrotik ppppoe, eu escolhia interface 1 e 2, a mesma que eu escolhi no mikrotik.
VIIº Agora no mrikotik pppoe, agora adicione a regra para liberar o acesso a internet,a regra está a baixo. E crie um servidor PPPOE na interface ether1 e outro na ether2. Caso não saiba criar, tem um tópico no fórum excelente.
Agora com winbox aberto, ainda no mikrotik ppppoe, clique em IP>DHCP-CLIENT> Sinal de mais e escolhar ether3.
VIIIº Agora no mikrotik é só configurar o PCC ou qualquer outra coisa... No caso, a ether1 e ether2 tem de ter um discador pppoe client, que se conectara ao mikrotik pppoe. Na ether3 é onde fconectara os clientes./ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no
Segue um print.
Eu tentei ser o mais simples possível, pois uma pessoa que não tenha uma base não entendera, eu pretendia fazer uma vídeo mais a minha voz não é muito boa.
Caso precise de hotspot, PCC(assimetrico ou simetrico), etc. Me contrate!
https://under-linux.org/showthread.p...306#post677306
* Iria postar os link para baixar o win 7 e o MK 5.20. Porém seria antiético, hoje eu participei de um debate longo no pré-v.... sobre ética e acho que as regras do fórum não permite, as maquinas virtuais que irei posta daqui a pouco, eu irei deixar somente até segunda, pois o servidor não é meu.
Eu estou enviando as maquinas para um servidor de meu cliente. Logo postarei elas, com todas as configurações, incluseve o PCC que está perfeito rodando em um grande rede, sem nenhum problemas com bancos, vídedos, etc.