Estou verificando a possibilidade de colocar internet no meu sítio, que fica a 17Km da cidade. O objetivo é levar uma internet de 10 ou 20 MB.
Penso em contratar um link residencial (igual Velox ou NET) e solicitar ao dono do Provedor na cidade para colocar o rádio na torre dele e apontar para o meu sítio. Não sei se isso é tão simples assim.
O detalhe é que estou achando que o projeto está com o preço bem em conta. Fiz o levantamento de "praticamente tudo" que vou precisar, e o valor não chegou a R$2500,00.
Não tenho muita experiência, mas já trabalhei com rádios (configuração e alinhamento). Ou seja, a mão de obra eu mesmo posso fazer, com a ajuda de mais uma pessoa.
Conforme imagens anexo, fiz o teste no arLink utilizando o rádio LiteBeam 5AG GEN2. Também fiz o teste utilizando o software da Cambium e fechou o link. Mas o mapa de elevação do Google Earth, mostra uma elevação de 30 metros, que o arlink não mostra. isso me deixa com dúvidas se será simples fazer esse enlace.
Não sei se minha falta de experiência com enlace a essa distância, está fazendo eu falar bobagens. Espero que os Srs. possam corrigir alguma falta de informação, ou até mesmo mencionar outros fatores ou equipamentos para este enlace.