+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation5 NS5 - Nova - Firmware de 2011

    Olá,

    Precisei montar uma rede entre minha casa e meu negocio (180mts) aqui no Paraguay, onde vivo, e em Cidad del Lest encontrei por 32 dolares, um par de antenas NanoStation5 NS5, na Flytec, sei q existe equipos muito superiores, mas deu vontade de comprar essas e matar a saudade. Tinhas elas no Brasil em 2010.
    Passa que, elas sao bem limitadas, pelo Firmware de 2011. encontrei um pouco dificuldade em encontrar alguma informacao se se pode atualizalas com outro firmware, das mais novas.
    basicamente ela só me permite em 802.11 A, em 20mhz. Para usar os 40mHZ, tieve q habilitar o país 'Australia'. Nao logrei conexao melhor que 20 megas de download.
    Sei q pra epoca era excelente essa velocidade, porem eu gostaria de melhores opcoes, e que tambem , elas conversassem com uma Mikrotik Groover q tenho. porem nao estou conseguindo.

    Firmware atual: XS5-002722980837.cfg

    alguem poderia dar uma ideia.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20240815_154959.jpg
Visualizações:	30
Tamanho: 	601,2 KB
ID:      	70815

  2. #2

    Padrão

    Se você estiver se referindo a esse modelo aqui

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         D_907607-MLB74654733407_022024-C.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	20,5 KB
ID:      	70816

    Não vai passar mais do que isso mesmo. Isso porque o padrão do WiFi dela só permite transmissão até 54Mbps (isso se estiver em modo Compliance Test)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	30
Tamanho: 	200,6 KB
ID:      	70817

    Pra uma performance melhor tente achar alguma Ubiquiti M5 MiMo ou algum outro modelo moderno.

    Pra conversar com o Groove que você tem, vá direto de Mikrotik, mas procure equipamentos MiMo também, senão vai limitar igual.

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation5 NS5 - Nova - Firmware de 2011

    Pelo que eu lembro ela dava mais de 30Mbps com canal de 40MHz sim (Em 802.11A mesmo). Se tá limitando nuns 20Mbps imagino que a visada não tá perfeita a ponto de ter CCQ alto no maior datarate, 48 ou 54Mbps em 40MHz, que precisa sinal 3dBm mais alto que a 20MHz, provavelmente CCQ bom só com uns -52dBm que eu lembro (-51, -50, -49, etc).

  4. #4

    Padrão

    Buenas,

    obrigado por responder.

    É esse exato modelo. tentarei extrair o máximo desses modelos mesmo. vi esta noite que consegui conectar a 108Mbps. Tentarei mudar a posicao para horizontal e ver se melhora.

    Valeu.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         108Mbps.PNG
Visualizações:	29
Tamanho: 	100,3 KB
ID:      	70818



    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se você estiver se referindo a esse modelo aqui

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         D_907607-MLB74654733407_022024-C.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	20,5 KB
ID:      	70816

    Não vai passar mais do que isso mesmo. Isso porque o padrão do WiFi dela só permite transmissão até 54Mbps (isso se estiver em modo Compliance Test)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	30
Tamanho: 	200,6 KB
ID:      	70817

    Pra uma performance melhor tente achar alguma Ubiquiti M5 MiMo ou algum outro modelo moderno.

    Pra conversar com o Groove que você tem, vá direto de Mikrotik, mas procure equipamentos MiMo também, senão vai limitar igual.

  5. #5

    Padrão

    Buenas, Obrigado por responder;

    Sim, creio q a visada não está 100%, e se deve ao fato de duas arvores de Castanhas, que não posso cortar. as antenas se veem entre as duas arvores, porém, creio q necessitariam, mas área livre. Irei tentar outras posições das antenas.
    E sim, setadas como "Austrália", permitem 40 mhz de canal e 108Mbps:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.PNG
Visualizações:	31
Tamanho: 	68,9 KB
ID:      	70819Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.PNG
Visualizações:	29
Tamanho: 	80,8 KB
ID:      	70820

    ... ainda gostaria de atualizar os firmwares. porém, não os encontro.

    Valeu, Abraços

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pelo que eu lembro ela dava mais de 30Mbps com canal de 40MHz sim (Em 802.11A mesmo). Se tá limitando nuns 20Mbps imagino que a visada não tá perfeita a ponto de ter CCQ alto no maior datarate, 48 ou 54Mbps em 40MHz, que precisa sinal 3dBm mais alto que a 20MHz, provavelmente CCQ bom só com uns -52dBm que eu lembro (-51, -50, -49, etc).

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation5 NS5 - Nova - Firmware de 2011

    O que dá pra testar sem mudar posição física é trocar V por H (Chain0 por chain1), e aumentar ack timeout acima da distância real (Talvez 40uS pra essa distância), as vezes aumentando ack timeout o software ignora alguns reflexos na zona de fresnel, aumenta o throughput sem aumentar ping significativamente (1-2ms a mais).

    Mas em 180m com 17dBm de potência era pra ter praticamente -40dBm, não apenas -60dBm, então tá mesmo com boa parte da zona de Fresnel obstruída, isso aí trafega 20Mbps até com 5km, o nível de sinal em distância curta as vezes é tão alto que precisa limitar potência senão o sinal estoura de tão alto, gera ilegibilidade por ser alto demais, se em 200m não tá alto demais é porque a zona de fresnel tá ruim mesmo (As vezes um tá em V e outro em H, nem sempre chain0 é V, por exemplo).

  7. #7

    Padrão

    Buenas,


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O que dá pra testar sem mudar posição física é trocar V por H (Chain0 por chain1), e aumentar ack timeout acima da distância real (Talvez 40uS pra essa distância), as vezes aumentando ack timeout o software ignora alguns reflexos na zona de fresnel, aumenta o throughput sem aumentar ping significativamente (1-2ms a mais).


    sim, Farei isto.



    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ... o nível de sinal em distância curta as vezes é tão alto que precisa limitar potência senão o sinal estoura de tão alto, gera ilegibilidade por ser alto demais, se em 200m não tá alto demais é porque a zona de fresnel tá ruim mesmo (As vezes um tá em V e outro em H, nem sempre chain0 é V, por exemplo).
    É isto que pensei, aumentei demais a potencia pra uma distancia bem curta.

    Obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation5 NS5 - Nova - Firmware de 2011

    Citação Postado originalmente por Tonibcpy Ver Post
    aumentei demais a potencia pra uma distancia bem curta.
    Sinal alto demais pra 802.11A seria digamos -45dBm. No print tem apenas -60dBm, é 15dBm abaixo disso, -60dBm é sinal baixo pra datarate alto. Lembra que tem o - na frente, -60dBm é baixo e -45dBm é alto demais.

    Em 180m a queda de sinal é baixa, devia mesmo ter -45dBm a -50dBm, mas tá tendo só -60dBm, então tem muita coisa na zona de Fresnel derrubando o sinal (Atenuando ele). Em condições ideais em apenas 180m teria -50dBm e teria tráfego acima de uns 30Mbps, talvez 35Mbps, não lembro se chegava a 40Mbps com canal de 40MHz (802.11A usa só 1 chain por vez, não é comparável a 802.11N com canal de 40MHz e 2 chains, esse daria 80Mbps fácil).

    Se tem -60dBm então seu sinal está baixo demais, não alto demais. E nessa distância curta só estará baixo se tem erro de apontamento, de polarização, ou tem obstáculos demais no caminho, ou seja, só por problema físico entre antenas, não por configuração.

  9. #9

    Padrão

    Buenas,

    É bem isso. Erro no apontamento, e a polarizacao tambem está equivocada. esta funcionando em uns 15 megas bem estaveis. Tenho tido pouquissimo tempo pra revisar, mas farei. Quero ao menos 30 megas.

    Outro detalhe, de que forma - facil - poderia configurar um Ip de acesso a cada uma delas para poder acessar em separados elas?

    Obrigado pela ajuda.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sinal alto demais pra 802.11A seria digamos -45dBm. No print tem apenas -60dBm, é 15dBm abaixo disso, -60dBm é sinal baixo pra datarate alto. Lembra que tem o - na frente, -60dBm é baixo e -45dBm é alto demais.

    Em 180m a queda de sinal é baixa, devia mesmo ter -45dBm a -50dBm, mas tá tendo só -60dBm, então tem muita coisa na zona de Fresnel derrubando o sinal (Atenuando ele). Em condições ideais em apenas 180m teria -50dBm e teria tráfego acima de uns 30Mbps, talvez 35Mbps, não lembro se chegava a 40Mbps com canal de 40MHz (802.11A usa só 1 chain por vez, não é comparável a 802.11N com canal de 40MHz e 2 chains, esse daria 80Mbps fácil).

    Se tem -60dBm então seu sinal está baixo demais, não alto demais. E nessa distância curta só estará baixo se tem erro de apontamento, de polarização, ou tem obstáculos demais no caminho, ou seja, só por problema físico entre antenas, não por configuração.

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation5 NS5 - Nova - Firmware de 2011

    Citação Postado originalmente por Tonibcpy Ver Post
    Outro detalhe, de que forma - facil - poderia configurar um Ip de acesso a cada uma delas para poder acessar em separados elas?
    Pelo que lembro em modo bridge e com wds é só na aba network colocar IP's na faixa que você usa, se usa digamos 192.168.1.1 coloca digamos um final 250 e outro final 249, ficarão acessíveis por qualquer um na mesma faixa de IP's.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pelo que lembro em modo bridge e com wds é só na aba network colocar IP's na faixa que você usa, se usa digamos 192.168.1.1 coloca digamos um final 250 e outro final 249, ficarão acessíveis por qualquer um na mesma faixa de IP's.
    Espetacular. Vou tentar.