Pessoal estou montando ser um server mk + squid linux com cache full + thunder cache para um condomínio e estou na dúvida quanto a autenticação+segurança...pelo o que vi:
1)hotspot:
Estou com um na bancada instalado sem estar ligado ao linux só para testes e já coloquei autenticação + páginas de aviso e me parece bem prático
-só conecta um cliente por vez
-dizem que é fácil clonar o mac+ip(mas setando um cliente por vez não derrubaria o outro igual ao pppoe)
-páginas de aviso fáceis de configurar no proprio mk
2)pppoe:
vi em um provedor e na mioria das vezes o pessoal está usando ele porque?
-só conecta um usuário por vez
-tem um discador em cada cliente
-aviso de páginas mais complicador de configurar
-dizem que é mais difícel de clonar o mac+ip
em relação a segurança o pppoe é melhor por discar para uma sessão?pergunto pq as páginas de aviso no hotspot parecem bem mais fácil de configurar.
no hotspot o controle de banda+cache full funciona? como?
minha maior preocupação no pppoe é ter um discador nos clientes...queria evitar ao máximo ter que fazer configurações na máquina do cliente...ele pode mexer no discador e para quem vai ligar?ele pode trocar de máquina e para quem vai ligar? eles procuram logo o suporte mesmo sendo algum problema causados por ele e a vantagm que vejo no hotspot é que não preciso pegar o mac deles pois ele já aprece pra mim e não preciso configurar nada na maquina dele mas falam que não é muito seguro comparado ao pppoe...queria a ajuda de vcs.