+ Responder ao Tópico

Padrão Ferramenta para dimensionamento de ambiente

Pessoal boa noite, trabalho com TI a quase 10 anos e trabalho com o Mikrotik a algum tempo, porem em ambiente sempre pequenos, como pequenos escritórios, lojas, etc, nada relacionado com provedores ou projetos maiores. Porém neste momento estou tentando pegar projetos maiores e queria saber de vocês se conhecem alguma ferramenta ou algumas informações para que possa me basear para dimensionamento de um ambiente.

No caso a maior parte dos meus projetos será de hotspot para empresas ou de uso de QUEUES para cada um dos IPs locais, porem não sei qual RB seria a mais recomendada para cada ambiente.

Vocês saberiam como posso fazer para calcular a quantidade de memória e processamento mínimas para um ambiente usando como parâmetros:

Usuários Hotspot x 2MB = X MB
    Usuários VPN L2TP x 4MB = Y MB
    etc?

Agradeço desde já qualquer dica relacionada a isso dai.

Padrão Re: Ferramenta para dimensionamento de ambiente

Esta pergunta é tao difícil de ser respondida e ao mesmo tempo facil, mas por ter tantas variantes se torna complicado acertar na mosca.
    Eu sempre escolho a rb de acordo com a quantidade de banda passante no momento de pico e de acordo com as necessidades da empresa, prefiro sempre errar para mais do que para menos.
    Ate 30 mb de uso no pico maximo pode variar de rb 750, rb 951.
    Ate 60 mb de uso no pico maximo pode variar no minimo de uma rb 450g, rb 2011 ou alguma similar com wifi.
    De 60 mb de uso precisa ser de rb 1100, rb 1030 ou para garantir de ccr 1009 pra cima.
    Quantidade de usuario nao importa o que importa é a quantidade de banda passante, o gasto com hardware com usuario nao chega a 10%, o mais importante em um hardware é o processado quanto mais melhor.

No caso de banda passante você considera a soma das bandas de WAN e LAN que estão sendo roteadas e nateadas ou só a soma das bandas de Download e Upload?

No caso da quantidade de usuários falei pois cada usuário em um hotspot o Mikrotik tem que manter um monitoramento do mesmo para não estourar a banda configurada, além de tempo de sessão, etc... Porem nunca imaginaria que o gasto com tudo isso seria tão baixo.

Sobre as RBs a rb 3011 parece ser uma ótima opção olhando sua configuração com relação a 1100 a mesma parece ser superior em termos de RAM, porem tem 200mhz a menos de processamento. Será que vale a pena uma em detrimento da outra? Pergunto isso pois no Mercado Livre a 3011 está com um preço bem melhor que a 1100.

Ingresso
    Sep 2008
    Posts de Blog
    2

trabalho com Mikrotik a uns 10 anos. e vou lhe falar o seguinte: em roteadores, nunca se economiza...
    menor que seja sua estrutura crie um padrão de roteador (ex: 3011) que por sinal é excelente, eu considero ela a 1100 AHX2 reestilizada.
    porquê a tendencia é sempre aumentar a banda e velocidades repassadas, logo uma RB750 apesar de muito boa, não recomendaria para configurações mais complexas.
    (leia-se: queues, firewall, nats, tunneis)

Pois é concordo que é sempre melhor deixa uma boa folga, o problema é que sempre a verba para compra é restrita, por exemplo 5 mil para um projeto onde é necessário a minha mão de obra + roteador de borda + roteadores wifi, etc, não daria para colocar uma 1100 por exemplo pois o custo é de mais de 20% da verba do projeto todo, por exemplo.

Porém pelo que tenho lido do assunto realmente é complicado de se dimensionar isso e pelo visto irei tentar investir na compra dessa 3011 que tem um hardware bem legal (só acho que merecia um pouco mais de processador) e para os menores tentar ir com a 450G ou a 2011 com 256 de ram.

Obrigado por todos que me ajudaram nesse tópico. Um ótimo fim de semana a todos. =)

Ingresso
    Sep 2008
    Posts de Blog
    2

Fiz um projeto a aproximado 1 ano atras aonde o cliente usava vpn, contingencia de banda e serviços hospedados.
    o processamento pro quê você irá fazer é irrisório, acredite, se a questão é a verba vá de 2011 quanto a 450 eu concordo plenamente, ou a 750G.
    se precisa apenas de 3 placas de rede 2 pra link e 1 pra rede pode fazer em x86/x64
    irá economizar em router.

Vagner o problema é que alguns desses ambientes vou estar lidando com mais de 300 usuários conectados ao mesmo tempo fazendo ou hotspot ou QUEUE apenas (depende do local)...
    Uma 450G acredito realmente que aguente o tranco, porem fico com medo da mesma começar a travar por um mal dimensionamento... =/
    A 750G já coloquei em um ambiente bem menor que esse dai e começou a abrir o bico, pelo que vi para balance ou failover ela aguenta, porém usa-la para controle de banda também, ela pelo menos no ambiente, abriu o bico em processamento. =(