Bom dia,srs!
Um duvida simples, mas importante: Quais são os logs mais importantes para serem monitorados diariamente e assim manter a integridade de um servidor?
No meu caso são servidores Samba, mas preciso saber de uma forma geral.
Grato,
Wolf
 Logs mais importantes
 Logs mais importantes
				Bom dia,srs!
Um duvida simples, mas importante: Quais são os logs mais importantes para serem monitorados diariamente e assim manter a integridade de um servidor?
No meu caso são servidores Samba, mas preciso saber de uma forma geral.
Grato,
Wolf
 Re: Logs mais importantes
 Re: Logs mais importantes
				Bom amigão, é fácil e ao mesmo tempo caótico.!! :|
Porque depende do serviço que estiver usando o log é diferente, mas tem alguns arquivos de log que são mais importantes, como por exemplo o:
/var/log/messages
neste arquivo estará a maioria dos erros ocorridos no S.O., por exemplo, mensagens do kernel, acesso ao sistema(login), enfim, sempre que tiver rodando um serviço e ele estiver dando erro, veja este arquivo.
Abra um terminal novo (2) além do que estiver testando o serviço(1), neste terminal digite:
Código :tail -f /var/log/messages
Esse comando exibira as 10 últimas linhas do arquivo de log messages e ficará esperando alguma nova inserção... em tempo real.
Assim no todos os erros que ocorrerem no terminal 1 por exemplo serão exibidos no 2 onde estará rodando o tail (mantendo a exibição do messages).
Entendeu?
Se usar o squid por exemplo...
Há um arquivo, o access que guarda todas as tentativas de acesso (fora para dentro "por exemplo"), confira os resultados, se tiver algum acesso com o resultado ACCEPT (hmmm alguém conseguiu acessar seu sistema.... haha foi invadido).
OBSERVACAO ESPECIAL: Há hoje muitas ferramentas na internet que pegam esses logs que as vezes são quase impossíveis de se ler e te exibem pelo navegador (por exemplo) de uma maneira fácil, compreensiva, em forma de gráficos (a maioria) e fazem calculos estatisticos...
Há o SARG para o Squid, Swatch (é assim q escreve?) para o SAMBA, enfim, se quiser mais informações, eu te passo depois.
Procure também estudar o serviço SYSLOG. Ele que gerencia os logs do Linux. Ok?!
Abraços, desculpe pela simplicidade e a falta de detalhe. Mas poste aqui suas dúvidas que responderemos. Valeu.
Ahh, eu estava me esquecendo de um que é muito usado pelos adm linux.
O tão famoso LOGWATCH, ele te envia um email informando o espaço em disco, acessos remotos, problemas, etc.. facilita muito a vida de administradores de rede que nao possuem muito tempo livre para fazer esse tipo de auditoria.
 Re: Logs mais importantes
 Re: Logs mais importantes
				Amigo, realmente muito obrigado!!
Vou prestar mais atenção no messages e no syslog!!!
Valeu mesmo!
Wolf
 Re: Logs mais importantes
 Re: Logs mais importantes
				Ok.
Como eu te disse há muitas soluções para monitoramento e auditoria na internet, se precisar de algo me fala.
 Re: Logs mais importantes
 Re: Logs mais importantes
				Todos os logs do seu sistema + os log do servico que vc tem levantado no seu servidor são
nescssario monitoramento,
recomendo que vc tbm cheque o webmin..