Pessoal estou pensando em monta um Ap . com placa mae de pc (Ap-Pc) mas ainda estou na duvida... Oque é melhor Mikrotik?
Oque me da menas manutenção ?
Agradeço ao pessoal que Posto
Pessoal estou pensando em monta um Ap . com placa mae de pc (Ap-Pc) mas ainda estou na duvida... Oque é melhor Mikrotik?
Oque me da menas manutenção ?
Agradeço ao pessoal que Posto
AP - PC?
ou
PC AP ?
RB da menos trabalho, menos manutenção e fica melhor.
ou seja, Routerboard é a melhor solução.
Uma RB600 ou RB433AH supli muito bem um POP.
(ADAPTAÇÃO WIRELESS)
PC- Ap e uma escolha boa e barata, pois so vai gastar com um R11(placa adaptadora) pci e com um mini pci card, + software pirata + crack ou comprar direto da mikrotik....
(PROJETADO P/ ISSO)
Hj as Routerboard são equipamentos excelentes, e de boa qualidade... a RB600+cartão sai mais enconta do que vc compra um pc e +placa+ninipci...etc...
com o Mk lv4... bom tenho varios relatos de quem usava pc-ap e mudou para RB
Okyyyyy
Amigo o grande problema é controlar e configurar a RB.
Hoje tem como criar um esquema similar a LAN HOUSE com essa RB 600?
Tipo o cliente chega no hotel e compra 1 cartao (login/senha) na recepcao que dá direito a usar 24h, tem como fazer isso? Se puder ensinar eu agradeço.
Pra isso nao precisa comprar nada...
Nao ha problema em controlar RB... funciona do mesmo jeito que um AP com mais funcoes.
Em qualidade a routerboard perde para uma maquina devido a memoria ram e processador.
A maquina em si nao precisa usar adaptador com minipci, pegue já uma pci com atheros (ag530 por exemplo) e faça funcionar.
Para links ponto a ponto longos até concordo em utilizar routerboard com placas XR5, mas links que nao precisam de tanta distancia já prefiro maquina.
Realmente a routerboard seria ideal para fazer pops, já que daria menos trabalho no quesito manutencao.
Se quer fazer link ponto a ponto com maquina, veja as placas da gigabyte. Sao pequenas, novas, baratas, algumas possuel 3 pcis, fabricadas no Brasil.
Saudações,
eu uso uma gigabyte em 1 pop que tneho com cellflex. só fico bãaaoo.. porque tem o cellflex e a caixa hermetica fica lá no chão..
caso contrario seria complicado ficar amarrado lá encima da torre (apesar que: até hoje unico problema que deu foi ela rebootar 2x em um dia X) mas era problema de energia, coloquei nobreak de 700va + bateria de 60amp e baubau! :*
ahh.. na placa tem 1minipci senao +2ag530
(na qual devo trocar por uma RB600 ou RB433AH)
Eu tenho 2 repetidoras com PC-AP
1)
Semprom 2800+
Placa mãe Asus
256mb RAM
256mb CF
02 g-510
01 ag-530
2)
Semprom 3200+
Placa mãe Asus
256mb RAM
128 CF
03 ag-530
Rodam muito bem.
Deixo como AP-Bridge e controlo tudo no gateway.
Agora mesmo estou conectado em minha casa ligado a um PC-AP com StarOS.
Ta la funcionando a mais de 1 ano e 6 meses sem precisar mexer em nada... ta em cima de um forro e ligado a um mastro de 6mts com uma antena omni Ideal de 15Dbi, ligado a um cartao Senao 2611 e outro Orinoco fazendo PTP pra 6km de distancia, placa mae Gigabyte com um Celeron D 2.26, 512Mb...
Esta rodando as mil maravilhas
realmente as placas da gigabyte estão se saindo muito bem para a aplicação PC-AP, sem contar a garantia que agora quase todo lugar está dando 1 ano
edson22
Enlace de 8km? Vai tranquilo. Só veja a antena a utilizar.
A WLL60 da Zirok resolve o teu problema, só é chata de alinhar mas é barata.
Saudações,
Estou usando aqui a RB433, com Engenius 8602, já bateu uns 30 online, uso uma omni Hypertech, estou gostando.