Amigos, preciso fechar um link de 21Km com pouca visada, algumas matas e morros.
Gostaria de uma idéia de vocês quanto a quais equipamentos utilizar para fechar esse link.
Obrigado ae galera.
Abraço.
 Enlace 21Km com pouca visada
 Enlace 21Km com pouca visada
				Amigos, preciso fechar um link de 21Km com pouca visada, algumas matas e morros.
Gostaria de uma idéia de vocês quanto a quais equipamentos utilizar para fechar esse link.
Obrigado ae galera.
Abraço.
 Enlace 21 km
 Enlace 21 km
				Olá. Sem visada ou com obstruções você tem poucas pções.
1 - Tentar aumentar ao máximo possível as torres para obter visada.
2 - Fazer repetidoras no meio do caminho, quebrando até a linha reta.
3 - Usar equipamentos de 900mhz (que porém não são ainda homologados pela Anatel e podem gerar - segundos alguns dizem neste forum - interferencias nos celulares ,principalmente da TIM).
Esta ultima opção é que está mais sendo usada, eu mesmo tenho 1 enlace de 74km, com pouquíssima ou quase nenhuma visada, pois há um morro entre as pontas cerca de 30km (mais ou menos no meio do caminho) que impede a visada, mas passa por ali o sinal e transmito 3.3mb (somente de ida ou de volta), mas como o uso de download é maior sempre fica em torno de 2.4mb e up em torno de 400kbps. Os equipamentos são: 2 routerboards como esta (MercadoLivre: ROUTERBOARD RB433 MELHOR CUSTO BENEFICIO 3LAN+3MINIPCI CTBA - R$ 379.40), + 2 cartões como este (MercadoLivre: UBIQUITI MINI PCI XR9 600MW 900MHZ - 600MW - R$ 489.00) + duas antenas Aquarios (homologada que custa em torno de 160,00). Um bom alinhamento, uma boa configurada (tem vários posts aqui sobre o assunto, com manuais e tudo) e pronto!
Só que é bom você tentar ver outros meios mais em conta, de repente um prédio em outro ponto das cidades, com torres bem altas acabam saindo com o mesmo custo de todo este aparato.
Qualquer coisa estamos aqui!
Leoman Alves. - REVNET TELECOM - JEREMOABO (BA)

Valeu pela dica ai doido, mas aqui é interior nao tem predio, so morro e mata rsrsrsrsrs. vou postar um mapa pelo google maps.
abc

uma boa opção, no meu caso, e colocando uma repetidora no meio, vai eliminar sua dor de cabeça depois.
eu tive um caso aqui que tinha que levar o speedy da cidade para um fazenda tive que mandar para uma torre de tv local que ficava 11km do ponto inicial depois mandar para a fazenda que tinha mais 14km tudo ficou com uma boa visada limpa. ficou otimo, estão todos felizes

Amigos agradeço a contribuição de todos por estarem discutindo o tópico.
Mas tem outra coisa,
nesse vilarejo possui uma torre da Oi, antiga telemar, onde recebe o sinal de telefone fixo da cidade, é bem alta, deve ter seus 40m, mas o ponto de onde vou mandar daqui fica 158m mais alto.
Alguem sabe se a Oi alugaria a torre deles, pelo bem da populaçao daquele lugar?