+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direcionamento de ROTAS

    Olá pessoal tudo bem? Me chamo Leonardo, utilizo bem pouco o forum, utilizo mais durante as buscas e obtenho bons resultados.

    Trago voces minha questão para um HELP!

    Atualmente possuo dois link de entrada da VIVO (GVT) e tambem duas alternativas de saida (Local) para distribução da internet. Tenho as interfaces renomeadas com as seguintes informações

    Link1 - (GVT)
    Linnk2 - (GVT)
    Saida - (Local)
    Saida2 - (Local)

    Faixa de IP Local 192.168.200.1
    Faixa de IP Link1 192.168.50.1 (roteado)
    Faixa de IP Link2 192.168.25.1 (roteado)

    Enfim, gostaria de fazer o seguinte direcionamento de link:

    A internet que vai para os clientes atraves do "Saida" utilize o Link1 de internet.
    A internet que vai para os clientes atraves do "Saida2" utilize o Link2 de internet.

    Assim eu tendo uma divisão na rede...

    OBS tenho um loadbalance na rede, porem não gosto muito dele. Queria saber se existe a possibilidade de fazer isso, SEM SER LOADBALANCE.

  2. #2

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Procure sobre route rules, fica bem fáci, conforme for seu balance já usa pra tirar alguns IPs do balance. Eu uso muito aqui.

  3. #3

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Obrigado a dica, já estou em busca a partir de agora.

  4. #4

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Citação Postado originalmente por leeooziinhoo Ver Post
    Obrigado a dica, já estou em busca a partir de agora.
    Parabéns não esperava uma resposta tão boa. Apesar de estar pelo celular vou até escrever mais.
    O route rules é bom pra você roteear com base no endereço de origem ou porta de origem, ou route Mark já existente. Você diz pra ele olhar uma tabela de roteamento ( rotas com route Mark).
    Eu uso aqui e já digo maior erro que cometi: A regra é se não tem rota marcada então usa a rota sem route Mark (main) mas rota default é rota válida é bem pouco específica mas é valida.
    Eu atribui rota marcada pra conexão aí em um sentido (cliente internet) ia de boa mas internet cliente a rota mandava de volta pra internet pois não considerava as rotas main.
    O primeiro contorno que fiz foi dizer na route rules que se o destino é IP privado então olhe a main.

    Mas por padrão não gosto de script e firewall(mangle) pra tratar roteamento.
    O Mikrotik permite tudo sem essas ferramentas.

  5. #5

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Cara muito obrigado, tava um pouco ausente devido estar no trabalho. Andei vendo uns videos sobre rota statica tambem, vi umas marcações de rotas simples, como voce citou sem mangles. Estou ancioso para chegar em casa e efetuar esses testes. Estou com problemas tambem com o site do banco do brasil, porem já vi tambem como criar uma rota exclusiva para o site apontando o IP dele para um dos meus LINK's... Ai me vem na cabeça... ( poderia usar um link somente para distribuição das redes sociais) kkkkk, só veio na cabeça mesmo... Mais agradeço muito sua atenção.. Estou aprendendo sobre MK já que dependo dele atualmente, é de onde vem a maior parte de minha renda.

  6. #6

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Amigo conseguir fazer isso agora a pouco.. vi vários vídeos no YouTube...Vi um cara fazendo um simples, porem tava incompleto e com algumas diferenças da minha rede. Peguei o vídeo dele e fiz tudo o que ele disse, porem nao dava internet no computador, pingar até pingava, mais nada de acesso. Enfim conseguir criando Adress List no Firewall, lá foi o pulo do gato. Obrigado o estimulo .

  7. #7

    Padrão Re: Direcionamento de ROTAS

    Se usou address list, não deve ser a melhor forma isso em alto tráfego vai te trazer problemas. Evite o firewall