boa noite pessoal
preciso da ajuda de vcs...
tenho uma rede cabeada aqui num bairro, media de 100 clientes e uns 40 switches, talvez um pouco mais ...
de uns dias pra cá, certos momentos o ping da rede que normalmente é 2ms, sobe pra 900ms, e o trafego que em media é 50mb/s cai pra 15mb/s quando esse ping sobe, e quando sobe algumas vezes perde pacotes repeditamente. Esse problema não tem hora certa pra acontecer...não da pra marcar um espaço de tempo, pode acontecer agr e só acontecer novamente amanha, ou pode acontecer agr e acontecer novamente daki 5mim, e quando acontece passa uns 30s com o ping alto e há uma queda drastica no consumo de link. Minha rede é assim:
link > rb3011 ( concentrador ) > ap powerbeam 500 ac >>>> station powerbeam 500 ac >>>> switches.... ( media de 40 sw ).
já analisei o canal do ptp, mas está mais que perfeito. Conversando com um amigo, ele mencionou dividir a rede em partes...cada parte saindo de uma porta da rb, assim se um lado parar não iria afetar o outro e assim ficaria mais facil de identificar esse problema, separando a rede por vlan, mas como fazer isso se o primeiro sw da rede não está centralizado no bairro, e sim em uma ponta dele...teria algum jeito de fazer isso ? algum dos amigos ja passou por uma situação dessas?

Ping alto em rede cabeada mikrotik
 Ping alto em rede cabeada mikrotik

Citação
  Citação

Postado originalmente por lucas181992
 Postado originalmente por lucas181992