Ae moçada, to pasmo com a qualidade, ou melhor, a falta de qualidade dos HDs IDE. Parece que depois que a Maxtor se fundiu (e nos fundeu :P) com a Quantum ficou tudo uma grande m...
Tenho muitos servidores que rodam 24x7 do mercado cinza (infelizmente) e alguns chegam a dar pau no HD a cada 3 meses..
A máquina fica em tomada estabilizada, no-break, etc.. e tenho casos que todas as outroas máquinas/ servidores do CPD que usam a mesma fonte de energia fica normal e só o Linux dá pau.
Estes paus são em sua maioria de I/O ERROR, DMA ERROR, SEEK ERROR.
É f... explicar pro cliente que numa máquina de marca isto dificilmente aconteceria ou melhor, numa máquina de melhor qualidade na verdd.
O índice de problemas que tenho com HDs SCSI é muuuuuuuuuuito inferior aos com IDE. Andei lendo algo sobre SATA e pessoal tb anda reclamando d+.
Apesar do desgaste da máquina ficar 24x7 com CPU a toda, pq geralmente são servidores de tudo (email com filtros/ apache/ proxy/ arquivos/ máquina de café etc) 3 meses é um tempo muito baixo pro HD miar, mas se for pensar que um usuário médio usa uma máquina 4hs por dia (e dure 1 ano) e estou usando 24hs por dia (e dure 3 meses).. Mas sei lá, to meio cabrero com IDE.
O que vocês me contam de experiências ?