Pessoal,
Estou precisando desesperadamente de um AP para uso outdoor em um POP com 250 clientes total (em média tenho 130 a 150 conectados). Já tenho nesse POP 4 paineis Visiontec de 12 dBi e 2 AP2000 com dois cartões cada. Mas tá dando pipoco.
Simplesmente dropa a conexão, começa uma lentidão interminável.
Li várias mensagens nesse e em outros fórums sobre este mesmo problema. Estou praticamente decidido a usar um LinuxAP (StarOS por enquanto é o mais cotado) com cartões ORiNOCO Classic 11 Mbps e adaptadoras Ricoh.
Mas tenho algumas dúvidas que se puderem me ajudar eu agradeço:
[list]1) Meus clientes utilizam "n" modelos de placas e poucos utilizam bridges sendo que tenho placas PCI Samsung, Realtek, LG, Realsat, D-Link, Proxim. E algumas bridges Linksys, D-Link e Edimax. Isso vai interferir no bom desempenho do sistema? A maioria dos clientes são residências e, por isso, apenas um cliente com banda nao maior que 200Kbps esta sobre cada conexão.
2) Posso usar PPPoE com esse LinuxAP? Ele vai deixar a conexão passar por ele e ir para o meu PTP com AP600a (que liga ao provedor com 36Mbps)?
3) Preciso mudar a estrutra de clientes e migra-los para um sistema onde eu utilize uma bridge para conectar vários so mesmo tempo? Que tipo de bridge utilizar? Devo colocar um roteador após a bridge (DI-604 é o que eu mais tenho usado em conjunto com as EW7203APg)? Essa bridge pode usar um sistema com linux (vi alguma coisa sobre as bridges ovslink usando linux, mas não encontrei esse firmware com linux para instalar em duas unidades que tenho)?[/list:u]
Agradeço a quem puder me dar um auxílio neste problema.
PS.: Se alguem puder me indicar um modo AP (hardware comprável Proxim, Teramax/Terabem ou outra marca qualquer que seja bom para este sistema que estou necessitando em 802.11b) por favor indique!
Att,
Nataniel Klug