Postado originalmente por
Avenger
Eu ainda acho que a solução mais legal seria usar bootp. Mas daí todos os clientes teriam que ser linuxes também -- um disquetinho contendo o soft de bootp, reconhecimento da placa de rede + o endereço IP da máquina, que o resto ela pegaria tudo tudo do servidor.
Homedir, aplicativos, TUDO que o cara fizer vai estar dentro do servidor Linux principal. A máquina do cliente na verdade seria um 'terminal burro'. Mas o desktop dele poderia ser personalizado, de acordo com o nome de usuário e senha usado para logar quando o cliente tivesse inicializado.
Se os clientes têm que ser Windows, com word e tudo instalado no cliente mesmo... Aí acho que o que você procura é akele tal de Logon em domínio NT. Daí seria SAMBA com esses LDAPs da vida no servidor e o cliente configurado com domínio no servidor linux lá.
Mas re-reforçando: se puder ser TUDO linux, o lance é o boot remoto!
Só é bom que o servidor tenha um bom acesso a disco e que a rede seja pelo menos 100Mbps chaveada (hehe com switch) mesmo nos pontos de menor demanda. Possivelmente para ajudar, umas 4, 5 placas de rede no servidor para 'separar fisicamente' facetas da rede, distribuindo um pouco 100Mb (se for o caso) de acordo com a demanda (fazendo então um tráfego de 400, 500Mbps no servidor).