Pessoal,
Ontem recebi a visita de dois fiscais da ANATEL que vieram verificar a procedência de uma denuncia feita por mim e, como é de prache, verificar todas as minhas instalações e, MILAGRE, não encontraram nada de errado e até me parabenizaram... hehehehe...
O que eu fiz foi aproveitar para especular com eles alguns assuntos que eu estava em dúvida, entre eles:
1) Repetidoras usando sistemas PtP na mesma cidade precisam ter registro da segunda estação? Resposta: NÃO. O projeto SCM é válido para todo o território onde ele foi feito, não importando o número de estações instaladas. Apenas não se pode ultrapassar o limite de link físico e nem querer instalar vários links em vários POPs, tem que ser tudo por rádio e, preferencialmente, usando 5.8 Ghz.
2) Repetidoras usando sistemas PtP em outra cidades precisam ter registro da segunda estação? Resposta: SIM.
3) Cartões ORiNOCO e antenas de 24 dBi estão fora da regulamentação de 36 dBi? Resposta: SIM. Deve-se SEMPRE desconsiderar as perdas em cabos e conectores já que isso não será vistoriado pela ANATEL. A potência e.i.r.p para sistemas 2.4 Ghz máxima é de 36 dBi e com um cartão desses e uma antena de 24 dBi o limite chega em 39 dBi.
4) A ANATEL pode fiscalizar os clientes wireless? Resposta: SIM/NÃO. Apenas se houver denuncias principalmente de sistemas MMDS (TV por assinatura usando 2.4 Ghz) de que um determinado ponto está gerando interferência, senão esse ponto é considerado PASSIVO e a premissa do problema com ele é do provedor. Deve-se respeitar o máximo de potência e.i.r.p TAMBÉM no cliente, ou seja, ESQUEÇA antena de 24 dBi.
5) Amplificadores podem ser usados em sistemas WiFi/WiMax? Resposta: SEM A MENOR CHANCE. Se tiver amplificador retiramos e lacramos.
6) Sistemas WiMax não serão liberados em frequência livre como é o 802.11b e 802.11a? Resposta: Provavelmente NÃO. Deverá ser comprada uma faixa RF para utilização com o WiMax. Mas sistemas 3,5 Ghz deverão entrar no mercado (mesmo usado pela telefonia 3G) em faixas de frequência livre para comercio geral.
Eles sanaram mais uma infinidade de dúvidas que eu tinha e fiquei satisfeito com as respostas. Espero ter ajudado. Sei que vai gerar polêmica o que escrevi mais isso eu retirei da instituição a que devemos obedecer e não de interpretações dúbias de resoluções.
Att,
Nataniel Klug