Eu uso CBQ e consigo limitar tanto o Download qdo o Upload sem problemas
Eu uso CBQ e consigo limitar tanto o Download qdo o Upload sem problemas
Qualquer um dos dois funciona muito bem, o cbq e mais maleavel na construçao das suas regras mas como disseram a rapaziada tem que marcar pacotes pra controlar upload, ja o htb e mais complexo para criaçao de regras mas tem um melhor controle sobre upload, qualquer duvida e so vc editar o htb.init que la tera varios exemplos das regras a serem utilizadas ficara bem mais facil de vc entender o funcionamento, outra coisa que vc pode fazer e usar ainda o freebsd esse e show cara apanhei dois dias mas quando botei ele pra rodar me surpreendi com o controle dele !!!
Valeu pessoal !!!
Abraçao
Gostaria que alguem fizesse estes testes de upload no www.megaupload.com
só pra ver se controla o upload !!!
Veleu!!!
Mandei um arquivo zip de 1,6mb, usando uma conexão basica de 64k a velocidade de upload foi 7,5~7,6, estou usando o cbq.Postado originalmente por drmo
Flw.
The-shadow FreeBSD + ipfw + pipes
Muito bom mesmo e super simples de fazer, depois de recompilado o kernel ne !!! hehehehe
Valeu !!!
Bom eu não consigo controlar upload. :toim:
As configurações estão ai embaixo!!!! Que que eu to fazendo de errado pelo amor de Deus!!!!
No cbq
DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
RATE=10Kbit
WEIGHT=1Kbit
PRIO=5
RULE=10.0.0.0/8,
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes
MARK=5
No iptables
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 10.0.0.0/8 -j MARK --set-mark 5
há só pra lembrar ja tentei de tudo bandilimit, cbq, htb e despacho na encruzilhada com um preto vei e uma mãe de santo, mas não funciona!!!!
Socorro!!!!!!!
o que eu preciso eh limitar o download em todas as portas exceto na 80 e 110.
alguem pode dar uma mao? valew!!
Help please!
Nem com bandlimit drmo????Postado originalmente por drmo
Utilizei tambem o bandlimit num cliente meu e me supreendi....... a partir de agora vou o utilizar ele e deixar de usar o cbq, a configuração é bem mais facil e os arquivos de configuração são bem organizados, com o bandlimit deu qual problema???
Flw.
Na verdade com bandlimit até funcionou o controle de upload, mas meio doido! As regras que tem que ser colocadas no arquivo ips tipo:
10.0.0.2:200:100 (neste caso controlando a maquina com ip final 2 com a velocidade de down 20kbps e up 10kbps) não obedecem quando coloco este arquivo ele controla tanto up como down como 20kbps, ou seja não faz distinção entre ip:200:100 é como se estivesse assim 200:200 !!
Outra coisa como especificar a porta que tem que ser controlada
Ex:
Tenho um servidor que é squid e samba, quero que a navegação (porta 80) seja controlada, mas não o acesso aos arquivos dos servidor, não quero que a rede fique lenta!!
Desde ja agradeço a atenção!!!
Estranho... aqui funciona normal, é só colocar as velocidades que ele respeita perfeitamente... estou usando ele em maquina com até 5 interfaces de rede, controlo todas as redes de todas interfaces perfeitamente com ele.... deve ser algum erro no script q vc tem.... quanto as portas basta editar o arquivo e editar a parte em q ele marca o pacote, para q o mesmo marque apenas pacotes com destino a porta 80 por exemplo.Postado originalmente por drmo
Flw.
se usar NAT nao adiante q nao funciona....usando cbq.....agora com o
htb da pra fazer o controle...muito controle....
Postado originalmente por Jim
vc usa nat??
Como e a tua rede?
Com a marcação de pacotes o CBQ funciona filé mesmo com o nat pois oq vai importar é a marcação e não mas o ip da maquina...
Tenho 95 clientes no mesmo server com CBQ sem stress nenhum.. controla tudo up e down e uso nat, proxy transparente e outras coisas sem nenhum problema.
Abraço
Alguem ja conseguiu controlar o upload no kurumin
amigo pelo que eu vi na sua regra de up load vc coloca o ip com a rede e o MARK
deixe assim
DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
RATE=10Kbit
WEIGHT=1Kbit
PRIO=5
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes
MARK=5
no iptables
não use
prerouting e sim forward
iptables -t mangle -A forward -s 10.0.0.0/8 -j MARK --set-mark 5
Benatto explica melhor pro pessoal como funciona essa sua regra mark ela vai pegar uma range inteira ou vc podera fazer para cada ip ???
e o porque MARK 5
iptables -t mangle -A forward -s 10.0.0.0/8 -j MARK --set-mark 5
Valeu !!!
vc pode fazer para cada ip ou para range
mark 5 pode ser 4 3 7 20