Pessoal como posso identificar se alguem esta fazendo nat na minha rede ???
Pessoal como posso identificar se alguem esta fazendo nat na minha rede ???
arp -a?
vamos melhorar a pergunta heheh tenho uma rede wireless e nao quero que o firewall permita NAT como poderia bloquear isso ??Postado originalmente por psy
Cara, nao tem como fazer esse bloqueio, eh uma situacao impossivel uma vez que os computadores atraz da NAT se comunicariam com o servidor (no caso, seu cliente), pela rede interna, voce nao tem influencia alguma sobre esses dados...
blz ... obrigado psy ... ja imaginava que nao dava hehe mas nao custa pedir ...Postado originalmente por psy
abraço.
heheh com certeza :P
Não quer que o firewall permita NAT entre quem? Explica direito sua estrutura.
Meu amigo vamos ver se eu entendi vc tem ai no seu provedor o seu servidor/gateway de seus clientes onde vc faz nat, porem vc ta afim de bloquear o compartilhamento de conexão de seus clientes para que eles nao tenham como fazer nat em suas redes, é isso???
se for vc pode usar o exemplo abaixo
#!/bin/bash
## Ativa o roteamento
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
## Limpa as regras do iptables
iptables -F
iptables -X
iptables -t nat -F
iptables -t nat -X
# libera compartilhamento pro cliente com IP cadastrado
iptables -A FORWARD -s 192.168.0.2 -m ttl --ttl-eq 126 -j ACCEPT
## Gera os logs dos IPs que tentam compartilhar a conexão
iptables -A FORWARD -s 192.168.0.0/24 -m ttl --ttl-eq 126 -j LOG --log-prefix 'CLIENTE COMPARTILHANDO: '
#### Bloqueia o compartilahmento de conexão de todos os clientes de sua rede
iptables -A FORWARD -s 192.168.0.0/24 -m ttl --ttl-eq 126 -j DROP
## Mascara a conexão
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE
## Ativa os modulos do iptables
modprobe ip_nat_ftp
Lembre-se que o no linux o ttl é o 64 se nao me engano, no forum aqui do underlinux, tem uma discução a respeito disso, esse esquema eu testei aqui e funciona mesmo
Falow
Clecio