Caros amigos, estou querendo montar um provedor wireless, porém estou achando os valores do link um pouco pesado. Aqui no ES a telemar me ofereceu um link de 128 k por R$ 2.500 e um link 256 k por R$ 3.000,00. Segundo o que o agente da telemar me explicou, ele link é full, e daria para atender a 30 clientes com 128 e 50 clientes com 256.
A regra que ele usou é a seguinte, 30 clientes x 20% (taxa de clientes simuntaneos) = 6 clientes simutaneos, 128 / 6 = 21 K, segundo ele 21 k é suficiente para atender os 30 clientes, pois ele explicou que nem todos os clientes usariam a internet ao mesmo tempo, e só 6 clientes ficariam simuntaneos.
Sera que voces podem me dizer qual a taxa que geralmente é usada para os clientes ?
Esses calculos são coerentes com a realidade ? Pois estou achando a taxa um pouco baixa.
Aproveitando, gostaria de saber quais os valores cobrados dos clientes, empresas e pessoas fisicas ?
Vocês podem dar dicas de quais radios seriam melhores para iniciar 30 clientes e prevendo 100 em um ano.
Desde já, obrigado a todos.