Ola pessoal depois de incasaveis e exausitvas buscas na Web e depois de um bate papo com Mr. Lonnie (criador do Staros), como ajuda posto aqui como configurar o Chip Atheros 5213 - DWLG 520 - com a melhor performance possivel para ISP. Fiz os testes com as configurações que passadas pela pesquisa e estou obtendo pings em todos os meus cliente de apenas 1 a 2 ms.
1º Passo
Utilize a versão mais nova (router ou Server) do Staros - WAR padrão X86 - Versão 2.11.0-4759. Pois a versão oficial - 2.10.7 tem erros no ajuste do Long Preamble.
Para instalar do zero
http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.iso
Para fazer a atualização - Use o starutil
http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.bin
2º Passo
Depis que logar no sistema procure a opção wireless, aparecera suas pci wireless e de rede, clique ou enter na interface wireless que você quer ajustar exemplo - wpci1, wpci2 etc. Agora escolha a opção > Config Current Card. Depois que entrar ajuste o seguinte:
ESIID = Escolha o nome da sua Rede Wireless
BS Channel= Escolha um canal - Se você não sabe qual escolher escreva a palavra auto
Transmit Rate = Auto ou 11Mbits - escolhendo 11Mbits seu clientes deve ter sina maior
que -75/-75
Link Distance= Vc deve por a medida em milhas do seu cliente mais distante - uma milha igual a 1.69 km, calcule e coloque o valor.
Country Code= Coloque BR - Caso queria outros canais adicionais coloque ## no lugar da sigla do Pais, mas tome cuidado porque você tera frequencias propietarias para usar, o que é proibido por lei, cuidado com a anatel
Tx Power Override= Nunca ultrapasse 18 dBm :-o e nem use amplificadores, se não vc vai poluir o sinal de todos que estão perto ou longe da sua rede. Faça testes com sinal entre 16 e 18 dBm. Eu tenho antenas aqui de 12.5 dBi da TSM e cubro uma área de 9 km sem problema, mesmo o sinal chegando a indices de 50% meu link quality é sempre 100. Se não der repita o sinal com outro Staros, é muito melhor. Usar AMP é um caos, pra vc e pra os outros
Antena = escolha a Antenna A, pois o staros concetra toda a potencia de 18dBm (parece baixa mas não é) na antena de saida do Pigtail.
InterBSS= Desmarque essa opção pra não haver comunicação entre Clientes
No restante não marque mais nada ok, apenas escolha o tipo de espectrum que você vai usar - CCK (B) ou OFDM (A e G). Escolha o CCK pois o OFDM é apenas para curtas distâncias.
Dê um OK e salve suas configurações. Faça o mesmo com outros PCI que você tiver no seu AP.
Configurar Long Preamble ou Short Preamble
Long ou Short depende onde você vai ultilizar o seu sistema e como . O melhor para uso outdoor é Long Preamble.
O Staros ja vem como default Short. Para ajustar vá em Wireless>>Wpci>>Advanced Security and Access Control - ACL
Digite isso:
----------------------------
#Ajuste de Preamblo
set preamble long
-----------------------------
Salve e feche
Nota. Essa configuração só é aceita na versão 2.11.0
Faça isso em todas suas interface wireless.
Eu recomendo o uso de algumas regrinhas simples de netfilter - iptables - isso mesmo o staros aceita esse grande firewall nativo do linux - para proteger seu sistema de supostos hacker. Vá na opção Advanced>>Scripts>>Advanced Firewall and port forwarding
-Coloque regras para limitar o acesso de clientes ao seu ap por ssh
-Bloquei pacotes ICMP de todos pra todos com exceção do ip do administrador
-Bloquei as portas 137, 138, 445, 666, 37337 na interface ether e wpci
Cheque a sintese e salve.
Adicionar criptografia é bastante simples e por isso não abordei aqui, como também outros ajustes no AP. Eu recomendo apenas o uso de Ajuste de criptografia no AP e o restante - PPOE, MAC Access, CBQ ser feito no sevidor pra poupar o processamento do seu AP.
Bem pessol, é isso ai, minha contribuição não é tão profunda mas são pequenos fatores como esse que faz do administrador de redes wireless ser bem sucedidos. Se problemas continuar procure ver cabos e conexões, e veja tambem como anda o processamento do seu ap é de suma importância. Eu tenho aqui 650 clientes e o meu processamento não passa de 35% - Athlon 64 3.100 com 512 de ram :roll:
Abraços a Todos